fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura apresenta projeto para manejo dos resíduos sólidos regulados e realiza tratativas para inauguração da estátua de Gandhi em Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá participou de agendas socioambientais importantes nesta semana em São Paulo. Representando o Executivo Municipal, o gestor de Desenvolvimento Sustentável da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Alex de Deus, tratou de assuntos relacionados a saneamento básico, bem como fiscalização e regulação do manejo de resíduos de construção civil.

Na reunião, foi apresentado o “Novo Manejo dos Resíduos Sólidos Regulados de Cuiabá”, projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da ARSEC. Os eventos ocorreram entre os dias 16 e 17 de abril.

“A cidade de São Paulo foi o maior caso de sucesso na criação de mecanismos de controle e fiscalização dos RCC’s e RGG’s. Essa troca de conhecimento é necessária para entendermos como outras cidades lidaram com situações semelhantes às nossas. Tratando-se da maior cidade do país, essas contribuições têm um peso ainda maior”, explicou Alex de Deus.

Os servidores elogiaram o projeto e trouxeram importantes contribuições, advindas da experiência que vivenciaram quando implementaram o então novo sistema de fiscalização, utilizado até hoje pela cidade de São Paulo.

“Mais uma vez Cuiabá é elogiada e reconhecida como um exemplo de excelência em saneamento básico. Esse é um motivo de grande orgulho, pois é fruto de um trabalho árduo, incansável. Continuaremos avançando, trabalhando para fazer da capital cada vez mais um lugar melhor para se viver. Estou imensamente orgulhoso, estamos promovemos uma verdadeira revolução subterrânea, o que traduz nosso respeito à população, saúde e ao meio ambiente”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Alex ainda realizou tratativas para a inauguração da estátua de Gandhi em Cuiabá. A reunião contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas para discutirem sobre a fase final do projeto de relações internacionais do município, que irá instalar uma estátua de Mahatma Gandhi no Parque das Famílias, como parte das tratativas de aproximação entre Índia e Cuiabá.

“Instalar uma estátua do grande líder pacifista indiano, Mahatma Gandhi, em Cuiabá, é um grande e complexo projeto, que busca não apenas oferecer um ambiente seguro e agradável para a visitação ao monumento presenteado pelo Governo da Índia, mas principalmente, trazer à população cuiabana o significado que essa estátua representa”, esclareceu o gestor de Desenvolvimento Sustentável.

A agenda incluiu uma reunião com a cofundadora do Instituto Palas Athenas, professora Lia Diskin, responsável pela criação do Espaço Gandhi na Praça Túlio Ferreira, na cidade de São Paulo. O local tem o objetivo de acolher as ações comprometidas com os ideais da Cultura de Paz, que buscam promover a ética solidária e a cidadania responsável, além da arte do convívio e da participação na gestão do bem-comum e do espaço público.

“Recebi com grande satisfação a notícia de que a estátua de Mahatma Gandhi será instalada em Cuiabá no mês de maio próximo. Sem dúvida, o impacto que provocará na cidade, e até no estado, será altamente benéfico e transformador”, pontuou Lia Diskin.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Devido ao aumento exponencial na demanda por atendimentos rede, Cuiabá abre dois processos seletivos para contratação de médicos

Publicados

em

Nos últimos dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS tem percebido um grande aumento na demanda por atendimentos nas UPAs da capital. Segundo um estudo realizado pelo diretor clínico da UPA Pascoal Ramos, Roney Damasceno, o número de atendimentos a cada plantão (12h) dobrou em todas as unidades, saltando de cerca de 200 para 400 pacientes. Para resolver esta situação, a SMS fará a contratação de novos médicos, por meio de dois processos seletivos, cujas inscrições começam nesta sexta-feira (03).

Esta alta na demanda por atendimentos pôde ser percebida nesta quinta-feira (02) na UPA Verdão, que, mesmo com 5 clínicos gerais e 2 pediatras realizando os atendimentos, registrou uma superlotação de pacientes aguardando para serem atendidos.

De acordo com o estudo apresentado pelo dr. Roney, Cuiabá está enfrentando dois surtos neste momento: um de bronquiolite (doença respiratória) e outro de gastroenterite e diarréia. Ambas as doenças são causadas por vírus, o que causa uma alta disseminação entre a população, e, consequentemente, aumento na procura por atendimento médico.

Com o impedimento jurídico da SMS em realizar contratações diretas, foi lançado o edital de seleção simplificado Nº 001/SMS/2024, que visa à contratação temporária de médicos e cirurgiões dentistas para atender a rede municipal. Esse seletivo terá as inscrições abertas nesta sexta-feira (03) através do endereço eletrônico http://provimentoprefeitura.cuiaba.mt.gov.br:8080/seconcurso/com.secon.wsite .

Além disso, a SMS lançou nesta quinta-feira (02), um novo edital para o Processo de Seleção Simplificada Nº 002/SMS/2024, visando a contratação temporária de médicos para as unidades de saúde. Neste processo, serão analisados os documentos exigidos e, estando em conformidade com o edital, os médicos terão contratação imediata. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do endereço de e-mail [email protected], de forma gratuita, também a partir desta sexta-feira (03).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Projeto ‘Eu Candeeiro’ segue com programação a partir desta quinta-feira (2), na Praça Alberto Novis

Publicados

em

Quem passar pela Praça Alberto Novis, próximo ao Beco do Candeeiro nesta quinta-feira (02), poderá apreciar uma boa Música Popular Brasileira comandada pelo cantor Elvídio Gomes, a partir das 17h30. Com entrada franca, a ação integra o projeto ‘Eu Candeeiro’, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Na sexta (03) e no sábado (04), a programação continua. Haverá uma variedade de atividades, incluindo comida de rua, bazar, feirinha artesanal e manifestações artísticas. Na sexta, as apresentações terão início às 17h30. Já no sábado (04), o evento está programado para às 07h30.

Através do projeto, a população será convidada a desfrutar de um dos espaços mais tradicionais de Cuiabá, proporcionando ao cidadão alternativas de cultura e lazer. A iniciativa será realizada ao longo de quatro meses, com várias atrações culturais, musicais e artísticas, trazendo além de entretenimento, o fortalecimento econômico do segmento de artesanato, bazar, comida de rua, bebidas e outros. A ação será realizada sempre de quarta-feira a sábado, até o mês de agosto.

Confira a programação:

Quinta-feira (02): Happy Hour, Música ao Vivo com Elvídio Gomes e Gastronomia de Rua – a partir das 17h30.

Sexta-feira (03): Manifestações Artísticas/Música ao Vivo com Manoel Izidoro/Gastronomia de Rua- a partir das 17h30

Sábado (04): Manifestações Artísticas/Música ao Vivo com Kadu Avilla/Gastronomia de Rua/Feira Artesanal- a partir das 07h30

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro cita relevância da Secretaria da Mulher no combate à violência e na promoção da independência para vítimas

Publicados

em

Durante cerimônia de abertura da segunda unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência, situada na UPA Verdão, pela Prefeitura de Cuiabá, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, enfatizou a importância da Secretaria da Mulher como um instrumento vital no âmbito municipal, envolvida na formulação, implementação e acompanhamento de medidas destinadas a interromper os ciclos que perpetuam e fortalecem a desigualdade de gênero, favorecendo os homens em detrimento das mulheres.

“É crucial oferecer todo esse apoio às mulheres e garantir que elas compreendam as informações relevantes, pois muitas vezes não percebem que o que estão enfrentando é de fato violência doméstica, seja ela física, psicológica, patrimonial ou sexual. Reconhecemos a existência de diversas formas de violência e é fundamental que essas mulheres recebam o apoio necessário por parte do município. A Secretaria da Mulher foi criada com o propósito de oferecer suporte abrangente às mulheres, abordando não apenas questões de saúde, como a violência doméstica, mas também uma variedade de outros aspectos, incluindo o empreendedorismo, reconhecendo a independência financeira como fundamental. Meu apelo é pela continuidade da Secretaria da Mulher na estrutura municipal, independentemente de gestões, dada sua relevância na elaboração de políticas públicas eficazes”, declarou Márcia. A Secretaria da Mulher de Cuiabá, pioneira em Mato Grosso, foi criada pela gestão Emanuel Pinheiro em 2020.

Durante o evento inaugural, ela ressaltou a necessidade de levar os serviços socioassistenciais mais próximos das vítimas. “Regiões como o Pedra 90 são distantes e muitas dessas mulheres não têm recursos para chegar até lá, muito menos até o Hospital Municipal de Cuiabá, onde há quatro anos implantamos o primeiro espaço de acolhimento, ou até a UPA Verdão. Por isso, compreendemos a importância dessa descentralização. Já estamos trabalhando para instalar unidades adicionais, como na UPA Leblon, Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Policlínica do Pedra 90. Isso facilitará bastante o acesso delas”, enfatizou a primeira-dama.

Para Márcia Pinheiro, os Espaços de Acolhimento da Mulher demonstram o compromisso da administração de Cuiabá em combater a violência doméstica de maneira humanizada e eficaz. “Foi um grande desafio, mas o resultado alcançado mostra a sensibilidade desta gestão”.

A primeira-dama também recordou a recente visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a Cuiabá, onde visitou o terreno onde a Prefeitura de Cuiabá construirá a Casa da Mulher Brasileira, uma estrutura de 3.600m² com uma equipe multiprofissional para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “São ações estruturantes desenvolvidas pela gestão Emanuel Pinheiro. Estamos firmemente comprometidos em interromper o ciclo de violência”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana