Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Mês de agosto com programação intensa para toda a família em Shopping da Capital

Publicados

em

O Shopping Estação Cuiabá está com a agenda lotada de atrações para todas as idades neste mês de agosto. Atendendo aos pedidos do público, nos dias 13, 14 e 15 e 20, 21 e 22 de agosto, no estacionamento externo do shopping acontece mais uma edição do Estação Festival, reunindo gastronomia, música, bebidas e experiências.

De quinta e sábado, vários artistas passam pelo Taste Lab, trazendo estilos musicais variados para aquele happy hour de qualidade. Na quinta-feira (13) a Banda Prefixo 65 sobe ao palco com as melhores do pop rock. E no sábado (15) a Banda Vibe 65 comanda a roda de samba e pagode, animando a hora do almoço.

Cuiabá ganha uma nova experiência para os apaixonados por gastronomia. Pela primeira vez, a cidade recebe a Boutique de Queijos, evento que reúne produtores de queijos artesanais e uma seleção de vinhos em um espaço dedicado à descoberta de novos sabores. A atração acontece de 13 a 30 de agosto, de quinta a domingo, na Praça Frontal, no Piso G2. A proposta é valorizar a produção artesanal e proporcionar ao público a oportunidade de conhecer diferentes sabores, texturas e produtos, em uma experiência que une qualidade, tradição e diversidade gastronômica.

 

A  Pista de Patinação no Gelo conta com 180 metros quadrados e está instalada na Praça de Eventos do shopping. Podem brincar crianças a partir de dois anos. O rinque funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. Evento com bilheteria.

E a programação infantil continua aos domingos com o Diversão na Praça, que promove oficinas criativas gratuitas para crianças de 4 a 10 anos, sempre das 14h às 16h, na Praça de Alimentação. Neste domingo (16) acontece a Oficina de CupCake. As vagas são limitadas, com participação por ordem de chegada. Serão duas turmas por dia, com duração de uma hora cada.

A estreia no cinema fica por conta da animação infantil “Patrulha Canina: Uma Aventura Dino”. Após uma tempestade, a Patrulha Canina aterrissa em uma misteriosa ilha de dinossauros, onde encontram Rex, um filhote perdido. A programação completa pode ser conferida no site do shopping.

Na campanha Compre & Concorra, realizada entre 28 de julho e 31 de agosto, serão sorteadas adegas Electrolux. A participação acontece pelo Programa de Benefícios do Shopping, conforme a categoria de cada cliente assim como o sorteio, ou seja, para clientes 1 estrela será sorteada uma adega para 12 garrafas, para clientes 2 estrelas será sorteada uma adega para 24 garrafas e para clientes 3 estrelas será sorteada uma adega para 34 garrafas. As compras realizadas na Óticas Carol do Shopping Estação Cuiabá garantem ao cliente mais 5 números da sorte extras, válidos para qualquer categoria do Programa de Benefícios.

O Shopping Estação Cuiabá é um destino completo para lazer, gastronomia e entretenimento. O empreendimento conta com atrações para todas as idades, ampla variedade gastronômica, estrutura acessível, ambiente pet friendly e espaços dedicados às famílias. Entre os destaques estão os Parquinhos Kids Interno e Externo, além do Pet Park, espaço ao ar livre totalmente gramado, pensado especialmente para os pets e seus tutores, tudo isso gratuitamente.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Orquestra Sinfônica Mato Grosso apresenta concerto no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora

Cartão-postal de Cuiabá localizado na região da Prainha, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, será palco do próximo concerto da Orquestra Sinfônica Mato Grosso, no dia 15 de agosto, às 10h, com entrada gratuita.

Publicados

em

Sob regência de Anderson de Oliveira, o concerto da Série Cerrado conta com a participação do clarinetista Paulo Mantovani como solista. Na ocasião, a OSMT apresenta a abertura da Flauta Mágica e o concerto para Clarinete e Orquestra em Lá Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a Sinfonia Número 1 em Ré Maior, de Franz Schubert.

Uma apresentação única, que integra a riqueza arquitetônica da igreja em estilo neogótico, à grandeza sonora da orquestra e à beleza das obras dos períodos clássico e romântico. Diretor artístico da OSMT, Murilo Alves explica que a proposta é convidar as pessoas a vivenciarem essa experiência estética e musical, em diferentes locais, para além dos teatros e salas onde normalmente ocorrem as apresentações.

“A ideia é proporcionar uma experiência que vai além da música, com a arquitetura e a acústica de uma igreja, em um sábado pela manhã, diferente do que normalmente ocorre, com concertos em teatros, no período noturno. Então é uma proposta diferente e também vai ser um termômetro bacana, porque pretendemos inserir esse ciclo de apresentações em ambientes um pouco mais alternativos dos tradicionalmente utilizados pela orquestra”, explica.

Concerto que é motivo de muita expectativa para o músico Paulo Mantovani, que terá a oportunidade de solar o icônico Concerto em Lá maior de Mozart. “Tocar Mozart é sempre uma alegria sem tamanho. Para quem estuda o clarinete erudito, essa obra é simplesmente uma das mais importantes do nosso repertório. É aquela peça de confronto cobrada em praticamente qualquer teste de orquestra pelo mundo, então para mim vai ser uma grande honra”, avalia.

A recente criação da OSMT representa um ganho significativo para a cultura de Mato Grosso, ampliando o acesso da comunidade à música sinfônica, e permitindo que músicos de Cuiabá e região possam continuar se desenvolvendo profissionalmente. “Além da oportunidade de atuar como solista nesse concerto, estou muito feliz em fazer parte da OSMT. Temos um grande time de músicos incríveis, então é um intercâmbio cultural fantástico que a gente vivencia no dia a dia”, conta Mantovani.

Este será o segundo concerto da OSMT, após sua estreia no início do mês julho, consolidando o trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas pelo Instituto Ciranda e pela Orquestra CirandaMundo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla. Ao longo do segundo semestre, serão realizadas diversas apresentações da Temporada Artística 2026. Para conferir a programação, é só acompanhar a página oficial do Instituto Ciranda (@institutociranda).

O Ministério da Cultura e Inpasa, via Lei Rouanet e Governo do Brasil apresentam a Temporada 2026 da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso. Esta temporada também conta com o patrocínio das empresas Bom Futuro, Banco Itaú, Fertipar, Unifertil e Raiz Forte, além do apoio da empresa Scheffer e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA). A realização é do Instituto Ciranda – Música e Cidadania.

Serviço: Concerto da OSMT no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora
Quando: Sábado, 15/08
Local: Avenida Dom Bosco, 631, bairro Dom Aquino, Cuiabá.
Horário: 10h
Entrada gratuita

Continue lendo

Cuiabá

Com 31 caminhões, Cuiabá mantém coleta de lixo nesta segunda-feira

A mobilização ocorreu antes da saída dos trabalhadores da Locar Saneamento Ambiental, empresa contratada para realizar a coleta de lixo em Cuiabá.

Publicados

em

A coleta de lixo doméstico segue normalmente nesta segunda-feira (10) em Cuiabá, mesmo após uma mobilização de trabalhadores registrada no início da manhã na garagem da empresa responsável pelo serviço na Capital. Para evitar atrasos, a Prefeitura, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), reforçou a operação com 31 caminhões.

A previsão é recolher cerca de 550 toneladas de resíduos ao longo do dia. Além dos veículos que integram a operação regular, cinco caminhões foram disponibilizados como apoio. Segundo a Limpurb, as equipes estão completas e distribuídas conforme o cronograma previsto para cada região.

A mobilização ocorreu antes da saída dos trabalhadores da Locar Saneamento Ambiental, empresa contratada para realizar a coleta de lixo em Cuiabá. Dois advogados estiveram na garagem e informaram representar um grupo de trabalhadores, apresentando reivindicações à categoria.

De acordo com a empresa, a movimentação foi inesperada, já que os advogados não integram nem representam oficialmente o sindicato da categoria e não havia uma pauta formalizada anteriormente. A Locar informou que os pedidos serão analisados após o recebimento oficial da documentação.

A Limpurb também recebeu as reivindicações e notificou a empresa para que apresente informações e documentos relacionados ao cumprimento das obrigações previstas no contrato firmado com o Município.

A Prefeitura esclareceu que questões trabalhistas são de responsabilidade da relação entre a empresa contratada e seus funcionários. Já à Limpurb cabe fiscalizar a execução do contrato e verificar se os serviços estão sendo prestados conforme as exigências estabelecidas.

Com a apresentação da documentação referente à medição de agosto, eventuais apontamentos sobre a execução do contrato serão encaminhados à Locar para análise e esclarecimentos. Caso seja identificado algum descumprimento contratual, poderão ser adotadas as medidas administrativas cabíveis.

Nesta segunda-feira, a coleta contempla bairros de diferentes regiões da Capital, entre eles Pedra 90, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Ribeirão da Lipa, Despraiado, Nova Esperança, Paiaguás, Três Poderes, Jardim Imperial, Cidade Alta, Cidade Verde, Goiabeiras, Duque de Caxias, Morada do Ouro, Santa Rosa, Quilombo, Boa Esperança, Pedregal, Verdão, Porto, Centro Sul e Centro Norte, além de distritos, comunidades rurais e corredores viários.

A Limpurb orienta os moradores a colocarem os resíduos para fora somente nos dias e horários previstos para cada região. A recomendação é utilizar sacos resistentes e bem fechados para evitar o rompimento das embalagens e o espalhamento de lixo pelas ruas.

O acompanhamento da operação é feito diariamente por meio do Mapa de Calor, ferramenta utilizada pela Limpurb para identificar possíveis atrasos, ocorrências e pontos de descarte irregular. O sistema permite ainda que as equipes façam ajustes na operação para garantir a continuidade da coleta e dos serviços de limpeza urbana.

Continue lendo

Cuiabá

Exposição “Pantanal em Mim” reúne 20 obras e resgata memórias da infância às margens do Rio Paraguai

A dimensão ambiental da mostra também foi percebida pelos visitantes. O policial militar David Winkle destacou o contraste entre a representação da beleza pantaneira e temas como queimadas e poluição

Publicados

em

O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, recebeu neste sábado (8) a abertura da exposição “Pantanal em Mim”, da artista plástica e educadora Adaiele Almeida. A mostra reúne 20 obras inspiradas no Pantanal e segue aberta à visitação até 10 de setembro. A programação de abertura ocorreu das 8h às 17h e reuniu, no espaço histórico, aula de yôga, feira de artesanato e gastronomia.

Natural de Cáceres e criada às margens do Rio Paraguai, Adaiele levou para as telas referências da infância ligada ao rio e a uma família de pescadores. Segundo a artista, praticamente todas as obras guardam lembranças desse período. “Meus pais trabalhavam no Rio Paraguai, então eu sempre estava ali percorrendo juntamente com eles na pesca. Cada obra fala um pouquinho dessa memória”, contou. Sobre a recepção do público, acrescentou: “Muitas pessoas se sentiram conectadas com as obras porque falam um pouquinho da nossa raiz, da nossa essência, carregam um pouco da nossa história”.

A mostra também representa uma nova etapa na trajetória de Adaiele, que já participou de exposições coletivas e realiza agora sua primeira individual. A exposição foi aberta inicialmente em Cáceres antes de chegar à capital. “Eu fiz a primeira abertura em Cáceres, que é o lugar onde eu nasci, não poderia ser diferente, e aí a trouxe para cá para expandir um pouquinho mais para a nossa capital também, para conhecerem os artistas do interior e a arte que está sendo produzida por lá”, afirmou a artista.

Com curadoria de Dayana Trindade, as 20 obras são organizadas a partir da relação afetiva da artista com o território pantaneiro, articulando natureza, memórias de infância e elementos do imaginário. Questões ambientais também aparecem nas pinturas por meio de referências à fumaça e ao lixo. “A escolha da Adaiele para se comunicar é de uma forma lúdica e poética. No entanto, não deixamos de falar e promover aquilo que sentimos”, explicou a curadora. Segundo Dayana, a proposta pode ser entendida como uma “denúncia poética”, que busca provocar reflexão sobre a preservação ambiental sem recorrer a uma abordagem agressiva.

A dimensão ambiental da mostra também foi percebida pelos visitantes. O policial militar David Winkle destacou o contraste entre a representação da beleza pantaneira e temas como queimadas e poluição. “Conseguimos perceber a beleza contrastada com uma crítica muito bem exposta pela artista”, disse. Para ele, as pinturas trazem “uma reflexão muito contemporânea” sobre as queimadas, a poluição e a forma como o Pantanal tem sido afetado. Já a assistente de auditoria Endy Ariel Santos Matos chamou a atenção para as expressões humanas retratadas nas obras e destacou a importância de ampliar a divulgação de atividades culturais para a própria população de Cuiabá.

Entre as ações da abertura esteve uma aula de yôga conduzida pela professora Marielly Camargo, que relacionou a prática ao ambiente histórico e à temática da exposição. “A ideia é promover o momento de presença. O yoga traz essa consciência do agora, da respiração, deixando a pessoa com mais sensibilidade e um olhar mais atento à exposição”, explicou. O arquiteto e urbanista Rodolfo Rosa Alvarenga, que participou da atividade, relatou percepção semelhante. “Como a gente já entrou num clima de prestar atenção, de olhar para dentro, acho que aflora alguns sentimentos a mais”, afirmou. Segundo ele, a experiência também o levou a observar com mais atenção o museu e registros antigos de Cuiabá.

A programação abriu ainda espaço para pequenos produtores, com comercialização de artesanato e alimentos. A feirante Ingrid Suellen levou produtos da culinária local com o objetivo de “trazer os produtos cuiabanos, como o salgado e o bolo tradicional, para as pessoas conhecerem o nosso tempero”. A artesã Cristina Oliveira do Nascimento apresentou sabonetes artesanais, fitoterápicos e kits comemorativos. Para ela, participar da feira representa uma oportunidade de “lucrar, vender e tornar o meu produto conhecido”. Apesar da avaliação positiva sobre a iniciativa, as duas consideraram o movimento inicial tímido e apontaram a necessidade de ampliar a divulgação para fortalecer futuras edições.

Para a secretária municipal adjunta de Turismo, Roseli Nonato Silva, integrar cultura, gastronomia e outras atividades é uma estratégia para aproximar os moradores dos espaços históricos da capital. “A nossa intenção, enquanto Secretaria de Turismo e Prefeitura, é fazer com que o cuiabano venha conhecer esse espaço que é dele”, afirmou. “Queremos, através dos nossos aparelhos turísticos, fomentar o turismo e potencializar esses locais para que as pessoas venham conhecer o potencial que Cuiabá tem”, completou. O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha funciona de segunda a domingo, inclusive no horário de almoço, e permanece aberto nos fins de semana até as 17h30.

Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana