fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

IPTU em cota única com 10% de desconto vence nesta sexta-feira

Publicados

em

O vencimento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2019 é nesta sexta-feira (12). A Prefeitura de Cuiabá prevê arrecadação de R$ 168 milhões, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA). 

Para pagamentos em cota única, o desconto é de 10%. Já o parcelamento pode ser feito em até oito vezes fixas sem o desconto. Foram emitidos 218.654 carnês e a correção do valor em relação ao IPTU do ano passado foi a inflação medida pelo IPCA, correspondente a 4,56%. Não houve aumento além da correção da inflação. 

O cidadão que possui imóveis prediais e não recebeu o carnê do seu imóvel, pode retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nos postos de atendimentos indicados pela Prefeitura ou ainda pelo site (www.cuiaba.mt.gov.br). 

Já para os proprietários de imóveis territoriais, as guias deverão ser retiradas diretamente nos postos de atendimentos indicados pelo Município ou pelo site (iptu.cuiaba.mt.gov.br/emissão-de-guia-do-iptu). 

Para essa forma de emissão online, é necessário digitar o número da inscrição no campo de busca solicitado. “O desconto só é válido para aqueles que não possuem dividas anteriores com o município”, informou o secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas.

As guias de IPTU foram emitidas na modalidade arrecadação e somente poderão ser pagas no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e seus conveniados.

IPTU 2019 – Para fins de lançamento referente ao exercício 2019, será utilizado o percentual de 100% do valor venal do imóvel. O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU poderá requerer o pedido de revisão até o dia 13 de maio, devidamente fundamentado e instruído com a documentação comprobatória.

“Construir a Capital tricentenária é uma missão que cabe a todos nós, uma vez que os recursos coletados fazem parte da Fonte 100 do município. Isso significa que toda essa quantia é posteriormente aplicada em políticas públicas que atendam propriamente as necessidades da nossa população”, declarou.

A arrecadação do IPTU é destinada para ampliar e aprimorar o atendimento nas unidades de saúde, educação e assistência social. Este imposto faz frente à todas as despesas do orçamento, abrangendo também vários outros tipos de serviços essenciais, como a limpeza pública, o asfaltamento e recapeamento de vias urbanas. 

“É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro devolver à população em obras e ações o que for arrecadado com o IPTU, com serviços de qualidade. Sem dúvida nenhuma, o município irá honrar os contribuintes com novos investimentos”, conclui Possas.

CANAIS DE ATENDIMENTO –  Centro Integrado de atendimento ao contribuinte (CIAC)- Rua Barão de Melgaço nº 3814, bairro Centro. Telefone: 3317-5613; Loja de atendimento ao Cidadão (LAC)- Rua Alenker s/nº, localizada no Espaço Ganha Tempo do CPA I. Telefone: 3619-3355;

Loja de Atendimento ao Cidadão Regional Sul (LAC SUL)- Rodovia Palmiro Paes de Barros S/N (acesso para Santo Antônio do Leverger. Telefone: (65) 3313 3154. E Mail: [email protected]; Plantão Fiscal IPTU- CIAC- Rua Barão de Melgaço nº 3814, bairro Centro; E Mail:  [email protected] Telefone: (65) 3317-5616.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Abílio busca acelerar reforma e fim da taxa de lixo no recesso

Ele também planeja extinguir a Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana).

Publicados

em

O prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), iniciou sua agenda política antes mesmo de tomar posse. Nesta sexta-feira, ele esteve na Câmara Municipal para solicitar aos vereadores eleitos que convoquem uma sessão extraordinária nos primeiros dias de janeiro.

O objetivo é garantir a análise da reforma administrativa e da proposta de revogação da taxa de lixo, ambas promessas prioritárias da sua campanha.

Durante a reunião com dez vereadores, Abílio explicou que pretende enviar em janeiro o projeto de reforma administrativa, que inclui fusões e criações de secretarias estratégicas, como a Secretaria de Orçamento Público – que reunirá as funções das pastas de Fazenda e Planejamento – e a criação da Secretaria de Segurança Pública.

Ele também planeja extinguir a Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana).

“A convocação será essencial para que as comissões da Câmara possam iniciar os trabalhos já no início de fevereiro e viabilizar a implementação das mudanças no começo do mandato”, declarou o prefeito eleito.

Outro ponto destacado foi a urgência de enviar o projeto para revogar a taxa de lixo.

Segundo Abílio, esta medida terá impacto direto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que prevê um orçamento de R$ 5,4 bilhões.

A convocação da sessão extraordinária dependerá da nova mesa diretora da Câmara, que será eleita em 1º de janeiro.

Normalmente, os parlamentares entram em recesso logo após a posse e só retomam os trabalhos em fevereiro.

A movimentação política de Abílio reflete seu compromisso com a celeridade administrativa e a redução de custos para os cidadãos, dois pilares da sua plataforma de campanha.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura implanta serviço de tomografia na UPA Leblon

O serviço foi implementado inicialmente em uma carreta equipada da empresa fornecedora, que realizou os exames até que a sala definitiva ficasse pronta.

Publicados

em

Uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem agilizando o atendimento emergencial na capital mato-grossense. Desde o final do mês de agosto, a UPA Leblon passou a oferecer exames de tomografia computadorizada, tornando-se a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Cuiabá a contar com esse serviço. Desde então, já foram realizados no local 2.486 exames, promovendo mais celeridade e precisão nos diagnósticos de pacientes.

O serviço foi implementado inicialmente em uma carreta equipada da empresa fornecedora, que realizou os exames até que a sala definitiva ficasse pronta. Nesse período, entre agosto e outubro, foram realizados 976 exames na carreta. Após a finalização das adequações estruturais, os exames passaram a ser realizados na sala própria da UPA Leblon a partir de 7 de outubro, contabilizando 1.510 procedimentos até o final de novembro.

Os exames de tomografia são exclusivos para pacientes internados nas quatro UPAs da capital e na Policlínica do Pedra 90. Com isso, não há mais a necessidade de que sejam levados para hospitais para realizarem o procedimento, diminuindo a espera pelo exame. Essa iniciativa é um marco no atendimento emergencial, permitindo diagnósticos mais rápidos e eficientes, especialmente em casos que exigem uma avaliação detalhada e imediata, como traumas, AVCs e outras condições graves.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, destacou a relevância da implantação do serviço. “A tomografia computadorizada na UPA Leblon é um divisor de águas para a saúde pública em Cuiabá. É a primeira vez que conseguimos disponibilizar esse recurso tão importante em uma unidade de pronto atendimento, beneficiando diretamente a população que busca atendimento emergencial. Essa inovação mostra nosso compromisso em modernizar a saúde pública e salvar vidas”, concluiu.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Com temática natalina Feira do Vinil tem entrada gratuita; neste sábado

Além de presentes afetivos à venda, evento contará com quatro DJs animando

Publicados

em

 

A 28ª Feira do Vinil e Criatividades está pra lá de especial: uma edição natalina, com as melhores opções de presentes afetivos! Será neste sábado (14), entre 14h e 21h, na nova casa do evento, o Frvin Pub (leia-se Fervin), espaço próximo à praça Santos Dumont, em Cuiabá. A entrada é gratuita e livre para todas as idades, mas o visitante é convidado a doar livros ou alimentos não perecíveis.

A animação fica por conta dos experientes Dj Draw, SupaSmile, Sabido e, diretamente de Chapada dos Guimarães, Capim Santo, garantindo os melhores grooves, para fazer o público dançar do começo ao fim.

Nesta edição natalina, haverá artigos produzidos com muito carinho por empreendedores criativos de diversas cidades de Mato Grosso, como Chapada dos Guimarães, Jaciara, Rondonópolis e Cuiabá. O evento é realizado pelos produtores culturais Priscilla Leventi e Max Amorim, proprietários da Tchá Por Discos, em parceria com o Instituto Balaio.

“Além de fomentar a cultura dos discos de vinil, a Feira do Vinil e Criatividades também promove e prestigia a Economia Criativa, que é muito forte e muito marcante no evento”, contextualiza Priscilla Leventi.

A feira conta com a Tchá Por Discos e outros 18 expositores com ilustrações, produtos em pedrarias, peças em cerâmica, sex shop, velas e aromatizadores, cadernos personalizados, tarô, cosméticos naturais, artesanatos em geral e muitas opções para comer e beber e, claro, grande diversidade para os amantes dos discos.

Também estão convidados os colecionadores de discos, que poderão levar seus itens para vender, trocar e comprar outros, fazendo circular essa vibrante cultura musical. Quem quiser participar desse momento de escambo basta entrar em contato com a organização do evento através do whatsapp (65) 9 9962-6760 para reservar o espaço.

A feira também se coloca na vanguarda da sustentabilidade e abraça expositores da arte, de produtos terapêuticos, de decoração, de artesanato, de moda, de exoterismo e muito mais.

São apoiadores do evento o Sebrae, o Frvin e a Assembleia Social. O Frvin Pub fica localizado na Rua Cândido Mariano, 1.371, Centro Norte, Cuiabá. Mais informações: pelo perfil @feiradovinilmt no Instagram ou pelo Whatsapp (65) 9 9962-6760.

Serviço
28ª Feira do Vinil e Criatividades – edição Natal
Data: sábado (14), entre 14h e 21h
Local: Frvin Pub (rua Cândido Mariano, 1.371, Centro Norte, Cuiabá)
Entrada: gratuita, mas o público é convidado a doar 1 livro ou 1kg de alimento não perecível
Mais informações: @feiradovinilmt ou (65) 9 9962-6760

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana