Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Ministério Público Estadual

Talk show com Luiza Brunet integra programação do Espaço MP por Elas no Pantanal Shopping

Publicados

em

O enfrentamento à violência contra a mulher e o fortalecimento da autonomia feminina será tema central do “Talk Show MP por Elas”, no Pantanal Shopping, com a presença da atriz e ativista Luiza Brunet, referência nacional na defesa dos direitos das mulheres. A programação integra as ações do Espaço MP por Elas, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), e será realizado na Praça de Alimentação, dia 25 de março, a partir das 17h.

O talk show contará ainda com a participação da procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, da presidente da Câmara da Mulher da Fiemt, Ana Cássia Rangel, e mediação da jornalista Jaqueline Naujorks. Haverá também apresentação musical do Quarteto do Sesi e uma intervenção teatral, ampliando a proposta do evento de sensibilizar o público por meio da arte, da informação e do diálogo.

Pelo terceiro ano consecutivo, o shopping recebe o projeto “Diálogos com a Sociedade”, desenvolvido pelo MPMT em parceria com instituições públicas e privadas. Nesta temporada o espaço, que fica no piso 1, seguirá aberto ao público até o dia 17 de abril, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, oferecendo atendimentos, orientações e atividades voltadas à conscientização sobre a violência doméstica, além de ações de acolhimento e incentivo à autonomia feminina.

De acordo com a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa e coordenadora do projeto, Januária Dorilêo, o espaço foi pensado como uma ponte entre a instituição e a sociedade.
“O Espaço MP por Elas é um ambiente de escuta, orientação e transformação. Nosso objetivo é ampliar o acesso à informação, acolher mulheres e fortalecer caminhos reais de autonomia e superação da violência”, afirma.

Para o superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes, a iniciativa reforça o papel social do empreendimento.


“Receber um projeto como esse dentro do shopping amplia nosso compromisso com a comunidade, oferecendo um espaço acessível para informação, acolhimento e desenvolvimento social”, destaca.

Além do Pantanal Shopping, o projeto do MPE tem a parceria da  Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Águas Cuiabá, Energisa Mato Grosso, Amaggi, Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Monza Tintas, Sofisticato, Janaína Figueiredo – Arquitetura e Interiores e Roberta Granzotto Decor.

OFICINAS – Além do talk show, a programação do Espaço MP por Elas reúne uma série de atividades práticas voltadas ao desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e fortalecimento da autoestima feminina. No dia 24, das 14h às 16h, será oferecida a Oficina de Defesa Pessoal – Krav Maga, com técnicas básicas de autoproteção e fortalecimento da autoconfiança. No dia 26, das 14h às 18h, ocorre a oficina de Hydralabial, Buço e Depilação Facial, realizada em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. Já no dia 27, a partir das 14h, será a vez da Oficina de Tranças – Projeto Amarracabelo, que estimula criatividade, autoestima e geração de renda.

No dia 30, o público poderá participar de uma experiência prática em robótica, em parceria com a Fiemt, o Sesi-MT e o Senai MT, aproximando mulheres do universo da tecnologia. Já no dia 31, das 12h às 20h, será realizada a oficina de Brow Lamination e Design de Sobrancelhas, com certificação.

A programação segue no dia 1º de abril, às 11h, com o workshop “Mulher que se Nutre, Mulher que Floresce – Nutre Mais Sesi-MT”, voltado à qualidade de vida e rotina saudável. Nos dias 2, 6 e 7 de abril, a oficina Marketing 360 abordará estratégias de tráfego e resultados. Encerrando a agenda, no dia 9 de abril, das 13h às 16h, será realizado o curso de Elétrica Básica, ampliando oportunidades de qualificação profissional.

SERVIÇO
Evento: Talk Show MP por Elas
Data: 25 de março
Horário: 17h
Local: Piso 1 – Pantanal Shopping, Cuiabá (MT)
Entrada: Gratuita

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ministério Público Estadual

Homem pega 18 anos de prisão por matar mulher trans em terreno baldio

. A Justiça determinou a execução imediata da pena e negou ao condenado o direito de recorrer em liberdade.

Publicados

em

O Tribunal do Júri de Cuiabá condenou, nesta terça-feira (5), Junio Santos da Silva a 18 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato da mulher trans Gisa, nome social de Gerardo Ribeiro Lima Junior, de 55 anos. A decisão acolheu integralmente a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Os jurados reconheceram que o crime foi cometido por motivo torpe, mediante asfixia, com emprego de meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e por razões da condição do sexo feminino, em contexto de discriminação contra uma mulher trans.

O julgamento foi conduzido pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá, com atuação do promotor de Justiça Vinícius Gahyva. Durante a sessão, o representante do Ministério Público destacou que Gisa integra a exposição “Em Memória Delas”, do Observatório Caliandra, iniciativa do MPMT que homenageia vítimas de feminicídio e violência de gênero.

“O reconhecimento de Gisa na exposição reforça a posição do Ministério Público em reconhecê-la como mulher”, afirmou o promotor durante o julgamento.

De acordo com a denúncia, o crime ocorreu na madrugada de 7 de abril de 2024, em um terreno baldio na Rua Professora Tereza Lobo, no bairro Consil, em Cuiabá. A vítima foi agredida com diversos golpes na cabeça e morreu após ser asfixiada.

Na sentença, a juíza Mônica Catarina Perri Siqueira destacou que os jurados acolheram todas as qualificadoras apresentadas pela acusação. Ao fixar a pena, a magistrada também considerou os impactos psicológicos sofridos pelos familiares da vítima.

Preso preventivamente desde novembro de 2024, Junio Santos da Silva permanecerá detido. A Justiça determinou a execução imediata da pena e negou ao condenado o direito de recorrer em liberdade.

Continue lendo

Ministério Público Estadual

MPE apura suposto direcionamento de verba pública para associação ligada à esposa de Wilson Santos

A investigação busca apurar eventual prática de ato de improbidade administrativa e possível dano ao erário. O prazo para conclusão do inquérito foi prorrogado até julho de 2028.

Publicados

em

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou um inquérito civil para investigar o deputado estadual Wilson Santos (PSD) e sua esposa, Maria Odenilma da Silva, conhecida como Nilma da Pesca, por suspeitas de uso irregular de recursos da verba indenizatória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A investigação é conduzida pela 11ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital e foi formalizada pelo promotor de Justiça Mauro Zaque de Jesus. O procedimento teve origem em uma denúncia apresentada à Ouvidoria do Ministério Público em outubro de 2025 e, após a fase preliminar de apuração, foi convertido em inquérito civil.

De acordo com a portaria, o objetivo é verificar se recursos públicos provenientes da verba indenizatória do gabinete parlamentar foram utilizados para custear despesas relacionadas a uma associação de pescadores presidida por Nilma da Pesca.

Durante a fase inicial da apuração, o gabinete do deputado foi notificado em diversas oportunidades para apresentar esclarecimentos e documentos. Conforme consta nos autos, diante da ausência de resposta dentro dos prazos estabelecidos, a Promotoria expediu um novo despacho, nesta segunda-feira (3), reiterando a solicitação de informações e determinando o prosseguimento das diligências.

A investigação busca apurar eventual prática de ato de improbidade administrativa e possível dano ao erário. O prazo para conclusão do inquérito foi prorrogado até julho de 2028.

Até o momento, a instauração do procedimento representa a abertura de uma investigação pelo Ministério Público e não significa que haja condenação ou responsabilização dos investigados. O inquérito deverá reunir documentos, ouvir envolvidos e analisar as informações antes de eventual adoção de medidas judiciais.

Continue lendo

Ministério Público Estadual

MP Por Elas segue com inscrições abertas para oficinas gratuitas

Publicados

em

Mulheres interessadas em ampliar as oportunidades de geração de renda e fortalecer a autonomia financeira ainda podem se inscrever gratuitamente nas oficinas oferecidas pelo Espaço MP Por Elas, no Shopping Três Américas, em Cuiabá. A iniciativa é do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e integra o projeto Diálogos com a Sociedade. As atividades seguem até o fim de julho e são realizadas em parceria com o Senac, Shopping das Unhas e Prefeitura de Cuiabá.

Com vagas limitadas, as oficinas abordam temas como beleza e estética, empreendedorismo feminino, marketing, bem-estar, desenvolvimento pessoal e qualificação para o mercado de trabalho. As interessadas podem se inscrever aqui.
Instalado no piso 1 do shopping, o Espaço MP Por Elas funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. A proposta é oferecer às mulheres oportunidades de capacitação, fortalecimento da autoestima, promoção da independência financeira e acesso a informações sobre cidadania e enfrentamento à violência doméstica.

 

A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Januária Dorilêo, destaca que a qualificação profissional é uma ferramenta essencial para ampliar oportunidades e promover transformação social. “A autonomia financeira é um passo fundamental para que as mulheres tenham mais liberdade, segurança e autoestima. Ao oferecer capacitação e oportunidades de geração de renda, estamos contribuindo para que elas fortaleçam sua independência e sejam protagonistas de suas próprias escolhas”, ressalta.

 

Além das oficinas, o Espaço MP Por Elas disponibiliza uma série de ações voltadas ao acolhimento e à conscientização. O público pode visitar a exposição do Memorial Observatório Caliandra, com fotografias de mulheres vítimas de feminicídio em Mato Grosso; receber orientação em uma sala de acolhimento destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade; e participar do projeto Cabide Solidário, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher.

 

O projeto Diálogos com a Sociedade é realizado pelo MPMT em parceria com o Espaço Caliandra, Amaggi, Bom Futuro, Fiemt, Sesi-MT, Energisa Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Águas Cuiabá, Senac, Shopping das Unhas e Shopping Três Américas.

Acesse aqui a programação completa do espaço.

Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana