fbpx

Entretenimento

Filmes sobre queda de Dilma geram acusações e mal-estar no cinema brasileiro

Publicados

em

Diretor de “Excelentíssimos” (2018), que acompanha os bastidores do processo de impeachment de Dilma
Rousseff, Douglas Duarte acusou a equipe de um outro documentário sobre o mesmo tema de “estudar” suas ideias para obter vantagem.

Leia também: “Excelentíssimos” coroa ótima safra de documentários sobre impeachment de Dilma


undefined
Reprodução/ Instagram

Dilma Rousseff

O filme em questão é “Democracia em vertigem”, de Petra Costa
, uma produção original da Netflix que estreou esse ano no Festival de Sundance, em competição. Ainda não há data de lançamento no Brasil.

Leia também: “Excelentíssimos” observa impeachment de Dilma sob perspectiva do Congresso

Em post publicado nesta segunda-feira no Facebook, Duarte alega que Daniela Capelato, roteirista de “Democracia em vertigem”, obteve uma cópia digital de seu filme em novembro de 2018 com a intenção de “estudar sua montagem, materiais e roteiro” justamente durante a finalização da obra de Petra Costa. Daniela nega.

“Fiquei muito surpresa, porque Douglas não entrou em contato comigo antes de recorrer ao tribunal da internet. É claro que não vi com segundas intenções o filme dele, que, aliás, é excepcional”, afirma Daniela Capelato.

Daniela confirma ter obtido a cópia digital de “Excelentíssimos”, mas a intenção, diz, era submetê-la à organização do FipaDoc, um festival francês de documentários ocorrido em janeiro de 2019. Daniela trabalhou como curadora do evento por mais de uma década antes de ser desligada em julho de 2018, após uma mudança de direção do festival. Mesmo assim, afirma, continuou colaborando com o FipaDoc, sem ser remunerada.

Douglas Duarte
disse ter sido contatado por Daniela em novembro, às vésperas do Festival do Rio e após o Festival de Brasília (14 a 23 de setembro), onde “Excelentíssimos” estreou fora de competição, numa sessão lotada.


undefined
Reprodução/ Instagram

Dilma Rousseff

Animado com a ideia de ter seu longa exibido internacionalmente, compartilhou com Daniela a tal cópia digital. Desde então, disse, o diretor não teve mais retorno sobre a sessão na França. E só descobriu mais tarde a ligação de Daniela Capelato com “Democracia em vertigem”, o que o levou a fazer a acusação.

“Depois de alguma investigação, ( Anne ) Georget ( presidente do festival) me informou que Daniela havia de fato trabalhado na curadoria do festival em anos anteriores, mas foi desligada em julho de 2018. Quatro meses antes de se apresentar para mim como curadora do Festival, portanto”, escreveu Duarte.

Procurado, o cineasta afirmou já ter ouvido falar em casos semelhantes, mas nunca tinha vivido na pele algo do tipo.

“Espero que as pessoas do cinema aproveitem (a acusação ) pra discutir transparência, conflito de interesses, temas de primeira ordem. Diversas pessoas me desaconselharam a falar sobre o assunto, outras disseram para buscar acertos de bastidor, mas pra mim o mais importante era levantar essa discussão. O bode está no meio da sala”, diz Duarte.

Daniela confirma ter sido desligada do festival francês, mas reforça ter mantido contato com integrantes da equipe do evento.

“O festival mudou de conceito e diretoria. O ano de 2018 foi de transição para eles. Mesmo assim, me pediram para seguir colaborando. Mandei o link de “Excelentíssimos”, assim como sempre fiz com outros filmes. Inclusive copiei Douglas nesses e-mails (Douglas afirma não ter recebido as mensagens ). Se a equipe do festival não encaminhou o filme para a nova direção, aí não sei. Mas eu mandei, sim, o filme, fazendo várias recomendações. É um documentário brilhante. Petra ficou chocada com a acusação. Douglas foi leviano”.


Dilma Rousseff
Reprodução/ Instagram

Dilma Rousseff

A reportagem entrou em contato com a organização do FipaDoc e com Petra, mas não teve retorno.

Nas redes sociais, Karen Harley, montadora de “Democracia em vertigem”, disse que “Excelentíssimos” não teve sua “montagem, materiais e roteiro” estudados. Para ela, o post de Douglas Duarte “insinua que Petra e sua equipe usaram de métodos anti-éticos e até espionagem industrial.”

Disponível para aluguel nas plataformas Now, Google Play e iTunes, “Excelentíssimos” acompanha o dia a dia no Congresso durante os eventos que levaram ao impeachment de Rousseff, em 2016. Com narração do próprio diretor, ele defende que o processo começou a ser construído em 2014, quando Aécio Neves perdeu a eleição para Rousseff, mas não aceitou bem o resultado.

Leia também: “Excelentíssimos” faz retrato duro da atividade parlamentar durante impeachment

“Democracia em vertigem”, de Petra, também acompanha o cotidiano em Brasília, mas a partir do envolvimento da família da própria diretora na política. O documentário recebeu elogios da crítica estrangeira. A revista “Hollywood Reporter”, por exemplo, considerou o longa uma “profunda reflexão de um cenário político conturbado”. Petra é autora de outros documentários premiados, como “Elena” (2012), “Olmo e a gaivota” (2015) e “Olhos de ressaca” (2009).

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entretenimento

Primeira Esoterika Party traz Djs nacionais neste sábado (06); confira as atrações

Publicados

em

 

Assessoria

Com uma identidade visual totalmente reformulada a Clan Eventos sedia neste sábado (06), a festa Esoterika Party. Com uma proposta surreal de evento, o universo das superstições convida todos para viajar e desvendar o seu lado mais oculto e se jogar na pista, se prepare para esse agito cheio de mistério, atrações e muita curtição.

Com muito pop, funk e eletrônico a Esotérika traz cinco Djs regionais e dois Djs nacionais para sua noite de sábado ser incrivelmente maravilhosa.

Os renomados no cenário nacional chegam em Cuiabá, o DJ Paranoia Viva e a drag Dj Sasha Zimmer desembarcam para deixar a noite ainda mais quente.

Paranoia irá trazer o melhor do pop atual e funk para a pista da Clan. Já Sasha, vai jogar tudo no pop nacional e internacional, e claro, aquele funkzao que todo mundo gosta.

Os regionais que todos amam, claro que não podiam faltar. O Dj Clay já é um estouro e não vai deixar ninguém ir embora com o seu tech house e aquele eletro-funk gostoso. Cah Toninato vai comandar a pista com seu set pop.

A bela e linda DJ Aurora com certeza não ia ficar de fora, ela vai mandar o set mais nostálgico do role com o bom Lip Sync. A Dj JesFlag estará presente no line animando a pista dessa noite que promete.

O Dj Wil Gamis também está no time da primeira edição Esoterika e já mandou avisar que vai botar para quebrar tudo e não vai querer ver ninguém parado.

O grupo mais animado que está em alta e é aclamado em todas as festas de Cuiabá, não poderia faltar né, as Mean Girls estão preparando as melhores coreografias do rolê, eles vão entregar tudo na dança e animar essa noite.

Comentários Facebook
Continue lendo

Entretenimento

Pink Pop traz mais de 13 atrações, atléticas e uma experiência inesquecível neste sábado no Rancho Pub

Publicados

em

Assessoria

Já está com a sua fantasia pronta para mais uma edição da Pink Pop – Bloquinho Remexe e Agacha neste sábado (06), no Rancho Pub, em Cuiabá? O passaporte já está em mãos? Então corra que o 4º lote já está se encerrando.

Este último lote está no precinho de R$ 35.00, corre e garanta o antecipado, pois, na portaria o preço pode subir e sem esquecer que é rolha free, cada um pode levar a sua bebida preferida.

Com muito pop, funk, Kpop, emo, carnaval e eletrônico o bloquinho vai sair igual foguete, sem freio. Além do piseiro ser a fantasia, serão 13 atrações, Djs locais de até de Sinop foi convocada para agitar a noite, vai ter picolé e algodão-doce de graça, praça de alimentação e até um stand com flash tatto.

Umas das principais atrações da noite é ela, a Dj Nay Perin com um line up de milhões ela vem diretamente de Sinop para Cuiabá, para fazer essa noite ser mais que especial, ser incrível e inesquecível.

E é claro que os melhores Djs da baixada Cuiabá foram convidados e comparecerão em peso para animar a noite. Dj Clay; o Dj Hugo Drescher; Dj cah toninato; feat entre Marcelo Paiva e Thiago Castro; o Dj Aron Robalo; Dj Alyssa; Dj Aurora; Dj paaradise; Dj Pollyana Rodrigues; Dj Laryssa Moraes; Dj Gabi Rezende.

Sem contar com a presença de mais nove atléticas que arrastam seus associados em peso para os eventos. Quem já foi e participou de uma das festas da Pink Pop, sabe que todas lotam e é um furdunço que só que está dentro para entender a experiência de participar dessa festa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Entretenimento

 Flashback “Décadas” promete  eletrizar  a capital  cuiabana neste sábado (06)

Publicados

em

Um sábado para ficar na história, é o que promete os organizadores do evento “Décadas, a sua noite no passado”, uma noite de viagem ao tempo com muito flashback, tocando os maiores sucessos e Melhores Flashback Dance, Rhythm of the Night – Corona; Rhythm Is A Dance – Snap! A Little Respect – Erasure; the summer is magic – Playahitty; Big In Japan – Alphaville; What Is Love – Haddaway; Pump Up The Jam – Technotronic feat. Felly; Don’t Stop ‘Til You Get Enough – Michael Jackson e muito mais.

 

A viagem será comandada a partir das 21h,  pelos Djs, Cleyton, Anthony e Adão e também terá participação especial da  banda MP Rock, que irá tocar as melhores musicas de Rock da época. A festa será eletrizante.

 

O evento que está sendo realizado em parceria com o Bar da Lagoa e a Excelência Eventos, acontece no próximo sábado, 06 de agosto, no  Bar localizado no Parque das Águas, um espaço com uma vista agradável, com vista para a lagoa, que tem tudo a ver com o tema do evento, sem contar que o  ambiente estará totalmente  personalizado o que irá garantir  o astral e clima dos anos 70, 80  e 90.

 

“Será uma noite nostálgica para você relembrar os momentos que marcaram época e que até hoje continuam em alta. A excelência eventos surgiu com uma novidade que é realizar eventos personalizados, com Djs e bandas o que ainda é uma grande novidade no cenário mato-grossense”, pontua um dos organizadores.

 

Premiação

 

Além de toda estrutura para garantir a noite nostálgica, a produção do evento irá premiar a melhor fantasia de flashback durante o evento, então, já vai pensando nos trajes  para curtir a noite.

 

Os ingressos sendo vendidos antecipadamente no valor de R$ 50,00.

Para obter outras informações a respeito do evento a produção disponibilizou o telefone para contato  (65 ) 99297-4540

https://instagram.com/excelenciaeventosvip?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana