Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CUIABÁ

Sesc-MT reúne grandes nomes e celebra tradição musical no 4º Festival Mato-grossense de Choro

Publicados

em

Além dos renomados artistas regionais, o evento traz artistas conceituados do Rio de Janeiro e do Distrito Federal
Além dos renomados artistas regionais, o evento traz artistas conceituados do Rio de Janeiro e do Distrito Federal

A quarta edição do “Festival Mato-grossense de Choro” chega ao Sesc Arsenal, oferecendo uma rica programação que destaca a diversidade e a tradição do gênero musical considerado um dos mais autênticos e emblemáticos do Brasil. O evento será realizado nos dias 13, 14, 15 e 17 de setembro, a partir das 18 horas, com exceção de domingo, quando a música começa às 17h40.

Para todos os dias do evento, os organizadores incentivam a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil.

Entre as atrações confirmadas estão a Orquestra Cuiabana de Choro, Choros e Serestas, Encontro das Mulheres do Choro Mato-grossense, e artistas renomados, como Nilze Carvalho (RJ), indicada ao Emmy Internacional em 2022, na categoria de Melhor Série de Curta Duração por sua participação na série “O Som do Vinil”, do Canal Brasil; o grupo Choro na Rua (RJ), liderado por Silvério Pontes desde 2016, e Reco do Bandolim & Choro Livre (DF), criado há 30 anos, e conhecido tanto nacional quanto internacionalmente.

Além das apresentações, o festival contará com duas oficinas “masterclass” ministradas por Silvério Pontes, renomado trompetista e um dos maiores expoentes do Choro, e Rogério Caetano, destacado violonista brasileiro, reconhecido por sua excelência no violão de 7 cordas, especialmente no estilo Choro. Para participar das oficinas é preciso fazer a inscrição antecipada por meio dos links disponibilizados abaixo. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de setembro.

Também conhecido como “chorinho”, o Choro é o primeiro gênero de música popular instrumental brasileira, surgido no Rio de Janeiro no final do século XIX. Caracterizado por sua complexidade rítmica, melódica e harmônica, o Choro é uma fusão de danças de salão europeias, como a polca e a valsa, com a música popular portuguesa e as influências africanas, que juntos criaram um estilo único e vibrante. A improvisação e a interação entre os músicos são elementos-chave que conferem ao choro sua espontaneidade e vivacidade.

Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, o evento é uma oportunidade imperdível para os amantes da música e para aqueles que desejam conhecer mais sobre este estilo que é, ao mesmo tempo, sofisticado e popular, e que continua a encantar plateias em todo o Brasil. “O Festival Mato-grossense de Choro não apenas celebra essa rica tradição musical, mas também oferece um espaço para o encontro de gerações, e o Sesc Arsenal desempenha um papel de extrema relevância para a valorização e preservação da herança cultural do choro”, afirmou.

Para entrar no clima do Festival Mato-grossense de Choro, uma playlist especial foi criada. Clique aqui para ouvir: https://spoti.fi/3Z8Jdjr

Confira abaixo a programação completa:

Dia 13 – Sexta-feira
13h30 – Oficina: Masterclass de “Violão de 7 cordas no Choro” com Rogério Caetano – link para inscrição: https://bit.ly/oficinaviolao7cordas

18h – Apresentação: Choros e Serestas (MT)
20h – Apresentação: Choro na Rua (RJ)

Dia 14 – Sábado
09h – Oficina de Música – Masterclass de “Interpretação no Choro” com Silvério Pontes – link para inscrição https://bit.ly/oficinainterpretaçãonochoro<https://bit.ly/oficinainterpreta%C3%A7%C3%A3onochoro>

18h30 – Apresentação: Encontro das Mulheres do Choro Mato-grossense (MT)
20h15 – Apresentação: Nilze Carvalho (RJ)

Dia 15 – Domingo
17h40 – Orquestra Cuiabana de Choro (MT)
19h30 – Reco do Bandolim & Choro Livre (DF)

Dia 17 – Terça-feira
18h – Roda de Choro

SERVIÇO:
4º Festival Mato-grossense de Choro
Local: Sesc Arsenal
Quando: dias 13, 14, 15 e 17 de setembro

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Prefeitura adota medidas para orientar sobre o coronavírus

Publicados

em

Pertencentes a uma grande família viral, o coronavírus que é conhecido desde meados de 1960 reapareceu na China neste ano. Embora na maioria dos casos as complicações sejam consideradas leves e moderadas pela semelhança com resfriado, alguns podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Desde o reaparecimento até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) computa 24.554 casos confirmados de coronavírus, dos quais 24.363 na China, o que representa 99% de todos os casos notificados no mundo. Deste total, 491 pessoas perderam a vida com esse surto.  Frente ao impacto, especialmente pelo fato de poder se espalhar rapidamente para outros países, a OMS declarou no fim de janeiro que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Diante disso, a Prefeitura de Cuiabá está por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, adotando uma série de medidas que visam orientar sobre como evitar o contágio e ainda atender de forma correta e humanizada casos suspeitos que por ventura surgirem na Capital. Dentre elas, estão capacitações para os servidores de UPAs e Policlínicas e de unidades básicas de Saúde e ainda o alinhamento de fluxo de atenção aos casos suspeitos. Com as ações, toda a rede SUS estará apta a realizar os primeiros atendimentos aos sintomas. Havendo suspeita, o paciente será referenciado para o antigo Pronto Socorro para o atendimento hospitalar/internação.

“Sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, nos reunimos com toda a equipe técnica da SMS para buscarmos meios de acolher, orientar e ofertarmos atenção máxima à população cuiabana que, assim como a do resto do mundo, está se vendo amedrontada diante do novo vírus”, frisou o secretário de Saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

Além do suporte médico, a SMS emitiu por meio da Vigilância em Saúde um informativo técnico à população objetivando sanar dúvidas sobre o novo coronavírus.

Veja informativo na íntegra:

INFORMATIVO: DOENÇA RESPIRATÓRIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (2019 – nCov) – Cuiabá, 05.02.2020

Um novo vírus, coronavírus, tem causado doença respiratória com casos recentemente registrados na China. Pertencentes a uma grande família viral os coronavírus são conhecidos desde meados de 1960 e causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais, geralmente leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

Entretanto, alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quinta-feira (30.01.2020), em Genebra, na Suíça, que o surto do novo coronavírus (2019-nCoV) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

O principal motivo dessa declaração não diz respeito ao que está acontecendo na China, mas o que está acontecendo em outros países. A maior preocupação é o potencial do vírus para se espalhar por países com sistemas de saúde mais fracos e mal preparados para lidar com ele.

Atualmente, há 24.554 casos confirmados de coronavírus, dos quais 24.363 na China, que representa 99% de todos os casos notificados no mundo. Ao todo, 491 pessoas perderam a vida com esse surto, sendo um dos óbitos fora da China, em Filipinas.

Fora da China, existem 191 casos em 24 países incluindo 8 casos de transmissão de humano para humano em países como: Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos da América. Até às 12h de quarta-feira (05.02.2020), o Ministério da Saúde informou que monitora 11 casos suspeitos de possível relação com a infecção humana pelo novo coronavírus, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China somente devam ser realizadas em casos de extrema necessidade.

As pessoas vindas desta localidade nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser consideradas casos suspeitos.

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação entre pessoas (contaminação por contato) está ocorrendo podendo ser pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

· Gotículas de saliva;

· Espirro;

· Tosse;

· Catarro;

· Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

· Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os quadros respiratórios como resfriados, gripes e pneumonias são causados por diversos microorganismos. Assim que os primeiros sintomas respiratórios surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. São eles:

 · Febre.

 · Tosse.

· Dificuldade para respirar.

 O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

· Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

 · Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

· Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos após;

· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

· Manter os ambientes bem ventilados;

· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

· Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Diante dessa preocupante situação, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem adotado as seguintes condutas técnicas:

· Participação em web e vídeo conferências promovidas pelo Ministério da Saúde;

· Acompanhamento da situação por meio dos boletins epidemiológicos emitidos pelo Ministério da Saúde (MS)/Organização Mundial da Saúde(OMS)

· Participação em encontros técnicos multissetoriais para definir ações e estratégias de ação em consonância com as instruções do Ministério da Saúde/OMS;

· Organização da rede de assistência e acompanhamento do paciente;

· Estabelecimento de Hospital-Referência para suporte inicial;

· Elaboração e divulgação de material informativo para a população e profissionais de saúde;

· Elaboração e divulgação de material técnico para profissionais de saúde;

· Levantamento de necessidades emergenciais para atendimento de qualidade em caso de suspeitos em nosso município;

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura publica convocações de aprovados na função de TDI

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta segunda-feira (03), os editais de convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação para a função de Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI).

Os convocados devem comparecer à Secretaria de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, nos dias 4 e 5 de fevereiro, nos horários definidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição.

Eles devem ler atentamente os editais, que trazem informações sobre dias e horários de comparecimento ao órgão, além dos documentos que devem ser entregues.

Aquele que não comparecer nos dias e horários previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, serão chamados os classificados na sequência.

As convocações se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 005/2019/GS/SME, publicadas no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso nº 1756, de 22/10/2019, página 50 a 62, realizado pela Secretaria Municipal de Educação no ano passado, para o ano letivo de 2020.

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Bairro Terra Nova ganha novo espaço de lazer

Publicados

em

Conforme planejado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá entrega nesta quinta-feira (30) uma nova praça pública na Capital. Desta vez, o espaço de lazer foi construído no Terra Nova e beneficiará cerca de 3 mil moradores da comunidade, além da população de dezenas de bairros circunvizinhos. A solenidade de inauguração acontece, às 19h, na Avenida A.

A entrega da praça pública atende um sonho antigo dos moradores do Terra Nova que, em setembro deste ano, completa 31 anos de fundação. O espaço, que já era tradicionalmente utilizado pela população, foi completamente revitalizado por meio de um trabalho coordenado pelas secretarias municipais de Serviços Urbano e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

O local conta agora com pista de caminhada, iluminação de LED, bancos e lixeiras, uma academia ao ar livre e playground. O espaço ainda recebeu os serviços de jardinagem e paisagismo, instalação de um novo abrigo para passageiros do transporte coletivo, e ganhará a colocação de um ponto de táxi.

Igualmente, a quadra poliesportiva existente no espaço foi totalmente recuperada. A estrutura ganhou um novo alambrado, iluminação, pintura e outras melhorias que asseguram a prática de esportes como futsal, vôlei, basquete e hóquei de patins. A Avenida A também teve seu canteiro central revitalizado, recebeu uma nova iluminação e sinalização horizontal e vertical.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde sua implantação, em 2017, esse trabalho já resultou na criação de mais de 50 praças e dois parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana