fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa discute envelhecimento no século XXI

Publicados

em

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro participaram da IV Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), tendo como tema principal “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

O evento foi realizado entre os dias 17 e 18, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Porto, em Cuiabá.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que tem como uma das metas frente ao Poder Executivo, de humanizar a gestão pública da Capital em todas as áreas. Gradativamente, estamos avançando em defesa dos direitos da pessoa idosa. Em 2017, comentou o prefeito, o desafio apontado e transformado em proposta foi em relação à importância da transversalidade entre os setores e já vem sendo executada nos Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s). “E é isso que queremos que aconteça, novos apontamentos sejam apresentados para que possamos elaborar políticas públicas efetivas que atuem na ponta. Tenho plena convicção que excelentes propostas serão encaminhadas”, disse Pinheiro.

O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho disse que a necessidade dos idosos vai além da causa social. Por isso, é que o trabalho vem sendo pautado na integração das secretarias, atendendo uma determinação do prefeito e da primeira-dama, que é de oferecer num único local, diferentes áreas, a exemplo da saúde e educação. “A Secretaria tem trabalhado com o objetivo de facilitar a vida do idoso. Fazendo isso, estamos fornecendo um tratamento humanizado, qualidade e excelência, nas quatro unidades dos Centros de Convivência dos Idosos (CCI’s), sendo eles, o ponto de referência da administração municipal para o público da terceira idade”, comentou.  

Durante dois dias, idosos e representantes de entidades representativas tiveram a oportunidade de apresentar as principais demandas e de forma coletiva, elaborar as propostas que serão apresentadas nas etapas estadual e nacional. Os debates foram orientados por quatro eixos: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento à Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e os Conselhos de Direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas. “Entre os dias 21 e 28 de março, também foram realizadas mini-conferências para tratar do assunto e organizar os interesses comuns a fim de facilitar o processo de desenvolvimento do relatório técnico que ainda será colocado para apreciação e votação final”, disse o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), Jerônimo Urei.

“Tenho como ideal, chegar ao final da gestão e poder olhar para trás e ver que Cuiabá se tornou referência da Melhor Idade, sendo a Capital o melhor lugar para envelhecer. É isso que chamo de gestão humanizada, que gosta de gente, olho no olho com a população com muito carinho e respeito, e isso começa com as pessoas da terceira idade, homens e mulheres que já fizeram muito e agora chegou agora do reconhecimento”, finalizou Pinheiro.

Tais propostas serão enviadas as instâncias estadual e nacional. A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) deve ser realizada até 15 de novembro de 2019.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

“Efêmera Relíquia” abre a temporada 2025 na Casa do Parque — um encontro entre o tempo e a poesia

Publicados

em

 

Nesta 3ª-feira, dia 29 de abril, às 19h, A Casa do Parque inaugura a exposição “Efêmera Relíquia”, dando início à sua temporada 2025 com uma mostra que celebra a delicadeza da memória e o poder simbólico das pequenas coisas. A exposição é a reedição de um projeto idealizado em 2020 por Flávia Salem, Anna Maria Ribeiro e Rosemar Coenga, sob o título original “Coleções: um mundo de singulares afinidades”. Pronta para estrear naquele ano, a mostra foi interrompida com a chegada da pandemia da COVID-19 — e agora renasce com novas camadas, elementos inéditos e a mesma pulsação poética.

“Durante o silêncio imposto pela pandemia, essa exposição ficou em suspensão conosco. Esperou, amadureceu. Agora, volta a respirar em outra frequência — mais profunda, mais vívida.”, afirma Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque.

Com curadoria de Anna Maria Ribeiro e Rosemar Coenga, que acompanham o projeto desde a origem, “Efêmera Relíquia” reúne 16 coleções de 13 colecionadores. São objetos que, à primeira vista, podem parecer cotidianos, mas que guardam histórias extraordinárias: latas cheias de lembranças, selos que cruzaram oceanos, livros lidos com silêncio e reverência, borrachas escolares, espadas medievais em miniatura, porta-copos de bares distantes, marionetes, celulares antigos — e tantas outras preciosidades que atravessaram o tempo guiadas pela afetividade de quem as coleciona.

Espelhos, poesia e vídeo-instalação
Na noite de abertura, a exposição será acompanhada por poesia ao vivo. Importantes vozes da literatura mato-grossense — Aclyse de Mattos, Divanize Carbonieri, Marli Walker e Sueli Batista — participam com versos que também estarão expostos em fragmentos de espelhos, com caligrafia manual. Esta instalação poética é possível graças ao patrocínio da Estação Vidros, por meio da diretora Adriana Sá e de Ana Maria Pereira.

O público será ainda convidado a assistir a uma vídeo-instalação com depoimentos dos próprios colecionadores, em que compartilham não apenas suas peças, mas o gesto íntimo de colecionar — entendido aqui como uma forma de preservar o mundo e os afetos.

As vitrines que acolhem os objetos foram gentilmente cedidas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, na pessoa de sua presidente, Neila Maria Souza Barreto, reafirmando o caráter colaborativo da exposição.

Colecionadores e suas relíquias:

Anna Maria Ribeiro F. M. da Costa
Na lata, Cartões-postais, Pentes indígenas
Antonio Horácio da Silva Neto
Aço Ancestral
Rosemildo Aparecido Coenga
Celulares antigos
Flávia Salem
Fábulas Suspensas – Marionetes
Espelhos das Águas – Iemanjás
Juliana Albernaz
Livros (romances)
Loyuá Ribeiro F. M. da Costa
Borrachas
Lucas Martins de Oliveira
Bicicletas em miniatura
Mariuzan Sousa
Super-heróis
Neila Barreto
Objetos religiosos
Paulo Mantovani
Balões
Rosana Lia Ravache
Porta-copos de bares do mundo inteiro
Rosemar Eurico Coenga
Livros (infantis)
Ruben Fábio Matos Ferreira
Selos
“Efêmera Relíquia” é mais do que uma exposição — é um convite à escuta do tempo, uma travessia afetiva pelos objetos que insistem em permanecer quando tudo parece fugir.

Serviço

Exposição “Efêmera Relíquia”

Abertura: 29 de abril de 2025 (terça-feira), às 19h

Local: A Casa do Parque – Rua Marechal Severiano, 123 – Cuiabá – MT

Visitação: até 30 de junho de 2025

Entrada Gratuita

Informações: (65) 98116-8083

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Páscoa com propósito: festa comunitária reúne famílias e inspira transformação

Publicados

em

 

A Páscoa é símbolo de renovação, esperança e solidariedade. E foi exatamente isso que mais de 100 crianças do bairro Santa Amália, em Cuiabá, vivenciaram na noite deste sábado (19), durante uma celebração especial preparada com carinho por um grupo de mulheres que tem feito a diferença na comunidade.

No estacionamento do Restaurante do Tião  o que se viu foi muito mais do que distribuição de doces. Teve abraço, teve afeto, teve cuidado — tudo com o toque especial da Hanna Produções, que animou a criançada com brincadeiras e a aguardada chegada do Coelhinho da Páscoa. Pipoca, algodão doce, picolé, lembrancinhas e muito amor fizeram parte dessa festa que emocionou mães, voluntárias e todos os que passaram por lá.

A pequena Maria, de 10 anos, chegou cedo, de mãos dadas com os dois irmãos.
“Eu trouxe meus irmãos porque eu queria que eles ganhassem presente também. A gente quase nunca tem essas festas aqui, então eu fiquei muito feliz!”, contou, com os olhos brilhando ao segurar sua lembrancinha.

Para muitas famílias, a ação foi um alívio em tempos de dificuldades. Dona Jaqueline, mãe de três, disse que há tempos não via os filhos tão felizes:

“Foi um dia diferente. Um dia de carinho, de atenção. E o mais bonito é ver que foi tudo feito por gente daqui, que se importa com a nossa comunidade. Isso é solidariedade de verdade.”

0e361111-e0ab-4d93-8d15-46647364fdf5-1024x768 Páscoa Solidária transforma o sábado de mais de 100 crianças no bairro Santa Amália

Por trás de cada detalhe da festa, está a União das Mulheres do Santa Amália, grupo formado por moradoras da região que decidiram tomar para si o desafio de melhorar o bairro. A iniciativa começou com um mutirão de limpeza que retirou mais de 20 toneladas de lixo e segue crescendo com ações voltadas ao bem-estar social.

“A gente começou limpando o bairro, mas percebeu que podia fazer muito mais. Fizemos a festa de Páscoa, visitamos idosos e enfermos, e agora estamos preparando o evento do Dia das Mães, que vai ser no dia 10 de maio. A ideia é celebrar essas mulheres que lutam todo dia, mas muitas vezes são esquecidas”, contou Amariles Almeida.

1ec56e61-fbc5-40eb-8c74-3ddab470bde9-768x1024 Páscoa Solidária transforma o sábado de mais de 100 crianças no bairro Santa Amália

Além de organizar as ações, Amariles aproveita para fazer um convite:
“Se você é mulher, mora em Cuiabá e também quer transformar seu bairro, chama a gente! A União das Mulheres do Santa Amália quer se tornar a União das Mulheres de Cuiabá inteira. Nosso grupo é feito de mulheres reais, com histórias diferentes, mas com o mesmo sonho: fazer a diferença. E juntas, a gente consegue muito mais.”

Hoje com 48 integrantes ativas, o coletivo é prova de que solidariedade começa com uma ideia e se multiplica com a união. A festa de Páscoa foi só mais um capítulo dessa história de transformação, que mostra que quando a comunidade se junta, a esperança renasce – assim como a verdadeira mensagem da Páscoa.

O próximo evento do grupo será o dia das mães, e está sendo preparado uma caminhada com um delicioso café da manhã. Para mais informações siga o perfil da @amariles_almeida

 

be6ed5da-29b4-4dd7-9a40-dade0503a772-768x1024 Páscoa Solidária transforma o sábado de mais de 100 crianças no bairro Santa Amália

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sábado e domingo tem sertanejo e lambadão na Feira Cuiab’Art

Publicados

em

 

Com uma programação diversificada, que inclui espaço kids, venda de artesanato, valorização das tradições cuiabanas e gastronomia, a Feira Cuiab’Art acontece neste sábado (19) e domingo (20), das 9h às 21h, embalada por música ao vivo.

O final da tarde de sábado será animado com a apresentação da dupla Simone Oliveira e Henrique, das 16h às 19h, com um repertório de sertanejo e lambadão. Já no domingo (20), o cantor Diego Carletti sobe ao palco no mesmo horário, das 16h às 19h, também trazendo sucessos da música sertaneja.

Instalada no Museu do Rio, a Feira Cuiab’Art funcionará excepcionalmente das 9h às 18 h na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes.

Além da programação cultural, a organização da feira promove um projeto de prevenção à dengue e à chikungunya na Capital. O público visitante poderá levar sementes de crotalária — planta que produz flores amarelas que atraem libélulas, predadoras naturais das larvas e dos mosquitos adultos do Aedes aegypti.

O evento é organizado e promovido pela Associação Homens e Mulheres de Fibra, por meio do Programa Viva Cuiabá, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur).

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana