Geral

Mauro Mendes dá autêntico “tiro no pé” ao entrar com ação no STF para barrar RGA de servidores do Judiciário

Avatar

Publicados

em

O começou como simples burburinho e parecia não haver possiblidade de passar de “ruído de comunicação”, ganhou ares de protesto e corre o risco de se transformar em rebelião do Poder Judiciário de Mato Grosso, contra o governador Mauro Mendes (DEM).

É que o chefe do Poder Executivo entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), no Supremo Tribunal Federal (STF), para barrar lei que determina a Revisão Geral Anual (RGA) das tabelas de subsídios dos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso

Por conta da decisão, magistrados que eram neutros e alguns até simpáticos à atual gestão do Palácio Paiaguás, passaram a criticar o governador. Ele mexeu numa parte sensível do corpo humano: o bolso.

Não são poucos os juízes e desembargadores que subiram o tom das críticas a Mauro Mendes, nos gabinetes refrigerados do Palácio da Justiça e no Fórum.

Mauro Mendes, via Procuradoria Geral do Estado (PGE), trabalha para derrubar no STF a lei publicada no dia 22 de fevereiro, que conferiu aos servidores do Poder Judiciário o direito à RGA, no percentual de 4,48%. O Judiciário concedeu sob argumento de que a reposição decorreu da variação do Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC).

Por outro lado, Mendes argumentou que a Lei Complementar Federal nº 173/2020 proíbe os estados, municípios e união de conceder qualquer tipo de reajuste aos servidores públicos.

Desembargadores, juízes e servidores do Poder Judiciário não têm poupado críticas ao governador. E a agressividade se ampliou, além de sair da surdina para ataques públicos.

“Não há que se falar em aumento de salário. O nobre governador comete um grande equívoco ao fazer tal afirmação. Quando a Assembleia Legislativa, em 2019 aprovou a (Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2020, referente ao Poder Judiciário de Mato Grosso, aí já estava prevista a reposição O da inflação prevista pelo Governo Federal”, disparou um juiz da Comarca de Cuiabá, sobre a Adin no STF, durante animada roda em um bar na Praça Popular.

“Jamais se tratou de aumento de salário. E, sim, daquilo que o trabalhador perdera do seu salário para a famigerada inflação. Portanto, é preciso informar que o Senhor Governador que não está oferecendo nenhuma benesse aos servidores do Estado, mas apenas devolvendo aquilo que ele perdeu. Mas, se ele entende assim, é bom lembrar esse percentual já estava embutido no orçamento do Poder Judiciário de Mato Grosso”, justificou o mesmo magistrado, que foi gravado e cujo áudio reverberou em diversos grupos, nas redes sociais.

JOSÉ PAULO CONDE – Da Redação

FOTO: Twitter

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem tenta sacar dinheiro e é arremessado por caixa eletrônico

Avatar

Publicados

em

Um homem de 38 anos levou um choque ao tentar sacar dinheiro em um caixa eletrônico do Banco do Brasil, no Centro de Descanso, no Oeste de Santa Catarina. Ele foi encaminhado ao hospital da cidade com ferimentos leves e a agência foi isolada pela Polícia Militar.

O caso aconteceu por volta das 20h30min de segunda-feira (12), quando o cliente foi até a agência bancária. Após emitir o extrato da conta, o homem apoiou o cotovelo no caixa eletrônico e foi arremessado para trás, conforme relato dos socorristas.

Pessoas que presenciaram a cena acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que isolou a área. 

Os profissionais da força de salvamento encontraram o homem consciente e orientado, sentado próximo ao caixa. Ele relatou sentir o braço dormente devido à descarga elétrica. Com ferimentos leves e pressão arterial elevada, a vítima precisou ser levada ao hospital de Descanso.

Até a publicação desta reportagem, o Banco do Brasil ainda não havia se manifestado sobre a causa do acidente e as providências que serão tomadas pela agência.

*Com supervisão de Augusto Itnner

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Quer saber quando será vacinado? Faça a conta agora

Avatar

Publicados

em

Com o avanço da imunização contra a pandemia de covid no Brasil, muita gente fica em dúvida sobre quando será vacinado. Pois o site ‘Quando Vou Ser Vacinado’ resolveu ajudar os mais ansiosos e calcula, baseado em suas informações, a data em que você será vacinado.

O cálculo é simples: o internauta preenche dados como idade, estado, profissão e se tem alguma comorbidade que o coloque em algum grupo de risco. A partir daí, o site emite uma previsão de vacinação.

 

Ficou curioso, faça as contas aqui

https://quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

“Crioulo, senzala”, mulher xinga homem dentro de ônibus e vídeo viralza; veja o video

Avatar

Publicados

em

 

Vídeo de uma mulher xingando um homem dentro do ônibus viralizou na internet..

Novídeo a mulher chama o homem crioulo, preto da senzala, negrunho e por aí vai.

Confira o video

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana