fbpx

Várzea Grande

Educação institui Manual de Normas e Conduta para motoristas do transporte escolar

Publicados

em

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer elaborou um Manual de Normas e Conduta no Trânsito e esta semana começou a ser distribuído para os profissionais/motoristas/condutores e acompanhantes/funcionários que atuam no transporte escolar da rede municipal de Várzea Grande.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a iniciativa tem o objetivo de contribuir de forma sistemática na utilização da frota interna de veículos bem como pautar o compromisso dos profissionais do transporte da Secretaria na observância das normas e conduta às diretrizes legais de trânsito.

“Atualmente é de responsabilidade da Secretaria o transporte diário de 2.568 alunos da rede municipal e estadual, para isso contamos com uma frota de mais de 30 ônibus, circulando por 35 rotas em toda área urbana e rural. Nosso compromisso com a segurança dos alunos e a qualidade dos serviços exige cada vez mais iniciativas que visam garantir a tranquilidade de todos os envolvidos”, pontuou o secretário.

O Manual, elaborado pelo Departamento Jurídico da Secretaria, foi concebido com base no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, em Códigos de Trânsito em geral e traz várias definições sobre assuntos relacionados ao transporte de passageiros, assim como orientações de como motoristas e acompanhantes devem agir diante de várias situações. As questões comportamentais e regras básicas de norma de conduta também são abordados no manual, como o uso obrigatório do cinto de segurança, faróis(baixos) ligados durante o dia, trafegar sempre em velocidade permitida estabelecida para a via, nunca atender nem utilizar telefone celular quando estiver dirigindo, não fumar e o cuidado máximo com pessoas (principalmente crianças, idosos, ciclistas e motociclistas) e animais na pista.

Os acidentes de trânsito também são abordados no manual com a devida orientação de como se deverá agir em caso de ocorrência. A responsabilidade do motorista e do usuário do transporte em caso de acidente, orientação sobre faixa de pedestre, placas de trânsito, de limite de velocidade e dicas de prevenção também fazem parte do conteúdo do manual.

Além das informações e orientações importantes que podem ajudar os profissionais no dia-a-dia do transporte escolar, o manual ainda traz uma lista contendo os telefones da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Estadual e da Guarda Municipal para qualquer emergência.

O manual está sendo entregue para todos os funcionários do setor de Transporte da Educação e o documento será obrigatório junto ao profissional no desempenho de suas funções.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Várzea Grande

Várzea Grande libera vacina para idosos a partir de 81 anos

Profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização.

Publicados

em

Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande está cadastrando idos a partir de 81 anos para recebimento da primeira dose da vacina contra o covid-19. O município recebeu do Governo do Estado, na última terça-feira (9), 1.800 doses do imunizante e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, empregados ou autônomos, que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização. Os que já foram vacinados receberão a segunda dose até o próximo domingo (14).

Para receber as vacinas, as pessoas deve se cadastrar no site oficial da vacinação em Várzea Grande, clicando aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Metropolitano abre mais 10 leitos para pacientes com covid-19

Segundo a Secretária de Saúde, esta semana foram inaugurados 30 leitos de UTIs no Estado.

Publicados

em

Da Redação

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, abriu, nesta quarta-feira (10), 10 novos leitos de UTI para atender pacientes com covid-19. A unidade hospitalar é referência estadual no tratamento da doença. Com a ampliação, o hospital passa a contar com 80 leitos de UTI e 178 de enfermaria.

“Esta semana disponibilizamos 10 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa e outros 10 no São Lucas, em Primavera do Leste. Hoje, entregamos mais 10 leitos no Hospital Metropolitano. São 30 novos leitos de UTI para pacientes do SUS”, declarou o secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo.

A Secretaria estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, disse Figueiredo.

Na última terça-feira (09.02), Mato Grosso registrou 73,6% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 108 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o Estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Surto de Covid fecha Câmara de Várzea Grande

Três servidores testaram positivo para a doença.

Publicados

em

Da Redação

A Câmara Municipal de Várzea Grande suspende as atividades administrativas e parlamentares na Casa de Leis, devido  três servidores testarem positivos para a Covid 19. A publicação da medida será feita nesta quarta-feira (10) no Jornal Oficial dos Municípios (AMM).

“Suspender as atividades presenciais, incluindo o atendimento ao público por sete dias, devendo as atividades serem realizadas em home office e tele-bralho”, é destacado na publicação.

O presidente da Casa de Leis,  o vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM), relata que a medida é para proteger a saúde dos demais servidores e munícipes

“Infelizmente tivemos estes casos dentro da Câmara, porém, quero pedir para que os demais trabalhadores se cuidem, higenize as mãos, evitem aglomerações e usem máscaras. Todas as medidas preventivas foram tomadas, inclusive com desinfecção de ambiente,  mas o servidor pode se contaminar fora do Legislativo.  Por isto, estamos suspendendo os trabalhos para evitar de termos uma propagação interna”, destaca o vereador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana