fbpx

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá prorroga prazo para pagar o IPTU com desconto até 30 de abril

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá prorrogou até o dia 30 de abril, o prazo para efetuar o pagamento da cota única com o desconto de 10% e da primeira parcela do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2019.

A decisão foi divulgada por meio de Decreto nº 7.139, de 15/04/2019, que será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (16). O prazo original havia sido encerrado na última sexta-feira (12). 

O prefeito Emanuel Pinheiro explica que um dos motivos da prorrogação do prazo para pagamento foi a suspensão da campanha publicitária do IPTU 2019, além das complicações decorrentes da alteração da modalidade de pagamento das guias de IPTU.

“No entanto, o fator predominante da decisão tomada pela Prefeitura e Secretaria de Fazenda foi em relação aos servidores do Estado, que terão os salários pagos até o dia 21. A Prefeitura trabalha para atender os anseios da população, evitando prejuízos na renda mensal das famílias cuiabanas”, declarou Pinheiro. 

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho para ter acesso ao benefício previsto nesse decreto, os contribuintes deverão providenciar a emissão de novas guias de IPTU através do site da Prefeitura de Cuiabá no endereço eletrônico (http://iptu.cuiaba.mt.gov.br/emissao-de-guia-do-iptu) e realizar o pagamento até o dia 30 de abril. 

O secretário reforça ainda que os demais vencimentos permanecem inalterados, sendo a 2ª parcela para o dia 13 de maio, a 3º para o dia 12 de junho e os demais pagamentos sempre no dia 12 de cada mês, encerrando o parcelamento já pré-estabelecido, em oito vezes fixas, no mês de novembro. “Vale ressaltar que o desconto só será concedido aos contribuintes que não possuem débitos de anos anteriores. Após essa nova data, o pagamento não terá mais abatimento”, disse o secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho. 

Para se chegar ao montante final do IPTU de uma determinada edificação, alguns aspectos são considerados, conforme pontuou o secretário. Segundo ele, os atributos avaliativos que formam a base de cálculo do imposto são o tipo de imóvel, sua estrutura (quando houver), acabamento e a metragem.

Para fins de lançamento referente ao exercício 2019, foi  utilizado o percentual de 100% do valor venal do imóvel. O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU poderá requerer o pedido de revisão até o dia 13 de maio, devidamente fundamentado e instruído com a documentação comprobatória.

Conforme a Lei Orçamentária Anual, a previsão de arrecadação é de R$ 168 milhões

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Emanuel entrega Central Municipal de Serviços Funerários totalmente reformada

Publicados

em

Davi Valle

 

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta terça-feira (09), às 9h, a nova sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”. Localizada na Rua Almeida Lara, no bairro Bandeirantes, a estrutura passou por uma reforma geral coordenada por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O projeto de reforma foi elaborado pela própria Limpurb e englobou a execução de diversos serviços. Entre eles estão: recuperação da cobertura; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição de portas, forro e mobiliário; pintura e instalação de uma nova fachada.

A sede da Central foi inaugurada no ano de 2001 e desde então não passou por nenhuma grande reforma. O local funciona 24 horas e, além da Prefeitura de Cuiabá, conta ainda com a prestação de serviços feitos por cartórios, pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, e também pela administradora do cemitério Parque Bom Jesus.

SERVIÇO:

Assunto: Entrega da nova Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”

Local: Rua Almeida Lara, 269 – Bandeirantes

Horário: 9h

Data: 09 de agosto, terça-feira

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Reunião com proprietários de bares e restaurantes da Praça da Mandioca apresenta potencial do aplicativo do Turismo

Publicados

em

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo se reuniu com proprietários de bares e restaurantes da região da Praça da  Mandioca. Durante a ação, realizada na sexta-feira (5), os profissionais reforçaram a importância da divulgação assim como manter os dados atualizados no aplicativo desenvolvido pela Prefeitura da capital, o Turismo Cuiabá.

Durante a visita, foram cadastrados cerca de 30 estabelecimentos para inserção a ferramenta digital, que já conta com mais de 220 mil visualizações desde o seu lançamento no mês de junho. 

João Eduardo de Sá, coordenador técnico da Pasta, explica que a ideia é fazer com que os proprietários dos estabelecimentos incentivem o turista ou clientes a acessarem o aplicativo.

Reforçou aos proprietários de estabelecimento que as informações estejam sempre atualizadas, deixando o aplicativo atrativo e repleto de novidades.

“Todos aqui na Praça da Mandioca  estão cadastrados.  Os empresários irão encaminhar os dados para Secretaria  de Turismo poder atualizar as informações sobre os estabelecimentos.  Essa agenda  com o segmento do turismo na Praça da Mandioca teve início há alguns dias. Agora, na fase dois,  iremos apresentar o material gráfico (folders) com o QR code  que posteriormente  estarão disponíveis em vários pontos da cidade”, disse.

Proprietária do Mandioca Pub, Bárbara Albuquerque Brasil, considera  a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá de grande importância. Ela aproveitou e pediu para  que  Secretaria de Turismo ‘abrace’ projetos da Praça da Mandioca para fomentar a visitação no local.

“É extremamente válida a reunião. Eu acompanho o trabalho que a Prefeitura vem realizando para ajudar o setor de bares, restaurantes e similares no pós-pandemia. Eu quero pedir para que a Prefeitura, por meio da Secretaria do Turismo, nos ajude com nossos projetos”, concluiu.

O aplicativo do Turismo foi criado por servidores/técnicos de informática da Prefeitura de Cuiabá. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo no Google Play Store, Apple Store ou acessar o QR Code no site  http://turismo.cuiaba.mt.gov.br.

Atualmente, já são mais de 800 estabelecimentos comerciais cadastrados.

O secretário de Turismo, Zito Adrien, anunciou recentemente a expansão do Aplicativo Turismo Cuiabá para toda a baixada cuiabana, por meio do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá – (composto por Cuiabá e outros 12 municípios) e que tem o prefeito da capital, Emanuel  Pinheiro como presidente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Publicados

em

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, começa a semana disponibilizando 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08).

As oportunidades são para os cargos de ajudante de carga e descarga de mercadoria, alinhador de pneus, assistente administrativo, atendente de farmácia – balconista, atendente de lojas (vaga exclusiva para PCD), auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, balconista de açougue, caldeireiro de manutenção, condutor de escavadeira, consultor de sistemas de TI, contador, eletricista de instalações de prédios, empregado doméstico nos serviços gerais, encarregado de obras, fonoaudiólogo geral, gerente comercial, mecânico de automóvel, montador soldador, motorista entregador, operador de caixa, pintor de obras, repositor de mercadorias, entre outas vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Nesta terça-feira (9) e quarta-feira (10), a van do Sine da Gente que integra o programa Pra Frente Cuiabá, atenderá a população do bairro Araés. A equipe se posiciona na quadra poliesportiva ao lado do Centro Comunitário, localizado na Rua Manoel Leopoldino, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana