fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Polícia Civil apreende simulacros de pistolas e armas brancas com adolescente em Confresa

Publicados

em

Assessoria | PJC-MT

Dois simulacros de arma de fogo, uma faca, dois canivetes, um punhal, uma lamina, um soco inglês e um tchaco (tipo de arma usada em artes marciais) foram apreendidos pela Polícia Judiciária Civil, no município de Confresa (1.160 km a Nordeste), na posse de um adolescente de 16 anos.

A ação com foco na repressão e prevenção busca evitar tragédias em unidades escolares, praticadas por jovens influenciados por atos bárbaros, conforme ocorreu na escola do município de Suzano, em  São Paulo, no mês de março passado.  

A denúncia chegou, nesta segunda-feira (15), na Polícia Civil por meio do Conselho Tutelar de Confresa, que acionou a Delegacia diante de uma eventual possibilidade de suposto atentado em uma escola da zona rural do município, onde o adolescente estuda.

Conforme o delegado André Rigonato, tão logo chegou ao conhecido da Polícia Civil, a informação foi averiguada junto à escola. O menor estava em sala de aula e foi chamado para acompanhar os policiais até sua casa, local onde os pais do adolescente permitiram a entrada, sendo localizadas no quarto dele as armas.

O adolescente foi encaminhado para atendimento psicológico. Ele também responderá por ato infracional análogo a posse de armas e também por ameaça.

O delegado disse ainda que os  pais do menor não tinham conhecimento das armas guardadas dentro da casa. Ele fez um alerta a todas as pessoas responsáveis por crianças e adolescentes. “Não queremos criar alarde, mas temos pessoas de má índole no mundo todo que usam as redes para a divulgação disso e incentivar jovens. Estamos trabalhando na prevenção para que os pais fiquem atentos aos seus filhos e que situações como essa não ocorram”, afirmou.

Todas as suspeitas, sejam elas em ambiente escolar ou não, devem ser denunciadas à Polícia, que vem dando atenção macro aos casos, buscando a identificação dos autores da disseminação de promessas de ataques nas unidades de ensino.

Prevenção

No âmbito preventivo, a Polícia Judiciária Civil, por meio dos projetos sociais: De Cara Limpa Contra as Drogas, Rede Digital Pela Paz e De Bem Com a Vida, executados pela Coordenadoria de Polícia Comunitária, desenvolve palestras orientativas junto às escolas de vários municípios de Mato Grosso. As palestras estão focadas a redução da violência escolar, em especial, na modalidade virtual que tem encorajado diversos jovens a praticarem atos insensatos como forma de chamar atenção de colegas, pais e da comunidade. As atividades estão inseridas, na campanha “Escola Segura”, em alusão a Lei nº 13.277, de 29/04/2016, que em no  Artigo 1º, instituiu o “Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola”. A data passa a ser celebrado, anualmente, no dia 7 de abril.

Conforme o gerente do programa De Bem Com a Vida, investigador Ademar Torres, dentre os tópicos abordados  está o cyberbullying, que trata da prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar,também sobre o compartilhamento de fotos ou vídeos que façam menção a supostos ataques,  além de ser uma forma indireta de violência entre o agressor e as vítimas.

Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas, feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais em parceria com o Ministério da Educação, mostra que 69,7% dos jovens afirmam ter visto algum tipo de agressão dentro da escola. Em 65% dos casos, a violência parte dos próprios alunos; em 15,2% , dos professores; em 10,6%, de pessoas de fora da escola; em 5,9%, de funcionários; e em 3,3%, de diretores.

O tipo de violência mais comum sofrida pelos alunos, segundo o diagnóstico, é o cyberbullying (28%): ameaças, xingamentos e exposições pela internet. Roubos e furtos respondem por 25%; ameaças, 21%; agressões físicas, 13%; violência sexual, 2%. Outros tipos não especificados respondem por 11%.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito é flagrado ateando fogo em carro dentro de estacionamento de supermercado; VEJA VÍDEO

Publicados

em

 

Um suspeito ateou fogo em um carro que estava estacionado em uma garagem de supermercado em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, nesse sábado (30). Ninguém ficou ferido. O suspeito não havia sido identificado até a publicação desta reportagem.

Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta de 19h35 e o carro pertencia a uma mulher de 41 anos.

Nas imagens de câmera de segurança, é possível ver que o suspeito está vestido com uma blusa escura, calça e capacete laranja esportivo. Ele chega ao local em uma moto antiga, sem placa, ateia fogo no veículo e foge pela mesma entrada por onde chegou. Na sequência, o carro é tomado pelas chamas (veja vídeo acima).

O Corpo de Bombeiros foi acionado até o local para apagar as chamas e a polícia realizou buscas na tentativa de localizar o suspeito, mas, até o momento, ele não foi encontrado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Bandidos sequestram pai e filho, roubam R$ 100 mil via PIX em Cuiabá

O terror começou quando pai e filho foram abordados e ameaçados de morte. A criança chegou a ter uma arma apontada para a cabeça e ouviu que teria uma orelha cortada caso as exigências dos bandidos não fossem atendidas

Publicados

em

Três jovens criminosos, de 20 e 19 anos, foram presos na manhã deste domingo (1º) no bairro São João Del Rei, em Cuiabá, após protagonizarem um sequestro que envolveu extrema violência. O trio roubou uma caminhonete Hilux prata e manteve reféns o proprietário do veículo, de 34 anos, e seu filho de apenas 8 anos. Durante o crime, obrigaram a vítima a realizar transferências bancárias via PIX que totalizaram cerca de R$ 100 mil.

O terror começou quando pai e filho foram abordados e ameaçados de morte. A criança chegou a ter uma arma apontada para a cabeça e ouviu que teria uma orelha cortada caso as exigências dos bandidos não fossem atendidas.

Ação policial e prisão

A ocorrência foi registrada por volta das 11h, quando o batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) recebeu a denúncia e agiu rapidamente. Os policiais localizaram a caminhonete na região do Contorno Leste. Durante a abordagem, um dos criminosos tentou descartar um revólver calibre 38 pela janela e ordenou que a vítima parasse o veículo para que o trio fugisse em um matagal.

A tentativa de fuga foi frustrada pela equipe da Rotam, que conseguiu prender os três envolvidos: Cleyton da Silva Oliveira Matos, de 20 anos, Geiverson Cardoso de Oliveira, de 19, e Leonardo Martins Conceição, de 19 anos.

Investigação aponta mandante do crime

Em depoimento, um dos suspeitos revelou que o assalto foi encomendado por um criminoso conhecido como “Rodrigo” ou vulgo “Sobrevivente”, que está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE).

O proprietário do veículo contou que foi atraído ao local do crime após demonstrar interesse em um anúncio falso na internet sobre a venda de uma chácara. Assim que chegou ao endereço combinado, foi surpreendido pelos bandidos, que roubaram a caminhonete e sequestraram pai e filho.

Desfecho

Os criminosos foram presos em flagrante e levados à delegacia de Polícia Civil, onde as investigações continuam. O veículo foi recuperado, e as vítimas foram libertadas sem ferimentos graves, mas muito abaladas pela violência sofrida

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Pai que matou a própria filha morre em confronto com a PM em Figueirópolis d’Oeste

Publicados

em

 

Vanderley Evaristo da Silva, 44 anos, foi morto em confronto com a Polícia Militar na madrugada deste sábado (30), enquanto estava escondido em uma propriedade rural de Figueirópolis d’Oeste. Ele era procurado por assassinar a própria filha, Thalita Evaristo da Silva, de 15 anos, e ferir gravemente outros três familiares na última quinta-feira (27).

O confronto

Após receber informações sobre a tentativa de chacina, as forças de segurança intensificaram as buscas pelo suspeito. A investigação levou os agentes a uma propriedade rural, onde Vanderley foi encontrado dormindo em um abrigo improvisado para alimentação de animais.

De acordo com a Polícia Militar, durante a abordagem, o homem estava armado e reagiu atirando contra os policiais. Em resposta, a equipe neutralizou o suspeito, que foi baleado. Vanderley chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos.

Com ele, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, uma faca e materiais para acampamento, evidenciando que ele estava preparado para permanecer escondido por mais tempo.

O caso de violência familiar

Na noite do crime, Vanderley foi até o sítio de sua ex-mulher para discutir a relação. Durante a discussão, ele trancou a mulher e as duas filhas dentro da casa, esfaqueou a ex-companheira e matou a filha Thalita. A outra adolescente conseguiu escapar pela janela e pedir ajuda.

Além da tragédia, o caso ganhou repercussão após a divulgação de um áudio em que Vanderley confessava o crime de forma fria.

Investigação e desfecho

A operação que resultou na morte de Vanderley faz parte de um esforço contínuo da Polícia Militar para combater crimes violentos na região. A arma e outros itens encontrados com o acusado foram encaminhados para perícia.

O caso segue sob investigação pela Polícia Civil, que busca esclarecer os detalhes do ataque e as motivações por trás da ação brutal do suspeito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana