A Uber deverá retomar os testes com seus carros autônomos a partir de agosto nos Estados Unidos. Segundo o site The Information , a empresa estaria disposta a retomar o desenvolvimento da sua tecnologia mesmo após se envolver em acidente que matou uma pedestre no último mês de março.
Para evitar a polêmica, porém, a Uber comunicou que os testes com carros autônomosnão serão mais realizado no Estado do Arizona, local onde ocorreu o atropelamento que matou Elaine Herzberg, de 49 anos. A partir de agora, os estados escolhidos serão o da Califórnia e da Pensilvânia.
A empresa também comunicou que fez alterações no software responsável pelo veículo, incluindo mudanças na configuração dos sensores e dos freios já que, na ocasião do atropelamento, a investigação da Polícia de Tempe, subúrbio de Phoenix, no estado de Arizona, revelou que o sistema do carro estava configurado para atrasar a reação e que portanto o carro “viu” a vítima, mas “escolheu não parar” . Além disso, um novo sistema de alerta para o operador humano deverá ser implementado até a data de início dos novos testes.
Após o acidente , a Uber chegou a entrar em acordo com a família da vítima, além de ter “trabalhado de perto com o Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) e conduzido uma avaliação interna do nosso programa de carros autônomos. Também trouxemos o ex-presidente do NTSB Christopher Hart para nos aconselhar sobre nossa cultura de segurança. Devemos compartilhar mais novidades nas próximas semanas”.
Na prática, porém, a “avaliação interna do programa de carros autônomos” teria suspendido por completo o programa e o respectivo desenvolvimento dessa tecnologia. Uma posição da qual voltou atrás agora.
Problemas com os testes com carros autônomos
O acidente que vitimou Elaine Herzberg, de 49 anos, aconteceu na noite de 19 de março. A pedestre tentou atravessar a estrada empurrando uma bicicleta quando o carro autônomo da Uber a atingiu. O local e estava escuro e a vítima estava fora da faixa de pedestres. A vítima foi resgatada ainda com vida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
A partir de então, uma investigação conduzida pelo Departamento de Polícia de Tempe e pelo Conselho Nacional de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos começou. Primeiro foi revelado que o carro autônomo da Uber andava numa velocidade acima da máxima permitida na via: o veículo estava andando a 60 km/h quando o limite permitido era de 55 km/h.
Depois, a investigação revelou que o software do carro em teste estava ajustado para ser mais lento nas reações e tomada de decisão. A intenção seria preveir “falsos positivos”, como uma sacola de plástico ou um folha de árvore que passasse pelo caminho e acabasse provocando freadas bruscas que colocassem em risco os passageiros do próprio veículo e de outros carros que pudessem estar na mesma via do automóvel.
As autoridades, porém, estavam divididas sobre a possibilidade de um condutor humano ter ou não condições de notar a mulher naquelas condições de visibilidade e velocidade até que a Polícia descobriu que a condutora-observadora que estava no banco do motorista estava distraída por longos períodos de tempo: ela assistia a um episódio do reality show americano The Voice no celular no momento imediatamente anterior ao acidente.
A investigação revelou que a motorista estava logada e ativa no aplicativo de streaming Hulu 5 segundos antes do acidente. Ela só teria retomado a atenção para a pista e acionado o freio cerca de 0,5 segundo antes do veículo colidir, atropelando e matando a pedestre.
A informação foi obtida com ajuda do próprio Hulu. A empresa de streaming resolveu ajudar nas investigações, após receber uma intimação da polícia dizendo que o compartilhamento desse dado seria “crucial” para o desfecho de “um caso muito sério”. Dessa forma, o Hulu confirmou que a motorista assistiu ao programa por 42 minutos, encerrando a transmissão às 21h59, coincidindo com o exato momento do acidente.
As imagens gravadas tanto do lado de dentro quanto do lado de fora do carro no momento do atropelamento pelo próprio carro autônomo da Uber confirmam essa hipótese. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo Departamento de Polícia de Tempe:
Diante disso, a polícia de Tempe classificou o caso como “inteiramente evitável” e informou que a motorista poderá ser acusada de homicídio, a depender da decisão dos promotores responsáveis. Ela também poderá ser demitida, já que o Uber não permite o uso de celulares durante os testes.
Em seu depoimento ao Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, Rafaela disse que estava monitorando o sistema do carro. Ela garantiu que não usou celulares até a colisão, mas as novas informações divulgadas pela polícia negam isso.
Apesar disso, como o caso deve ser julgado num tribunal estadual, especialistas dizem que a punição da Uber deve ficar restrita ao Estado de Arizona. Se isso se confirmar, a empresa pode ter se adiantado, ao revelar que pretende continuar os testes em outros locais dos Estados Unidos.
Outros acidentes com carros autônomos
A Uber, porém, não é a única empresa que já teve problemas com o seu setor de carros autônomos. No fim de maio, um veículo da Tesla colidiu com uma viatura do Departamento de Polícia de Laguna Beach que estava estacionada . O sargento Jim Cota da polícia local informou que a vituara estava vazia no momento do acidente, mas que o condutor da Tesla sofreu ferimentos leves. Ainda assim, a viatura policial sofreu perda total após a colisão .
Em entrevista ao jornal Los Angeles Times , o oficial ainda relembrou que um ano atrás um outro acidente envolvendo um carro autônomo da Tesla ocorreu quando o veículo colidiu com uma caminhonete na mesma área do acidente de ontem. Ele chegou a perguntar “por que esses veículos continuam fazendo isso? Nós temos apenas sorte que as pessoas não estão se ferindo.”
As investigações sobre as causas do acidente ainda estão sendo realizadas, mas um porta-voz da Tesla enviou um comunicado por email dizendo que “quando o modo piloto automático é usado, os motoristas são continuamente relembrados da sua responsabilidade de continuar com as mão nos volante e manter o controle do veículo em todos os momentos.”
O comunicado também afirma que “a Tesla sempre deixou claro que o piloto automático não faz o carro insuscetível a qualquer acidente e antes que um motorista use o piloto automático, ele deve aceitar a caixa de diálogo que diz que esse modo foi projetado para uso em rodovias com um canteiro central e marcações claras de faixas.”
Além disso, também em maio, um outro acidente envolvendo um carro autônomo aconteceu. Dessa vez, porém, tratava-se de uma Chrysler Pacifica da Waymo, empresa cujo Google é dono . A minivan estava rodando de modo autônomo em fase de testes com um operador no banco do motorista quando um sedã Honda tentou desviar de um terceiro veículo e acabou invadindo a pista contrária onde estava o carro autônomo. A colisão na parte dianteira esquerda foi bem próxima do banco do motorista e acabou ferindo o condutor.
Na época, o investigador da polícia disse ao jornal local Phoenix New Times que “o carro da Waymo não é o veículo infrator. Ele apenas estava no lugar errado, na hora errada”. No dia seguinte, porém, a polícia de Chandler divulgou uma nova versão dos fatos que indica que o outro carro envolvido no acidente entrou no cruzamento durante o sinal vermelho, mas que o algoritmo do carro do Google não foi capaz de prever a colisão e evitar o acidente. De qualquer forma, as autoridades locais concluíram que o veículo autônomo não teve culpa.
A Waymo, por sua vez, divulgou comunicado dizendo que “a missão da nossa equipe é tornar nossas estradas mais seguras – ela está no centro de tudo o que fazemos e motiva todos os membros de nossa equipe. Estamos preocupados com o bem-estar e a segurança de nosso piloto de testes e desejamos a ela uma recuperação completa .”
No vídeo abaixo é possível ver o momento em que a colisão acontece, gravada pela câmera no topo do carro do Google:
Já as imagens de helicóptero captadas pela rede ABC , do Arizona, momentos depois do acidente também dão uma noção do impacto, e dos estragos, causados pela colisão:
De qualquer forma, Uber, Tesla, Waymo e GM, as líderes do segmento se vêem às voltas com uma crise de confiança em relação a essa nova tecnologia e com os testes com carros autônomos . Resta saber se elas vão persistir até funcionar ou morrer tentando.
Cláudio Cordeiro, é consultor de marketing político e eleitoral, CEO da Gonçalves Cordeiro, publicitário, presidente do Sinapro e advogado
Por Claudio Cordeiro
A Inteligência Artificial está rapidamente se tornando uma das forças mais poderosas do século XXI, prometendo transformar desde a forma como trabalhamos até a maneira como decidimos o futuro de nossas cidades e nações. Porém, com tanto poder vem a inevitável pergunta: quem realmente controla a IA? A resposta, ao contrário do que se deseja, não é tão simples ou tranquilizadora.
Quando discutimos a evolução da IA, a imagem que muitas vezes se projeta é a de uma tecnologia imparcial e eficiente, tomando decisões de maneira racional, baseada em grandes volumes de dados. Mas esta imagem, por mais atraente que seja, é uma falácia. A IA é construída, programada e treinada por seres humanos. Ela é um reflexo dos valores, dos preconceitos e das intenções de seus criadores. Assim, a “neutralidade” da IA é mais um mito do que uma realidade.
Por trás dos algoritmos sofisticados e da promessa de um futuro mais eficiente, há pessoas. Pessoas que decidem quais dados alimentar, quais resultados esperar, e que têm, em suas mãos, o poder de conduzir a IA para o bem ou para interesses particulares. E é aqui que se encontra a maior vulnerabilidade: se a IA é uma ferramenta que pode influenciar decisões políticas, controlar narrativas e até definir o rumo de uma sociedade, quem garante que o seu uso será justo e ético?
Governos e organismos internacionais falam em regulamentação e controle, em supervisionar como a IA deve ser utilizada. A intenção é boa, mas será que isso realmente funcionará? No final das contas, regulamentações podem ser contornadas, e uma tecnologia tão poderosa nas mãos de quem detém o controle econômico e político não estará, por natureza, suscetível a ser utilizada em prol de seus próprios interesses? É difícil acreditar que não.
E quando pensamos no cenário político, o risco se torna ainda maior. Imagine uma IA influenciando campanhas eleitorais, promovendo ou ocultando narrativas conforme os interesses dos poderosos. Estamos falando de um poder subliminar, difícil de detectar, que pode manipular a opinião pública de forma massiva. Essa influência não será feita de maneira explícita, mas sim inserida de forma discreta e sofisticada, conduzindo a sociedade a conclusões e decisões que favoreçam aqueles que detêm o controle da tecnologia. Este não é apenas um cenário possível, mas uma realidade que, em menor escala, já vemos emergir.
Portanto, não nos enganemos: a IA não é uma entidade imparcial, muito menos autônoma. Até que possamos desenvolver uma forma completamente independente de IA (se isso for possível algum dia) a tecnologia estará sempre sob influência dos interesses humanos. E esses interesses, como sabemos, nem sempre são os melhores para o bem coletivo. Que nem a velha estória da urna eletrônica.
É por isso que precisamos ser críticos, questionar constantemente e exigir transparência. Quem está por trás da IA? Quais são os interesses dessas pessoas e empresas? E, acima de tudo, como podemos garantir que a tecnologia, com seu poder sem precedentes, seja utilizada para o benefício de todos, e não para aprofundar desigualdades e manipular sociedades?
A resposta não é simples. O controle da IA deve ser democrático, regulado, e sempre sujeito à vigilância pública. No entanto, a própria eficácia dessas regulamentações depende da honestidade e integridade de quem as cria e as aplica. No final, talvez a única verdadeira solução seja educar a sociedade para que todos entendam os riscos e possam participar ativamente desse debate, porém infelizmente sabemos que isso é impossível e não podemos nos enganar por mais que isso seja reconfortante.
A Inteligência Artificial é uma ferramenta incrível para a humanidade, mas sem uma governança clara e sem a responsabilização dos seus controladores, corremos o risco de que o seu uso seja orientado para objetivos que favoreçam poucos em detrimento de muitos. A grande questão é: estamos dispostos a confiar cegamente nas promessas de quem detém o poder sobre a IA? Ou vamos nos engajar para garantir que essa ferramenta seja usada de forma justa.
Tudo isso como sempre não passa de uma balela, sempre o poder terá um dono, um mandatário, onde poucos controla muitos, resumindo: manda quem pode, obedece quem tem juízo. E o mundo continua.
Cláudio Cordeiro, é consultor de marketing político e eleitoral, CEO da Gonçalves Cordeiro, publicitário, presidente do Sinapro e advogado
Serão encerradas nesta sexta-feira (20.09), às 23h59, as inscrições para a XVI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI). Os trabalhos escolhidos serão divulgados no dia 27 de setembro, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), organizadora do evento.
A MECTI ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro, de forma híbrida (online e presencial), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Os interessados podem obter mais informações e se inscrever pelo link (Acesse aqui).
Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e do ensino técnico e profissionalizante irão apresentar trabalhos científicos divididos em três categorias: Ciências, Engenharias e Economia Criativa. O evento é gratuito e aberto ao público.
O Instituto FARMUN premiará com um notebook o projeto de aluno mais pontuado com a temática “Agro” (reflorestamento, economia da água, pecuária sustentável, tecnologia, entre outros), e transversais nas categorias: Ciências; Engenharias e Economia Criativa.
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, afirmou que este ano a mostra registrou um número expressivo de participantes.
“Estamos felizes com o resultado e gostaríamos de convidar toda a população, unidades escolares, alunos, professores, para prestigiar o evento. As exposições serão tanto presenciais, como virtuais na nossa plataforma. Toda a sociedade está convidada a prestigiar os trabalhos científicos desses alunos”, disse.
MECTI
Realizada juntamente com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a 16ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso objetiva incentivar a pesquisa científica nas escolas da rede pública e privada do estado. Também visa promover o pensamento criativo e o desenvolvimento de ideias e soluções para dinamizar as relações econômicas na busca pela superação das desigualdades regionais.
A MECTI é fruto de uma parceria da Seciteci com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Farmun.
Alunos e professores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a organização da Mostra pelo telefone (65) 99981-6942.
A segunda edição do “Palco da Ciência” foi finalizada, nesta quinta-feira (19.09), em Cáceres. Desde segunda-feira (16.09), mais de 1.600 alunos aproveitaram a programação com palestras, workshops, espetáculos científicos e atrações culturais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Instituto Brasil.
O evento foi realizado na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres “Professor Adriano Silva”. O último dia foi marcado pela apresentação do “Ciência em Show”. O grupo levou um espetáculo científico com um conjunto de atividades que exploram aspectos curiosos e inesperados da ciência, buscando estimular nos espectadores um interesse na área.
O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências) também esteve presente. Durante todos os dias, os visitantes puderam visitar o Planetário Digital, a carreta do projeto que conta com experimentos interativos e a Sala de Tecnologia e Inovação, equipada com óculos de realidade virtual.
O coordenador do MT Ciências, Marcos Natanael Silva de Andrade, afirma que toda a experiência do evento foi muito gratificante para organizadores e comunidade estudantil. “Este evento foi um marco para a região Oeste do Estado de Mato Grosso, uma vez que contou com uma estrutura de ciência e tecnologia que desperta nas crianças e adolescentes uma curiosidade pela ciência”.
Depois da primeira edição em Rondonópolis, Cáceres é a segunda cidade a receber o evento. Ainda este ano, o Palco da Ciência vai visitar Cuiabá, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.