Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Culinária

Últimos dias para Inscrições no 3º Encantos da Gastronomia Sorriso

Publicados

em

As inscrições para o 3º Encantos da Gastronomia – Edição Sorriso, projeto promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Sorriso, encerram-se no próximo dia 13 de fevereiro de 2026. Interessados em inscrever suas receitas podem se cadastrar gratuitamente por meio do formulário disponível no site https://www.mt.senac.br/pages/encantos-sorriso/.

O concurso, que já passou por edições de muito sucesso em Cáceres e Barra do Garças, chega à capital nacional do agronegócio com o objetivo de revelar e consagrar o prato que melhor representa a identidade culinária e cultural da cidade. Podem participar tanto pessoas físicas quanto estabelecimentos do setor alimentício – como restaurantes, bares, lanchonetes e buffets – desde que residentes ou estabelecidos em Sorriso.

Ao se inscrever, o participante deve enviar a receita completa com título, lista de ingredientes, uma fotografia do prato finalizado e um relato que conte a história e relevância cultural da receita para o município. A iniciativa valoriza não apenas o sabor, mas a narrativa por trás de cada prato, aproximando tradição, criatividade e pertencimento.

O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, reforça que o projeto fortalece o turismo local, estimula a economia e valoriza talentos regionais, transformando a gastronomia numa vitrine para histórias e sabores que narram a identidade cultural de Sorriso.

O Encantos da Gastronomia é dividido em três fases: triagem e seleção das melhores receitas pela comissão julgadora; desenvolvimento e execução dos pratos com apoio técnico; e, por fim, a votação popular que elegerá o grande vencedor – prato que passará a representar oficialmente a cidade de Sorriso.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cidades

Nutribras transforma visitantes em mestres do fogo na Churrascada 2025

Publicados

em

A Nutribras Alimentos levou mais do que cortes nobres suínos à Churrascada 2025, em São Paulo, durante os dois finais de semana de evento nos dias 23 e 30 de agosto, que reuniu mais de 7 mil pessoas no Parque da Água Branca, a marca proporcionou uma experiência única: colocar os próprios visitantes para assumir a parrilla da Scheer, parceira da ativação.

Na ativação “Seja o Chef da Rodada”, convidados, influenciadores e formadores de opinião tiveram a chance de preparar carnes Select Duroc ao lado do Chef Patrick Pezão. Em clima descontraído, o público aprendeu truques de churrasco, conheceu de perto os diferenciais da linha premium da Nutribras e ainda apareceu em destaque no painel de LED do estande.

“A participação da Nutribras na Churrascada mostrou aos apaixonados por churrasco que carne suína tem genética, marmoreio e alta qualidade”, comenta Paulo Cesar Lucion Júnior, vice-presidente da Nutribras Alimentos.

“Para nós da Nutribras, que trabalhamos com o máximo de qualidade na carne suína, no caso do nosso exclusivo Select Duroc, é espetacular estar no meio de todos os amantes do churrasco. A ativação foi sensacional, um projeto muito bacana com carne saborosa, com genética, um marmoreio perfeito, não tem sabor igual”, explicou o diretor comercial e marketing da Nutribras, Marcos Marianno.

Além da ativação, a empresa de Sorriso (MT) marcou presença em três estações oficiais do festival, onde cortes suínos foram preparados por chefs renomados. Bruno Salomão apresentou o Porco de Sol, Jimmy Ogro trouxe o Taco de Copa Lombo e o americano Charlie McKenna, referência mundial no Southern Barbecue, surpreendeu com a Papada Suína ao modo Adobo.

A ação rendeu resultados também no digital. Durante o período do festival, os conteúdos da Nutribras alcançaram quase 300 mil visualizações, com forte concentração em São Paulo — mercado estratégico nacional — e Mato Grosso, berço da marca.

“Na Churrascada tivemos a oportunidade de levar aprendizado em forma de diversão, colocando a melhor carne suína em uma experiência gastronômica perfeita aos consumidores de churrasco.
Além disso, a participação da Nutribras na Churrascada foi citada no Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, como forma de impactar positivamente o consumidor. Foi uma grande satisfação ver a força de nosso projeto, atingindo tanto aos consumidores quanto aos que mais entendem do negócio”, ressaltou Silvia Giacobbe, coordenadora de marketing da Nutribras.

A edição comemorativa de 10 anos da Churrascada contou com 45 chefs e assadores nacionais e internacionais, consolidando-se como o mais importante festival de churrasco do país e ponto de encontro de apaixonados pela boa gastronomia, que nos dois finais de semana, consumiram 14 toneladas de carne durante o evento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Culinária

96% da energia consumida pelos restaurantes McDonald’s são de fontes renováveis

Publicados

em

A Arcos Dorados, maior franqueadora McDonald’s do mundo, presente no Brasil e em 20 países da América Latina e Caribe, avança em sua Receita do Futuro, plataforma de estratégia ESG da companhia. A empresa alcançou a marca de 96% de uso de fontes renováveis no consumo de energia em seus restaurantes próprios, representando uma redução significativa dos impactos do escopo 2 que, a partir de agora, passa a representar apenas 0,01% das emissões totais da companhia no Brasil. O marco histórico reflete o compromisso em sua jornada por mais eficiência e sustentabilidade.

O avanço é resultado de uma frente desafiadora: as operações em centros comerciais, onde a companhia não realiza a gestão energética diretamente. Em 2024, foi conduzido um levantamento que identificou que 90% dos mais de 230 restaurantes McDonald’s em shoppings já operam com energia renovável do Mercado Livre. Para integrar esse resultado à sua matriz, a empresa adquiriu certificados I-REC, que hoje correspondem a 24,1% do consumo energético.

Com foco na redução de impactos ambientais e na contribuição para uma economia de baixo carbono, mais de 600 restaurantes próprios já são abastecidos e operam no Mercado Livre de Energia e da Geração Distribuída, o que representa 84% das unidades operadas diretamente pela Arcos Dorados.

“Acreditamos que a transição para um modelo mais sustentável passa por ações concretas e consistentes em toda a nossa operação. Alcançar o marco de 96% de uso de energia limpa em nossos restaurantes é um avanço importante na nossa agenda de mitigação de emissões, e seguiremos investindo em soluções inovadoras que impactem positivamente o meio ambiente. Como líderes do setor, temos consciência da nossa responsabilidade em gerar valor para a sociedade e impulsionar transformações positivas em toda a cadeia”, explica Rogério Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Ao adotar soluções energéticas de menor impacto ambiental, a companhia reforça sua responsabilidade com o futuro do planeta e sua adesão a compromissos robustos de descarbonização, contribuindo diretamente para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, que incentiva a expansão do uso de fontes renováveis e a promoção da transição energética. Até 2030, a meta é reduzir em 36% as emissões diretas de gases de efeito estufa (GEE) e em 31% as emissões totais ao longo de toda a sua cadeia de valor, tendo como referência os níveis registrados em 2021.

“O investimento contínuo em energia limpa reforça nossa jornada rumo a uma operação mais sustentável e alinhada às metas globais de enfrentamento à crise climática. Em 2022, fomos pioneiros no setor ao emitir nosso primeiro Sustainability-Linked Bond, atrelando metas ambientais a um instrumento financeiro e vinculando toda a remuneração variável às emissões. Esses avanços, integrados à plataforma Receita do Futuro, refletem uma estratégia coletiva para deixar um legado positivo”, afirma Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Sustentabilidade da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Comentários Facebook
Continue lendo

COMÉRCIO

Bulixo do Sesc Arsenal: mais que uma feira, um encontro familiar semanal

Publicados

em

Realizado às quintas-feiras, o Bulixo fortalece os laços entre empreendedores e comunidade
Realizado às quintas-feiras, o Bulixo fortalece os laços entre empreendedores e comunidade

Mais do que um espaço de vendas de alimentos e artesanatos, o Bulixo do Sesc Arsenal, feira cultural e gastronômica, se tornou um ponto de encontro para os comerciantes, sendo que muitos já consideram os participantes como parte da família e não se veem longe do projeto. O Bulixo ocorre todas as quintas-feiras, das 17 horas até às 21h30.

Desde 2007, Antonieta Uchoa Rodrigues participa do Bulixo do Sesc Arsenal como artesã, com produtos confeccionados manualmente em tecido. São lixeiras para carro, panos de prato bordados tendo como temas a fauna do Pantanal mato-grossense, necessaires, carteiras
e até porta-óculos.

Ela afirmou que além do retorno financeiro, participar do Bulixo é muito importante para o artesão. “No Sesc, nós temos a oportunidade de expor nossos trabalhos para o público geral, e isso, para o artesão é muito bom. Também forneço alguns dos meus produtos
para serem vendidos na loja de artesanatos do Sesc, o que me auxilia muito financeiramente”, ressaltou a artesã.

Antonieta contou que o Bulixo também faz a diferença na vida dela quando o assunto é relacionamento com as pessoas. “O Bulixo é muito importante na minha vida. Tenho colegas que estão junto comigo desde o início. No dia de feiras, nos encontramos, compartilhamos
as nossas vivências, damos risadas, é muito bom. Sinceramente, não consigo me ver sem participar do Bulixo. É como uma família”, completou.

Participante do projeto do Bulixo, também desde 2007, Sueli Gomes da Silva, comercializa produtos derivados do milho, como pamonha, curau e bolo, feitos por ela, com muito amor e carinho. Ela contou que começou junto com o marido Célio Arthur, falecido este
ano. “Eu participava de uma forma indireta, porque eu ficava na produção e ele nas vendas. Mas, com o passar dos anos, a saúde dele foi agravando, e eu comecei a ficar juntamente com ele nas vendas. Hoje não está sendo fácil para mim, mas eu tenho certeza
de que sou mais do que vitoriosa, porque Deus está comigo”, explicou.

Sueli ressaltou que procura fazer o seu melhor na hora de preparar os produtos, para que sejam da melhor qualidade possível, para serem comercializados no Bulixo. “Graças a Deus, meus clientes elogiam muito. E para mim, o Bulixo representa algo que Deus preparou.
Eu só tenho a agradecer por ter essa oportunidade, e por tudo o que tem me proporcionado ao longo desses anos. Sou grata a Deus pela vida de todos os funcionários, que são pessoas agradáveis, amáveis, e cuidam de nós do Bulixo. Agradeço pela vida de todos
os meus clientes, pela fidelidade de cada um, pelo carinho de cada um. Só tenho gratidão”, concluiu.

O Bulixo

A feira gastronômica e cultural do Sesc-MT realizada no Sesc Arsenal, já é tradição entre os cuiabanos. Além da programação cultural de valor histórico, que fomenta a culinária regional e a economia criativa, a unidade oferece atrações para toda família, que
são gratuitas ao público. Enquanto aproveitam o Bulixo, os visitantes podem apreciar shows musicais, atividades de recreação e muita diversão para crianças.

Sobre o Sesc-MT

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com
o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.

Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Serviço

Bulixo – Feira Gastronômica e Cultural do Sesc Arsenal

Quando: Quintas-feiras

Horário: a partir das 17h às 21h30

Local: Sesc Arsenal

Entrada gratuita

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana