fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Alto Araguaia

Evento Araguaia Florestal: Desafios e Perspectivas contará com extensa programação de palestras e debates

Publicados

em

No próximo dia 22 de novembro acontece o evento Araguaia Florestal: Desafios e Perspectivas, com o objetivo divulgar o setor de produção de celulose e quais são as expectativas para a região de Alto Araguaia, que está prestes a receber o investimento de uma grande indústria do setor.

Para isso a prefeitura de Alto Araguaia, Câmara de vereadores, Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt, Senai, Sesi e Iel), Senar, Cooperflora, com o apoio da Euca Energy, realizarão do no dia 22 de novembro, o evento “Araguaia Florestal: Desafios e prescritivas”.

No evento será apresentado o setor de celulose Brasileiro, sua importância e relevância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para as regiões onde atua, e as perspectivas para o Mato grosso e para o Brasil.

O evento acontece na Associação dos Fiscais Fazendários do Estado de Mato Grosso, na BR 364, km 02, das 7h30 às 18 horas, terá como destaque a oportunidade de conhecer e aprender com a experiência vivida em três lagoas (MS), onde a indústria de celulose se instalou a 12 anos e que em poucos anos virou destaque nacional e mundial na produção de celulose. O Araguaia Florestal tem entrada gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://materiais.forestclass.com.br/araguaia-florestal-2019 .

Programação:

 

22/11/2019

 

07h 30 – Credenciamento

 

Abertura Solene do evento

 

08h – Gustavo Mello – Prefeitura Alto Araguaia

 

08h10 – Otaviano Pivetta – Vice-Governador de MT

 

Palestras

 

08h20 – Junior Ramires – Reflore Vice-Presidente

 

Tema: O Crescimento do Setor de Florestas Plantadas no MS

 

09h – Diógenes Marques – Sec. Desenvolvimento Econ. de Ribas de Rio Pardo

 

Tema: Dinâmica Geoeconômica da Região Costa Leste do Mato Grosso do Sul

 

09h30 – Pedro Toledo Piza – Poyry

 

Tema: “Os impactos na cidade de três Lagoas com a chegada da indústria da celulose”

 

10h – Coffee Break

 

10h15 – Richard Respondovesk – Maxitree

 

Tema: “Projeto Florestal Euca Energy Processo Florestal, desde a contratação de florestas e terras até formação da base florestal com a colheita e a logística de abastecimento de madeira”

 

10h55 – Gilberto Goellner – CEO Euca

 

Tema: Status do Projeto Euca Energy

 

11h15 – Lorena Cáceres / Miguel Weber – Cooperflora Brasil

 

Tema: Cooperativismo do Produtor de Eucaliptos

 

11h35 – Perguntas e respostas

 

12h – Almoço

 

13h30 – Rodrigo Junqueira – John Deere

 

Tema: Tecnologia em Colheita Florestal

 

13h50 – Valdir Collato – Serviço Florestal Brasileiro (MAPA)

 

Tema: Incentivo e Programas Governamentais

 

14h10 – Gustavo Oliveira – Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso – Fiemt

 

Tema: Apoio da Fiemt e Sistema S para Região

 

14h40 – Leila Rocha Brum –  Diretora Sesi e Senai

 

Tema: Cursos profissionalizantes para Região

 

15h10 – Mauro Santos – Instituto Euvaldo Lodi – Iel

 

Tema: Parceria IEL com EUCA e municípios

 

14h55 – Coffee Break

 

16h10 – Marcelo Oliveira – Sec. de Infraestrutura de MT

 

Tema: Parcerias de Infraestrutura de Estrada MT 299 e MT 462

 

16h30 – Cesar Miranda – Sec. SEDEC – MT

 

Tema: Programas de Incentivos do Governo do Estado

 

16h45 – Juarez Costa – Deputado Federal

 

Tema: Os impactos da Ferrogrão na Região

 

17H – Perguntas e respostas

 

Encerramento do Evento

 

17h30 – Gilberto Goellner – CEO Euca

 

Assessoria

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alto Araguaia

Evento em Alto Araguaia apresenta projeto de implantação de polo de produção de celulose

Publicados

em

Com objetivo de divulgar o setor de produção de celulose e quais são as expectativas para a região de Alto Araguaia (MT), foi realizado o evento Araguaia Florestal: Desafios e Perspectivas e contou com a participação, Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt, Senai, Sesi e Iel), Senar, Cooperflora Brasil, Prefeitura de Alto Araguaia, Câmara Municipal e com o apoio da Euca Energy

No evento foi apresentada a importância e relevância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para região da instalação de um polo de produção de celulose na região. Sócio da Euca Energy, Marcelo Amborgi destacou que o evento cumpriu seu objetivo e conseguiu reunir todos aqueles que podem estar ligados diretamente ou indiretamente com o projeto. “A intenção era desmistificar algumas informações, atualizar as pessoas e entender o processo, pois é um projeto grande, que existem passos a serem seguidos e que necessitam serem bem feitos, com padrões internacionais de qualidade, segurança e de meio ambiente”, disse.

Um dos palestrantes do dia foi o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ribas de Rio Pardo, Diógenes Marques que falou sobre as experiências adquiridas no polo de produção de celulose da região Costa Leste do Mato Grosso do Sul. “Tem que se pensar não só na produção e na floresta plantada, mas também na questão de saúde pública, o tratamento sanitário com o esgoto, na educação, pois impacta no IDEB e no IDHA da cidade. E que os empresários busquem qualificação, com a parceria do sistema S, que pode gerar oportunidade de emprego para quem é da cidade e não só para quem é de fora”, explicou.

A atualização sobre o processo de implantação do polo de produção de celulose ficou a cargo do executivo da Maxitree, Richard Respondovesk, que divulgou status recentes de cada área do projeto. “Nós já estamos com praticamente com 100% da floresta prospectada, faltando apenas assinar os contratos, porque agora só dependemos da entrada do investidor de fato e com relação as terras já temos cerca de 70% já assinado em contrato e 30% dos processos próximos da assinatura”, explanou.

O diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto disse que o Governo Federal vê com bons olhos este tipo de iniciativa e projeta apoio. “Temos apenas 1,2% de floresta plantada em nosso território, ou seja, 10 milhões de hectares e precisamos chegar ao dobro disso rapidamente. O Serviço Florestal Brasileiro vai dar todo o apoio e o Ministério da Agricultura para ajudar a fomentar”, disse.

Na área de pesquisas, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Elaine Cristina Lengowski falou sobre o desenvolvimento de estudos sobre a produção de celulose.  “ A universidade pode estar atuando diretamente nos problemas da indústria, pesquisando o desenvolvimento de tecnologias nos mais diversos setores, seja na silvicultura, melhoramento florestal ou de tecnologia, pois são os grandes gargalos e podemos atuar neste sentido”, comentou.

O CEO da Euca Energy, Gilberto Goellner ressaltou que o evento Araguaia Florestal: Desafios e Perspectivas alcançou seu objetivo de aproximar todos os segmentos envolvidos dando um impulso no andamento do projeto. “Os futuros parceiros na produção de eucalipto e a comunidade em geral conheceram melhor o projeto e nós acreditamos que com isso vai dar uma certeza que Alto Araguaia e região vão sair ganhando e muito, com desenvolvimento deste projeto”, finalizou. O Araguaia Florestal foi realizado no último dia 22 de novembro.

Da assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Alto Araguaia

Setor de produção de celulose será debatido em Alto Araguaia

Publicados

em

No próximo dia 22 de novembro acontece o evento Araguaia Florestal: Desafios e Perspectivas, com o objetivo divulgar o setor de produção de celulose e quais são as expectativas para a região de Alto Araguaia, que está prestes a receber o investimento de uma grande indústria do setor.

Para isso a prefeitura de Alto Araguaia, Câmara de Vereadores, Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt, Senai, Sesi e Iel), Senar, Cooperflora, com o apoio da Euca Energy, realizarão do no dia 22 de novembro, o evento “Araguaia Florestal: Desafios e prescritivas”.

No evento será apresentado o setor de celulose Brasileiro, sua importância e relevância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para as regiões onde atua, e as perspectivas para o Mato grosso e para o Brasil.

O evento acontece na Associação dos Fiscais Fazendários do Estado de Mato Grosso, na BR 364, km 02, das 7h30 às 18 horas, terá como destaque a oportunidade de conhecer e aprender com a experiência vivida em Três Lagoas (MS), onde a indústria de celulose se instalou a 12 anos e que em poucos anos virou destaque nacional e mundial na produção de celulose.

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana