Lexus CT 200h mantém estilo arrojado típico dos carros da marca, mas faltam itens mais modernos por dentro
No Brasil, para a grande maioria, carros híbridos e elétricos ainda fazem parte dos assuntos ligados à ficção científica. Hoje em dia, representam meros 0,2% das vendas totais no País, uma pena. Sim, não é à toa que esse tipo de carro está na ordem do dia nos escritórios das principais fabricantes. Depois de uma semana dirigindo no dia a dia o Lexus CT200h (a partir de R$ 135.750), notamos sua eficiência na prática.
Quer ter uma ideia do que estamos falando? Ok, no trânsito pesado de São Paulo, no horário de pico, rodamos por cerca de uma hora entre a Marginal Pinheiros e as principais vias ao redor da USP e, no final do trajeto, o computador de bordo marcou uma média de 14,5 km/l de gasolina.
Esse feito só foi possível pelo uso combinado do motor elétrico com o 1.8, de ciclo Atkinson, que retarda ao máximo o fechamento das válvulas de admissão, o que reduz o esforço do pistão para chegar ao seu ponto mais alto. Com isso, o consumo é menor. Em compensação, o desmepenho não é das mais animadores. Porém, considerando o rendimento e ambos os motores, a potência combinada fica em razoáveis 136 cv.
É o suficiente para garantir certa agilidade nas ultrapassagens no modo Sport, selecionado pelo botão giratório no centro do console central, o que faz a iluminação do cluster
ficar vermelha e aparecer um contagiros no lugar do ponteiro que marca se o carro está sendo dirigido de maneira econômica ou não. Com centro de gravidade baixo, o CT200h também tem a boa estabilidade como aliada numa tocada mais animada.
Foco do Lexus CT200h é ser econômico e confortável
Divulgação
Boa posição de dirigir e acabamento caprichado são destaques do interior do híbrido Lexus CT200h
Porém, o foco desse Lexus não é o desempenho, mas sim os baixos índices de emissões de poluentes e de consumo. Então, o que instiga ao volante do carro é conseguir ser o mais econômico possível, o que é conseguido com ajuda do computador de bordo. Dá para ver em tempo real qual é o nível da carga das baterias e quanto o movimento das rodas está gerando energia para recarregá-las.
O nível de recarga pode ser aumentado ao selecionar o modo B (de brake, que significa freios, em inglês). Com isso, ao tirar o pé do acelerador, o carro encontra mais resistência ao rodar, mas, em contrapartida, as baterias recebem mais energia. Já experimentei outros elétricos e, no caso do CT200h, não há como usar essa opção para frear o carro, de fato. O efeito de conter a velocidade poderia ser maior, o que permitiria dirigir com apenas um pedal, dependendo das circunstâncias.
Pois é, se você quer mesmo um carro eficiente, um modelo híbrido é uma boa pedida. Mas faltam detalhes mais modernos ao CT 200h. Não é difícil encontrar sinais de que o tempo passou muito depressa para esse Lexus. Um deles é o antigo “pedalzinho” do freio de estacionamento, que deveria ter sido substituído por um simples botão.
Divulgação
A central multimídia não tem tela sensível ao toque e poderia ser mais prática de ser usada no Lexus CT 200h
Outro fica por conta da central multimídia, que poderia ser bem mais prática de ser manejada. Em vez de ter tela sensível ao toque de alta resolução, ainda funciona com um joystick
que move um cursor. O bom é que o sistema de som é de boa qualidade e tem duas entradas USB no console central de fácil acesso. Para quem ainda quiser ouvir um CD, há também essa opção.
Aliás, a lista de equipamentos é interessante. Entre outros itens, na versão topo de linha Luxury (R$ 153.300), carro conta com bancos dianteiros revestidos de couro, com ajustes elétricos e aquecidos, controles eletrônicos de tração e estabilidade, teto-solar elétrico, faróis com lâmpadas de LED, GPS, volante multifuncional, câmera de ré, retrovisores externos com rebatimento automático, além de ar-condicionado com regulagem independente para motorista e passageiro, de meio em meio grau.
A questão do espaço também não está entre os pontos fortes do Lexus CT200h. O porta-malas leva apertados 375 litros e quem tem mais de 1,75 m de altura vai pedir mais distância das costas do banco da frente para acomodar as pernas. Pelo menos, há cintos de segurança e encostos de cabeça para todos. Entretanto, a visibilidade através do vidro traseiro é limitada.
Conclusão
Embora confortável e econômico, o Lexus CT 200h tem alguns pontos importantes para evoluir, como a central multimídia antiquada e a falta de freio de estacionamento elétrico, que deveria estar no lugar do “pedalzinho” lateral. Se quiser um bom híbrido, o Toyota Prius continua sendo o melhor negócio.
Ficha Técnica – Lexus CT200h
Preço: a partir de R$ 135.750 ( R$ 153.300 na unidade avaliada)
Motor: 1.8, quatro cilindros, gasolina e outro elétrico
Potência (cv): 99 cv a 5.200 rpm e 136 cv combinado ao elétrico
Torque (kgfm): 14,5 a 4.000 rpm e 21 kgfm o elétrico
Há 48 anos a Honda dava início às suas operações no Brasil. Hoje a Honda é uma marca célebre, sua competência e beleza no universo automobilístico a colocaram num patamar destacado. Falar seu nome é sinônimo de qualidade e autonomia. Segurança, qualidade e versatilidade são atributos comuns aos seus produtos e valorizados por todos os clientes da marca.
Sempre preocupada com a segurança no trânsito, com a tecnologia de seus produtos e com o atendimento ao cliente, comprovou o sucesso da empresa, criando novos modelos, ampliando a carta de opções, estourando no mercado com um número exorbitante de vendas. Todos podem usufruir dos produtos, que facilitam o dia a dia das pessoas, com a mais alta qualidade, a um preço justo, atendendo às demandas da sociedade de forma sustentável, se esforçando para que os processos e produtos sejam cada vez mais amigáveis ao meio ambiente.
A Honda continua a trilhar os caminhos do sucesso no desempenho, prezando o meio ambiente, conforto e durabilidade do produto, mantendo o padrão de qualidade e sempre inovando em tecnologia.
Honda Auto Campo
A concessionária Honda Auto Campo, está estabelecida em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Trazendo confiabilidade e os melhores produtos para o Estado, oferecendo também todo o serviço de assistência técnica a seus clientes
A Fiat Doblò 2020 mudou pouco em relação ao modelo que chegou ao mercado brasileiro em 2002
A FCA
contínua renovando alguns de seus modelos mais antigos. Do alto de seus 18 anos de vida, a minivan Fiat Doblò chega à linha 2020 sem a tão popular versão Adventure. Os preços, por outro lado, subiram consideravelmente, saltando para R$ 92.390. Dessa forma, o veículo utilitário encosta nos R$ 95.990 que a Fiat pede pela picape Toro
, em sua versão Endurance.
A partir de agora, a Fiat Doblò
está disponível em versão única, Essence, de sete lugar. Há o pacote opcional “Pack Evolution”, de R$ 3.690, que acrescenta rádio Connect com função viva-voz Bluetooth e entrada USB, retrovisores externos elétricos, faróis de neblina, volante multifuncional em couro e sensor de estacionamento traseiro. Neste caso, o valor da minivan chega a R$ 97.020.
O motor continua sendo o conhecido 1.8 E.torQ flex de 132 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre manual, de cinco velocidades. Conforme o Inmetro, o modelo pode aferir 6,4 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números vão para 9,2 km/l e 9,8 km/l, respectivamente. Seu porta-malas garante 665 litros de capacidade, com carga útil de 490 kg.
Na Europa, a Fiat Doblò foi completamente renovada. Modelo ostenta o bom motor do tipo Multijet
No Velho Continente, a Fiat Doblò se transformou ao longo dos anos. Ganhou uma nova geração, que tenta se distanciar dos veículos utilitários convencionais. Seu design não nega influências na Kia Soul, a primeira minivan com linhas modernas e descoladas.
Com seis airbags, a Fiat Doblò
europeia parte de 19 mil euros (R$ 87 mil, em uma conversão simples).Há também uma versão estendida, com 35 cm a mais de entre-eixos e motor Multijet com injeção direta.
Chevrolet Onix volta a ser o destaque em maio, se distanciando ainda mais dos principais rivais
O ranking geral da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos) revela quais foram os veículos mais comercializados do mês de maio no mercado automotivo. O Chevrolet Onix volta a ser destaque, vendendo mais que o dobro do segundo colocado, Hyundai HB20
.
De acordo com o levantamento, o Chevrolet Onix
vendeu 22.279 unidades durante maio, enquanto o modelo coreano emplacou 10.111 no mercado automotivo
. Um pouco abaixo, o Ford Ka aparece com 9.484 unidades vendidas, seguido por Renault Kwid (8.661) e VW Gol (8.317).
O Chevrolet Prisma surge na sexta colocação, com 7.509 modelos vendidos, enquanto o VW Polo fica em sétimo com 6.199. O Grupo FCA faz uma dobradinha com Jeep Renegade (5.714) e Fiat Argo (5.599). Apesar de sua nova geração já ter sido anunciada – incluindo um novo modelo híbrido – o Toyota Corolla não perde fôlego nas vendas. De acordo com a Fenabrave, foram 5.182 emplacamentos.
Confira o ranking dos modelos mais vendidos do Brasil no mercado automotivo
:
1 – Chevrolet Onix – 22.279 unidades
2 – Hyundai HB20 – 10.111 unidades
3 – Ford Ka – 9.484 unidades
4 – Renault Kwid – 8.661 unidades
5 – VW Gol – 8.317 unidades
6 – Chevrolet Prisma – 7.509 unidades
7 – VW Polo – 6.199 unidades
8 – Jeep Renegade – 5.714 unidades
9 – Fiat Argo – 5.599 unidades
10 – Toyota Corolla – 5.182 unidades
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