CONTORNO LESTE

Pinheiro lança maior obra estruturante da história de Cuiabá

Publicado

Política

Assessoria

Na manhã deste sábado (01), o prefeito Emanuel Pinheiro lançou a maior obra estruturante da história da capital, a avenida Contorno Leste e percorreu os 17,3km de sua extensão, com paradas em quatro pontos estratégicos até a ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

A obra vai beneficiar mais de 200 mil pessoas diretamente, interligando todas as regiões de Cuiabá. O prazo de entrega é de 24 meses, com investimento de R$125 milhões.

“Era a última região que faltava ser conectada ao desenvolvimento da nossa cidade. Esta obra vai beneficiar diretamente mais de 200 mil pessoas, um terço da população cuiabana, formada em quase sua totalidade por famílias de baixa renda, gente humilde, honrada e trabalhadora, que não conhece ainda a integração e o desenvolvimento em sua região, mais de 50 bairros diretamente beneficiados e dezenas de outros bairros indiretamente beneficiados”, pontou o prefeito de Cuiabá.

Acompanhado do secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, do deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto, do presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e dos vereadores Renivaldo Nascimento, Orivaldo da Farmácia, Adilson da Levante, Adevair Cabral, o prefeito de Cuiabá lançou a obra da avenida com felicidade em realizar o feito em data tão significativa.

“Hoje é um dia muito significativo para mim. Meu pai, o ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo estaria completando hoje, 90 anos de idade, e eu fico muito feliz de Deus ter me reservado esse destino, de poder estar aqui hoje, de ser o prefeito da terra em que eu nasci, no momento em que nossa capital completa 300 anos, de poder concretizar ações e projetos tão importantes como esse, que vai impactar diretamente no desenvolvimento da cidade e na qualidade de vida da população, principalmente os mais humildes, os mais carentes”, comentou o Pinheiro.

A Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento.

Pinheiro ainda fez questão de ressaltar a grandiosidade da obra comparando sua extensão com outras avenidas da capital.

“Para vocês terem uma ideia, a avenida Beira Rio, que foi a primeira obra estruturante de Cuiabá, tem 11km. A avenida Miguel Sutil, outra importante obra e que foi a segunda estruturante da nossa capital, tem 14km. Avenida das Torres, que é a terceira obra estruturante, tem 13km. Esta obra, a maior obra estruturante da nossa linda e eterna cidade verde, tem 17km e 300 metros”, enfatizou.

Também consta no projeto ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central. Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e duas pontes sobre o Rio Coxipó. Na construção, será investido R$ 125 milhões, oriundos de uma operação de crédito formalizada com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A obra será composta pelas etapas de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização e obras complementares.

Na fase de terraplanagem estão previstos os serviços de escavação e compactação do solo. Para a parte de drenagem será construído todo o sistema de escoamento de águas pluviais como bueiros, dreno, meio-fio e sarjeta.

A partir disso, entra na reta final com a construção da pavimentação, na qual serão feitos os trabalhos de subleito, sub-base e base, e a cobertura da via com a massa asfáltica.

Na sequência, será executada a sinalização viária horizontal e vertical. Por fim, a avenida será concluída com a instalação da iluminação e plantio de grama no canteiro central.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mesmo sem prestígio da população, ex-deputado federal irá disputar eleições

Publicado

Era de se esperar que o ex-deputado federal iria concorrer às eleições municipais, o que mais intriga é que mesmo sem prestígio e nenhum carisma com a população ele (Fábio Garcia), deve arriscar nas eleições.

Fábio Garcia (DEM) foi deputado federal entre os anos de 2015 a 2019 e mesmo na cadeira no Congresso federal não conseguiu nada de benefício para a população cuiabana.

Segundo pesquisas eleitorais o pré-candidato estaria em último lugar atrás até do pré-candidato Dorileo Leal, que nem anunciou sua candidatura.

O “menino da elite” pelo que parece, ainda pensa que o povo cuiabano é desatento, sua atuação pelo estado foi pífia, muito menos pela capital, pelo que se vê sua candidatura pode ser “uma catástrofe”.

 

 

 

*FONTE: Ofatonews

Continue lendo

Política

Ainda em articulação, convenção do DEM deve ficar para dia 15

Publicado

O presidente do DEM de Mato Grosso, Fábio Garcia, disse que a convenção do partido deve ser realizada no dia 14 ou 15 deste mês.

 

O partido ainda não definiu a candidatura à Prefeitura de Cuiabá e o nome mais cogitado até o momento é do próprio Garcia.

 

Para o Senado, o partido segue dividido. O grupo dos antigos, liderados pela Família Campos, decidiu apoiar a candidatura do ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), enquanto os novatos, sob o comando do governador Mauro Mendes, prefere a liberdade para apoiam quem quiser.

 

Pelo menos o local da convenção estadual definido: Hotel Fazenda Mato Grosso.

 

 

 

*FONTE:site Gazeta Digital

Continue lendo

Política

Thiago Silva Defende Chamamento Dos Aprovados No Concurso Do Sistema Penitenciário

Publicado

O deputado estadual Thiago Silva fez um requerimento na Assembleia Legislativa para cobrar o chamamento dos concursados da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos de 2017 que irão atender o sistema penitenciário do estado.
Há 3 anos os aprovados vivem a angústia de ter sido aprovados no concurso e o Estado não ter feito o chamamento e o parlamentar pediu celeridade para o Governo resolver esta pauta. O cadastro reserva possui 1.129 candidatos aprovados, sendo que o governo chamou apenas 20%.
“A segurança pública tem que ser priorizada e o chamamento dos concursados se faz importante para aumentar o número de profissionais à disposição para o atendimento nos presídios de Mato Grosso”, disse Silva.

Prorrogação
Após os aprovados realizarem um ato de protesto em 08/02/20, em frente à obra do Centro de Detenção Provisória de Jovens e Adultos de Várzea Grande, para cobrar a inauguração da unidade, o governo prorrogou por mais dois anos o prazo de validade do concurso para cadastro de reserva de agente penitenciário. A prorrogação foi divulgada no Diário Oficial de 10/02/20.

 

 

 

*FONTE:Politica em foco MT

Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana