O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, vistoriou, na noite de sábado (8), áreas afetadas pelo forte temporal que atingiu a Capital durante a tarde. A inspeção ocorreu após alertas de alagamento registrados em diferentes regiões da cidade, em meio a um aviso severo emitido pela Defesa Civil Nacional.
Tem muita gente durante essa noite que os alertas foram em lugares que são inapropriados para a moradia, gente que até invadiu a área, que é margem de córrego
Durante a vistoria com a Defesa Civil Municipal, Abilio citou a gravidade da situação em pontos considerados de risco, especialmente em moradias construídas abaixo do nível da rua e em lugares com histórico de enchentes.
Segundo ele, a Prefeitura vai avaliar soluções junto à Secretaria Municipal de Obras para minimizar os impactos em áreas críticas, mas alertou para a ocupação irregular de locais inadequados.
“Recebemos vários alertas nessa noite sobre alguns pontos que alagaram e que as pessoas também até perderam tudo que tinha. Tem muita gente durante essa noite que os alertas foram em lugares que são inapropriados para a moradia, gente que até invadiu a área, que é margem de córrego, áreas que a chuva tem um histórico de entrar naquele lugar”, disse ele em frente a uma residência no Parque Atalaia, que fica abaixo do nível da rua e foi atingida.
“Quando chega um momento como esse, com fortes chuvas, até com notificação da Defesa Civil Nacional, acaba trazendo muito risco à vida das pessoas”, acrescentou.
O prefeito também chamou atenção para o alerta enviado diretamente aos celulares da população e aconselhou moradores de margens de córregos a redobrar os cuidados.
“Teve um alerta da Defesa Civil Nacional no celular de todo mundo. Foi uma forte chuva, muito volume de água em curto espaço de tempo. O alerta escrevia para evitar passar por regiões alagadas. O volume de água foi maior que a capacidade de drenagem das regiões”, afirmou.
A gestão municipal destaca que, apesar da intensidade da chuva acima do normal, que motivou o alerta severo nacional, Cuiabá mantém em execução um programa inédito de limpeza de bocas de lobo para prevenção de alagamentos. Desde o início do projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, já foram realizadas aproximadamente 2,6 mil limpezas em diversas regiões da capital.
O secretário-chefe da Defesa Civil municipal, coronel Alessandro Borges, reforçou o alerta à população, especialmente aos moradores de áreas suscetíveis a alagamentos. De acordo com ele, equipes de resgate foram mobilizadas durante a noite.
“Quando tem chuvas intensas, nós emitimos um alerta justamente para que as pessoas que moram em áreas de risco tomem as suas precauções. Aqui no Parque Atalaia, o bombeiro fez o resgate de um casal de idosos ilhados na sua casa. Então, fiquem atentos. Aqueles locais que normalmente alagam, as pessoas tomem o cuidado necessário para não ficarem expostas ao risco quando tiver uma chuva muito intensa”, orientou.
Secom

Ponte interditada no bairro São Gonçalo
Regiões atingidas
Na Avenida Palmiro Paes de Barros um córrego transbordou. Também uma ponte foi interditada no bairro São Gonçalo, sem que a trafegabilidade seja afetada, visto que há outro acesso próximo. Na segunda-feira (9) a Secretaria de Obras e Defesa Civil de Cuiabá irão checar a situação da estrutura para possível liberação.
O programa de prevenção de alagamentos prevê a desobstrução completa da rede de drenagem, incluindo caixas de captação, manilhas e tubulações, muitas delas encontradas com até 95% de obstrução. Em média, são retiradas entre 5 e 7 toneladas de resíduos por boca de lobo. Na Avenida Carmindo de Campos, uma das principais vias atendidas, a estimativa é de 300 toneladas de lixo removidas ao longo de cerca de 100 estruturas.
A administração também reforça a necessidade de conscientização ambiental, após a identificação de descarte irregular de óleo, resíduos químicos e fiação na rede pluvial, materiais que escoam diretamente para o rio Cuiabá.
Mesmo com o avanço estrutural, a Defesa Civil reforça que eventos extremos, como o registrado neste fim de semana, podem superar a capacidade do sistema de drenagem. Por isso, a orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais e evite áreas alagadas durante temporais.
Bairros atingidos:
Nossa Senhora Aparecida – 5 casas
Parque Atalaia – 10 casa
Parque Cuiabá – 1 casa
Parque Geórgia – 3 Casas
Três dessas casas (2 Parque Atalaia e 1 Parque Cuiabá) moradores precisaram de ajuda dos Bombeiros.