fbpx

Várzea Grande

Prefeitura dá continuidade aos serviços de limpeza no grande Cristo Rei

Publicados

em

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Administração Regional do Cristo Rei e da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, está reforçando as ações de limpeza no grande Cristo Rei. O serviço se divide em frentes de rotina e de ação pontual. Na primeira as equipes seguem um cronograma de visitas levando limpeza, remoção de lixos e entulhos, capina, pintura de meio fio e manutenção na rede de iluminação pública. Na segunda, o Município intervém com máquinas pesadas, como tratores, caminhões e retro escavadeiras com o propósito específico de eliminar bolsões de lixo.  

As medidas, além de visarem a segurança dos moradores, visa reduzir a proliferação de doenças endêmicas como a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, todas elas beneficiadas em área aonde existem bolsões de lixos, aumentado os riscos à saúde pública.

Numa dessas ações pontuais, a prefeitura está com equipes de limpeza no bairro Hélio Ponce de Arruda. Os serviços tiveram início na última segunda-feira e devem se estender até o final da semana. Até a manhã de hoje (10), como explica o vice-prefeito José Hazama – responsável pela coordenação da Regional – 17 caminhões com lixo haviam sido retirados e a expectativa é de que mais 17 sejam necessários para retirada por completo do lixo e do entulho que foi acumulado de forma irregular. “O que chama à atenção é que faz três meses que estivemos nessa mesma região com o serviço de limpeza e remoção de bolsões de lixo, e ainda são formados novos bolsões com descarte irregular”.

A maior parte do material retirado é de pneus, de móveis como camas, sofás, racks e eletrodomésticos como fogões, geladeiras e máquinas de lavar. O bairro tem sido endereço de descarte de restos de abate de bovinos, com ossos sendo despejados de forma frequente.

O presidente e o vice-presidente do bairro, Rodrigo Oliveira e José Herculano, estão realizando um trabalho de conscientização junto aos moradores para evitar o descarte de materiais. “Existe morador que faz isso e também pessoas de bairros vizinhos que se aproveitam dos espaços verdes que temos para criar bolsões. Somos parceiros da prefeitura, reconhecemos o trabalho rotineiro aqui na região e por isso vamos instalar duas câmeras (escondidas) para flagrar os infratores e acionarmos a prefeitura”, disse Rodrigo.

O local mais crítico do bairro, cortado por um canal, dá acesso a três escolas e um posto de saúde e por isso, frequentado por idoso e crianças. “Essas montanhas de lixos oferecem todo tipo de risco a quem passa por aqui ou mora nas proximidades”.

Hazama explica ainda que ação semelhante a essa realizada no Hélio Ponce já foi concluída recentemente no Carrapicho e seguirá para a Lagoa do Jacaré e Santa Luzia nas próximas semanas.

O grande Cristo Rei é composto por 66 bairros e todos eles recebem ações de limpeza ao longo do ano, como pontua o vice-prefeito. “Realizamos ações diferenciadas, as de rotina e as pontuais e as duas se dão de forma simultânea e com várias equipes”.

A limpeza regular/rotina está sendo feita nesse momento no bairro da Manga, contemplando as avenidas Ari Paes Barreto e Gonçalo Botelho de Campos, rumo ao bairro Construmat, seguindo para a região do Parque do Lago.

“Apesar de a prefeitura ter uma rotina de trabalho pelos bairros com várias ações, as pessoas ainda insistem em descartar todo tipo de materiais, tornando tudo que é área vazia, um bolsão de lixo, inclusive em vias de grande fluxo da nossa cidade”, concluiu Hazama.

A população também pode ajudar o poder público informando os locais e as empresas que estão fazendo o descarte irregular de lixo nos bairros de Várzea Grande. As denúncias podem ser feitas à Ouvidoria pelo número 0800.647.4142. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia, sendo que a identidade do autor da comunicação será resguardada. 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Várzea Grande

Várzea Grande libera vacina para idosos a partir de 81 anos

Profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização.

Publicados

em

Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande está cadastrando idos a partir de 81 anos para recebimento da primeira dose da vacina contra o covid-19. O município recebeu do Governo do Estado, na última terça-feira (9), 1.800 doses do imunizante e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, empregados ou autônomos, que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização. Os que já foram vacinados receberão a segunda dose até o próximo domingo (14).

Para receber as vacinas, as pessoas deve se cadastrar no site oficial da vacinação em Várzea Grande, clicando aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Metropolitano abre mais 10 leitos para pacientes com covid-19

Segundo a Secretária de Saúde, esta semana foram inaugurados 30 leitos de UTIs no Estado.

Publicados

em

Da Redação

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, abriu, nesta quarta-feira (10), 10 novos leitos de UTI para atender pacientes com covid-19. A unidade hospitalar é referência estadual no tratamento da doença. Com a ampliação, o hospital passa a contar com 80 leitos de UTI e 178 de enfermaria.

“Esta semana disponibilizamos 10 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa e outros 10 no São Lucas, em Primavera do Leste. Hoje, entregamos mais 10 leitos no Hospital Metropolitano. São 30 novos leitos de UTI para pacientes do SUS”, declarou o secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo.

A Secretaria estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, disse Figueiredo.

Na última terça-feira (09.02), Mato Grosso registrou 73,6% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 108 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o Estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Surto de Covid fecha Câmara de Várzea Grande

Três servidores testaram positivo para a doença.

Publicados

em

Da Redação

A Câmara Municipal de Várzea Grande suspende as atividades administrativas e parlamentares na Casa de Leis, devido  três servidores testarem positivos para a Covid 19. A publicação da medida será feita nesta quarta-feira (10) no Jornal Oficial dos Municípios (AMM).

“Suspender as atividades presenciais, incluindo o atendimento ao público por sete dias, devendo as atividades serem realizadas em home office e tele-bralho”, é destacado na publicação.

O presidente da Casa de Leis,  o vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM), relata que a medida é para proteger a saúde dos demais servidores e munícipes

“Infelizmente tivemos estes casos dentro da Câmara, porém, quero pedir para que os demais trabalhadores se cuidem, higenize as mãos, evitem aglomerações e usem máscaras. Todas as medidas preventivas foram tomadas, inclusive com desinfecção de ambiente,  mas o servidor pode se contaminar fora do Legislativo.  Por isto, estamos suspendendo os trabalhos para evitar de termos uma propagação interna”, destaca o vereador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana