O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lidera, entre os dias 8 e 22 de outubro de 2025, a missão técnica internacional “Canton Fair Experience”, uma das maiores iniciativas de inserção de pequenos negócios brasileiros no mercado asiático. Com a participação de 117 integrantes, entre empresários, líderes e autoridades de diversos estados (Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o roteiro conta com uma passagem por Shanghai, Yiwu e Guangzhou, uma imersão no principal eixo de inovação, tecnologia e comércio da China.
O objetivo é fortalecer a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no cenário global, estimulando parcerias comerciais, acesso a novos fornecedores e aprendizado sobre tendências internacionais.
A missão teve início em Shanghai, com um seminário de abertura no Brazil Center, que reuniu representantes do setor público, privado e diplomático. O encontro contou com palestrantes de destaque, como o arquiteto chefe do Shanghai Research Institute, Hank Zhou, do grupo Lenovo, que apresentou avanços da empresa nas áreas de robótica e inteligência artificial aplicada à indústria.
Também participou o representante da Sunmi Technology, Li Xiang, que abordou o uso de IA e Internet das Coisas (IoT) no varejo e em soluções empresariais, e o diretor de desenvolvimento de negócios da ZD Energy, Mike Dong, que expôs tecnologias voltadas à energia limpa e à mobilidade elétrica.
Diretor Técnico André Schelini durante abertura das atividades da missão internacional, em ShanghaiSegundo o diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, a internacionalização dos pequenos negócios demanda coragem, planejamento e preparo, na qual se deve à instituição o apoio aos empreendedores para que cada experiência fora do país se traduza em aprendizado, conexões e novas oportunidades de mercado.
“Empreender além das fronteiras exige coragem, visão e determinação. É isso que vemos nesta missão: empresários dispostos a atravessar distâncias em busca de novas oportunidades e conhecimento. Mato Grosso tem mostrado que os pequenos negócios também podem competir globalmente, com qualidade e inovação. A missão à China reafirma nosso propósito de abrir portas para o mundo e fortalecer os caminhos do desenvolvimento sustentável e da geração de oportunidades”, destaca.
Para o cônsul-geral adjunto do Brasil em Shanghai, Winston Alexander, a missão é uma oportunidade de conectar as regiões do país ao comércio asiático.
Para o cônsul-geral adjunto Winston Alexander, a missão será uma oportunidade de aproximar e diversificar parcerias e negócios com as micro e pequenas empresas brasileiras“Não tenho a menor dúvida de que este grupo, com as atividades que foram propostas, irão aproveitar ao máximo a experiência aqui na China. Eles voltarão com novas ideias, novas inspirações e novos olhares. Isso é fundamental para a continuidade do que temos como missão, que é aprofundar essa amizade entre os dois países. Este trabalho que está sendo desenvolvido pelo Sebrae/MT é fundamental neste sentido”, afirma.
A consultora Ana Garcia, fundadora da Business in a Box e parceira técnica da missão, destacou a importância do preparo cultural e da adaptação à etiqueta empresarial chinesa. Segundo ela, “entender a forma como os chineses conduzem negociações é essencial para construir relações duradouras e produtivas”.
A missão também contará com as seguintes atividades: em Yiwu, conhecida como a “capital mundial das pequenas mercadorias”, os empresários participam de um seminário técnico conduzido por Huang Jun Qiao, chefe do Departamento de Exportação da Secretaria de Comércio local. O local abriga o Yiwu International Trade City, um dos maiores complexos de comércio do planeta, com mais de 75 mil fornecedores e 400 mil tipos de produtos.
Participantes da missão internacional Canton Fair Experience, liderada pelo Sebrae Mato Grosso, durante cerimônia de abertura na Brazil Center, em ShanghaiA última etapa da missão acontece em Guangzhou, sede da Canton Fair, a mais antiga e importante feira de importação e exportação da China, que reúne mais de 29 mil expositores e compradores de 215 países. Durante a feira, os participantes poderão identificar fornecedores, explorar tendências tecnológicas e negociar diretamente com fabricantes chineses em setores como energia, automação industrial, eletrônicos, utensílios domésticos e moda.
São parceiros da missão Canton Fair Experience: Invest MT, Fiemt, Fecomércio/AP, Sebrae/AP, Sebrae/MA, Sebrae/RO, Sebrae/RS e Sebrae/SC.


