conecte-se conosco



Tangará da Serra

UNITAN promove campanha para aumentar estoque de sangue

Publicado

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (UNITAN) promoverá de 17 a 21 de fevereiro uma campanha especial com objetivo de ampliar o estoque de sangue da unidade. Para atrair candidatos doadores a unidade distribuirá camisetas comemorativas.

De acordo com a Coordenadora da UNITAN, enfermeira Juliana Gramarin, a distribuição das camisetas será feita aos 50 primeiros candidatos a doadores que procurarem a Unidade. “Estamos pensando em uma maneira de incentivar as doações para que possamos garantir o estoque de sangue para esse período”, salientou.

Juliana pontua que com a proximidade do carnaval, as doações de sangue tendem a cair, dessa forma, incentivar as doações para garantir o estoque de sangue é mais um desafio.“Exatamente por isso estamos convidando nossos doadores e aqueles que queiram fazer as doações para estar comparecendo no período de 17 a 21 de fevereiro e nos ajudar a manter o estoque dentro da normalidade”, explicou.

A UNITAN está localizada na Rua Benedito Pereira de Oliveira (05) Setor “N, Jardim Europa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
Foto e arquivos de imagem
 
 
 
Arquivos de Áudio e Vídeo
 
 
 
Outros tipos de arquivos
 
 
 
  Se inscrever  
Notificação de

Tangará da Serra

Dia D de diagnóstico e prevenção da hanseníase será neste sábado

Publicado

O Ministério da Saúde definiu janeiro como o mês para ser trabalhada a prevenção e o diagnóstico de casos de hanseníase. Em Tangará da Serra a Secretaria Municipal de Saúde promoverá neste sábado, 25, o Dia D da campanha.

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Dienifer Feix, a ação ocorrerá no Posto Central, tendo início às 8h com encerramento às 16h, aberto a toda a população que tiver suspeita portar a doença.“A hanseníase é uma doença silenciosa que causa manchas na pele de longa data, manchas essas que são indolores e com a progressão da doença pode causar grandes lesões nos nervos, seguidas de imobilidade e deformações ósseas e musculares”, pontuou a Secretária.

Neste sábado por tanto, das 8h às 16h, no Posto Central, será realizado o Dia D que terá o objetivo de realizar o diagnóstico e a prevenção desses casos de hanseníase. “Teremos três médicos atendendo, ou seja, uma equipe multiprofissional composta ainda por enfermeiros e terapeutas”, informou.

Além do diagnóstico e prevenção de casos de hanseníase, a equipe da Saúde efetuará o cadastro no E-SUS, dessa forma, as pessoas que ainda não estão cadastrados nas Unidades de Saúde da Família, poderão procurar o Posto Central no sábado para atualizar o seu cadastro no sistema.

Assessoria

Continue lendo

Tangará da Serra

Prefeito anuncia que Escola Agrícola poderá se tornar Cívico Militar em Tangará

Publicado

Após uma onda de boatos relacionados à Escola Agrícola Ulisses Guimarães de Tangará da Serra, o Prefeito Fábio Martins Junqueira informou que o que ocorre de fato é que a unidade não será fechada, mas sim passará a atender exclusivamente matrículas de quem mora na região.

“Hoje o que acontece é que tem ônibus trazendo alunos de lá para estudar aqui na cidade e vai ônibus levando alunos daqui para lá. O número de alunos muito pequeno e muitos professores. São 68 alunos para 15 professores. A média aluno/profissional da educação é baixíssima, com avaliação baixa e ainda com transporte muito oneroso, pois são diversos ônibus andando pingado pela cidade inteira para levar 60 alunos para lá”, explicou.

Junqueira enfatizou que a média aluno/professor e inferior a cinco estudantes por profissional. “Querem manter a Escola com alunos transportados de fora e numa média de cinco alunos por professor, apenas para manter em funcionamento. A estrutura da Escola Agrícola, da parte profissionalizante foi repassada para a Secretaria Municipal de Agricultura, que desenvolve atividades de apoio a Agricultura Familiar. Temos lá, através da SEAPA, o Programa Mais Leite, criação de porcos, galinhas, carneiros”, salientou o Prefeito.

O Gestor pontuou ainda que por uma questão de legislação, há anos a parte profissionalizante da Escola Agrícola foi desativada. “Os alunos não podem trabalhar como ocorria anteriormente. É uma questão de legislação. Lei se cumpre. Apenas a SEAPA é que mantém a Unidade Experimental, onde desenvolvemos dias de campo, treinamentos, entre outras tantas atividades”, completou.

O Prefeito informa ainda que o Município disponibiliza atualmente motoristas de cerca de cinco ônibus que fazem linhas para levar os alunos para lá e depois buscar. “Todos os professores efetivos serão mantidos em outras escolas. O transporte escolar continuará existindo de lá para cá. Se tiver matrículas de séries iniciais e educação infantil de lá, serão mantidas as turmas para os alunos de lá”, pontua.

Sobre a utilização da Escola Agrícola para outras ações educacionais, Junqueira revela que já foi oferecida parceria para o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) com o objetivo de desenvolver curso técnico agrícola, porém, a parceria não aconteceu. Outras duas tentativas ocorreram e também não deram certo, com a SECITEC e com a UNEMAT.

 

ESCOLA MILITAR – Fábio Junqueira revelou que ofereceu a estrutura da Escola Agrícola à Coordenação de Escolas Cívico Militares de Mato Grosso, para implantar uma unidade em Tangará da Serra. “Com eles tivemos retorno, porém, nos informaram que pelo Estado, somente a partir de 2021. Ofereci ainda para ser mantida pelo próprio Município e eles nos cederiam apenas o Militar para ser o Diretor e o Município manteria, mas ainda não me deram resposta”, explicou.

O Prefeito salienta que foi dada oportunidade para a Escola e a comunidade se unirem para fortalecer a unidade. “Foi até mesmo alterada para atenção integral e ao invés de valorizarem e aumentar o número de alunos ou pelo menos manter, reduziu pela metade”, lamentou.

 

Da assessoria

Continue lendo

Tangará da Serra

Secretária de Assistência Social empossa novos Conselheiros Tutelares de Tangará da Serra

Publicado

A Secretária Municipal de Assistência Social, Eude Camargo Pinto, deu posse na manhã desta quinta-feira, 02, aos cinco novos Conselheiros Tutelares de Tangará da Serra. A posse aconteceu na sede do Conselho em um ato solene que reuniu os profissionais que responderão pelo órgão pelos próximos quatro anos.
O mandato dos novos conselheiros iniciou efetivamente nesta quinta-feira, 02 e vai até 31 de dezembro de 2023. “Tive a satisfação de representar o Prefeito Fábio Martins Junqueira por ocasião da posse dos cinco novos conselheiros tutelares”, destacou a Secretária de Assistência Social.
Os Conselheiros foram escolhidos através de eleição direta realizada no dia 6 de outubro de 2019, definidos através do voto popular. Se elegeram Elizeu Benedito da Silva, Eulane Pierin Souza dos Santos, Gustavo Salgado Alves, Tamyla Viana da Silva Angola e Luiza Gonçalves da Costa Souza, suplente que já assumiu no primeiro dia por conta da renúncia de uma das eleitas.
O Conselheiro Tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos.  Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção. “Desejo sorte a todos, que tenham um bom desempenho à frente dessa importante função”, enfatizou a Secretária.

 

Fonte: Prefeitura Tangará da Serra

Continue lendo

Política MT

Polícia

Mato Grosso

Política Nacional

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana