Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá amplia vacinação dos trabalhadores da Saúde mediante agendamento

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Cuiabá vai ampliar a vacinação aos trabalhadores da Saúde a partir da quinta-feira (28), mediante agendamento por meio do link https://vacina.cuiaba.mt.gov.br. O anúncio foi feito pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. “Com a chegada de novos lotes de vacinas, vamos acelerar o processo protegendo aos que se dedicam a atuar na linha de frente à pandemia”, explicou.  

No total, Cuiabá recebeu 17.678 doses de vacinas destinadas aos profissionais da Saúde, quantia suficiente para atendimento de 75,7% da demanda (que é de 23.371 profissionais). Pinheiro explica que a nova ampliação  segue o informe técnico do Ministério da Saúde emitido em 23/01/21. 

“O município já recebeu três remessas de vacinas e  poderá ampliar a vacinação, uma vez que esse número de doses corresponde a 75,7% da meta dos trabalhadores da área”, explica a secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

A secretária enfatiza que, com o quantitativo disponibilizado até o dia 26 de janeiro, o município irá vai ampliar a vacinação para os trabalhadores de saúde ativos que tenham vínculo com os serviços de saúde (Hospitais, Pronto Atendimento, Laboratórios e Centro de diagnóstico por Imagem que fazem exames para Covid 19, Unidades de Saúde da Atenção Primária e Secundária e Vigilância em Saúde) públicos e privados.

“Neste momento não serão incluídos os trabalhadores da saúde dos setores administrativos que não prestam assistência direta aos casos de Covid-19, assim como os trabalhadores em afastamento ou inativos, e os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares. Vale esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas”, acrescentou Ozenira.

Como forma de comprovar o grupo prioritário, será exigida para vacinação uma declaração emitida pelo serviço de saúde que confirme o vínculo ativo do trabalhador, além da Carteira do Conselho de Classe, se houver.

Ainda na data de hoje (27) e na quinta-feira (28), a vacinação será realizada por meio das  listas que os hospitais públicos e privados e demais unidades encaminharam à Secretaria Municipal de Saúde e por agendamento no site da Prefeitura de Cuiabá. “A partir de sexta tudo será feito pelo site da Prefeitura, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

“A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando arduamente de domingo a domingo para que os grupos prioritários sejam vacinados o quanto antes. O sucesso dessa campanha é fruto deste empenho. Quero agradecer a todos os envolvidos e reforçar o chamamento para aqueles do grupo prioritário que ainda não se imunizaram”, concluiu Pinheiro.

Desde o último dia 20 de janeiro, Cuiabá deu início a operacionalização do Plano de Imunização. O “Vacina Cuiabá” conta com uma estrutura especialmente montada no Centro de Eventos do Pantanal e funciona das 7h às 22h.

PODERÃO SER VACINADOS A PARTIR DE 28/01/2021:

Trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas, ou seja, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínica e laboratorial. 

NÃO SERÃO VACINADOS AINDA:

Até o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde, somente deixarão de ser vacinados os servidores administrativos que não prestem  assistência direta aos casos de Covid-19, aqueles que se encontram em  afastamento ou inativos, e ainda os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Veja como fica o funcionamento na Secretaria de Gestão após reforço na biossegurança

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Gestão informa que, visando seguir os decretos que impõem medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus, irá manter as medidas que já vinham sendo adotadas desde janeiro deste ano, que constam na Portaria nº 044, de 14 de janeiro de 2021. Dessa forma, as atividades presenciais devem obedecer aos padrões sanitários e de biossegurança, como distanciamento de 1,5 metro entre cada servidor, uso obrigatório de máscaras e uso constante de álcool em gel 70% em cada repartição. 

Também podem ser flexibilizadas as jornadas de trabalho e adotado o revezamento entre os servidores com o fim de reduzir a concentração de pessoas e possibilitar a manutenção das medidas de biossegurança, ficando a cargo da chefia imediata proceder ao controle da jornada.

Fica mantido o regime de teletrabalho (home office) para os servidores e estagiários que estejam enquadrados como grupo de risco. 

Em relação ao atendimento ao público na Secretaria Municipal de Gestão e no Protocolo Central, ocorrerá mediante agendamento prévio, através dos seguintes canais: 

– Pelo telefone (65) 3645-6021 para atendimento na Secretaria Municipal de Gestão de Cuiabá

– Pelo telefone (65) 3645-6280 para agendamento no Protocolo Central.

Continue lendo

Cuiabá

Secretária de Saúde homenageia servidoras que atuam na campanha de vacinação pelo Dia da Mulher

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

As servidoras que atuam no polo central de vacinação contra a covid-19, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, foram surpreendidas na manhã desta segunda-feira (8) pela secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, que entregou a cada uma delas uma rosa vermelha, agradeceu pelo trabalho realizado no combate à pandemia e parabenizou pelo Dia Internacional da Mulher. Ozenira percorreu cada setor do polo de vacinação – recepção, registro, vacinação, pós-vacinação e administração – para trocar algumas palavras com as trabalhadoras.

“Eu vim homenagear porque a maioria na saúde são profissionais mulheres, principalmente nas áreas de enfermagem, de técnico de enfermagem. Vim para agradecer, em meu nome, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da sociedade, todo o trabalho que esse pessoal está fazendo e não desiste porque é daqui desse trabalho que vai chegar o fim dessa pandemia. Porque sem a vacina nós não vamos conseguir nada. Em nome das servidoras que atuam na vacinação, homenageio a todas as servidoras da saúde”, disse Ozenira Félix.

Para a técnica de vacinação Lucinei Rodrigues Leite Silva, a homenagem da secretária dá mais ânimo para seguir na batalha contra a pandemia. “Eu fiquei muito satisfeita que a Ozenira chegou, cumprimentou a nós todas e deu uma rosa. Quer algo melhor do que uma rosa? Pra gente é um carinho, é amor, é gratificação. Ela está grata com a gente, com o trabalho que estamos fazendo aqui. Cada instante a gente resolve um problema e graças a Deus estamos conseguindo resolver gradativamente, o pessoal está sendo vacinado, tem pessoas que até choram de tanta gratidão de estar aqui vacinando. Então, ela está tendo uma visão de que a gente está trabalhando aqui, ela está agradecida com o nosso trabalho e nós agradecemos também a ela por esse reconhecimento”, disse. 

A vacinadora Glaziete Sebastiana da Silva também se sentiu lisonjeada com a homenagem pelo Dia da Mulher. “Eu gostei muito da atitude dela com a gente, que nos dedicamos em tudo isso aqui que estamos fazendo. Achei maravilhosamente ótima essa homenagem que ela fez para nós. Um reconhecimento para nós todas!”. 

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito reforça necessidade de diálogo pela população e diz que Comitê de Enfrentamento a Covid19 está à disposição

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,  afirmou na manhã desta segunda-feira (08), que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 está à disposição do Governo do Estado a fim de manter diálogo para troca de experiências e apresentação do planejamento para avançar o que está em jogo, que é a população.

“Quero aqui registrar que o município está aberto para conversas e elaboração de novos planos em conjunto com o Governo para que possamos avançar no controle do coronavírus e manter a saúde e a segurança da população”, declarou o prefeito.

A afirmativa foi feita durante entrega de Projeto de Lei que ratifica protocolo de intenções para aquisição de insumos e vacinas encaminhado em regime de urgência emergencial para análise da Câmara Municipal de Vereadores.

Cuiabá é signatária do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) capitaneado pela  Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) possam adquirir insumos de combate ao coronavírus de forma independente e com total transparência.  “Cuiabá foi uma das dez primeiras capitais a aderir a instalação do consórcio para facilitar o processo”.

Com a experiência de Covid-19 após um ano de pandemia na capital, ponderou o chefe do Executivo Municipal, que é sempre necessário manter o diálogo com os segmentos.

“Temos que orientar a população, evitar aglomerações, o contato físico sem o uso de máscaras em total desrespeito as medidas de biossegurança estabelecidas via decretos municipais. Vamos agir em cima daqueles estabelecimentos que prejudiquem as medidas de controle e enfrentamento Esse é o entendimento da Prefeitura de Cuiabá. Queremos agir em conjunto com o Governo Federal, não queremos concorrer, queremos agilizar a imunização de toda população”, reforçou.

“Hoje o que nos sustenta é a decisão preliminar do Supremo Federal que vetou uma medida provisória. O descumprimento do cronograma nacional de vacinação e falha na distribuição das vacinas são fatores condicionantes que autorizam a formação dos consórcios e aquisição direta das vacinas para imunização em massa. Estamos dentro da lei, com todo aparato jurídico, inclusive da Câmara Federal”, concluiu o prefeito.

 

 

Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana