fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Vereador Lamenta adiamento de decisão sobre situação da Santa Casa

Publicados

em

Toninho de Souza (PSD) disse que dará mais um voto de confiança ao prefeito Emanuel Pinheiro, que receberá em Cuiabá, na terça-feira (23), o ministro da Saúde Luiz Mandetta.
A tão esperada solução para a crise na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá não ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), como era esperado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá e, obviamente, pelos 800 funcionários do hospital que aguardam o pagamento de seis folhas salariais atrasadas, mais o décimo terceiro salário de 2018. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) transferiu para terça-feira (23) a sua palavra final, por ocasião da visita do ministro da Saúde a Cuiabá, Luiz Henrique Mandetta. O vereador Toninho de Souza (PSD), que preside a CPI da Santa Casa na Câmara de Cuiabá, disse estar decepcionado, mas decidiu dar mais um voto de confiança ao prefeito. “A expectativa é saber se ele irá decretar intervenção e se o hospital continuará ou não atendendo pacientes mesmo sob intervenção, além de liberar recursos para pagar os salários dos funcionários”, relatou o vereador.
Toninho de Souza participou, nesta quinta-feira, da última sessão na Câmara de Cuiabá antes de assumir, na manhã da próxima terça-feira, a vaga do deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) que se licenciou por 120 por motivos particulares. O vereador do PSD revelou estar decepcionado, por queria dar uma boa notícia aos funcionários da Santa Casa e à sociedade. No entanto, adiantou que vai continuar à frente da situação na Assembleia Legislativa. “Sou vereador por Cuiabá e estarei apenas emprestado ao Legislativo Estadual. Toda a minha luta na câmara terá prosseguimento, logicamente que com foco para todo Mato Grosso”, explicou.
Desde que o parlamentar criou, no dia 04 de fevereiro, o Movimento Santa Casa de Portas Abertas, o hospital filantrópico de 200 anos não saiu mais da mídia. Ganhou notoriedade tanto por sua situação de endividamento e má gestão, quanto pela necessidade de sobrevivência. “Com esse movimento eu quis dar uma sobrevida ao hospital e ganhar tempo para que houvesse uma articulação política mediada pela Câmara em torno de soluções”, revelou Toninho de Souza. Após isso, a presidência da Câmara, Prefeitura, Bancada Federal e Assembleia Legislativa também abraçaram a causa.
Enquanto membro da CPI dos Filantrópicos, que trabalhou por nove meses e encerrou os trabalhos em 26 de março, o vereador questionou com mais veemência os diretores da Santa Casa sobre o quadro financeiro extremamente negativo da instituição. “Mesmo com tanta diligência, não conseguimos decifrar os detalhes de um prejuízo acumulado de cerca de R$ 100 milhões e atraso de seis a sete folhas salariais consecutivas, mais o décimo terceiro de 2018. A direção sonegou as informações que precisávamos, mas, o quadro vai virar”, avisa Toninho.
O vereador se refere aos trabalhos da CPI da Santa Casa, que solicitou, em 15 de abril, um rol de informações ao diretor administrativo do hospital, Daniel Pereira. “O cerco se fechou e não está descartada a possibilidade de quebra de sigilo bancário, inclusive. Toninho deixa claro que é uma questão de transparência e que nada justifica a situação de penúria com tantos recursos recebidos nos dois últimos anos por serviços comprados e não entregues, emendas parlamentares, empréstimos e doações. “Pessoalmente, sempre defendi intervenção imediata na Santa Casa. Instiguei o Ministério Público e o Tribunal de Contas, mas a decisão estava nas mãos do prefeito Emanuel Pinheiro, com o qual tivemos várias reuniões para tratar do assunto”.
Entre as solicitações de informações à direção da Santa Casa estão a relação de todas as contas bancárias em nome da sociedade beneficente, contas bancárias que movimentaram doações, Cópia detalhada e individualizada da folha de pagamento dos funcionários, informações sobre o repasses de emendas parlamentares e sobre um empréstimo de R$ 49 milhões, cópia dos contratos de aluguel de empresas instaladas na área da Santa Casa, balanços administrativos dos últimos cinco anos e cópia da Declaração do Imposto de Renda de 2014 a 2019, além de outros documentos. “Precisamos abrir essa caixa preta, mas o que vai resolver o problema se chama solidariedade, confiança e apoio a essa instituição que é não apenas dos cuiabanos, mas, de todos os mato-grossenses”, argumenta Toninho.
Os requerimentos foram embasados no relatório final de CPI dos Filantrópicos, que teve como relator o vereador Chico 2000, que destacou a necessidade de se aprofundar na questão financeira envolvendo a Santa Casa. A investigação aprofundada foi sugerida por Toninho de Souza e o requerimento pedindo a abertura de uma nova investigação referente à Saúde na Capital recebeu a assinatura de 24 dos 25 vereadores. “A situação caminha para um desfecho. Além de buscar respostas, vamos mobilizar o Poder Público, sociedade e o setor empresarial para dar fôlego à instituição que se confunde com a própria história de Cuiabá e Mato Grosso. Uma coisa boa precisa acontecer de imediato: Antônio Preza e cia não podem mais dar as cartas na diretoria da Santa casa”.
Atualmente, a Santa Casa de Cuiabá tem 60% do seu atendimento pelo SUS. É um hospital geral com especialidades médicas e cirúrgicas e reconhecidamente um dos que mais atendem pacientes menos favorecidos, vindos do interior e até de outros estados. Possui 220 leitos, sendo 30 de UTI. “A Santa Casa tem uma estrutura invejável em termos de equipamentos e um quadro funcional de dar orgulho. Só precisamos de união e solidariedade para ajudar. Cabe a nova direção, dar o tratamento necessário com eficácia e transparência e, ao Poder Público, oferecer soluções práticas, legais e emergenciais. Juntos, vamos tirar a Santa Casa da UTI”, finalizou Toninho de Souza.

Verônica Rakel – Rui Matos | Assessoria Vereador Toninho de Souza

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Teatro, fé e cidadania: Semana Santa tem programação especial em Cuiabá

Publicados

em

 

A Arena Pantanal será palco de um dos maiores espetáculos da Semana Santa em Mato Grosso. De 15 a 20 de abril, o público poderá assistir gratuitamente ao Auto da Paixão de Cristo 2025, no Setor Oeste do estádio, sempre às 19h. Na Sexta-Feira Santa (18), haverá duas sessões: às 18h30 e às 21h.

O ator Kayky Brito interpreta Jesus Cristo nesta superprodução ao ar livre, que reúne mais de 130 artistas em cena. A peça revive os últimos momentos de vida de Cristo na Terra, unindo fé, emoção e cultura em uma experiência voltada para toda a família.

Após um período de recuperação, Kayky Brito celebra seu retorno aos palcos com uma mensagem ao público:
“Convido todos vocês a vir ver a Paixão de Cristo. Deus é bom o tempo todo.”

Espetáculo para renovar a fé e fortalecer laços

Promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o evento tem como objetivo proporcionar momentos de espiritualidade e reflexão.

“Celebrar a Paixão de Cristo fortalece nossa fé e nos faz pensar mais sobre nossas atitudes. É um evento para todos, que busca também reforçar os laços familiares”, destacou Virginia.

Além do teatro: serviços de cidadania

Durante todos os dias do espetáculo, das 14h às 18h, o público poderá participar do Mutirão da Cidadania, com atendimentos gratuitos como:

  • Emissão e 2ª via de documentos

  • Atendimento psicológico

  • Informações sobre o programa SER Família

  • Orientações sobre direitos e vínculos familiares

A iniciativa reforça o caráter social do projeto, que une cultura, fé e cidadania em um único espaço.


Programação completa:

📍 Local: Arena Pantanal – Setor Oeste
🎟 Entrada: Gratuita

Terça (15): 19h
Quarta (16): 19h
Quinta (17): 19h
Sexta (18): 18h30 e 21h
Sábado (19): 19h
Domingo (20): 19h

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Feira Cultural valoriza artesanato e transforma a vida de mulheres

Evento fomenta cultura regional, gera renda e fortalece autoestima de artesãs que encontraram no ofício um novo começo

Publicados

em

 

Mais uma edição da Feira Cultural Artesanato na Praça foi realizada na última quinta-feira (10.04), na Praça Alencastro, em Cuiabá, com uma programação que se estendeu das 8h às 16h e contou com diversas atrações artísticas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o artesanato como instrumento de integração social, valorização da cultura local e geração de renda para dezenas de artesãs que veem na atividade uma forma digna de sustento e reconstrução pessoal.

Idealizado pela professora e ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, o projeto tem se destacado por impactar positivamente a vida de muitas mulheres, especialmente àquelas que enfrentaram situações de vulnerabilidade social e violência doméstica.

“Por meio do projeto, muitas mulheres conseguiram obter independência financeira, aumentaram a autoestima e passaram a conhecer melhor as expressões culturais da nossa cidade. Tornaram-se empreendedoras. É um projeto que muda vidas”, destacou Jacy.

A programação artística da feira incluiu uma diversidade de estilos e talentos regionais. A abertura ficou por conta dos cantores gospel Thom & Dama, seguida pelas apresentações do trompetista Tony Maia e do violonista Marinho 7 Cordas. A cantora Leny Nobre se apresentou ao lado do pianista Allan Ferreira, e também marcaram presença no palco o grupo Siriri Elétrico, Tomaz do Rasqueado, Alex Plácido, Semites, Manoel 7 Cordas, o humorista Weber Fraga com sua personagem Comadre do Brasil e o mestre da viola de cocho Alcides Ribeiro.

A Feira Cultural já se consolidou como um espaço de valorização da arte popular cuiabana e de incentivo ao empreendedorismo feminino, reunindo cultura, arte e superação em um mesmo cenário.

Além da professora Jacy Proença o projeto é coordenado pela ERP Company e a Central Única das Favelas (CUFA) e a realização é da Unemat e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Também conta com o apoio institucional da professora Rosa Neide.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia preparativos para os 48º Jogos Estudantis Cuiabanos

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, deu início à organização da 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JEC’s). O evento, que integra o calendário oficial da cidade, é considerado uma das maiores competições esportivas escolares da capital e visa fomentar o esporte, a cidadania e o espírito de equipe entre os jovens estudantes da rede pública e privada.

Regulamentado pela Portaria nº 009/SMEsp/2025, o JEC’s 2025 contará com um Comitê Dirigente e uma Comissão Organizadora já nomeados, que têm a missão de estruturar todas as etapas da competição, desde o planejamento geral até a execução dos jogos. As atividades envolvem desde a contratação de serviços e pessoal, até a definição dos locais e cronogramas das disputas.

“O objetivo do JEC’s é fortalecer o desporto escolar, promovendo o desenvolvimento físico, social e educacional dos nossos jovens. A cada edição, reafirmamos o nosso compromisso com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão e transformação”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

As competições serão divididas em modalidades individuais e coletivas, atendendo às categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). A fase municipal dos jogos também serve como seletiva para as etapas estaduais dos Jogos Escolares Mato-grossenses e dos Jogos de Seleções, ampliando as oportunidades dos atletas cuiabanos em competições de alto nível.

Além da equipe técnica, coordenadores e arbitragem, o evento mobilizará centenas de profissionais e voluntários para garantir a segurança, a infraestrutura e o bom andamento das atividades. A Secretaria também planeja visitas técnicas às unidades esportivas para adequações e manutenção dos espaços que receberão os jogos.

Entre as modalidades esportivas ofertadas para a edição de 2025, estão:

Modalidades Coletivas:

– Basquetebol

– Futsal

– Handebol

– Voleibol

Modalidades Individuais:

– Atletismo

– Badminton

– Ciclismo

– Ginástica Rítmica

– Judô

– Luta Olímpica

– Natação

– Tênis de Mesa

– Xadrez

As delegações contarão com suporte completo, incluindo transporte, alimentação e acompanhamento de profissionais da saúde e da educação física. A previsão é que o número total de participantes ultrapasse duas mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e demais envolvidos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana