Natural de Sinop (a 513 km de Cuiabá), o mato-grossense Airon Martin, criador da Misci, marca autoral que conquistou no mundo da moda nos últimos dois anos, foi listado como uma das 500 pessoas mais relevantes na indústria fashion global pela Bussines of Fashion. Airon é um dos 34 brasileiros citados pela publicação, marcando presença entre nomes como Gisele Bündchen, Gloria Kalil, Thassia Naves e Alexandre Herchcovitch.
Na Bussines of Fashion, Airon foi destacado por transmitir a complexidade da identidade brasileira e brincar com sua pluraridade em estampas que retratam itens típicos das casas ou coleções que se dedicam a homenagear as matriarcas do Brasil, além das referências para religiões como umbanda e candomblé.
A publicação de moda também destacou o fato de Airon falar abertamente sobre questões sociais e ambientais ao rejeitar seguir o ciclo tradicional da moda e trabalhar com uma rede de produtores locais.
Peças desenvolvidas por Airon na Misci foram escolhidas por figuras públicas importantes como a primeira-dama Janja, que escolheu looks da marca do mato-grossense para a diplomação do presidente Lula, em janeiro deste ano.
Quando assumiu oficialmente o cargo de ministra do Meio Ambiente, Marina Silva ganhou se tornou destaque na mídia por conta da roupa que escolheu: uma camisa com estampa de Maria Bonita da Misci. Na época, Airon se emocionou com o fato e, em entrevista ao UOL, afirmou que Mariana Silva tinha sido a pessoa mais relevante a se vestir com a marca.
“Pra mim, Marina foi a pessoa mais relevante que vestiu Misci até hoje, sem dúvida. A pessoa que mais me emocionou por vestir Misci na vida foi ela, por tudo que ela representa”, revelou o criador, que também relembrou já ter sido filiado do partido Rede Sustentabilidade, apesar de hoje considerar-se apartidário. “Sou um progressista”, disse ao UOL.
Em abril deste ano a apresentadora estadunidense Oprah Winfrey fez uma rápida passagem pelo Brasil, que somou 55 horas de uma agenda lotada de compromissos. Mesmo assim, Oprah reservou tempo para ir às compras no shopping Cidade Jardim, um dos mais luxuosos de São Paulo (SP). Em uma das lojas, ela comprou três bolsas da Misci.
Em seu Instagram, Airon comemorou o momento e afirmou: “senti que venci na vida”. “Não foi qualquer produto, foram bolsas. A bolsa é um dos principais símbolos de status e ascensão social. Oprah usa bolsa de luxo brasileira. Uma bolsa Misci”, escreveu o mato-grossense.
Um dos modelos escolhidos por Oprah foi a bolsa “Bambolê”, que custa R$ 2.280. A apresentadora teria gastado quase R$ 10 mil de uma só vez com as peças da Misci.