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Carros e Motos

Quiz: você seria capaz de acertar 10 perguntas sobre o mundo automotivo?

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 Você pode ser o maior conhecedor de videogames retrô do seu círculo de amizades, mas com certeza tem um amigo que lembra detalhes de todos os filmes que já assistiu. Quem gosta de música também possui um grande acervo mental sobre os mais diversos gêneros e épocas.

No nosso caso, gostamos de carros, e queremos saber o quanto nossos leitores também estão antenados neste universo. Para tal, preparamos um quiz automotivo
com algumas questões bem simples, e outras um tanto quanto complexas para a memória, sobre a indústria brasileira. Será que você é capaz de acertar?

É normal que alguns carros sirvam de origem para outros. Apesar de ser um projeto nacional, nosso Chevrolet Opala
tinha um representante fora do país. O fato mais interessante é que até mesmo os europeus acham o nosso modelo mais bonito. Será que você consegue adivinhar qual, entre os modelos acima, deu origem?

A injeção eletrônica surgiu da necessidade de tornar os motores a combustão em alternativas mais sustentáveis e eficientes. O sistema faz com que o motor trabalhe com uma mistura adequada de oxigênio e combustível, reduzindo até mesmo as emissões de poluentes. O primeiro modelo com este sistema no Brasil foi o Gol GTI. Lembra em que ano foi lançado?

Em 1986, a Argentina foi campeã da Copa do Mundo do México, “Top Gun” e “Curtindo a Vida Adoidado” chegaram às telonas de todo o mundo e Alain Prost foi bicampeão mundial de Fórmula 1. Será que você lembra qual era o carro mais vendido do Brasil nessa época?

Ainda durante sua campanha em meados de 1990, Fernando Collor desferiu que os carros brasileiros eram verdadeiras “carroças”, prometendo abrir o mercado para os importados. Para o presidente que deixou o cargo em 1992, isso poderia melhorar a competitividade do mercado e promover o lançamento de produtos mais modernos.

Motores turbo têm muitas vantagens. Entre elas, podemos colocar uma luz sobre a eficiência energética e maior entrega de desempenho. Um claro reflexo do downsizing,
que propõe motores menores e mais eficazes para automóveis. Qual dos modelos acima não conta com motor turbo?

Triste fim para o Ford Fiesta
, que será descontinuado assim que a fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP) fechar as portas. O modelo chegou ao Brasil em 1995, importado da Espanha. No ano seguinte, foi nacionalizado, sendo produzido até 2019. Quantas gerações o modelo teve neste período?

Apesar da modernização das linhas de montagem, ainda temos alguns “dinossauros” em linha no Brasil. O mais antigo entre eles foi lançado em 1997, inaugurando uma categoria inédita. Será que você consegue adivinhar qual?

Os novos propulsores 1.0 são alguns dos mais modernos do mercado. Além do turbocompressor, contam com três cilindros que, em tese, melhoram a entrega do torque por conta do volume interno. Mas alguns carros ainda aparecem com motores antiquados. Você consegue adivinhar qual entre estes sedãs é o mais lento do Brasil? Uma dica: ele vai de 0 a 100 km/h em longos 16,5 segundos.

Em tempos de gasolina cara, investir em um modelo gastão é assinar o cartão de fidelidade do posto da esquina. As coisas estão melhorando, mas alguns carros beberrões ainda aparecem como modelos zero quilômetro nas concessionárias. Qual é o destaque entre eles?

Precisamos de mais carros como o Renault Sandero RS no Brasil, Trata-se de um esportivo legítimo e que cabe no bolso! Por sorte, a Volkswagen está para lançar uma versão esportivada do Polo GTS, resgatando a sigla do antigo Gol dos anos 90. Mas você lembra qual é a potência do Sandero RS?

Quantas questões você acertou no quiz automotivo
? Compartilhe com a gente nos comentários.

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Honda é destaque no mercado automobilístico

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Há 48 anos a Honda dava início às suas operações no Brasil. Hoje a Honda é uma marca célebre, sua competência e beleza no universo automobilístico a colocaram num patamar destacado. Falar seu nome é sinônimo de qualidade e autonomia. Segurança, qualidade e versatilidade são atributos comuns aos seus produtos e valorizados por todos os clientes da marca.

Sempre preocupada com a segurança no trânsito, com a tecnologia de seus produtos e com o atendimento ao cliente, comprovou o sucesso da empresa, criando novos modelos, ampliando a carta de opções, estourando no mercado com um número exorbitante de vendas. Todos podem usufruir dos produtos, que facilitam o dia a dia das pessoas, com a mais alta qualidade, a um preço justo, atendendo às demandas da sociedade de forma sustentável, se esforçando para que os processos e produtos sejam cada vez mais amigáveis ao meio ambiente.

A Honda continua a trilhar os caminhos do sucesso no desempenho, prezando o meio ambiente, conforto e durabilidade do produto, mantendo o padrão de qualidade e sempre inovando em tecnologia.

Honda Auto Campo

A concessionária Honda Auto Campo, está estabelecida em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Trazendo confiabilidade e os melhores produtos para o Estado, oferecendo também todo o serviço de assistência técnica a seus clientes

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Veja os 10 carros mais vendidos na América Latina até abril

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Motor Show

Modelo mais vendido do mercado brasileiro, o Chevrolet Onix foi também o carro mais comercializado na América Latina até abril, aponta um levantamento realizado pela consultoria
Focus2Move

. O hatch compacto brasileiro somou 85.774 unidades no período e superou o vice-líder Ford Ka (54.076). Além do Onix e do Ka, a lista dos 10 modelos mais vendidos traz ainda nove modelo que são produzidos no Brasil. Confira abaixo a relação completa entre os carros mais vendidos.

1 – Chevrolet Onix: 85.774 unidades


Chevrolet Onix
Divulgação

Chevrolet Onix segue como o modelo mais vendido na América Latina e no Brasil, onde lidera há quatro anos

2 – Ford Ka: 54.076 unidades


Ford Ka
Divulgação

Ford Ka em segundo lugar é outra coincidência com o ranking de vendas no Brasil. Acaba de ganhar versão 1.0 FreeStyle

3 – Toyota Hilux: 42.905 unidades


Toyota Hilux
Divulgação

Toyota Hilux na terceira colocação é uma surpresa levando em consideração a posição da picape no mercado brasileiro

4 – Nissan Versa: 39.372


Nissan Versa
Divulgação

Nissan Versa consegue o quarto lugar entre os carros mais vendidos da América Latina e logo deve ganhar retoques

5 – VW Gol: 36.386 unidades


Volkswagen Gol
Divulgação

Volkswagen Gol aparece em quinto lugar, mostrando que ainda tem boa aceitação no mercado latino-americano

6 – Hyundai HB20: 35.381 unidades


Hyundai HB20
Divulgação

Hyundai HB20 está prestes a mudar. Nova geração baseada no protótipo Saga chega no segundo semestre

7 – Chevrolet Prisma: 33.056 unidades


Chevrolet Prisma
Roberto Assunção

Chevrolet Prisma da atual geração vai continuar sendo vendido mesmo com a chegada da nova, no final do ano

8 – Renault Kwid: 31.584 unidades


Renault Kwid
Roberto Assunção

Renault Kwid teve um começo complicado no mercado, mas agora suas vendas deslancharam, principalmente no Brasil

9 – Renault Sandero: 28.681 unidades


Renault Sandero
Divulgação

Renault Sandero é outro modelo entre os 10 mais vendidos da América Latina que vai ganhar novidades até o fim do ano

10 – Nissan Kicks: 28.168 unidades


Nissan Kicks
Divulgação

Nissan Kicks tem a melhor posição do ranking dos mais vendido da América Latina entre os SUVs

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Balanço do semestre: quem ganhou, quem perdeu e o que esperar até o fim do ano

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Balanço do semestre consegue nos mostrar algumas tendências para o fechamento do ano

Mesmo com greve dos caminhoneiros e Copa do Mundo, o mercado automotivo brasileiro caminha para o segundo ano de recuperação. Passados os primeiros seis meses, já são 1.127.217 veículos emplacados no Brasil, entre automóveis e comerciais leves. Na comparação com o mesmo período de 2017, o positivo balanço do semestre aponta crescimento de consideráveis 13,7%.

Não fosse o clima de incerteza com as eleições de outubro e a indefinição do Rota 2030, que deveria ter entrado em vigor em janeiro, teríamos no país uma onda muito maior de investimentos por parte da indústria automobilística, que interferiria no balanço do semestre .

Muitos planos continuam na geladeira, mas o Salão do Automóvel, em novembro, será um termômetro do que as marcas estão preparando para os próximos anos.

Enquanto ele não chega, o balanço do semestre consegue nos mostrar algumas tendências para o fechamento do ano. Vamos ver a seguir como está cada segmento do mercado, e o que pode acontecer até o fim do ano.

SUVs

Jeep Compass segue o SUV mais vendido, com Honda HR-V na 2ª colocação
Divulgação

Jeep Compass segue o SUV mais vendido, com Honda HR-V na 2ª colocação

Desde 2015, este segmento não para de crescer no Brasil. Começou com os modelos compactos, e depois extrapolou para os médios. Os primeiros seis meses mostram que o fôlego do Jeep Compass continua. Ele já teve 28.194 unidades emplacadas, muito à frente dos SUVs de seu porte, e 5 mil a mais que o Honda HR-V, líder dos compactos.

Tudo indica que o Jeep caminha para o bicampeonato do segmento, mesmo com a ameaça de novos modelos como Chevrolet Equinox (2.354), VW Tiguan (1.201) e o Toyota RAV4 mais acessível (2.190). Dos modelos maiores, os que mais se aproximam dele são Toyota SW4 (6.142), Hyundai ix35 (4.514) e Kia Sportage (2.997). O que mais deve crescer no segundo semestre é o recém-lançado Tiguan Allspace.

No andar de baixo, a briga continua acirrada, a ponto de ficar difícil apostar em qual chegará à frente no fim do ano: o líder HR-V (23.149) está em viés de baixa, mas terá retoques visuais em breve. O mesmo ocorrerá com o Jeep Renegade (21.430), que cresce impulsionado por Vendas Diretas. Nissan Kicks (21.837) e Hyundai Creta (20.152) ainda estão em viés de alta e podem surpreender.

O pioneiro Ford EcoSport (15.988) e o Chevrolet Tracker (13.440) reagiram após mudanças, mas ficam num patamar distante dos líderes. Curioso é tentar entender o que a Honda pretendeu com o WR-V, que teve apenas 7.975 unidades vendidas. Ele não vingou, e ainda atrapalhou as vendas do HR-V. A grande novidade para este ano será o SUV compacto da VW, o T-Cross, que chega próximo do Salão.

Hatches compactos

Chevrolet Onix segue na liderança, com quase a soma do segundo e do terceiro: Hyundai HB20 (50.419) e Ford Ka (48.262)
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Chevrolet Onix segue na liderança, com quase a soma do segundo e do terceiro: Hyundai HB20 (50.419) e Ford Ka (48.262)

Já falamos no ano passado que, para este segmento de maior volume, um é pouco, dois é bom, três é demais. E isso fica novamente comprovado com o desempenho absurdo da Chevrolet com o convívio das duas gerações do Onix (a versão Joy, de entrada, ainda não evoluiu). O modelo da GM teve 89.620 unidades emplacadas, quase a soma do segundo e do terceiro: Hyundai HB20 (50.419) e Ford Ka (48.262).

A Volkswagen assumiu a liderança de vendas de compactos, com 97.835 unidades, mas para isso precisa de quatro modelos, três deles em baixa: Gol (32.512), Fox (18.688) e Up (9.797). Esses dois últimos não deverão ter vida longa na gama VW. Mas o que alegra os executivos e concessionários é o novo Polo, com 34.138 emplacamentos. Ele é disparado o compacto premium mais vendido do país, sucesso instantâneo, e com margem de lucro melhor que dos outros três modelos pequenos da marca.

O mesmo raciocínio vale para a Fiat, que vendeu 58.086 compactos, na soma de Mobi (24.997), Uno (4.761) e Argo (27.983), além de um resquício de Palio. Aliás, pelos números, fica claro que o Uno caminha para uma merecida despedida, restando a dupla Mobi e Argo. Este vai bem, mas aquém do sucesso do Polo. Pelos planos apresentados pela FCA em junho, a Fiat deverá apostar cada vez mais em crossovers, e menos em carros de passeio.

A Renault também colhe os resultados de uma dupla bem planejada. O Sandero (25.093) mantém bom ritmo de vendas, enquanto o subcompacto Kwid (29.678), com seu estilo crossover, finalmente embalou no mercado.

A Toyota viu diminuir as vendas do Etios (19.509), mas aposta no sucesso do Yaris, que chega este mês às lojas com expectativa de bons volumes. Já a Ford comemora os bons resultados do Ka, que terá leves retoques e novidades mecânicas a partir deste mês. Já o Fiesta (8.977) está cada vez mais esquecido.

Sedãs compactos

Chevrolet Prisma reproduz o sucesso de seu
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Chevrolet Prisma reproduz o sucesso de seu “irmão” hatch, com praticamente o dobro do 2º colocado Voyage

Aqui, o território ainda é da GM, mas com forte ameaça da VW. O líder Prisma (32.015) vendeu o dobro do VW Voyage (15.282). Mas no andar de cima, onde os lucros são maiores, o Chevrolet  Cobalt (8.309) perdeu muito mercado para o VW Virtus (16.937), novidades deste ano que ainda está em viés de alta.

Na sequência vêm Ka Sedan (16.937), em alta, Hyundai HB20S (15.446), Toyota Etios (14.927), Nissan Versa (12.907) e o ainda novo (e crescente) Fiat Cronos (11.185). Assim como no segmento hatch, a novidade do semestre será o Toyota Yaris Sedã, que chega este mês.

Sedãs médios

O Corolla é um dos responsáveis por manter a Toyota entre os três fabricantes de maior sucesso no mundo
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O Corolla é um dos responsáveis por manter a Toyota entre os três fabricantes de maior sucesso no mundo

A resiliência do Toyota Corolla é algo impressionante. Mesmo sem grandes novidades, ele se mantém no Top 10 de vendas, com 28.554 unidades emplacadas no semestre. Deve sofrer um pouco de canibalização com a chegada do Yaris Sedã, mas nada que ameace sua supremacia. O Honda Civic (13.142), bem mais atual, não chega à metade do Corolla, muito menos o competente Chevrolet Cruze (9.705).

Fora esses três modelos, não há nenhum outro sedã médio com volume de vendas relevante, o que comprova que o segmento está perdendo muito espaço para os SUVs e para os compactos premium. Assim, caminha para virar um nicho de mercado, por incrível que pareça. O único lançamento importante a caminho é a nova geração do VW Jetta, nada que possa causar grande frisson no mercado.

Picapes

As vendas diretas são a grande salvação para as vendas do Fiat Strada
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As vendas diretas são a grande salvação para as vendas do Fiat Strada

Entre as pequenas, nenhuma novidade. A Fiat Strada continua na frente (32.505), e aumentou a vantagem em relação à VW Saveiro (22.189). Já a Chevrolet Montana (5.205) perde mercado a cada ano, e tende a ser extinta. A Renault Oroch (6.459) se estabilizou num patamar decepcionante para suas pretensões. O grande fenômeno do segmento é a Fiat Toro (26.062), que ganha vendas a cada ano, mesmo com quase três anos de estrada.

Já o segmento médio está pouco agitado, mas não por muito tempo. Toyota Hilux mantém a liderança (15.486), seguido cada vez mais de perto pela Chevrolet S10 (15.486). No bloco bem abaixo estão três modelos em alta: Ford Ranger (8.532), VW Amarok (7.959) e Mitsubishi L200 (5.275). Felizmente, este será um dos segmentos com mais novidades na virada do ano, com a chegada de versões mais baratas da Nissan Frontier, agora feita na Argentina, e de suas inéditas irmãs de plataforma, Renault Alaskan e Mercedes Classe X. Já a FCA promete para o ano que vem a chegada da Ram 1500, vinda do México.

Os nichos

Apesar dos nichos abrigarem grandes projetos, o brasileiro não os tem na lista de prioridades
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Apesar dos nichos abrigarem grandes projetos, o brasileiro não os tem na lista de prioridades

Os segmentos de nicho continuam encolhendo em volume de vendas e em quantidade de opções. As duas peruas mais vendidas devem sair de linha em breve: VW SpaceFox (2.511) e Fiat Weekend (1.283). Monovolumes ainda justificam certo investimento, como o novo Chevrolet Spin, que chega às lojas este mês. No semestre, teve 9.817 unidades vendidas, um pouco menos que o Honda Fit (13.832), mas bem acima do Citroën Aircross (2.951).

Hatches médios continuam em processo de desidratação. Todos perderam vendas, mesmo num ano de crescimento geral. Hoje, os que mais vendem são Chevrolet Cruze (2.834), VW Golf (1.721) e Ford Focus (1.615). Nem mesmo a recente renovação leve do Golf deve dar um alento ao segmento que mais sofreu com a febre dos SUVs. Resta ver quantos desses carros de nicho sobreviverão no próximo balanço do semestre .

 

Fonte: IG

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