fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Sem categoria

OAB, Defensoria de SP e MPF destacam membros para fiscalizar atuação policial em manifestação

Publicados

em

Após uma série intensa repressão policial em protestos contrários ao Governo Temer e por Eleições Diretas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de São Paulo anunciaram que vão fiscalizar a atuação da polícia nos atos. Na tarde desta quinta, 8, ocorrerá em São Paulo mais um ato convocado por movimentos sociais.

A postura é uma resposta às críticas à inércia de instituições jurídicas frente à crescente violação de Direitos Humanos em protestos políticos. Na manifestação do último domingo, por exemplo, advogados foram impedidos de se comunicar com manifestantes presos. Além disso, os jovens foram presos sem qualquer razão aparente ou justificável – a Secretaria de Segurança Pública apresentou uma série de objetos apreendidos sem qualquer relação com armas, como equipamentos médicos e um chaveiro do Pateta.

No dia seguinte, 5, o Juiz Rodrigo Telline soltou os manifestantes na audiência de custódia. Diante dos fatos, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal abriu procedimento para averiguar denúncias de violações de direitos humanos por parte de órgãos de segurança pública durante protestos realizados nos últimos dias. O MPF ainda anunciou que vai coletar imagens e áudios que mostrem a conduta policial.

“Ofícios já foram encaminhados aos governadores de SP e do RJ informando que serão coletadas imagens e áudios das próximas manifestações e da conduta das forças policiais durante os protestos. Objetivo é analisar se a atuação do poder público atende aos parâmetros nacionais e internacionais de uso moderado e proporcional da força pelo Estado” – afirmou o órgào em nota.

Na mesma linha, a Defensoria Pública de São Paulo anunciou que disponibilizará assistência jurídica em Delegacias de Polícia para manifestantes que não tenham condições de contratar advogados, com o objetivo de garantir direitos constitucionais. “A atividade pretende monitorar as garantias de direitos constitucionais à livre manifestação, bem como acesso à defesa técnica em casos de detenção” – declarou, em nota, a instituição.

Nos dias de manifestações, a Defensoria pode ser contatada pelo telefone (11) 94221-0426.

A OAB anunciou que estará a postos com a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Prerrogativas para assegurar o direito de defesa dos advogados.

 

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Associados à Enersim podem assistir de camarote os jogos do Brasileirão

Publicados

em

A gestora de energias renováveis vai sortear ingressos entre os associados

A Arena Pantanal localizada na capital mato-grossense, será palco de 19 jogos da temporada do Campeonato Brasileiro 2024.

Os associados à Enersim – gestora de energias renováveis podem assistir de camarote aos jogos, o convite será feito por meio de sorteio e divulgado nas mídias sociais.

Rafaela Klaus, coordenadora de marketing da Enersim, explica que por meio de aplicativo de sorteio, os 10 mil associados participarão do sorteio, e os ganhadores avisados com antecedência.

“A Enersim adquiriu o direito de usufruir em 2024 de um camarote personalizado e exclusivo na Arena Pantanal, e claro que vamos trazer nossos associados para assistir conosco aos jogos. E o melhor, é com alimentação e bebidas inclusas”, afirma Klaus.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as primeiras datas das partidas. O Cuiabá fez sua estreia diante do Athletico, no dia 14 de abril (domingo), na Ligga Arena, em Curitiba.

Veja os jogos do Cuiabá:

2ª rodada: A definir – Cuiabá x Vitória / Arena Pantanal

3ª rodada: 20/04 – sábado – 18h30 – Grêmio x Cuiabá / Arena do Grêmio

4ª rodada: 27/04 – sábado – 18h30 – Cuiabá x Atlético-MG / Arena Pantanal

5ª rodada: 05/05 – domingo – 18h30 – Cuiabá x Palmeiras / Arena Pantanal

6ª rodada: A definir – Criciúma x Cuiabá

7ª rodada: 19/05 – domingo – 18h30 – Cuiabá x Internacional / Arena Pantanal

8ª rodada: 26/05 – domingo – 18h30 – Cruzeiro x Cuiabá / Mineirão

9ª rodada: 02/06 – domingo – 18h30 – Cuiabá x Fortaleza / Arena Pantanal

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Polícia prende um adulto e dois adolescentes; assassinos de motoristas de aplicativo

Publicados

em

 

Equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) prenderam na noite desta segunda-feira (15.04), após diversas diligências, os autores do latrocínio de três motoristas de aplicativo que estavam desaparecidos desde a última quinta-feira, em Cuiabá e Várzea Grande.

Foram detidos em flagrante um adulto de 20 anos e dois adolescentes, de 15 e 17 anos. Em interrogatório na DHPP, os três confessaram friamente a execução dos crimes e indicaram os locais onde ocultaram os corpos das vítimas. Os três foram presos próximos à UPA do bairro Cristo Rei.

Os corpos das vítimas, Márcio Rogério Carneiro, 34 anos e Elizeu Rosa Coelho, 58 anos, foram localizados no bairro Jardim Petrópolis, na região do Chapéu do Sol, e em um lixão próximo do Capão do Pequi, ambos em Várzea Grande. A DHPP continua com as diligências nesta terça-feira para encontrar o corpo da terceira vítima, Nilson Nogueira, de 42 anos.

Desaparecimentos

As investigações da DHPP iniciaram na manhã de sábado, após a equipe do Núcleo de Desaparecidos receber informações sobre a primeira vítima, Elizeu Coelho.

Entre a noite de sábado e a manhã desta segunda (15.04), a equipe do Núcleo de Desaparecidos recebeu a comunicação do desaparecimento de outros dois motoristas de aplicativos, Nilson Nogueira e Márcio Rogério Carneiro.

Elizeu Coelho estava dirigindo um veículo Fiat Uno, por aplicativo de corrida, quando saiu para trabalhar no período da noite da quinta-feira (11.04) e não fez mais contato, comportamento que não era habitual da vítima em deixar de atender ligações ou enviar mensagens. Familiares começaram a buscar pela vítima e um genro de Elizeu encontrou o Fiat Uno perto de uma praça no bairro Cristo Rei.

A segunda vítima, Nilson Nogueira, morador do CPA 3, saiu de casa no início da noite de sábado para trabalhar como motorista de corridas por aplicativo, com seu veículo GM Ônix prata. O pai da vítima procurou a Polícia Civil no domingo relatando que não conseguia falar com Nilson, que ele não tinha o hábito de dormir fora de casa e o celular estava fora de área. As investigações apuraram que o veículo de Nilson foi visto já na madrugada de domingo, por volta das 04h35 próximo à Ponte Nova, sentido Cuiabá – Várzea Grande.

Na manhã desta segunda-feira, o NPD recebeu o registro de desaparecimento da terceira vítima, Márcio Carneiro, que morava em um condomínio na Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande. A esposa da vítima relatou que ele saiu de casa por volta das 21h de domingo dirigindo um Fiat Palio branco, locado, e desde então não fez mais contato. Na mesma manhã, o veículo foi localizado pelo proprietário, sem as placas, no bairro Cristo Rei.

Diligências

Os três veículos utilizados pelos motoristas foram todos localizados na cidade de Várzea Grande.  O Fiat Palio e o Ônix foram localizados na mesma região de Várzea Grande que o primeiro, abandonados para possivelmente serem ‘esfriados’ – ação costumeira no roubo ou furto quando os criminosos deixam os veículos em algum local durante um tempo, para verem se são rastreáveis.
Prisão e apreensão

Análise de imagens de câmeras de segurança, entre outras diligências realizadas pela DHPP possibilitaram a identificação de três suspeitos que foram vistos próximos do carro da primeira vítima, no bairro Cristo Rei.

Eles estavam com as mesmas roupas em que apareceram nas imagens das câmeras. Ao serem abordados, perto da UPA do Cristo Rei, o trio confessou os crimes e apontou onde estavam os corpos de duas vítimas.

“As diligências ininterruptas ocorreram desde sábado, quando a equipe recebeu a comunicação do primeiro desaparecimento, e empreendeu diligências durante o final de semana, continuando nesta segunda feira, com a indicação de mais dois desaparecidos. Redobramos os esforços que culminaram com a prisão de um maior e dois menores, que confessaram os crimes”, explicou o delegado Olímpio da Cunha Fernandes Jr.

Os três foram encaminhados no fim da noite desta segunda-feira para a sede da DHPP, interrogados e autuados em flagrante pelos crimes e atos infracionais análogos, respectivamente, a roubo majorado pelo concurso de pessoas, por restringindo a liberdade das vítimas, grave ameaça com emprego de arma branca e resultado morte em decorrência da violência e ocultação de cadáver das vítimas. O adulto responderá ainda por corrupção de menores.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Sósia de Bolsonaro faz sucesso em ato político do PL

Publicados

em

 

Um sósia do ex-presidente da República Jair Bolsonaro chamou a atenção no grande ato político do PL realizado na Praça 8 de Abril em Cuiabá.

Por conta da aglomeração, muitos populares não conseguiram se aproximar do ex-presidente. A solução, com muito bom humor, foi tirar fotos ao lado do sósia de Bolsonaro, que aparenta muita semelhança no perfil físico e corte de cabelo.

O sósia é Vilmar Rigo, morador de Cuiabá, que tem uma página no Instagram com 30,6 mil seguidores. Em seu perfil na rede social, mantém vídeos de diversos atos com o ex-presidente Bolsonaro e outros políticos filiados ao PL. Ontem, nos fundos do restaurante Choppão, o sósia cumprimentou o ex-presidente que deu gargalhadas com a comparação.

O ato político do PL, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro oficializou a candidatura a prefeito de Cuiabá do deputado federal Abilio Brunini. Também foram oficializados candidatos às Prefeituras de Várzea Grande e Rondonópolis à advogada Flávia Moretti e o deputado estadual Cláudio Paisagista, respectivamente.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana