fbpx

Cuiabá

Policlínica do Pedra 90 celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Policlínica do Pedra 90 realizou nesta quinta-feira (16) um evento alusivo ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde, tem o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, órgãos governamentais, gestores, pacientes e população em geral sobre a importância da implantação das práticas de segurança dentro das unidades de saúde. Estas práticas de segurança auxiliam na diminuição de riscos e danos aos pacientes e, consequentemente, no aumento da qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde.

No ano passado, foi criado dentro das unidades de Atenção Secundária os Núcleos de Segurança ao Paciente, para orientar sobre a segurança do paciente durante assistência, procedimentos, eventos adversos, entre outras atividades. “O núcleo também faz as notificações, acompanha os estudos de caso junto com a equipe técnica dentro de unidades hospitalares. Poucos locais já implantaram o núcleo de segurança na Atenção Secundária. A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá está inovando com essa implantação. Os núcleos em todas as unidades da Secundária foram implantados há 1 ano e 8 meses, nasceram junto com a pandemia. Começamos trabalhando com as orientações, protocolos e ações voltadas para o Covid nas unidades. Agora estamos tomando um novo rumo, porque a pandemia diminuiu. O evento foi realizado para mostrar que esse núcleo existe dentro das UPAs e Policlínicas e que ele foi criado para fazer as ações voltadas aos outros agravos também”, explicou Regina Greyce, coordenadora do núcleo de segurança ao paciente.

A responsável técnica do núcleo de segurança ao paciente da Policlínica do Pedra 90, Sorrayle de Araújo descreveu o trabalho realizado na unidade. “Realizamos palestras com servidores e com pacientes, educação continuada, orientações, rodas de conversa, notificação de eventos adversos, enfim, trabalhamos em prol de melhorar o atendimento. O núcleo não tem o objetivo fiscalizar e nem de punir funcionários, estamos aqui para orientar e consertar possíveis erros que possam acontecer e melhorar cada vez mais. Fazemos ainda controle de medicações, orientamos na aplicação, paramentação e desparamentação com EPIs, observamos se os funcionários estão usando tudo corretamente. Também orientamos em relação à sedação, entubação, identificação de paciente, acidente de trabalho, entre outras coisas” comentou Sorrayle.

Ederson Matos, coordenador da Policlínica do Pedra 90, foi só elogios ao núcleo. “O núcleo de segurança do paciente vem prestando um excelente trabalho aqui na unidade, visando a qualidade de saúde para o paciente. Só temos a agradecer toda a equipe, que abraçou o projeto e está muito engajada. Temos uma equipe coesa e unida e precisamos continuar assim para entregarmos uma saúde humanizada para a população. Juntos somos mais fortes”, concluiu o coordenador.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Procon Cuiabá orienta idosos sobre a importunação e excessos por parte das empresas operadoras de crédito

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Cuiabá), orienta os idosos quantos aos cuidados que devem ser observados mediante aos excessos cometidos por parte das Empresas de Créditos, ligadas às agências bancárias, que ofertam empréstimos e mantém serviço exclusivo para atendimento do grupo acima de sessenta anos.

O órgão registra casos de aposentados que se queixam de receber empréstimos que não solicitaram e são surpreendidos no momento de saque da  aposentadoria ou salário.

“Um fato importante a ser evidenciado é quanto ao prazo para concessão de qualquer tipo de empréstimo ao idoso que deve ocorrer 180 dias após a aposentadoria. Antes disso, essa operação é considerada irregular”, explicou a advogada do Procon Cuiabá, Jovana Marques.

Em consequência do superendividamento de parte da sociedade e, em especial dos idosos, desde julho, a Lei 14.181/2021, foi promulgada a Lei do Superendividamento, que veio aperfeiçoar a disciplina do crédito e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento. Essa Lei passou a vigorar em pleno período de pandemia, de calamidade pública, difícil para a população brasileira, na qual cerca de 30 milhões de pessoas estão hiperendividadas, ou seja, mais de 68 milhões de endividados, destes mais da metade não tem possibilidade alguma de sair da situação.

Essa Lei garante ao Consumidor o direito que antes de contratar um empréstimo ou fazer um crediário, a pessoa ser informada sobre os custos do produto ou serviço que está sendo oferecido. Por isso, estão proibidas, com a nova lei do superendividamento de prometer crédito a “negativado” ou sem consulta a serviços de proteção ao crédito.

Jovana cita alguns esclarecimentos necessários referentes a Lei 8.078/90 -CDC que tem como princípio básico preservar a dignidade dos consumidores, além proteção dos interesses econômicos e qualidade de vida. Outro ponto a ser considerado nessa Lei, além da preservação do equilíbrio nas relações de consumo é a garantia dos produtos e serviços dentro dos padrões de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho e também coibir e reprimir de forma eficiente os abusos e ajudam a diminuir possíveis prejuízos causados aos consumidores, declarou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Desde a criação dessa lei, lembrou Jovana, o Procon criou um canal exclusivo para esse fim. Diante da grande procura dos idosos diariamente, faz-se importuno chamar atenção para esse tema, uma vez que, no dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso.

“A maior parte, refere-se a empréstimos feitos para satisfazer a necessidades dos filhos e, não, dos idosos. Por isso,  a relevância do tema. A aposentadoria chama atenção das empresas, pela facilidade na concessão e juros baixos”, destacou.

Neste sentido, buscando orientar melhor o Consumidor o Secretário Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira informa que o Procon Cuiabá, criado pela Lei Municipal 5.018/2007, trabalha com o tripé educação, conciliação e fiscalização, entre empresas e consumidores, promovendo ações especiais nas datas em que surgem mais problemas, como a época de férias, início das aulas, dia das mães, datas festivas e comemorativas, eventos, entre outros.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Campeonato ‘Xomaninho’ ocorre na manhã deste sábado no ginásio Dom Aquino 

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realiza na manhã deste sábado (23),das 8h às 11h30, o campeonato ‘Xomaninho’ – para categorias de base. O evento esportivo faz parte das comemorações do Dia das Crianças neste mês de outubro. As partidas de futebol serão realizadas no campo do Complexo Esportivo do Ginásio Dom Aquino. 

Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabelo Jacob, no próximo ano, a final do ‘Xomaninho’ será realizada no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. E neste primeiro evento, foram feitos convites para algumas escolinhas de futebol que irão montar suas equipes. 
“Esse é um torneio teste e estamos fazendo e já programando um campeonato para o ano que vem na qual a final será disputado no Dutrinha. Só será equipes convidadas e ano que terá o mesmo campeonato para o torneio. No campeonato de 2022 será por inscrições por categoria de base do Xomaninho. Estamos incentivando a descoberta de novos craques e melhorar a qualidade de vida das crianças”, falou. 
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, também já programou para o próximo dia 30 de outubro a realização de novos jogos do Xomaninho, também na Ginásio Dom Aquino. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Etapa de fundação é superada e ponte na comunidade do Batec deve ser entregue no fim deste ano

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Em andamento na comunidade do Batec, a obra de construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Preto foi vistoriada nesta sexta-feira (22) pelo prefeito em exercício José Roberto Stopa. Acompanhado do secretário interino de Obras Públicas, Raufrides Macedo, e do subprefeito do Distrito do Coxipó do Ouro, Juliano Coutinho, Stopa enfatizou que a estrutura deve ser entregue até o fim deste ano.

“O planejamento da gestão Emanuel Pinheiro e Stopa é o de promover a troca de todas as pontes de madeiras da área rural por estruturas de concreto. Uma ponte de madeira dura em média dois anos sem apresentar problema. Já uma de concreto, realizando as devidas manutenções, é para vida toda. Isso gera mais segurança e população e, ao mesmo tempo, economia aos cofres públicos”, destacou o prefeito em exercício.

O trabalho no local será executado pela empresa Atrativa Engenharia, sob a coordenação e supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Para o levantamento da estrutura, a Prefeitura de Cuiabá investe aproximadamente de R$ 900 mil, com recursos divididos entre Fonte 100 do Município e Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A obra faz parte do programa Pontes de Concreto, criado em 2017 para atender a demanda da zona rural.

A obra já superou a fase de fundação e, neste momento, os operários atuam na construção de duas travessas, uma em cada extremidade da ponte, e das alas (ou cortina lateral). Conforme o cronograma demonstrado pela empresa, a previsão é de que até a próxima semana essa etapa seja finalizada e, a partir disso, iniciada a preparação para a instalação das vigas pré-moldadas. A nova travessia beneficiará, de forma direta, cerca de 390 famílias que residem na região.

“Há mais de 35 anos os moradores esperam por essa construção. A ponte de madeira que existe hoje não oferece nenhuma condição segura de uso e, por diversas vezes, foi responsável por acidentes. Mesmo com manutenção e reforma, a madeira tem um prazo muito curto de validade e isso gera inúmeros problemas, principalmente no período chuvoso em que o volume de água do rio aumenta”, explicou o secretário Raufrides Macedo.

CONTINUIDADE

A atuação no Coxipó do Ouro é continuidade do planejamento iniciado em 2017. Seguindo esse plano, em quatro anos, seis novas pontes de concreto foram construídas na zona rural. Com um investimento de cerca de R$ 4 milhões, foram beneficiados moradores da Ecoville II, Distrito do Aguaçu, Distrito do Coxipó do Ouro (Rio Bandeira e Rio Paciência), e comunidade dos Médicos (Rio Aricazinho e Rio dos Médicos).

Paralelo às grandes construções, outras intervenções pontuais também foram realizadas nesse mesmo período. Entre essas ações estão a manutenção constante das estradas vicinais, construções e reformas de pontes de madeiras, além da implantação de bueiros celular e tubular de concreto, sempre levando em consideração as especificidades dos rios e córregos que passam pelas comunidades.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana