Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Barra do Garças

Secretária de Barra do Garças conhece potencialidades e destaca pontos em comum entre o Programa de Regionalização do Turismo do MTUR com a Liga do Araguaia

Publicados

em

A Secretária de Turismo de Barra do Garças, Mônica Porto, visitou no último final de semana (6 e 7), propriedades rurais que fazem parte da Liga do Araguaia no município de Cocalinho, que faz parte do roteiro Portal do Araguaia do Mapa do Turismo do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo.

A representante de Barra do Garças foi uma das convidadas especiais do empresário Caio Penido, proprietário de uma das áreas que já estão visando a exploração do turismo sustentável de forma ordenada, uma das metas da Liga do Araguaia. No final de semana, o empresário promoveu na Fazenda Água Viva, um Dia de Campo denominado “Pecuária Sustentável no Vale do Araguaia”, que alia três vertentes: a agropecuária, o turismo em área rural e a sustentabilidade. O evento contou com fazendeiros da região que fazem parte da Liga do Araguaia e pessoas ligadas a projetos de turismo em área rural.

Durante dois dias, Mônica Porto, ao lado de vários agropecuaristas, do ator Victor Fasano, do biólogo e apresentador Richard Rasmussen e da gerente da agência Sebrae de Barra do Garças, Lidiane Ângelo, conheceu de perto o potencial turístico existente nas fazendas Água Preta e Água Viva, como a Gruta Azul, as praias do Rio das Mortes (com passeio de barco), a Ilha da Anta, lagos espetaculares, o Fervedouro (nascentes naturais de águas cristalinas e peixes coloridos formando um aquário natural), cavernas calcárias, uma igrejinha católica e um cruzeiros utilizados pela Missão Salesiana para a evangelização das comunidades indígenas.

“São belezas que integrarão o Programa de Regionalização do Turismo, formado por Barra do Garças, Cocalinho, Nova Xavantina, Canarana, Campinápolis, Ribeirão Cascalheira e Querência, e que serão exploradas de forma sustentável em propriedades rurais após a formatação dos produtos turísticos. Hoje esses locais estão em propriedades que fazem parte da Liga do Araguaia, que reúne mais de 70 fazendas”, destacou a secretária.

Mônica Porto estará auxiliando a Liga, juntamente com a Secretaria Adjunta de Turismo do Estado de Mato Grosso e o Sebrae, para a inserção deste potencial no Programa de Regionalização do Turismo, na emissão da certificação ambiental e na questão de segurança de uso através do Corpo de Bombeiros, culminando com a consultoria para a formatação dos produtos turísticos que poderão ser ofertados no mercado. “Este projeto é de fundamental importância pois estes atrativos vão elevar o patamar da região em todo o país”, ressalta a secretária.

Curso de guia de turismo

A capacitação também é uma importante vertente neste processo. Já foi solicitado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação a realização de um curso de nível técnico para a formação dos profissionais que irão atuar nesta área. Os interessados podem procurar a Secretaria de Turismo de Barra do Garças para manifestar o interesse.

 

Fonte: Prefeitura Barra do Garças

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra do Garças

SES é notificada sobre sexta morte por Covid-19 em MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi informada, nesta segunda-feira (20.04), sobre mais uma morte por Covid-19 em Mato Grosso – sendo este o sexto óbito do Estado. A morte foi registrada pelo município de Barra do Garças, que de acordo com o último Boletim Epidemiológico do Estado, possuía apenas um caso confirmado de coronavírus.

A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde e deve constar no próximo Boletim, que será publicado no fim da tarde desta segunda-feira (20).

De acordo com os Boletins da SES, as outras mortes causadas em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso envolveram residentes dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Aripuanã.

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Garças

Córrego transborda e casas são inundadas durante temporal

Publicados

em

Após um forte temporal registrado nesta quarta-feira (29), em Barra do Garças ( a 516 km de Cuiabá), o córrego Fundo, que passa ao lado da Avenida Senador Valdon Varjão, transbordou e inundou parte da pista.

O trânsito ficou interrompido por cerca de 40 minutos, formando uma fila de carros, até que a água baixou e os veículos puderam passar.

Ainda houveram relatos de casas inundadas nos bairros Nova Barra, São José e Vila Maria. Alguns lugares, principalmente na área central da cidade, tiveram quedas de energia elétrica.

Sobre as interrupções, a concessionária de energia elétrica, informou que está trabalhando para localizar o problema e corrigir de forma definitiva pra que não volte a acontecer.

Por conta da grande quantidade de chuvas que tem caído na região, técnicos da Defesa Civil estarão na primeira em Barra do Garças, para averiguar a situação de risco das casas que ficam nas encostas do Parque Estadual da Serra Azul.

Na semana que vem, os técnicos do Serviço Geológico do Brasil devem  fazer a análise das edificações e tomar as medidas necessárias para a prevenção de desastres naturais nesta época de chuvas.

Um plano de contingência também está sendo elaborado para ser apresentado no dia 14 de fevereiro ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Com informações do G1-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Barra do Garças

Prefeitura de Barra do Garças propõe parceria com o Rotary durante visita do governador do Distrito 4440

Publicados

em

A prefeitura propôs nessa quinta-feira (21), uma parceria com o Rotary Clube Barra do Garças e Barra do Garças Águas Quentes durante a visita do governador do Distrito 4440, Washington Calado Barbosa. A proposta prevê a administração da Casa de Velório ou o futuro Asilo dos Idosos que será construído em 2020 pela Prefeitura na estrutura da Casa Crisálida.

O prefeito destacou o trabalho social realizado pelo Rotary, mas cobrou dos clubes uma participação mais efetiva em questões que são entraves para o município e que poderiam ser destravadas pelas entidades. Além de proposta de parceria, o prefeito acredita que o governador do Rotary poderia trazer para Barra do Garças ações que já são desenvolvidas em outros municípios.

O município irá construir um asilo com capacidade para 50 idosos e é aí que o Rotary poderia entrar como gestor. A Prefeitura sozinha não tem condições de gerir uma entidade tão importante como esse futuro asilo e com o envolvimento do clube aliviaria um pouco sobrecarga. Todas as despesas serão custeadas pelo poder público. A proposta é que a gestão seja compartilhada.

O prefeito ainda sugeriu ainda, caso não seja possível a administração do asilo, a gestão da Casa de Velório, que está passando por reformas. Nessa sugestão, o presidente do Rotary Clube Águas Quentes, o advogado Aridaque Neto informou que levará a proposição a votação na próxima reunião do clube. Ele não descartou a possibilidade, porém, depende do aval dos associados.

O governador do Rotary, Washington Calado, prometeu se empenhar para trazer à Barra do Garças ações que a entidade já desenvolve em outros municípios e apoiar os clubes local caso faça a opção pela administração de uma das entidades propostas pelo prefeito.

O presidente do Rotary Clube Barra do Garças, Jovelino Dallabrida, acompanhado por membros dos dois clubes, também participou da visita ao prefeito Roberto Farias.

Fonte: Prefeitura Barra do Garças

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana