fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Gefron apreende 90 kg de pasta base de cocaína

Publicados

em

O Grupo Especial de Segurança na Fronteira de Mato Grosso (Gefron-MT) apreendeu 90 kg de substância análoga a pasta base de cocaína, às margens da Rodovia MT-473, em Pontes e Lacerda (450 km a Oeste de Cuiabá). A ação foi realizada na noite de domingo (14.04), próximo à entrada da fazenda Paeta.

Os policiais, durante patrulhamento, identificaram marcas de pneus de duas bicicletas no sentido da mata. Seguindo os vestígios, encontraram quatro fardos de droga amarrados nas bicicletas, que também foram apreendidas. O entorpecente estava distribuído em 85 tabletes.

Os policiais também apreenderam aproximadamente 700 gramas de maconha e uma pistola Glock 9mm de modelo G17 GN4, com 10 munições intactas. A equipe pediu reforço do Gefron e fez mais buscas pelo local, mas não encontrou os suspeitos. O material foi encaminhado à Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), localizada em Cáceres (214 km a Oeste da Capital).

O comandante do Gefron, tenente-coronel José Nildo, ressalta que o combate ao tráfico de drogas é uma das prioridades do grupamento especial. “Nossos profissionais estão empenhados e capacitados para desenvolver as atividades repressivas e preventivas na fronteira, e sabemos que a circulação de entorpecente resulta também em outros crimes fronteiriços, como descaminho, roubos de veículos e contrabando”.

Qualquer informação que auxilie o trabalho na região de fronteira pode ser fornecida pelo 0800 646 1402, o disque-denúncia do Gefron. O sigilo do denunciante é absoluto.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Quilombo São Benedito em MT se prepara para receber grande debate sobre povos tradicionais e ciência

Publicados

em

 

O Quilombo São Benedito, em Poconé (MT), já está se preparando para receber estudantes, professores e pesquisadores para o “2º Seminário de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas de Mato Grosso: memórias afetivas dos quintas mato-grossenses”, um evento que irá discutir, de 24 a 26 de abril, a valorização de saberes ancestrais, a produção de alimentos saudáveis, a popularização da ciência, com acesso a novas tecnologias, a cultura, a arte e a valorização do conhecimento local. Esta é uma iniciativa da UNEMAT e tem a coordenação da professora doutora Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, com financiamento do CNPq.

“O que propomos é o acesso de nosso povo ao ensino e à pesquisa, dando à juventude a oportunidade de tomar conhecimento da própria realidade, para que assim possa transformá-la”, explica a professora que coordena diversos projetos de interface, entre o ensino, pesquisa e extensão na UNEMAT, tais como este e outros seminários, a Olimpíada e a Mostra Científica de saberes populares, e o Mais Ciência na Escola em Mato Grosso. Todos eles de iniciação científica e popularização da ciência.

Inclusive, estas experiências estão virando livros. O último deles ficou pronto este mês, com o título Iniciação Científica Decolonial: Educação, Transversalidade da Ciência e Inovações para o Planeta.

É neste contexto de fomentar a cultura de valorização da ciência que está sendo implementado mais um projeto de iniciação científica em Mato Grosso. Trata-se de um projeto do programa Mais Ciência na Escola, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), com bolsas do CNPq.

“Nosso projeto envolve uma rede com 15 escolas públicas do Estado de Mato Grosso. Temos, ao longo dos anos, incentivado jovens quilombolas, indígenas e de comunidades tradicionais a serem cientistas, pesquisadores, protagonistas de sua história. Temos feito visitas às unidades escolas para selecionar bolsistas de iniciação científica e também para verificar o espaço para a implantação do Laboratório Maker, em que os bolsistas poderão estudar temas como o plantio tradicional, a história de personalidades locais e até mesmo produzir itens para venda, já que um dos objetivos é abrir caminho de melhoria de vida a esses jovens estudantes, muitos deles em situação de vulnerabilidade social”, explica a professora.

O evento é uma realização da UNEMAT, com uma série de apoios, entre eles do Governo Federal, o MEC e o MICT e o CNPq.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Feijoada de Inverno 2025 vai homenagear o Pantanal; veja atrações

Publicados

em

 

Com o tema Riquezas do Pantanal, a 31ª edição da tradicional Feijoada de Inverno foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (14), em uma noite repleta de cores, música e simbologia regional no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá. O evento será realizado no dia 28 de junho, na Lagoa das Conchas, em Chapada dos Guimarães.

Pela primeira vez, a Feijoada traz uma homenagem direta às belezas naturais e culturais de Mato Grosso, com destaque para ícones do bioma pantaneiro como as araras-azuis e as onças-pintadas, que inspiram os abadás dos setores bangalô e único, respectivamente.

Música, gastronomia e identidade mato-grossense

Entre as atrações musicais já confirmadas estão a dupla Guilherme e Benuto, o grupo Cheiro de Amor e o DJ Liu, prometendo uma fusão de ritmos que vai do sertanejo ao eletrônico, passando pelo axé. Outras atrações devem ser anunciadas nas próximas semanas.

“O Pantanal é um patrimônio mundial e merece ser exaltado. Nesta edição, decidimos celebrar nossas origens, a natureza e a força cultural de Mato Grosso”, destacou Narjara Bairros, sócia da Ditado Produções, organizadora do evento ao lado de Elson Ramos e Gian Castrillon.

A produção também conta com a assinatura da Minotauro Produções, de Rafael Minotauro, e estrutura temática desenvolvida pela arquiteta Jaqueline Jaudy. A gastronomia será open food, sob o comando do renomado Buffet Leila Malouf.

“Será uma experiência completa: música, gastronomia, arte e identidade mato-grossense. Vai ser inesquecível”, garantiu Jaqueline Gomes, da equipe de produção.

Ingressos e pontos de venda

A venda dos ingressos começa nesta quinta-feira (17 de abril) pelo site blackticket.com.br e em pontos físicos: Prime Eventos, Casa de Festas, Livraria Janina e Edy Shop, em Chapada dos Guimarães.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram oficial do evento: @feijoadadeinvernooficial


Serviço

Evento: Feijoada de Inverno 2025
Data: 28 de junho de 2025
Local: Lagoa das Conchas – Chapada dos Guimarães – MT
Tema: Riquezas do Pantanal
Atrações confirmadas: Guilherme e Benuto, Cheiro de Amor e DJ Liu
Ingressos: A partir de 17/04 no site blackticket.com.br

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Edvaldo Ribeiro deixa legado de ética e firmeza na imprensa mato-grossense

Publicados

em

Mato Grosso perde, neste domingo (13), uma de suas vozes mais marcantes no jornalismo. O jornalista e apresentador Edvaldo Ribeiro faleceu após enfrentar com coragem uma dura batalha contra o câncer de pulmão.

Com uma carreira sólida construída ao longo de décadas, Edvaldo tornou-se referência na comunicação local, especialmente por sua atuação firme, ética e comprometida com a verdade dos fatos. Seu nome é sinônimo de credibilidade, e sua presença à frente dos microfones e das câmeras deixa um legado que atravessa gerações.

Figura emblemática da imprensa mato-grossense, Edvaldo também era lembrado pelo respeito ao público e por seu estilo direto e humano ao noticiar os acontecimentos. Com passagens marcantes por programas como o “Cadeia Neles”, na TV Record, e pela CBN Cuiabá, ele formou opinião, cobrou justiça e deu voz a quem mais precisava ser ouvido.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana