fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Surtos de sarampo no Brasil: saiba mais sobre a doença

Publicados

em

Arquivo/Agência Brasil/Agência Brasil

Pelo menos três estados brasileiros têm surtos confirmados de sarampo este ano. Amazonas e Roraima, juntos, contabilizam cerca de 500 casos confirmados e mais de 1,5 mil em investigação. No outro extremo do país, o Rio Grande do Sul também confirmou seis casos da doença este ano. Já o Rio de Janeiro investiga quatro casos – um deles com resultado preliminar positivo pra sarampo.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. A doença, entretanto, voltou a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias em razão das baixas coberturas vacinais identificadas no país e por ser altamente contagiosa.

Em junho, países do Mercosul fizeram um acordo para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas na região das Américas, incluindo o sarampo. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile se comprometeram a reforçar ações de saúde nas fronteiras e a fornecer assistência aos migrantes numa tentativa de manter baixa a transmissão de casos.

Confira abaixo os principais tópicos sobre sarampo divulgados pelo Ministério da Saúde.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um 1 ano.

A doença é de distribuição universal e apresenta variação sazonal. Nos climas temperados, observa-se o aumento da incidência no período compreendido entre o final do inverno e o início da primavera. Nos climas tropicais, caso do Brasil, a transmissão parece aumentar depois da estação chuvosa.

O comportamento endêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.

Sintomas

Os sintomas do sarampo incluem febre alta acima de 38,5°C; erupções na pele; tosse; coriza; conjuntivite; e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecidas como sinais de Koplik e que antecedem de um a dois dias antes do aparecimento da erupção cutânea.

Diagnóstico

O diagnóstico laboratorial é realizado mediante detecção de anticorpos IgM no sangue na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até quatro semanas após o aparecimento da erupção cutânea.

Transmissão

Ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença.

A transmissão acontece de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início da erupção cutânea.

O sarampo afeta igualmente ambos os sexos. A incidência, a evolução clínica e a letalidade são influenciadas pelas condições socioeconômicas, nutricionais, imunitárias e àquelas que favorecem a aglomeração em lugares públicos e em pequenas residências.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. O esquema vacinal vigente é de uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e a segunda dose da vacina tetra viral aos 15 meses.

Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos não devem receber a dose. A gestante deve esperar para ser vacinada após o parto.

Caso esteja planejando engravidar, a mulher deve se proteger contra a doença. Um exame de sangue pode dizer se ela já está imune ao sarampo. Se não estiver, ela deve ser vacinada antes da gestação e aguardar pelo menos quatro semanas para engravidar.

Tratamento

Não existe tratamento específico para o sarampo. É recomendável a administração da vitamina A em crianças acometidas pela doença, para reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado.

Para os casos sem complicação, a orientação é manter a hidratação, o suporte nutricional e diminuir a hipertermia. Muitas crianças precisam de quatro a oito semanas para recuperar o estado nutricional que apresentavam antes da doença. Complicações como diarreia, pneumonia e otite média devem ser tratadas de acordo com normas e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Com baixo estoque, MT Hemocentro convoca população para doar sangue

Publicados

em

Foto: Secom-MT
Foto: Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, conclama a população a comparecer à unidade, em Cuiabá, e doar sangue. No momento, a maior necessidade é por doações de sangue dos tipos O negativo e O positivo, embora todos os tipos sanguíneos sejam bem-vindos.

Com os estoques do tipo O em níveis de alerta, a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforça a importância da doação regular.

“Estamos com uma baixa no estoque dos sangues do tipo O. Por isso, precisamos que os doadores venham contribuir, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Lembrando que, independentemente do tipo sanguíneo, todas as doações são muito bem-vindas”, declarou.

Para doar sangue, os interessados devem comparecer em uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto. É preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias.

Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal. Além disso, todos os doadores precisam pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentados e hidratados para realizar a doação.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade e salvar vidas.

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

SES abre inscrições para capacitação em Saúde Pública

Publicados

em

Curso possui carga horária de 40 horas, é gratuito e oferece formato autoinstrucional
Curso possui carga horária de 40 horas, é gratuito e oferece formato autoinstrucional
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), está com inscrições abertas para a capacitação “Educação Permanente em Saúde: Conexões do Pensar, Refletir e Construir Práticas Educativas e Processos de Trabalho”. Com carga horária de 40 horas, o curso é gratuito e autoinstrucional, permitindo que cada participante estude no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade.

A superintendente da ESP-MT, Sílvia Tomaz, ressalta a importância dessa capacitação. “A educação permanente em saúde, coloca os trabalhadores como protagonistas no mundo do trabalho em saúde. O curso pode potencializar que cada profissional esteja sempre preparado para atender às demandas da população. E o melhor é que todos, profissionais da saúde e o público em geral, podem participar e se beneficiar desse conhecimento”, diz.

O curso é dividido em quatro unidades de aprendizagem: Introdução à Educação Permanente em Saúde; A Formação em Serviço e para o Serviço: a Educação Permanente em Saúde na Rede SUS; A EPS no Estado de Mato Grosso: construindo experiências locais; Por onde começar? Levando às necessidades de educação.

Ao final, os participantes receberão um certificado emitido pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. As inscrições podem ser feitas diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESP-MT.

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

MT Hemocentro intensifica campanha itinerante para coleta de sangue no mês de outubro

Publicados

em

Foto: Assessoria | SES-MT
Foto: Assessoria | SES-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, intensifica suas ações itinerantes em outubro para garantir a disponibilidade de sangue no Estado. Com coletas programadas nas cidades de Alto Garças, Cuiabá, Várzea Grande e Nova Mutum, o objetivo é reforçar os estoques e atender à crescente demanda.

As ações itinerantes são realizadas por meio do programa “MT Hemocentro Itinerante”, que conta com a colaboração de diversos parceiros. “Essa parceria é fundamental para ampliar o acesso e a adesão de doadores voluntários. Estamos levando a coleta de sangue diretamente para as comunidades, facilitando a vida dos doadores e aumentando os estoques da hemorrede”, explica a diretora do MT-Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Confira as datas e locais das coletas programadas para outubro:

Alto Garças: 30 de setembro a 3 de outubro (itinerante)

Cuiabá
IFMT: 1 a 3 de outubro (coleta interna)
Sebrae: 10 a 11 de outubro (coleta externa)
Senar e Comper: 8 de outubro (coleta interna)
Shopping Pantanal: 9 a 11 de outubro (coleta externa)
Colégio Master: 15 a 17 de outubro (coleta externa)
Colégio Coração de Jesus: 23 a 24 de outubro (coleta externa)
Maçonaria: 25 de outubro (coleta externa)
Maçonaria: 26 de outubro (coleta interna)
Secretaria de Gestão da Prefeitura, na Praça Alencastro: 31 de outubro (coleta externa)

Várzea Grande
Hospital Metropolitano: 2 a 4 de outubro (coleta externa)
Aeroporto: 29 a 30 de outubro (coleta externa)

Nova Mutum: 21 a 25 de outubro (itinerante)

As doações são seguras e levam cerca de 60 minutos. Para doar sangue, os interessados devem comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem trazer documento de autorização assinados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.

Os interessados em agendar uma doação de sangue na sede do MT Hemocentro podem acessar o Sistema de Agendamento, ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624.

“Convidamos todos a participar. A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Vamos juntos fortalecer nossa rede de apoio”, convida Gian.

Além das ações itinerantes, o MT Hemocentro conta com Unidades de Coleta e Transfusão nos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Serviço

A única sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá, e funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h. A unidade fornece o atestado de comparecimento ao doador e, para quem compareceu e por algum motivo não pôde doar, também é fornecido um comprovante de doação para justificar a falta no trabalho.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana