fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Polícia Civil soluciona 92% dos casos de pessoas desaparecidas

Publicados

em

 Assessoria | PJC-MT

A adolescente D.C.F.L., de 15 anos, foi localizada pela da Polícia Judiciária Civil, no dia 04 de abril, no bairro CPA, em Cuiabá. A menina, que é surda e muda, estava desaparecida desde o último dia 31 de março.

Essa ocorrência é um dos 220 casos de pessoas desaparecidas registrados na Polícia Judiciária Civil, que foram atendidos pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), no primeiro trimestre de 2019.

Deste total, 92% foram localizados, representando 202 registros. Apenas 18 pessoas não foram achadas, sendo 196 encontrados com vida, o que corresponde a 97% dos registros. Seis vítimas foram localizadas mortas (Ajarene da Silva Nardes, Marcelino Ramos de Arruda, Nelson Wolfred Shug Neto, Marcos Vinícius Vargas, Lourenço Marques de Araujo e Jonas de Almeida Silva). Deste casos, dois são tratados com homicídios, 1 foi acidente com veículo, e os demais encontro de cadáver que aguardam os laudos periciais para o esclarecimento.

Ainda de acordo com os dados estatísticos da Polícia Civil, 65% dos desaparecidos são pessoas adultas de ambos os sexos, na faixa de 18 anos a 64, sendo 114 homens e 34 mulheres. Quanto aos adolescentes, o percentual de registro é de 31%, a maioria na faixa entre 12 a 17 anos (39 mulheres e 19 homens).

Boa parte dos casos foi registrada em Cuiabá e Várzea Grande. Mas também houve registros referentes a pessoas que sumiram no interior e  em outros estados, as quais tiveram providências tomadas pelo Núcleo.

O delegado titular da DHPP, André Renato Gonçalves, disse que o Núcleo de Pessoas Desaparecidas ao longo dos últimos tem sido estruturado, contando atualmente com três investigadores de polícia, uma escrivã, dois estagiários e um delegado respondendo interinamente, em razão da aposentadoria recente do titular.

 “Era muito importante para a unidade  a estruturação desse núcleo e não tenho dúvida de que presta um serviço de excelência à sociedade através da DHPP”, disse o delegado.

André Renato ponderou que o Núcleo é um setor importante dentro da estrutura da DHPP, que integra os três principais núcleos da Especializada: o núcleo operacional que investiga, sobretudo, os homicídios consumados, o núcleo de pessoas desaparecidas, e o núcleo de inteligência que dá suporte aos dois primeiros.

O delegado Fausto Freiras é o delegado que responde pelo núcleo atualmente, cumulativamente com o trabalho operacional.  

Motivação

São diversos os fatores que levam adolescentes, jovens e adultos a sumirem de casa. O afastamento do convívio familiar correspondem 59%.

Foi esse afastamento do convívio que levou a jovem D.C.F.L., de 15 anos, a deixar a casa da avó, que tem sua guarda. A menina ficou quatro dias sem manter contato com família, até que foi encontrada pelo Núcleo de Desaparecidos, em um bairro na região do CPA.

Razões não explicadas ou enigmáticas também foram classificadas, sendo elas 35% dos registros, entre outras motivações diversas, apontadas como evasão de custódia legal, subtração por familiares, cooptação para práticas criminosas, etc.

Quando localizados, na Delegacia foram relatadas peculiaridades ou dados da pessoa encontrada. 37% das vítimas eram usuárias de droga.    

 

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Jovem denuncia suposto estupro após ser dopada em boate de Cuiabá

Publicados

em

Uma jovem de 18 anos procurou a Delegacia da Mulher na madrugada deste domingo (12) para denunciar que foi dopada e estuprada enquanto estava na boate Gerônimo West Music, em Cuiabá.

Segundo o relato, ela chegou ao local por volta das 23h40, acompanhada de cinco rapazes, dois dos quais eram colegas de trabalho em um supermercado no bairro CPA I. Eles se ofereceram para pagar a entrada e as despesas da jovem durante a noite.

Por volta das 4h da madrugada, a vítima consumiu uma bebida oferecida pelo grupo e, após isso, não se recorda de mais nada. Ela só recobrou a consciência parcialmente às 6h da manhã, apresentando sinais de sonolência, tremores e desorientação.

A mãe da jovem informou que recebeu uma ligação às 5h20, alertando que sua filha estava na boate e precisava de ajuda. Ao chegar ao local, com a ajuda de um desconhecido, levou a jovem para atendimento médico na UPA Verdão. A mãe relatou ainda ter encontrado sinais de sêmen nas roupas e no corpo da filha, além de vestígios de vômito.

A jovem afirmou não lembrar ou consentir qualquer ato sexual naquela noite. O caso está sob investigação da Polícia Civil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

CV mata preso e deixa bilhete: “Não aceitamos PCC aqui”

A vítima foi localizada no banheiro da quadra do raio 7, com uma corda artesanal enrolada no pescoço, após outros internos informarem a equipe plantonista.

Publicados

em

O detento Adair Júnior do Nascimento Silva dos Santos, 23 anos, foi encontrado morto na Penitenciária Estadual Osvaldo Florentino Leite (Ferrugem), em Sinop, na tarde de sábado (11). A vítima foi localizada no banheiro da quadra do raio 7, com uma corda artesanal enrolada no pescoço, após outros internos informarem a equipe plantonista.

Um bilhete foi encontrado junto ao corpo, supostamente assinado por membros da facção Comando Vermelho (CV), com ameaças direcionadas à direção da penitenciária. O texto exigia a separação de presos da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) do isolamento, afirmando que mais mortes ocorreriam caso a demanda não fosse atendida.

 

“Direção! Enquanto ficar colocando pessoas sem convívio ou do PCC no nosso meio, vamos continuar matando. E + uma vez, se não tirar aqueles PCC do Isolamento, vamos continuar matando. Ass: CV-MT”.

Adair cumpria pena por homicídio qualificado. Em nota, a Secretaria de Justiça (Sejus-MT) informou que todas as medidas legais foram adotadas para esclarecer o caso. A Polícia Civil, o Instituto Médico Legal (IML) e a Politec foram acionados para conduzir as investigações.

A Sejus reiterou seu compromisso em seguir os procedimentos legais e administrativos necessários.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Jovem desaparecido em Rondonópolis é localizado em Curitiba e retorna à família

O reencontro trouxe alívio e emoção após dias de angústia.

Publicados

em

 

O desaparecimento de João Gabriel, um jovem de 22 anos diagnosticado com esquizofrenia, mobilizou a polícia e a família em Rondonópolis (MT). Após dias de incerteza, ele foi encontrado em Curitiba (PR) na quinta-feira (9) e retornou em segurança para casa.

 

João Gabriel desapareceu na última terça-feira (7), após deixar o supermercado atacadista onde trabalha, na Vila Operária. Preocupado, o pai do jovem procurou a 1ª Delegacia de Rondonópolis, informando que o filho não havia retornado para casa e relatando o acompanhamento médico devido ao seu quadro de saúde mental. Apesar de buscas em vários locais, João Gabriel não foi localizado inicialmente.

A Delegacia de Homicídios de Rondonópolis iniciou diligências para localizar o jovem. Por meio de câmeras de segurança, a polícia confirmou o horário em que ele deixou o trabalho. As investigações avançaram e revelaram que João havia embarcado em um ônibus com destino a Curitiba.

 

Com essa informação, a Delegacia de Homicídios monitorou o trajeto do veículo e acionou a Polícia Civil do Paraná para interceptar o jovem. Ao chegar em Curitiba, João foi recebido pelas autoridades locais e encaminhado de volta para Rondonópolis.

Na noite de quinta-feira (9), por volta das 22h, João Gabriel chegou à rodoviária de Rondonópolis, onde foi recebido por sua família e pela equipe policial que acompanhou o caso. O reencontro trouxe alívio e emoção após dias de angústia.

 

A Polícia Civil reforçou a importância do apoio familiar e médico para pessoas com condições de saúde como a de João, destacando a agilidade no trabalho conjunto das forças de segurança para o desfecho positivo do caso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana