conecte-se conosco



ENTREVISTA

Em entrevista, Emanuelzinho e Valdir Pereira conversam sobre Municípios de Mato Grosso

Publicado

Os entrevistados do “Amplo, Geral e Irrestrito” com Enock Cavalcanti e Eduardo Gomes, desta sexta-feira (08), foi o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB) e o prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho (PSD).

 

Com uma semana agitada, com assuntos que se interligam, onde a proposta do pacto federativo foi apresentada e o decreto do Prefeito de Santo Antônio, que decidiu suspender atendimento ao público com um recesso de dois meses, pois o município está com dificuldades financeiras e precisa se reestruturar economicamente.

 

Valdir Pereira esclareceu que o funcionamento dos serviços essenciais como saúde e saneamento serão mantidos. “Foi um ato de coragem, fechei a prefeitura para economizar e fechar o ano no azul, me preocupando com o ano de 2020. Não sou o tipo de prefeito que esconde a real situação do município, é preciso enfrentar os problemas. Estamos apenas reduzindo as secretarias com baixa demanda nesta época do ano e vamos manter os serviços essências.” Disse.

 

Já sobre o pacto federativo que prevê a incorporação de municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes, ele declarou que há uma desigualdade na distribuição e quem paga são os municípios que estão na ponta. E ainda fez um pedido ao deputado Emanuelzinho, para conversarem e fortalecimento dos municípios e dividir de forma igualitária os valores arrecadados no Brasil.

Leia mais:  Secretário estadual de Cultura Allan Kardec e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Misael Galvão são entrevistados por Enock Cavalcanti, Eduardo Gomes, Bruno Garcia e Johnny Marcus

 

O deputado expressou seu desejo de ser uma decisão sobre o pacto seja unilateral. “É preciso um diálogo com os esses municípios e os governos estaduais, para saber a posição de ambas as partes. Não vejo de imediato como uma solução, poderia até amenizar fiscalmente, mas com impactos econômicos futuramente. Também é importante pensar na questão da identidade cultural de cada munícipe.” E ainda disse que é um debate que precisa ser avaliado e aprofundado.

 

Esses e outros assuntos estão disponíveis na página do Facebook de Página do E, Boa Mídia e O Atual.

Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
Foto e arquivos de imagem
 
 
 
Arquivos de Áudio e Vídeo
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
  Se inscrever  
Notificação de

ENTREVISTA

Presidente da AMM e prefeito de Juína discutem sobre Pacto Federativo no “Amplo, Geral e Irrestrito”

Publicado

O programa “Amplo, Geral e Irrestrito” desta quarta-feira (13), teve como convidado Neurilan Fraga, Presidente da AMM e Altir Antônio Peruzzo, prefeito de Juína, com Enock Cavalcanti e Eduardo Gomes. Uma parceria com os sites O Factual, Boa Mídia é Página do E.

 

O assunto em debate foi o novo pacto federativo e a extinção de municípios, projeto do governo Bolsonaro que propõe inviabilizar a sobrevivência de muitos municípios brasileiros.

 

O pacto federativo que prevê a incorporação de municípios vizinhos das cidades com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. Dos 141 municípios de Mato Grosso, 34 têm menos de cinco mil habitantes e podem ser impactados com as mudanças.

 

Sobre pacto federativo, na opinião de Neurilan, o projeto ainda está sendo esclarecido. “Não podemos colocar a proposta apenas na instituição do município, há outros aspectos e propostas e ainda precisamos debater, ser pacientes e cautelosos, abrir discussão para todos os seguimentos envolvidos.”

 

O prefeito de Juína questionou se, eliminar a condições de município iria tirar a necessidade da população da região atingida pelo projeto. “A população vai deixar de ter a necessidade de saúde naquele município¿ como tirar a condição de município elimina as despesas¿” e ainda disse que não se mede apenas pelo fator econômico “Existe o fator sentimental, toda uma historia de vida construída, famílias tradicionais e cultura. É uma falta de conhecimento e sensibilidade”, Ponderou Altir.

Leia mais:  Rodrigo Coelho, vereador por Várzea Grande e Dilemário Alencar, vereador por Cuiabá são entrevistados por Enock Cavalcanti e Eduardo Gomes numa parceria O FACTUAL, PÁGINA DO ENOCK E BOA MÍDIA.

 

Neurilan Fraga, Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios ainda falou sobre o evento que será realizado na próxima segunda (18) e terça-feira (19) um Encontro Municipalista de todo o estado para debater sobre o Pacto Federativo e Reforma Tributária da PEC 45/2019.

 

A entrevista completa com todos os assuntos estão disponíveis na página do Facebook de Página do E, Boa Mídia e O Atual.

Continue lendo

ENTREVISTA

Neurilan Fraga Presidente da AMM e Altir Antônio Peruzzo Prefeito de Juína conversam com Enock Cavalcanti e Eduardo Gomes. Uma parceria com os sites O Factual , Boa Mídia é Página do E.

Publicado

Leia mais:  ENOCK CAVALCANTI ENTREVISTA JUNIOR MACAGNAN E SÉRGIO ANTUNES
Continue lendo

ENTREVISTA

Valdir Castro (Valdirzinho) Prefeito de Santo Antônio de Leverger e o Deputado Federal Emanuelzinho conversam com Enock Cavalcanti e Eduardo Gomes na parceria entre os sites O Factual, Página do Enock e Boa Midia.

Publicado

Leia mais:  Enock Cavalcanti e Eduardo Gomes conversam com Valdirzinho, prefeito de Santo Antonio de Leverger
Continue lendo

Política MT

Polícia

Mato Grosso

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana