Geral

Médico relata frustração e desespero durante atendimentos a pessoas com Covid-19 em MT

Avatar

Publicados

em

Atuando na linha de frente contra a Covid-19 desde julho do ano passado, o médico Cristiann Fernando da Silva Araújo afirma que equipes de saúde nunca viram tantas mortes ocorrendo simultaneamente.

“Por mais que a morte faça parte do nosso trabalho, acho que ninguém nunca viu tanta morte ocorrendo assim. Ninguém nunca viu um estado tão catastrófico”, afirma.

Segundo ele, a realidade atual é que tem se tornado comum mais de uma pessoa da mesma família não resistir à Covid-19 e as equipes médicas terem que lidar com o fato, o que traz frustração e dor.

“O primeiro sentimento é de muito terror e muita frustração. Hoje é comum na UTI termos irmãos intubados no mesmo lugar, é comum dar a notícia de óbito do pai de família e logo depois falar sobre a morte da mãe, da tia. Você tem que falar com as mesmas pessoas, com a mesma família”, explica.

Segundo Cristiann, a rotina das equipes que estão trabalhando na linha de frente é extremamente cansativa.

“Todos nós queremos fazer um bom trabalho, independente da profissão. Nós, como médicos, queremos as pessoas bem. Isso é natural. Só que infelizmente nesse cenário isso não tem sido muito comum, porque a doença, em casos graves, e muito violenta e nos abate muito cada notícia de óbito. Cada vez que a gente conversa com uma família é algo extremamente cansativo”, desabafa.

Dados da Covid-19 em MT:

 

O número de mortes por Covid-19 em Mato Grosso passou de 6 mil nesse domingo (7). De acordo com o Painel Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou desde o início da pandemia 261.116 casos confirmados da Covid-19 e 6.016 óbitos em decorrência da doença no estado.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 476 internações em UTIs públicas e 412 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,96% para UTIs adulto e em 49% para enfermarias adulto.

A ocupação teve uma leve redução. Nesse sábado, quase 100% dos leitos de UTI para Covid-19 estavam ocupados.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (56.231), Rondonópolis (20.440), Várzea Grande (16.420), Sinop (13.322), Sorriso (10.540), Tangará da Serra (10.186), Lucas do Rio Verde (9.513), Primavera do Leste (7.794), Cáceres (5.752) e Nova Mutum (5.164).

Essa é a segunda vez que a saúde de Mato Grosso entra em colapso desde o início da pandemia.

A Secretaria Estadual de Saúde pediu a outros estados auxílio para possíveis transferências de pacientes com Covid-19.

São quase 60 pacientes que estão na fila de espera por um leito de UTI.

A Secretaria informou que não houve confirmação oficial por parte dos estados até o momento, até porque a situação é de hospitais cheios em todas as regiões do país.

*FONTE:G1

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem tenta sacar dinheiro e é arremessado por caixa eletrônico

Avatar

Publicados

em

Um homem de 38 anos levou um choque ao tentar sacar dinheiro em um caixa eletrônico do Banco do Brasil, no Centro de Descanso, no Oeste de Santa Catarina. Ele foi encaminhado ao hospital da cidade com ferimentos leves e a agência foi isolada pela Polícia Militar.

O caso aconteceu por volta das 20h30min de segunda-feira (12), quando o cliente foi até a agência bancária. Após emitir o extrato da conta, o homem apoiou o cotovelo no caixa eletrônico e foi arremessado para trás, conforme relato dos socorristas.

Pessoas que presenciaram a cena acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que isolou a área. 

Os profissionais da força de salvamento encontraram o homem consciente e orientado, sentado próximo ao caixa. Ele relatou sentir o braço dormente devido à descarga elétrica. Com ferimentos leves e pressão arterial elevada, a vítima precisou ser levada ao hospital de Descanso.

Até a publicação desta reportagem, o Banco do Brasil ainda não havia se manifestado sobre a causa do acidente e as providências que serão tomadas pela agência.

*Com supervisão de Augusto Itnner

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Quer saber quando será vacinado? Faça a conta agora

Avatar

Publicados

em

Com o avanço da imunização contra a pandemia de covid no Brasil, muita gente fica em dúvida sobre quando será vacinado. Pois o site ‘Quando Vou Ser Vacinado’ resolveu ajudar os mais ansiosos e calcula, baseado em suas informações, a data em que você será vacinado.

O cálculo é simples: o internauta preenche dados como idade, estado, profissão e se tem alguma comorbidade que o coloque em algum grupo de risco. A partir daí, o site emite uma previsão de vacinação.

 

Ficou curioso, faça as contas aqui

https://quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

“Crioulo, senzala”, mulher xinga homem dentro de ônibus e vídeo viralza; veja o video

Avatar

Publicados

em

 

Vídeo de uma mulher xingando um homem dentro do ônibus viralizou na internet..

Novídeo a mulher chama o homem crioulo, preto da senzala, negrunho e por aí vai.

Confira o video

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana