fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

“Mato Grosso é a Califórnia do Brasil e a Arábia Saudita dos alimentos”, diz ex-presidente do banco do BRICS

Publicados

em

 

Mato Grosso foi exaltado como motor do agronegócio brasileiro e referência mundial em produção de alimentos por Marcos Troyjo, economista, escritor e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do BRICS. Para ele, o Estado ocupa no Brasil posição semelhante à da Califórnia nos Estados Unidos em tecnologia, além de projetar o país ao patamar de “Arábia Saudita dos alimentos” no cenário global.

As declarações marcaram a palestra magna de abertura do VII Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial de Mato Grosso, realizado nesta quarta-feira (03.09), em Cuiabá. Promovido pela OAB-MT, o evento reúne até sexta-feira (05) juristas, magistrados, advogados, empresários e ministros de todo o país para discutir soluções jurídicas e práticas voltadas à preservação de empresas, empregos e ao fortalecimento da economia.

Segundo Troyjo, o Brasil viveu, em apenas meio século, um “verdadeiro milagre econômico”, ao sair da condição de importador líquido de alimentos para se tornar o maior exportador líquido do mundo. “Esse salto só foi possível graças ao esforço, ao planejamento e à visão empreendedora de líderes, sobretudo em Mato Grosso”, afirmou.

O economista destacou que o Estado está na vanguarda da produção de soja, milho, algodão e carne bovina, além de ser referência em biocombustíveis e sustentabilidade. “Assim como a Califórnia é a grande máquina da inovação tecnológica norte-americana, Mato Grosso é a grande máquina do agro brasileiro. O que acontece aqui serve de exemplo e de farol para o país inteiro”, pontuou.

Apesar das oportunidades externas, Troyjo alertou para os obstáculos internos que afetam a competitividade das empresas brasileiras. Entre eles, desequilíbrios fiscais, aumento do custo do crédito e dificuldades de financiamento. Apontou também que esses gargalos tornam ainda mais urgente o fortalecimento dos mecanismos de reestruturação empresarial e recuperação judicial.

Ele ressaltou que o instituto da recuperação judicial precisa ser encarado não apenas como solução jurídica, mas também como instrumento de gestão econômica. No primeiro trimestre de 2025, o número de empresas em recuperação judicial no Brasil subiu 6,9%. Entre as que superaram a crise, 80% retomaram suas atividades.

Já Mato Grosso encerrou o segundo trimestre de 2025 com 213 empresas em recuperação judicial, número que representa crescimento de 2,4% em relação ao período anterior, segundo levantamento do Monitor RGF da Recuperação Judicial.

O Estado, que concentra parte significativa do agronegócio nacional, é também um dos que mais recorrem a esse instrumento jurídico no Centro-Oeste, região que mantém a liderança proporcional no país com Índice RGF de 2,75 — o maior entre todas as regiões brasileiras.

“Às vezes o remédio jurídico é o último recurso antes da falência. Mas, se bem utilizado, pode ser a luz para atravessar mares turbulentos. Num estado como Mato Grosso, recordista em recuperações judiciais no agro, as experiências daqui podem inspirar soluções para todo o país”, argumentou Marcos Troyjo.

Ao analisar o contexto internacional, ele reforçou que o Brasil ocupa um espaço cada vez mais indispensável no comércio mundial. O país está entre os quatro maiores produtores globais — China, Índia, Estados Unidos e Brasil — mas o único que alia escala de produção, vantagens comparativas e menor pressão demográfica, ampliando a capacidade exportadora.

Nesse cenário, o economista defendeu que o país utilize os superávits do agronegócio para modernizar sua economia, da mesma forma que a Arábia Saudita usou o petróleo para financiar a transformação de sua sociedade, transformando a abundância do agro em recursos para diversificação e geração de valor agregado.

Para Troyjo, o futuro do país depende menos de debates ideológicos e mais da combinação entre estratégia e instituições sólidas.

“É isso que permitirá ao Brasil aproveitar o momento histórico de protagonismo global no setor de alimentos e criar um ambiente mais propício ao desenvolvimento das empresas”, concluiu.

VII CONGRESSO

O VII Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial de Mato Grosso segue até sexta-feira (05.09), sempre das 8h30 às 18h, com uma programação intensa de palestras, painéis e debates que prometem movimentar a cena jurídica e empresarial no Estado e no Brasil.

O evento é uma realização da CELFRE, OAB-MT, ESAMT e CAAMT, e conta com apoio de entidades nacionais e internacionais, como FONAJEM, IWIRC, IBAJUD, CMR, AASP, Comissão de Recuperação Judicial e Falência de São Paulo e Comissão de Recuperação Judicial e Falência de Ribeirão Preto.

Também participam como comissões parceiras da OAB-MT os grupos temáticos de Agronegócio, Direito Empresarial, Direito Bancário, Jovem Advogado e Estagiários, reforçando o caráter multidisciplinar do congresso.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Inovação, liderança e conexões: MOVA Summit marca história do empreendedorismo em MT

Publicados

em

 

No último fim de semana, Várzea Grande recebeu o MOVA Summit, evento voltado para empresários, comunicadores e profissionais interessados em liderança, marketing digital, vendas e estratégias de crescimento. Realizado na UNIPARY, o encontro reuniu mais de 100 participantes e proporcionou momentos intensos de aprendizado, networking e inovação e Inteligência Artificial, que foi um dos temas mais aguardados do MOVA Summit, despertando grande interesse entre os participantes.

Coffee break, networking e ativações de marca, tornaram o ambiente propício para conexões reais e troca de experiências. O conteúdo do evento abordou estratégias de vendas pelas redes sociais, inteligência artificial no atendimento ao cliente, liderança com empatia e performance, além de marketing digital com foco em posicionamento e conversão.

image-163-1024x682 Inovação, liderança e conexões: MOVA Summit marca história do empreendedorismo em MT

A abertura ficou por conta de Jheniffer Amorim, mentora e especialista em gestão de pessoas, que atua há mais de 12 anos na formação de líderes humanos, estratégicos e conectados com seus times. Entusiasmada, Jheniffer compartilhou: “A expectativa do MOVA estava alta e foi além do esperado, foi fantástico, com conexões genuínas, foi maravilhoso tudo que a gente viveu aqui.”

Durante sua palestra, Jheniffer apresentou o método Líder Magnético, voltado para o desenvolvimento da liderança pessoal e da equipe. Um dos destaques foi a ferramenta de liderança situacional, que ajuda líderes a identificar seu perfil e gerenciar cada colaborador conforme o nível de maturidade. Ao final, ela disponibilizou o diagnóstico MOVA, permitindo que empresários avaliem organização, visibilidade digital e execução de ações estratégicas em suas empresas.

Inovação na comunicação e marketing estratégico, também teve seu peso no evento com o talk show de comunicadores que trouxe insights sobre comunicação integrada e influência digital, com participação de Vanessa Magalhães, CEO da SM Digital; Ana Barros, jornalista e assessora de imprensa; Renata Barcelos Félix, influenciadora digital; e Isabella Yonezawa Malheiros Yabumoto, diretora de marketing da Yakao Distribuidora, momento de despertar para os empresários presentes.

Vanessa, uma das idealizadoras do evento destacou o sucesso como as parceria firmadas, “todas as expectativas foram superadas. !”Graças a Deus, porque quando a gente trabalha com o coração, com a integridade em cada passo que a gente dá conseguimos de fato arrastar as pessoas”, destacou

A empresária destaca os parceiros que ajudaram e foram apoio importante, “acredito que o sucesso do MOVA se deve a uma carreira íntegra que a temos construído durante todos esses anos e isso agora é só um reflexo de tudo que a gente plantou antes e a gente está falando agora”, destacou.

Em sua palestra, Vanessa reforçou a importância de um marketing digital estruturado:
“Hoje contribui com os empresários para que tenham mais consciência sobre como utilizar o marketing digital a favor dos seus negócios. As redes sociais precisam ser estratégicas, intencionais, com método e visibilidade. Sem isso, viram apenas ruído.”

 

No Mova, ficou claro que a IA já faz parte do dia a dia dos negócios, seja no atendimento ao cliente, na análise de dados ou na criação de conteúdos estratégicos. O assunto trouxe novas perspectivas e reforçou a ideia de que a tecnologia é uma aliada indispensável para quem deseja crescer de forma inovadora e competitiva e foi isso que Bruno D. Zorzetti, publicitário especialista em marketing digital e Inteligência Artificial, trouxe para o palco, dicas de ferramentas práticas para otimizar atendimento, vendas e posicionamento de marcas.

Entre os participantes, a jornalista Camila Ribeiro, diretora de conteúdo do Portal HNT, destacou o equilíbrio entre aprendizado e experiência lúdica: “O MOVA foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos palestras sobre IA, liderança e gestão com muita leveza, diversão e até palhaçaria. Saí com a cabeça fervilhando de tanta informação.”

Superando expectativas e mirando o futuro

Conforme os organizadores, o sucesso do MOVA é fruto de anos de dedicação, integridade e construção de reputação, refletindo diretamente na confiança e no engajamento dos participantes. Mais do que um evento, o MOVA Summit se consolidou como um movimento de transformação, inspirando empresários e líderes a aplicar conhecimento de forma prática, estratégica e contínua.

Para Eliseu Lima, organizador do evento, o sucesso do MOVA surpreendeu a todos: “Criamos uma expectativa para 80 pessoas e tivemos 140 participantes. Foi uma experiência inesquecível. E já temos a próxima edição planejada para 2026, com expectativa de reunir até 400 pessoa,.”, finalizou.

 

image-159-1024x634 Inovação, liderança e conexões: MOVA Summit marca história do empreendedorismo em MT
image-160-1024x683 Inovação, liderança e conexões: MOVA Summit marca história do empreendedorismo em MT
image-161-1024x781 Inovação, liderança e conexões: MOVA Summit marca história do empreendedorismo em MT
image-162-1024x709 Inovação, liderança e conexões: MOVA Summit marca história do empreendedorismo em MT

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Ônibus cercado por fogo causa desespero na estrada do Manso; veja

Publicados

em

 

Um ônibus que transportava funcionários de um resort de luxo precisou ser evacuado na tarde desta segunda-feira (8), após um incêndio atingir a vegetação às margens da MT-351, na região do Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

Vídeos gravados por uma funcionária mostram o tumulto e o desespero dos passageiros tentando deixar o veículo, reclamando do calor intenso. Do lado de fora, os trabalhadores correm para se afastar das chamas e da fumaça.

https://www.midianews.com.br//storage/webdisco/2025/09/08/outros/d70d7b58d72412b0caf8788e1a5ab2d7.mp4?_=1

Segundo a Integração Transportes, responsável pelo trajeto, ninguém ficou ferido. A empresa informou que o motorista estacionou o ônibus ao perceber que o fogo avançava em direção à pista, aguardando um momento seguro. No entanto, devido à alta temperatura, os passageiros decidiram desembarcar por conta própria.

Após a diminuição das chamas, os funcionários seguiram viagem e conseguiram chegar ao resort para cumprir a jornada de trabalho.

Inf. G1

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

JBS tem mais de 190 vagas de emprego em Mato Grosso

Publicados

em

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está com 194 vagas de emprego abertas em Mato Grosso. A companhia oferece oportunidades em diversas áreas, com destaque para funções que não exigem experiência prévia – sendo uma grande oportunidade para quem busca o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho.

Em Diamantino, a unidade da Friboi tem 50 vagas abertas para os cargos de faqueiro (5); operador de produção (30); refilador (8); desossador (6) e operador de higienização (1). Para se inscrever, os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail: [email protected] ou para o WhatsApp: (65) 3337-3512. Também é possível comparecer presencialmente na unidade, localizada na Rodovia MT 240, km 3,5, sentido Nova Mutum, de segunda a sexta-feira, às 7h.

No município de Confresa, a JBS oferece 50 oportunidades de trabalho na Friboi, sendo para desossador (15); operador de produção (14); faqueiro (10); refilador de desossa (10) e operador de caldeira (1). Interessados devem comparecer na fábrica de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, na Rodovia MT 430, km 07, na zona rural do município. Mais informações pelo WhatsApp: (66) 3564-2321 ou pelo e-mail: [email protected].

Na unidade Friboi de Pedra Preta, são 24 vagas abertas, nos cargos de operador de produção (8); jovem aprendiz (5), com idade de 18 a 23 anos; desossador (2); refilador (2); faqueiro (1); pedreiro (1); balanceiro de produção (2); operador de armazenagem e expedição (2) e coordenador de produção (1). O processo seletivo acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, presencialmente na unidade, localizada na BR-364, 1 – Loteamento Jd Tatuapé, em Pedra Preta. Informações pelo WhatsApp: (66) 99202-6502 ou pelo e-mail: [email protected] .

Já em Colíder, há três vagas disponíveis, entre elas de mecânico de manutenção (1); eletricista industrial (1) e de supervisor de desossa (1). Para se candidatar às vagas, os interessados devem enviar currículo para o WhatsApp: (66) 3541-5819 ou pelo e-mail: [email protected].

A unidade da Friboi em Alta Floresta está com 15 vagas de emprego para os cargos de refilador (7); desossador (5) e operador de produção (3). Os candidatos devem comparecer na unidade, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rodovia MT 208, s/n, km 150, zona rural do município. Informações pelo WhatsApp: (66) 3512-7557 ou pelo e-mail: [email protected].

Para participar do processo seletivo, em todas as vagas, é necessário ter idade mínima de 18 anos, e apresentar documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência). As oportunidades são oferecidas através do regime de contratação CLT e incluem todos os benefícios previstos pela categoria. Profissionais interessados em fazer parte do banco de talentos da JBS, em todo o Brasil, também podem se cadastrar pelo site: www.jbs.com.br/carreiras.

Vagas para motoristas

A JBS, por meio da TRS, também está com 52 vagas abertas para motoristas carreteiros em Mato Grosso. As oportunidades estão distribuídas nas cidades de Araputanga (2), Barra do Garças (13), Colíder (2), Confresa (8), Cuiabá/Diamantino (15), Pedra Preta (4) e Pontes e Lacerda (8).

Para se candidatar, é necessário possuir CNH categoria E com EAR e disponibilidade para viagens. Profissionais sem experiência também podem participar, por meio da Escola de Formação de Motoristas da companhia. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected] ou para o WhatsApp: (14) 99706-2287.

Presença em MT

A JBS está presente em 12 municípios mato-grossenses: Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Garças, Campo Verde, Colíder, Confresa, Colíder, Juara, Pedra Preta, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, e é responsável pela geração de mais de 11 mil empregos diretos no estado. Com atuação destacada nas indústrias de bovinos, aves e suínos, a companhia também opera em áreas como produção de couros, transporte e agregação de valor.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana