fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Supremo Tribunal Federal recusa recurso e mantém condenação de Arcanjo

Publicados

em

A condenação do ex-bicheiro, João Arcanjo Ribeiro foi mantida, após o a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir  recusar recurso e manter condenação de 44 anos de prisão pelas mortes de Rivelino Brunini e Fauze Rachid Jaudy.

Recurso do empresário estava para julgamento virtual entre os dias 3 de 14 de setembro. A decisão foi tomada à unanimidade, seguindo voto do relator, o ministro Ricardo Lewandowski. Também foram contrários os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin e Nunes Marques.

Analisando o caso, Lewandowski entendeu que o recurso não merece ser acolhido por “deficiência na fundamentação do agravo regimental”.

O ministro afirmou que os argumentos da defesa do empresário se limitaram a reproduzir apontamentos que já tinham sido feitos anteriormente, de forma que estão dissociados da decisão que, agora, eles recorrem.

O recurso

No STF, Arcanjo tentava derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que reativou sua condenação de 44 anos de prisão, assinada em 2015. Essa sentença havia sido anulada em 2019 pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Entretanto, o Ministério Público Estadual (MPE) conseguiu, em dezembro de 2020, reverter a anulação no STJ.

Arcanjo chegou a recorrer no STJ, onde alegou suspeição da ministra, mas o recurso foi negado. Por isso, ele recorreu ao STF. No entanto, de forma individual, o ministro Ricardo Lewandowski rejeitou o recurso do empresário.

Lewandowski anotou que as alegações da defesa de Arcanjo, feita pelo advogado Paulo Fabrinny Medeiros, não comprovaram que a decisão anterior ofendeu preceitos da Constituição Federal, como a alegação de violação aos princípios do contraditório e da ampla defesa.

Então, Arcanjo recorreu da decisão de Lewandowski. A defesa avaliou que o caso envolve uma situação complexa, e que demanda análise aprofundada, de forma que não pode “ser apreciada a luz do lugar comum das jurisprudências”.

A intenção era que, se o colegiado acolhesse a argumentação, o STF poderia determinar a anulação da decisão do STJ. Assim, abriria possibilidade de que a sentença restabelecida pudesse ser, novamente, derrubada.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sessão na Câmara de Cuiabá é Suspensa por falta de quórum

Publicados

em

Em meio ao cenário eleitoral, onde os pré-candidatos à reeleição já começam a articular suas campanhas, uma cena lamentável marcou a sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (16): a falta de quórum levou à suspensão da reunião semanal.

Com um total de 25 vereadores, a presença de apenas 9 seria suficiente para dar início à sessão. No entanto, nem mesmo esse número mínimo foi alcançado, demonstrando um claro desinteresse por parte dos parlamentares em cumprir suas obrigações no cargo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Motoristas de aplicativo manifestam pedindo segurança e contra morte de colegas em Cuiabá

Publicados

em

 

Na manhã desta terça-feira (16.04), motoristas de aplicativos se reuniram em um protesto diante da Delegacia de Homicídios de Cuiabá. O motivo desse ato de manifestação foi a morte brutal de três colegas de profissão: Márcio Rogério Carneiro, 34 anos; Elizeu Rosa Coelho, 58 anos; e Nilson Nogueira, 42 anos.

Os três motoristas foram sequestrados e assassinados entre os dias 11 e 14 de abril. Após uma intensa investigação, as autoridades conseguiram identificar e capturar os responsáveis pelos crimes: um adulto de 20 anos e dois adolescentes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Dia do desenhista é comemorado com pinturas e dinâmicas de cores

Publicados

em

O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, e além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. A atividade é sempre utilizada nos encontros dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como uma forma de metodologia, mas neste dia 15 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Desenhista, a tarefa foi intensificada em várias unidades sociais do município.

“Ontem durante os encontros as crianças e idosos foram estimulados a expressarem seus desejos e colocarem no papel um sonho, vontade, ou uma imagem que reflete saudade de algo, ou alguém. E o resultado foi positivo uma vez que elas passaram para o papel seus sentimentos. Nos surpreendemos com os desenhos. E essa atividade agradou e muito os participantes do serviço de convivência” destacou a coordenadora de Proteção Básica, Bernadete Miranda.

O desenhista pode ser aquele que se dedica ao desenho livre com apenas papel e lápis, um técnico, um desenhista industrial ou programador visual, enfim é uma forma de expressão, comunicação e satisfação pessoal.

No polo Jardim Alá os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizaram recortes e pinturas em papelão com tinta guache e pinturas em desenhos no papel. No polo da Capela do Piçarão as orientadoras trabalharam com a dinâmica das cores. Já no polo Serra Dourada, as crianças falaram sobre o dia do desenhista e o artista que foi homenageado com a data.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que todos os polos trabalham com temas transversais e com datas comemorativas, buscando valorizar as profissões e pessoas que fizeram história, ou que marcaram uma determinada época. “O Dia Mundial do Desenhista foi criado em homenagem ao aniversário de um dos mais importantes desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci, que nasceu dia 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, na Itália”, lembrou a secretária.

Ela destacou ainda a importância de se criar o planejamento mensal das atividades justamente para não deixar passar datas importantes e que devem ser lembradas. “Neste mês de abril temos datas que não podem ser esquecidas. Ontem, foi o dia do desenhista, no dia 18 vamos comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, e no dia 19 de abril vamos comemorar o dia dos povos indígenas e também o dia do exército brasileiro. Com certeza, as nossas orientadoras estarão nestes dias, elaborando atividades para lembrar e fortalecer essas importantes datas”, completou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana