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Mato Grosso

MT Hemocentro investe em Rede de Cuidados para pacientes hemofílicos

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A data de 17 de abril foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ter como referência o aniversário de Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial da Hemofilia. O objetivo deste dia é conscientizar as populações para a hemofilia e outras disfunções que afetam o sangue.

O MT Hemocentro, por meio do Ambulatório Especializado de Hematologia,é referência no tratamento de hemofílicos e, para realizar o cuidado de forma integral, investe na capacitação, qualificação e na implantação da Rede de Cuidados, com o objetivo de inserir o paciente na Rede de Assistência (RAS).

De acordo com a gerente de Medicina Transfusional do MT Hemocentro, Valéria Vuolo, a doença tem grande incidência em Mato Grosso e no mundo. O ambulatório especializado trata, mensalmente, 354 pacientes com hemofilia que estão distribuídos entre 75 municípios; contudo, a maior concentração de hemofílicos está em Cuiabá e Várzea Grande.

Neste ano, o Estado realiza o trabalho de aproximação do Centro de Referência com a Atenção Básica dos municípios. “Nossos usuários com hemofilia recebem o que há de mais atual em seu tratamento. Oferecemos tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar que tem conhecimento da importância e do desafio de trabalhar novos conceitos da assistência especializada. Buscamos efetivar a Clínica Ampliada e estarmos em comunicação direta com a Atenção Básica”, declarou a gerente. 

Para destacar a importância do diagnóstico e do tratamento da doença, o MT Hemocentro promoverá, nesta quarta-feira (17), uma ação educativa no SESI Escola de Várzea Grande, unidade na qual estudam cinco pacientes do banco de sangue público de Mato Grosso; a programação da atividade prevê oficinas com os alunos e professores. No sábado (20), também será realizada uma panfletagem no Shopping 3 Américas, apoiador da causa.  

O que é hemofilia?

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo, quando há o corte de alguma parte do corpo e é notado o sangramento, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo humano) entram em ação para estancar o sangue – sendo esse processo chamado de coagulação. Entretanto, as pessoas portadoras de hemofilia não possuem essas proteínas e, por isso, sangram mais do que o esperado.

A hemofilia é classificada em tipos “A” e “B”. Pessoas com hemofilia tipo “A” são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo “B” são deficientes de fator IX (nove). Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma – líquido que representa 55% do volume total do sangue humano.

Conforme explica a gerente de Medicina Transfusional do MT Hemocentro, as pessoas com hemofilia podem levar uma vida normal se fizerem o uso regular do medicamento. O componente é injetado nas veias e substitui o fator de coagulação do sangue que não funciona adequadamente ou que, por motivos genéticos, é ausente. Ao utilizar a medicação, o hemofílico volta a ter o perfeito funcionamento de todos os fatores sanguíneos.

“A hemofilia pode ser leve, moderada ou grave. Alguns hemofílicos não possuem o fator coagulante no seu sangue. Outros têm algum, porém, não o suficiente para fazer parar todas as hemorragias. Há hemofílicos que têm hemorragias todas as semanas, outros todos os meses e alguns somente uma vez por ano. A frequência com que uma pessoa hemofílica tem hemorragias depende da quantidade de fator no sangue”, explicou Valéria Vuolo.

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Mato Grosso

2ª Expominério reúne nomes de peso e debate tendências do setor mineral no Brasil

O ex-ministro Aldo Rebelo vai fazer palestra magna e evento reúne ainda membros do Senado Federal

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A 2ª edição da Expominério, que ocorrerá de 7 a 9 de novembro, em Cuiabá, Mato Grosso, traz uma programação robusta com temas essenciais para o setor mineral, e promete discussões de alto nível. Entre os palestrantes de destaque estão o ex-ministro Aldo Rebelo, reconhecido por sua trajetória política e visão sobre a exploração responsável na Amazônia. Ele ministrará palestra magna às 18 horas, no primeiro dia do evento.

 

Outra presença esperada é a do diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Seabra, que participará em um painel sobre minerais críticos e estratégicos e as iniciativas para tornar o Brasil referência na transição energética. Ele falará no painel programado para sexta-feira (08.11), às 10h45.

 

O evento começa na manhã do dia 7 de novembro com a recepção e abertura oficial, que tem a presença confirmada do deputado estadual Max Russi, apoiador do evento desde a primeira edição e foi requereu a instalação de uma Câmara Setorial Temática (CST) para estudos sobre a mineração no estado. Em seguida, uma série de painéis e palestras técnicas que buscam integrar as esferas políticas, jurídicas e tecnológicas da mineração. O primeiro dia é marcado por palestras de decisões de tribunais superiores e o mercado internacional de investimentos. O presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Juliano Jorge, abordará as políticas públicas estaduais para o setor.

 

Nos dias seguintes, a programação abrange um panorama completo sobre a atualidade do setor. Na manhã do dia 8, o foco será em novas tecnologias para recuperação de ouro fino e tributação. Outros temas incluem uso do mercúrio, regulação e impactos ambientais, refletindo o compromisso com uma mineração responsável e inovadora.

O senador Wellington Fagundes (PL) estará no painel que debaterá a Mineração & Marco Regulatório e Risco Jurídico no Brasil. Ao lado dele estarão discutindo o tema os palestrantes Frederico Munia, Dra. Monica Maia e Tasso Mendonça.

O último dia (09.11) destaca o papel das mulheres na mineração, a coexistência entre cooperativas e mineradoras, e, no período da tarde, as discussões finais incluem comunicação de valor e mapeamento geológico. Para fechar, a programação cultural com o Sarau Expominério celebra o evento, oferecendo um espaço de integração e troca entre os participantes.

“Com nomes importantes, como especialistas nacionais e internacionais, e abordagens que vão desde o avanço da tecnologia até questões regulatórias e socioambientais, a Expominério 2024 promete consolidar-se como um fórum estratégico para a mineração em Mato Grosso e no Brasil, criando novas oportunidades de negócios e parcerias para o desenvolvimento sustentável do setor”, destacou a advogada Pâmela Alegria, uma das organizadoras do evento.

 

Expominério 2024

A Expominério 2024 conta com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.

 

O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.

Mais informações pelo site www.expominerio.com.br

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Mato Grosso

TCE-MT promove seminário para enfrentar a hanseníase em Mato Grosso

A cerimônia de abertura está marcada para as 9h do dia 4 de novembro, no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT.

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Nos dias 4 e 5 de novembro, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza o seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”, com o objetivo de unir forças e criar estratégias para combater a hanseníase, um grave problema de saúde pública no estado. Apesar de ser líder na produção agropecuária e destaque nacional em exportações, Mato Grosso enfrenta a contradição de ter o maior índice de detecção de hanseníase no Brasil, com quase 4 mil novos casos registrados em 2024.

O evento contará com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, do presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, além de outras autoridades da área da saúde. A cerimônia de abertura está marcada para as 9h do dia 4 de novembro, no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT.

Um Desafio para a Saúde Pública

Mato Grosso, estado de grande riqueza econômica, vê-se desafiado por índices alarmantes de hanseníase, condição que ainda carrega estigma e dificuldades de tratamento. O seminário visa, portanto, discutir estratégias para reduzir a transmissão da doença, melhorar o diagnóstico precoce e promover a reintegração dos pacientes.

Serviço

  • O que: Seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”
  • Quando: Dias 4 e 5 de novembro; abertura às 9h do dia 4
  • Onde: Auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT

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Mato Grosso

69% dos mato-grossenses planejam comprar na ‘Black Friday’

A pesquisa revela que 42% dos consumidores estão em busca de descontos, enquanto o orçamento médio para compras aumentou em 23%

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A Black Friday é uma das datas que mais movimentam a economia no país. Em Mato Grosso, não será diferente. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso). Os comerciantes do estado esperam boas vendas; em contrapartida, 69% dos mato-grossenses planejam aproveitar os descontos durante a última semana de novembro. Segundo o levantamento, o período deve movimentar cerca de R$ 1,6 bilhões em todo o comércio, um crescimento de 212% em comparação a 2023.

O gestor estadual de Varejo e Mercado Digital do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, ressalta que neste ano, houve 19% de aumento de intenção de compras em relação ao ano anterior. Por isso este período é considerado um dos mais importantes para o comércio varejista.

“A Black Friday é uma oportunidade estratégica para os empresários, pois atrai novos clientes e é uma oportunidade de liquidar estoques. Além de aumentar o volume de transações em um curto período, a data fortalece o relacionamento com os consumidores, amplia a visibilidade das marcas e prepara o terreno para vendas em Natal. É um momento chave para que as empresas se destaquem em um mercado competitivo, com ofertas atrativas, oferecendo descontos reais. Para atrair esses consumidores, é essencial ofertar produtos de qualidade, além de criar uma estratégia de marketing que combine canais digitais e físicos, promovendo crescimento e fidelização”, analisa.

A pesquisa revelou ainda que 42% dos entrevistados dizem que participam da Black Friday por causa dos descontos e promoções, 35% deles, pela necessidade de produtos específicos, e outros 23% pela tradição. Os itens mais desejados são eletrônicos, vestuário e decoração, seguidos por cuidados pessoais, brinquedos e alimentos. O orçamento médio dos consumidores aumentou 23%, com a maioria planejando gastar entre R$ 800 e R$ 1 mil. Enquanto alguns buscam economizar com ofertas menores, outros aproveitam a data para investir em produtos de maior valor.

“Para que os pequenos negócios aproveitem ao máximo o potencial da Black Friday, é essencial se preparar com antecedência, até porque, a pesquisa indica que 57% dos consumidores planejam suas compras com antecedência, e 51% preferem lojas que iniciam os descontos antes da data oficial”, diz Leandro.

E ele aconselha aos empreendedores focar em três pilares importantes para os negócios: “planejamento, promoções e experiência do cliente, além disso, invista em atendimento eficiente, tanto no online quanto no presencial, e em políticas de troca e sustentabilidade, valorizadas por 43% dos compradores. Fortalecer a presença digital e treinar a equipe serão diferenciais importantes para se destacar nesse período”, recomenda o gestor.

Perfil dos consumidores

Este ano, 59% dos que não compraram na Black Friday anterior pretendem participar, enquanto 79% dos que compraram em 2023 planejam repetir a compra, demonstrando alta fidelidade. Quanto à influência dos meios de comunicação, a TV lidera com 27%, seguida das redes sociais (26%) e pesquisas online (24%). Descontos percentuais são a preferência de 50% dos consumidores, enquanto 22% se interessam por promoções do tipo “Compre 1, leve 2”.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas entre os dias 19 e 30 de setembro de 2024, abrangendo todo o estado de Mato Grosso. Ao todo, foram entrevistadas 1.035 pessoas, com margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.

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