fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Por recomendação do MP, edição 2019 do Peixe Santo é cancelada

Publicados

em

Por recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), o programa Peixe Santo não será realizado em 2019. Junto a peixeiros, piscicultores e entidades ligadas à atividade, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico busca por soluções para fortalecer o setor e levar o projeto à sua 28ª edição, no próximo ano.

A decisão do MP decorre da constatação de inconformidades no cumprimento de exigências de órgãos fiscalizadores, como a falta de documentação obrigatória. A situação, registrada desde outras gestões, esbarra, dentre outros fatores, na inexistência de um frigorífico para o pescado na Capital.  

De acordo com a titular da Pasta, Débora Marques Vilar, a gestão vem atuando na orientação dos comerciantes e no desenvolvimento do programa ano a ano. Diante desta situação, contudo, cabe à administração respeitar a medida.

“Nosso papel é promover a atividade, oferecendo, no período do Peixe Santo, estrutura, logística e divulgação. Estamos aqui para contribuir com o fortalecer da atividade. Existem questões, contudo, que fogem da nossa alçada”, explica.

Ela destaca que está em processo de formação uma comissão com peixeiros, representantes da Vigilância Sanitária e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). O trabalho do grupo deverá nortear as ações para a retomada do programa.

Em março, cerca de 80 inscritos chegaram a passar por uma das etapas de capacitação obrigatória para a inscrição no Peixe Santo. É o que explica o coordenador Osvaldo dos Santos Lara. “Nos últimos anos houve uma melhora significativa na estrutura do programa e, mesmo com a interrupção neste ano, devemos continuar crescendo”.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Fiscais fecham bares em Cuiabá após flagrante de comida vencida e falta de higiene

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou uma operação de fiscalização na tarde de quinta-feira (6) na região central de Cuiabá e encontrou diversas irregularidades sanitárias em estabelecimentos comerciais. Dois bares foram interditados e outro notificado devido à venda de alimentos vencidos e condições inadequadas de higiene.

Durante a inspeção, um bar na Rua Bandeirantes foi fechado após a Vigilância Sanitária encontrar pacotes de arroz, feijão, caldo de carne, macarrão, bolachas e farinha de milho vencidos há até quatro meses. O local já havia sido notificado anteriormente, mas como não regularizou a situação, sofreu a interdição.

Outro caso grave foi registrado em um bar na Avenida Tenente Coronel Duarte, onde os fiscais encontraram fezes de baratas e veneno de rato próximos aos alimentos vendidos ao público. Diante do risco à saúde, o estabelecimento foi imediatamente fechado e o proprietário autuado.

No bairro do Porto, um terceiro bar foi notificado por vender produtos fora do prazo de validade e por armazenamento inadequado de alimentos. O responsável tem 30 dias para corrigir os problemas, sob risco de interdição definitiva.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que a operação tem como objetivo garantir que os estabelecimentos sigam as normas sanitárias, evitando riscos à saúde da população. Ela afirmou que as fiscalizações continuarão para coibir a venda de produtos impróprios para consumo e assegurar a qualidade dos alimentos oferecidos aos clientes.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Feira de Adoção no Parque Tia Nair reúne 22 animais

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Bem-Estar Animal, promove neste sábado (8), a partir das 16h, no Parque Tia Nair, mais uma edição da feira de adoção de animais. Estarão disponíveis 22 pets, sendo 17 filhotes de cães e 5 gatos, todos vermifugados, vacinados e com os adultos já castrados.

Além da adoção, o evento contará com música ao vivo, distribuição de brindes e panfletos informativos sobre proteção animal, guarda responsável e combate ao abandono e maus-tratos.

Na primeira feira de adoção deste ano, realizada em janeiro no Mercado Antônio Moisés Nadaf, 6 animais foram adotados, entre eles Instagran e Facebook, que conquistaram o coração de Stael Antônia de Arruda Silva e seu neto Miguel Luiz da Silva Carvalho. Stael compartilhou a experiência de adaptação com os novos animais, destacando o compromisso diário com a segurança, higiene e alimentação.

“A adoção muda a rotina da casa, mas a alegria e o carinho que recebemos em troca são indescritíveis”, afirmou Stael. O neto Miguel Luiz também se envolveu nos cuidados e limpeza do local, ajudando na adaptação do novo amigo.

A Bem-Estar Animal reforça a importância da adoção consciente e responsável. “Adotar é um ato de amor, e a adoção deve ser para a vida toda. Os adotantes precisam estar cientes de que os animais têm necessidades de cuidados médicos, alimentação e abrigo”, disse Andrea Janaína, diretora da Bem-Estar Animal.

Veterinárias que acompanham as feiras de adoção, como Nívea Turbino, Anna Selmy da Silva e Letícia Padilha, afirmam que a experiência é transformadora, destacando a emoção das adoções e resgates, e a luta contra os maus-tratos.

SERVIÇO
O que: Feira de Adoção de Animais
Quando: 08/02 (sábado)
Horário: 16h
Onde: Parque Tia Nair

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Restaurante promove noite nordestina e esquenta carnaval;nesta sexta

Publicados

em

 

 

Na próxima sexta-feira (7), Cuiabá será palco de uma verdadeira celebração da cultura nordestina. O Restaurante do Tião, conhecido por sua comida caseira e ambiente acolhedor, prepara uma noite especial para os amantes da boa gastronomia e da energia contagiante do Nordeste. Com comida típica, música ao vivo e uma experiência única, o evento promete ser um dos mais animados da cidade.

 

A casa, comandada por Júnior, Amariles e Dona Neide, carrega uma história de superação e amor pela tradição nordestina. Fundado pelo saudoso Tião, o restaurante sempre foi um ponto de encontro para quem busca sabores autênticos e um atendimento caloroso. Mesmo após enfrentar desafios e a perda de seu fundador, a família seguiu firme, honrando o legado de Tião e trazendo ao público o que há de melhor na culinária e na cultura do Nordeste.

 

 

 

Uma experiência para os cinco sentidos

A noite será embalada pela voz marcante de Pretta Jana, garantindo aquele repertório cheio de forró, xote e baião para ninguém ficar parado. No cardápio, delícias como baião de dois, carne de sol com macaxeira, sarapatel e escondidinho de carne seca estarão à disposição dos clientes, tudo preparado com aquele tempero inconfundível que remete às raízes nordestinas.

Para quem aprecia uma boa bebida, a dica especial da casa é a irreverente “cachaça mijo de véia”, servida em um pinico coberto de gelo – uma ideia inusitada e divertida que já virou tradição no restaurante.

 

Uma história de força e tradição

Restaurante do Tião nasceu do sonho de oferecer comida caseira de qualidade, preparada com carinho e ingredientes selecionados. Antes de partir, Tião construiu um espaço que se tornou um verdadeiro lar para seus clientes, um lugar onde cada prato carrega um pouco de história e afeto. Após sua partida, Dona Neide e seus familiares mantiveram viva a essência do restaurante, que hoje segue firme como um dos grandes representantes da gastronomia nordestina em Cuiabá.

Serviço:

Endereço: Rua Professora Neuza Lula Rodrigues, 13 – Jardim Santa Amália, Cuiabá – MT
Contato: (65) 99636-1058
Atração: Pretta Jana

Data: Sexta-feira, 7 de fevereiro

Se você quer vivenciar a cultura nordestina em sua forma mais autêntica, não perca essa noite especial no Restaurante do Tião.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana