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Quintais cuiabanos devem criar rota gastronômica, cultural e turística em Cuiabá

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Foi apresentado um diagnóstico de potencialidade e fragilidades ao poder público, pensando na ocupação desses espaços de modo geral.

Assessoria de Imprensa

As possibilidades de gerir negócios criativos e empreendedores foram abertas aos quintais cuiabanos, a partir do Fórum Quintais da Cultura Popular Cuiabana, onde os gestores saíram de lá com os seus modelos de negócios definidos e o poder público com o diagnóstico desses espaços. Este foi o resultado final do projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, que encerrou no último sábado (18.10), com o evento realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Fotos: Emanoele Daiane

O evento foi marcado por uma decoração impactante do artista Jorge Katumba e pela apresentação de Cururu, que fez o cortejo de uma procissão para a abertura do Fórum destinado a entidades governamentais e não governamentais, com a finalidade de apresentar o diagnóstico dos quintais, por meio de um vídeo documentário, inventário, e-book e palestra.

Fotos: Emanoele Daiane

“Primeiramente eu quero agradecer a responsabilidade desse projeto junto a esses quintais, que conseguiu mostrar para eles a importância desses espaços dentro do contexto urbano da cidade, do social, cultural, econômico e turístico. O que a gente espera na verdade é que o os governos Municipal e Estadual visualizem políticas públicas para esses quintais, pois a partir de agora eles terão o diagnóstico desses lugares e não será difícil saber as necessidades e também a importância de salvaguarda-los para que eles possam manter a nossa cultura e as nossas tradições”, destaca Cybele Bussiki, presidente do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, e idealizadora do projeto.

Cybele ainda frisa que agora o trabalho será maior, pois os gestores desses quintais já tem a consciência do tanto que eles já são importantes e o quanto eles ainda precisam enfrentar e conquistar, entre dificuldades e oportunidades.

Fotos: Emanoele Daiane

Também tem a certeza que as pessoas que estiveram no Fórum, principalmente as autoridades políticas, entre secretários e representantes da Cultura, Assistência Social e Relações Comunitárias, saíram de lá com outro olhar, não só pela questão da cultura popular, mas também pensando na ocupação desses espaços de modo geral, pois cada um dos quintais tem suas particularidades e interesses.

“O recado que eu tenho, principalmente para os quintais, é que foi muito bom a gente ter participado e acolhido esse projeto, de uma maneira que possamos estar juntos desenvolvendo essa ações, e que elas tenham continuidade. Que coloquem seu esforço e coração para que a gente consiga promover esse desenvolvimento, manutenção e repasse de conhecimento, para que possamos ampliar a outros territórios, não só em Cuiabá, sendo muito importante essa junção da comunidade e do poder público para que a gente realmente faça um trabalho eficaz, de desenvolvimento para todos nós”, diz a superintendente de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Keiko Okamura, que teve a oportunidade de acompanhar a maioria das visitas nos quintais.

Fazem parte desse inventário e diagnóstico os quintais do bairro São Gonçalo Beira Rio, de cerâmica das irmãs Júlia e Cleide Rodrigues, e de dona Domingas, do grupo Flor Ribeirinha; o grupo “Voa Tuiuiú, no bairro Residencial Itapajé; grupo Flor Serrana, localizado em Aricazinho, na Zona Rural de Cuiabá; grupo de Siriri Flor do Atalaia, no bairro Parque Atalaia; grupo Tradição Coração Franciscano e dos cururueiros da Associação do Grupo Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó, no bairro São Francisco; o grupo Flor do Campo, no bairro Parque Ohara, e o quintal da Casa de Bem Bem, que está passando por restauração, localizado no Centro histórico de Cuiabá.

Entre eles há aqueles que possuem tradição em gastronomia, outros preservam o linguajar e o artesanato, também os que preservam a cultura do Siriri e Cururu, entre outras particularidades. No período da tarde, os gestores se dividiram em grupos e puderam traçar metas e organizar o modelo de negócio viável de cada quintal, por meio da metodologia Canvas.

A saída do Fórum foi exatamente ajudar os gestores desses quintais a traçarem um plano de negócio para que visualizem como vão dar o primeiro passo, pois agora cada quintal já se reconhece como importância, salvaguarda e como um espaço criativo, ou seja, entendeu o seu potencial, por meio do projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana” que passou 10 meses pesquisando esses espaços.

“Nós agora temos um diagnóstico que vai facilitar muito o nosso trabalho. Fiquei muito contente de ver o resultado do projeto porque vai nos dar uma base para o que a gente quer fazer. A intenção da Secretaria Municipal de Cultura, por determinação do prefeito, é trazer a inclusão desses quintais. É dar a esses quintais a vara para que eles possam pescar. Eles tem que se transformar em uma empresa independente que gere emprego e renda e atraia o turismo. A gente tem certeza que será um grande sucesso, social, cultural, econômico e de desenvolvimento das regiões onde esses quintais existem e resistem até hoje”, diz a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabelo Leite.

O projeto é uma realização do Instituto INCA, patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel-MT, via emenda parlamentar do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, no valor de R$ 400 mil, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e UFMT, e parceria do grupo Caleidoscópio da UFMT.

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Chapada FeijoFolia: Música, Gastronomia e Solidariedade

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Rexona, patrocinadora do BBB24, junto com Trident e Seda, decidiram patrocinar o evento

 

No coração da Chapada dos Guimarães, está prestes a acontecer um evento que promete transformar o cenário local em um espetáculo de cores, ritmos e generosidade.

O Chapada FeijoFolia 2024, organizado pelo produtor Edson Guilherme, ganha destaque não apenas pela sua proposta única de entretenimento, mas também por seu compromisso com a comunidade local em situação de vulnerabilidade.

Grandes Marcas, Grande Compromisso

A dimensão do Chapada FeijoFolia se estende ainda mais com o apoio de marcas de renome que acreditam no poder da união em prol do bem. A Rexona, patrocinadora do BBB24, junto com Trident e Seda, decidiram apostar e apoiar o Projeto Chapada Feijolofia, tornando-se patrocinadores oficiais do evento. Essa parceria fortalece não apenas a realização do festival, mas também a missão de arrecadar 50 toneladas de alimentos para comunidades locais.

Esquenta FeijoFolia: Uma Prévia do Espetáculo por Vir

No último sábado, Edson Guilherme proporcionou um espetáculo à parte com o “Esquenta FeijoFolia”. Um desfile magnífico na rua coberta de Chapada dos Guimarães apresentou abadás customizados, antecipando a energia contagiante que tomará conta do evento. Foi mais do que um desfile; foi um convite para a celebração que está por vir.

Contagem Regressiva para o Encontro dos Blocos

No próximo sábado, dia 20, o “Encontro dos Blocos” promete agitar a Rua Coberta com a presença de blocos como Me Guenta, Confraria do Bode, Farofa Cuiabana, Leva Pra Benzê, Vai Quem Quer e Automotivo. A festa começa às 16h, antecipando a animação que aguarda os foliões em 3 de fevereiro.

O Ponto Alto: Grupo Sambô e Banda Jammil no Palco

O ápice do Chapada FeijoFolia está marcado para 3 de fevereiro, a partir das 12h, com as presenças ilustres do Grupo Sambô e da Banda Jammil. Uma experiência única que combina turismo, diversão e solidariedade, onde a entrada para a pista com abadá é mediante a doação de 5 quilos de alimentos, e os foliões podem adquirir também o camarote nos pontos de venda em Cuiabá e Chapada dos Guimarães ou solicitar a entrega delívery.

Ingressos e Abadás: Escolha sua Experiência

As opções de abadás incluem o exclusivo Bangalô (Abadá Laranja), o requintado Camarote (Abadá Roxo) e a vibrante Pista (Abadá Verde), cada uma oferecendo uma experiência única no evento.

Os abadás são limitados, e a troca solidária de 5 kg de alimentos não perecíveis nos pontos de venda é o passaporte para a diversão na pista.
Em Cuiabá os Pontos de Venda e de troca são:
Prime Eventos – Shopping 3 Américas
Casa de Festas – Pantanal Shopping
Casa de Festas – Salão Ampliato
Casa de Festas – Morada do Ouro (Distribuidora do Louro)

Em Chapada dos Guimarães:
Edy Edy Shop
Salão Seletto (@selettochapada)

Os ingressos para o camarote também podem ser adquiridos pelo site www.primeeventoscba.com.br

Chapada FeijoFolia 2024: Celebração, Diversão e Solidariedade

O Chapada FeijoFolia 2024 não é apenas um evento; é uma experiência inesquecível que une diversão, música de qualidade e solidariedade, marcando de forma única o calendário de eventos da região.

Seja parte dessa festa que vai além do entretenimento, deixando um impacto positivo na comunidade local.

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Seven Instituto e a inclusão digital

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Seven Instituto

Surpreendente o trabalho que o Seven Instituto se propõe a fazer quando recebem doações de computadores usados e executa os serviços para arrumar, limpar e devolver para as pessoas que mais precisam e não tem na maioria das vezes acesso. E para encontrar essas pessoas o instituto conta com seu site, organizações locais, escolas e centros comunitários para encontrar indivíduos merecedores que possam utilizar a tecnologia para melhorar suas vidas e expandir suas oportunidades.

“No Seven Instituto, acreditamos que todos merecem ter acesso às oportunidades proporcionadas pela tecnologia. Infelizmente, muitas famílias carentes não têm condições de adquirir um computador, uma ferramenta essencial nos dias de hoje. É aí que você pode fazer a diferença! Disse Cláudio Cordeiro diretor de marketing do instituto.”

Essa missão é simples, porém poderosa: receber doações de computadores usados, limpar e restaurar esses equipamentos e, em seguida, doá-los a famílias que vivem a margem da sociedade. Ao fazer isso, o Seven Instituto promove a inclusão digital que abrem portas para um futuro melhor e mais digno.

O Seven Instituto também reconhece empresas, instituições e associações que apoiam, participam de projetos, eventos, e que doam computadores para a promoção da inclusão digital para famílias em vulnerabilidade social.

São dois selos:

 

  • Sou Sócio doador – que reconhece pessoas, entidades, empresas e órgãos como um sócio doador, valorizando a instituição como um órgão que se preocupa com a inclusão digital de famílias em vulnerabilidade social.

  • Empresa que inclui – reconhecer empresas, pessoas e entidades doadoras que acreditam na nossa causa e na inclusão digital como uma premissa social e econômica.

 

A importância desses selos, são:

 

  • Agregar valor à imagem da sua empresa;
  • Reconhecer as ações positivas do setor privado e público em benefício da inclusão digital de famílias em vulnerabilidade social;
  • É uma forma de comunicação visual com o consumidor consciente, que identifica o engajamento social e inclusivo da empresa;
  • Pode ser utilizado em todos os materiais de comunicação como sites, embalagens, papelaria, notas fiscais, adesivos, sacolas, banners, uniformes, produtos, entre outros.

Os selos de reconhecimento, como “Sou Sócio Doador” e “Empresa que Inclui”, são uma forma de valorizar e destacar as empresas, entidades e pessoas que apoiam e participam dos projetos do instituto, mostrando seu compromisso com a inclusão digital e a responsabilidade social. Esses selos ajudam a agregar valor à imagem da empresa, reconhecer ações positivas em prol da inclusão digital, e também servem como uma forma de comunicação visual com consumidores conscientes, que valorizam o engajamento social e inclusivo das empresas.

“O mais importante é o engajamento para que todos (pessoas físicas e órgãos públicos e privados) possam fazer doações do que não for mais usar.  Mas o impacto do seu gesto generoso não para por aí. Ao doar seu computador para o Seven Instituto, você também está contribuindo para a preservação do meio ambiente, disse Cordeiro.”

A reutilização desses equipamentos reduz o descarte inadequado de componentes eletrônicos e promove a sustentabilidade, diminuindo o impacto do planeta.

Se você deseja fazer parte dessa transformação social e ajudar famílias carentes a conquistar um futuro melhor, junte-se a nós! Faça sua doação ao Seven Instituto hoje mesmo e faça a diferença na vida de alguém.

Entre em contato

[email protected] ou pelo celular 65 99275-7575

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Churrasqueiros cuiabano vão participar da gravação do novo DVD de Fernando e Sorocaba

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Um dos maiores eventos de churrasco do Brasil está chegando. É o festival Isso é Churrasco On Fire e nesta edição será gravado o novo Dvd da dupla Fernando e Sorocaba. Esse mega show será na cidade de Mogi Mirim no estado de São Paulo e contará com a presença de 4 experientes churrasqueiros de Cuiabá.

Comandando a estação de hambúrguer, instalada em um espaço exclusivo, nossa equipe representada pelo capitão Marcos Leite BBQ e também por Alfredo Camacho, Douglas Almeida e Lord do Churrasco,  terá a missão de servir os convidados vip’s do evento, utilizando a nova estruturada criada pela organização: a Carreta Gourmet. Um mega equipamento de churrasco que promete impressionar. Podre de xique!!!

O evento deve receber um público acima das 5 mil pessoas e é um orgulho para Cuiabá ter 4 de nossos melhores churrasqueiros representando nossa cidade em um mega evento de nível nacional.

Conheça o trabalho e siga nas redes sociais esses grandes profissionais cuiabanos:

Marcos Leite BBQ: https://www.instagram.com/marcosleitebbq

Alfredo Camacho: https://instagram.com/chamaoalfredo

Douglas Almeida: https://instagram.com/douglas.bbq

Lorde do Churrasco: https://instagram.com/lordedochurrasco

 

Rede social Isso é Churrasco On Fire:

https://instagram.com/issoechurrascoonfire

 

 

 

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