fbpx

Geral

Pelo menos 46 corpos são encontrados em caminhão abandonado no Texas

Publicados

em

Pelo menos 46 pessoas foram achadas mortas dentro de veículo na cidade de San Antonio, EUA.

Pelo menos 46 pessoas, possivelmente imigrantes, foram encontradas mortas em um caminhão abandonado nos arredores de San Antonio, no Estado do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com veículos da imprensa local, 16 pessoas — entre elas quatro crianças — foram levadas a hospitais, com problemas de saúde devido ao calor.

Ainda não se sabe exatamente como as vítimas morreram. Três pessoas foram detidas como parte das investigações sobre o episódio, que estão sendo conduzidas por agentes federais.

Imagens postadas nas redes sociais mostram viaturas e equipes de emergência em volta de um caminhão grande. Segundo as autoridades, o caminhão que transportava as pessoas não tinha ar condicionado e água de beber. O clima de San Antonio é bastante quente nos meses de verão (do hemisfério norte), com temperaturas chegando a 39,4º C nesta segunda-feira (27/6).

De acordo com o canal de TV KSAT, o veículo foi descoberto próximo a trilhos de trem na região de Southwest Side em San Antonio. A cidade fica a cerca de 250 km da fronteira entre Estados Unidos e México.

“Eles tinham famílias… e provavelmente estavam buscando uma vida melhor”, disse o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg. “É simplesmente uma terrível tragédia humana.”

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse que duas pessoas da Guatemala foram levadas ao hospital, mas acrescentou que as nacionalidades das vítimas ainda são desconhecidas.

No ano passado, houve um número recorde de imigrantes ilegais detidos nos EUA e oriundos do México — muitos depois de terem passado por rotas extremamente arriscadas. É comum o uso de caminhões para transporte de imigrantes ilegais. Em 2017, 10 imigrantes foram encontrados mortos dentro de um caminhão do lado de fora de uma loja Walmart.

O secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, disse: “Os traficantes de seres humanos são indivíduos insensíveis que não respeitam as pessoas vulneráveis que exploram e as colocam em risco para obter lucro”.

O governador republicano do Texas, Greg Abbott, culpou o presidente dos EUA, Joe Biden, pelas mortes, descrevendo-as como “resultado de suas políticas letais de fronteira aberta”.

Beto O’Rourke, o candidato democrata que concorre contra Abbott, pediu medidas urgentes para “desmantelar as redes de contrabando de seres humanos e substituí-las por vias expandidas para a migração legal”.

Imagens postadas nas redes sociais mostram viaturas e equipes de emergência em volta de um caminhão grande na cidade de San Antonio, EUA

A imigração é uma questão política polêmica nos EUA. Em maio um recorde de 239 mil imigrantes indocumentados foram detidos entrando no país vindos do México, muitos viajando por rotas extremamente inseguras.

As autoridades policiais dos EUA estão perto de ultrapassar o recorde de 1,73 milhão de prisões realizadas na fronteira em 2021.

Fugindo da pobreza e da violência na América Central, muitos dos imigrantes indocumentados acabam pagando enormes somas de dinheiro aos traficantes de pessoas para tentar cruzar a fronteira dos EUA.

Nos últimos anos, houve muitos exemplos semelhantes de migrantes que morreram durante sua jornada, mas nenhum evento foi tão trágico quanto o desta segunda-feira.

– Este texto foi publicado originalmente em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61962211

BBC News BrasilBBC News Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Rússia lança mísseis contra universidade em Mykolaiv

Publicados

em

Rússia lança mísseis contra universidade em Mykolaiv

 

As forças da Rússia lançaram na última madrugada dois mísseis contra a Universidade Nacional do Mar Negro, em Mykolaiv, no sul da Ucrânia.

Em seu canal no Telegram, o prefeito Oleksandr Sienkevych disse que apenas um segurança estava dentro do prédio no momento do ataque e não ficou ferido. Os destroços e a onda de choque gerados pelo bombardeio danificaram casas nos arredores.

“Há poucos dias, publiquei um vídeo e mostrei que não tem base militar ali”, acrescentou. O Kremlin não comentou o ataque.

Mykolaiv fica na costa do Mar Negro, entre as províncias de Odessa, uma das mais populosas da Ucrânia, e Kherson, que está sob controle da Rússia e é palco de uma contraofensiva de Kiev.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Mato Grosso registra 7 mortes por covid durante o fim de semana

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou até a tarde desta segunda-feira (15), 7 mortes pela covid-19 em Mato Grosso ao longo do final de semana. Com a atualização, já são 828.311 casos confirmados da doença no estado  e 15.198 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Do total de casos confirmados, 2.555 pacientes estão em isolamento domiciliar e 809. 953 recuperados. Há 49 internações em UTIs públicas e 36 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação de UTIs está em 55, 06% para UTI adulto e 7% para enfermaria adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de covid-19 estão: Cuiabá (142.138), Várzea Grande (55.216), Rondonópolis (44.417), Sinop (38.645), Tangará da Serra (27.659), Lucas do Rio Verde (26.530), Primavera do Leste (25.323), Sorriso (24.806), Cáceres (20.398) e Alta Floresta (18.356).

Cenário nacional

No domingo (14), o Governo Federal confirmou o total de 34.170.286 casos da covid-19 no Brasil e 681.437 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira.

Orientações

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Polícia Civil faz nova operação para prender envolvidos na morte de advogado em Cuiabá

Publicados

em

A Polícia Civil por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou na tarde desta segunda-feira (15) a segunda fase da “Operação Chapeiros”, que investiga um grupo acusado de assassinar o advogado trabalhista Antônio Padilha de Carvalho, em 4 de dezembro de 2019.

Ao todo foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Várzea Grande, Cuiabá, e Barão de Melgaço. Os alvos são quatro sindicalistas e a esposa de outro investigado preso. O crime teria sido motivado após uma ação postulada pelo advogado na Justiça do Trabalho para destituir o grupo da direção do Sindicato dos Trabalhadores Avulsos (Sintramm).

Na última terça-feira (9), foram presos os ex-dirigentes do sindicato Adinaor Farias e Joemir Ermenegildo, investigados como supostos mandantes do crime, e os ex-sidicalistas Alisson Tiago de Assis Silva e Rafael de Almeida Saraiva.

A segunda fase da operação também é coordenada pelo delegado Marcel Gomes de Oliveira e supervisão do titular da unidade, delegado Fausto Freiras.

Relembre o caso

O advogado Antônio Padilha de Carvalho tinha 60 anos, quando foi executada a tiros dentro do próprio carro,na manhã de 4 de dezembro de 2019 no cruzamento da rua Benedito de Camargo com a avenida Dante Martins de Oliveira, no Jardim Leblon. A mulher dele estava no carro e foi atingida por estilhaços.

Ele era tio do então prefeito de Santo Antônio do Leverger (34 km de Cuiabá), Valdir Pereira de Castro Filho (PSD). Na época, a Polícia Civil descartou, inicialmente, a tese de latrocínio.

Uma motocicleta com dois ocupantes emparelhou com o veículo e um dos suspeitos disparou cinco vezes, atingindo Carvalho na cabeça, pescoço e tórax. A polícia identificou a movimentação dos suspeitos, rondando o advogado, em bairros próximos onde ele morava

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana