Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Barra do Garças

Serviço de Inspeção Municipal garante produtos de qualidade em Barra do Garças

Publicados

em

Cresce a cada dia, em Barra do Garças, o número de empresas registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural, o órgão vem conseguindo atingir seu objetivo de controlar a fabricação, a manipulação e distribuição dos produtos de origem animal.

Implantado em 2013 pelo prefeito Roberto Farias, o Serviço de Inspeção Municipal busca incentivar as empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade para ofertar ao consumidor, alimentos com qualidade. Hoje 18 empresas já estão registradas, sendo 12 ativas e outras seis na fase do pré-registro.

Segundo o coordenador do SIM, o médico veterinário Jeová Ferreira da Silva, a implantação do Serviço de Inspeção foi de fundamental importância para Barra do Garças. Ele explica que o registro no SIF (Serviço Federal de Fiscalização) é oneroso para o empresário e o SIM chegou com o objetivo de colaborar e aliviar os altos custos para a pequena e média empresa, e para os empreendedores.

“Com o Selo SIM a empresa poderá comercializar os produtos de origem animal, como embutidos cárneos (linguiças cortes especiais, almondegas, quibes, produtos temperados, frangos caipiras, suínos e bovinos), queijo, ovos, mel, doces e outros gêneros com qualidade. O órgão estará inspecionando o local e a higienização do produto oferecido ao consumidor”, destacou.

As empresas ou empreendedores que queiram registrar o seu estabelecimento no SIM, o trâmite é simples. De acordo com Jeová Ferreira, não há burocracia. “Os interessados devem procurar a Secretaria de Indústria e Comercial e no Departamento de Inspeção Municipal, protocolar o requerimento solicitando o registro para uma determinada atividade na produção de original animal e o órgão analisará o pedido para a concessão final”, ressaltou.

Selo Arte

De acordo com o coordenador do SIM, com a aprovação do Selo Arte, criado pela Lei 049/2019, que permite o comércio artesanal do meio rural, a procura pelo registro aumentou significativamente nos últimos dias.

A preocupação dos as empresas, segundo ele, é com a adequação dos estabelecimentos para a produção desses produtos da agricultura familiar que até então estavam proibidos de serem comercializados justamente pela falta de inspeção.

“O SIM dá essa oportunidade para que todos possam se adequar, produzir e comercializar seus produtos devidamente inspecionados, ou seja, com o registro não há risco de apreensão dos produtos porque já levam o selo de qualidade”, resume.

 

Fonte: Prefeitura Barra do Garças

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra do Garças

SES é notificada sobre sexta morte por Covid-19 em MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi informada, nesta segunda-feira (20.04), sobre mais uma morte por Covid-19 em Mato Grosso – sendo este o sexto óbito do Estado. A morte foi registrada pelo município de Barra do Garças, que de acordo com o último Boletim Epidemiológico do Estado, possuía apenas um caso confirmado de coronavírus.

A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde e deve constar no próximo Boletim, que será publicado no fim da tarde desta segunda-feira (20).

De acordo com os Boletins da SES, as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso envolveram residentes dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Aripuanã.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Garças

Córrego transborda e casas são inundadas durante temporal

Publicados

em

Após um forte temporal registrado nesta quarta-feira (29), em Barra do Garças ( a 516 km de Cuiabá), o córrego Fundo, que passa ao lado da Avenida Senador Valdon Varjão, transbordou e inundou parte da pista.

O trânsito ficou interrompido por cerca de 40 minutos, formando uma fila de carros, até que a água baixou e os veículos puderam passar.

Ainda houveram relatos de casas inundadas nos bairros Nova Barra, São José e Vila Maria. Alguns lugares, principalmente na área central da cidade, tiveram quedas de energia elétrica.

Sobre as interrupções, a concessionária de energia elétrica, informou que está trabalhando para localizar o problema e corrigir de forma definitiva pra que não volte a acontecer.

Por conta da grande quantidade de chuvas que tem caído na região, técnicos da Defesa Civil estarão na primeira em Barra do Garças, para averiguar a situação de risco das casas que ficam nas encostas do Parque Estadual da Serra Azul.

Na semana que vem, os técnicos do Serviço Geológico do Brasil devem  fazer a análise das edificações e tomar as medidas necessárias para a prevenção de desastres naturais nesta época de chuvas.

Um plano de contingência também está sendo elaborado para ser apresentado no dia 14 de fevereiro ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Com informações do G1-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Garças

Prefeitura de Barra do Garças propõe parceria com o Rotary durante visita do governador do Distrito 4440

Publicados

em

A prefeitura propôs nessa quinta-feira (21), uma parceria com o Rotary Clube Barra do Garças e Barra do Garças Águas Quentes durante a visita do governador do Distrito 4440, Washington Calado Barbosa. A proposta prevê a administração da Casa de Velório ou o futuro Asilo dos Idosos que será construído em 2020 pela Prefeitura na estrutura da Casa Crisálida.

O prefeito destacou o trabalho social realizado pelo Rotary, mas cobrou dos clubes uma participação mais efetiva em questões que são entraves para o município e que poderiam ser destravadas pelas entidades. Além de proposta de parceria, o prefeito acredita que o governador do Rotary poderia trazer para Barra do Garças ações que já são desenvolvidas em outros municípios.

O município irá construir um asilo com capacidade para 50 idosos e é aí que o Rotary poderia entrar como gestor. A Prefeitura sozinha não tem condições de gerir uma entidade tão importante como esse futuro asilo e com o envolvimento do clube aliviaria um pouco sobrecarga. Todas as despesas serão custeadas pelo poder público. A proposta é que a gestão seja compartilhada.

O prefeito ainda sugeriu ainda, caso não seja possível a administração do asilo, a gestão da Casa de Velório, que está passando por reformas. Nessa sugestão, o presidente do Rotary Clube Águas Quentes, o advogado Aridaque Neto informou que levará a proposição a votação na próxima reunião do clube. Ele não descartou a possibilidade, porém, depende do aval dos associados.

O governador do Rotary, Washington Calado, prometeu se empenhar para trazer à Barra do Garças ações que a entidade já desenvolve em outros municípios e apoiar os clubes local caso faça a opção pela administração de uma das entidades propostas pelo prefeito.

O presidente do Rotary Clube Barra do Garças, Jovelino Dallabrida, acompanhado por membros dos dois clubes, também participou da visita ao prefeito Roberto Farias.

Fonte: Prefeitura Barra do Garças

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana