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Várzea Grande

Educação institui Manual de Normas e Conduta para motoristas do transporte escolar

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A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer elaborou um Manual de Normas e Conduta no Trânsito e esta semana começou a ser distribuído para os profissionais/motoristas/condutores e acompanhantes/funcionários que atuam no transporte escolar da rede municipal de Várzea Grande.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a iniciativa tem o objetivo de contribuir de forma sistemática na utilização da frota interna de veículos bem como pautar o compromisso dos profissionais do transporte da Secretaria na observância das normas e conduta às diretrizes legais de trânsito.

“Atualmente é de responsabilidade da Secretaria o transporte diário de 2.568 alunos da rede municipal e estadual, para isso contamos com uma frota de mais de 30 ônibus, circulando por 35 rotas em toda área urbana e rural. Nosso compromisso com a segurança dos alunos e a qualidade dos serviços exige cada vez mais iniciativas que visam garantir a tranquilidade de todos os envolvidos”, pontuou o secretário.

O Manual, elaborado pelo Departamento Jurídico da Secretaria, foi concebido com base no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, em Códigos de Trânsito em geral e traz várias definições sobre assuntos relacionados ao transporte de passageiros, assim como orientações de como motoristas e acompanhantes devem agir diante de várias situações. As questões comportamentais e regras básicas de norma de conduta também são abordados no manual, como o uso obrigatório do cinto de segurança, faróis(baixos) ligados durante o dia, trafegar sempre em velocidade permitida estabelecida para a via, nunca atender nem utilizar telefone celular quando estiver dirigindo, não fumar e o cuidado máximo com pessoas (principalmente crianças, idosos, ciclistas e motociclistas) e animais na pista.

Os acidentes de trânsito também são abordados no manual com a devida orientação de como se deverá agir em caso de ocorrência. A responsabilidade do motorista e do usuário do transporte em caso de acidente, orientação sobre faixa de pedestre, placas de trânsito, de limite de velocidade e dicas de prevenção também fazem parte do conteúdo do manual.

Além das informações e orientações importantes que podem ajudar os profissionais no dia-a-dia do transporte escolar, o manual ainda traz uma lista contendo os telefones da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Estadual e da Guarda Municipal para qualquer emergência.

O manual está sendo entregue para todos os funcionários do setor de Transporte da Educação e o documento será obrigatório junto ao profissional no desempenho de suas funções.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

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Várzea Grande

SÓ EM VG!

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Aconteceu hoje quase uma barbaridade em Várzea Grande, a PM quase prendeu um empresário querendo fechar o seu comércio de alimentos classificado como supermercado. O mal-entendido ocorreu por conta do decreto municipal que contrariou inclusive o decreto federal adotado e um policial agindo ao pé da letra do documento partiu para o enfrentamento cumprindo o que foi decretado pela Prefeita Lucimar. Porém em tempo, esse imbróglio foi resolvido. Pronto, falei.

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Várzea Grande

Controladoria de VG ultrapassa meta do PDI e mostra resolutividade

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A Controladoria Geral do Município conseguiu ao longo deste ano, manter o controle interno dos órgãos municipais, além de dar cumprimento às ações deferidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), no que tange as medidas de controle de gastos públicos e a transparência na aplicação dos recursos, sem perder o foco na prevenção e combate à corrupção, bem como na promoção da ética do serviço público, da transparência e dos princípios constitucionais da administração municipal.

 

Essa melhora no desempenho foi percebida pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE – , que no julgamento das contas do Governo da prefeita Lucimar Sacre de Campos no ano de 2018, apontou melhora no desempenho administrativo e financeiro, o que permitiu a ampliação nos investimentos em todos os setores, em especial as secretarias de Saúde, Educação e Obras.

Na saúde, por exemplo, a inauguração das novas instalações do Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos – Cadim – resultou na transparência, eficiência e resultado na política de atendimento para os pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. Além disso, a qualificação técnica dos servidores da Prefeitura, e o acompanhamento criterioso do órgão de fiscalização foram essenciais para o município atingir essa boa avaliação.

 

De acordo com o relatório de atividades, a Controladoria Geral do Município realizou nestes 12 meses, 28 auditorias; solicitou 7 ordens de serviço interna e externa; realizou 14 orientações técnicas; aplicou 3 notificações; confeccionou 6 pareceres técnico (ato pessoal), 27 de parecer técnico de secretarias municipais e 4 de parecer conclusivo de gestão municipal; 238 processos de cumprimentos solicitados pelo TCE; 654 providências relativas a gestão municipal, acompanhamentos e monitoramentos técnicos; 77 defesa de agente público municipal e 3 normativas.

 

Além dessas atividades, servidores da pasta participaram de 7 cursos de capacitação, para aprimoramento das funções que são essenciais na execução dos trabalhos e que são de competência da pasta, o que resultou no planejamento adequado de todas as atividades desenvolvidas no decorrer do ano.

 

Para o Controlador Geral do Município, Kleber Ferreira Ribeiro, o trabalho desenvolvido pela pasta vai muito além do papel de fiscalizar os atos administrativos da gestão municipal como um todo, mas o de servir também como ferramenta de apoio as demais secretarias, e o de garantir a população o livre acesso à informação, por meio do Portal Transparência, que se efetivou como meio de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal.

 

“A Ouvidoria Cidadã tem sido a interlocutora da população que busca atendimento e que espera por uma resposta positiva. Todas as demandas que chegam até a nós são computadas e encaminhadas às secretarias de origem para que estas possam fazer o atendimento de imediato, ou havendo a necessidade estabelecer um prazo para a execução da ação, ou de uma questão eminente”, informou o controlador.

 

Kleber Ferreira disse ainda que a Ouvidoria Cidadã contribuiu de forma positiva para a disseminação da cultura da transparência. “O Sistema implantado em Várzea Grande é interligado com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – e – UOV, e a responsabilidade em atender as demandas da população é ainda maior, uma vez que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande também é avaliada pelo órgão competente. Todas as determinações contidas no Termo de Ajustamento de Gestão firmado com o TCE para a adequação do Portal de Transparência, em conformidade com a Lei de Acesso a Informação, foram cumpridas”, explicou.

 

De acordo com a projeção estabelecida pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o município deveria atingir até o mês de dezembro 92.49% de resolutividade das demandas, porém antes mesmo desse prazo a Administração Municipal registrou 95,70%, três pontos percentuais a mais do que foi projetado para este ano.

 

“Os resultados acima provam que o município está cumprindo com os acórdãos estabelecidos pelo TCE-MT, confirmando efeitos positivos em relação às solicitações demandadas pelos cidadãos várzea-grandenses junto ao poder público municipal”, pontuou Kleber Ferreira.

 

Fonte: Gazeta Digital

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Várzea Grande

Prefeita sanciona lei que recomenda companhias aéreas a citarem chegada de voos em Várzea Grande e não em Cuiabá

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A lei que recomenda as companhias aéreas a mencionarem durante os voos que a chegada, no Aeroporto Marechal Rondon, é em Várzea Grande, região metropolitana, e não em Cuiabá, como acontece atualmente, foi sancionada pela prefeita Lucimar Campos (DEM), na semana passada.

A lei prevê que, após o pouso, o comandante diga a seguinte frase: “Senhoras e senhores sejam bem-vindos a Várzea Grande (…) Por medidas de segurança mantenham-se sentados até que o aviso para desatar os cintos seja desligado”.

Rogério França (PV) diz que menção a Cuiabá como destino é enganosa — Foto: DivulgaçãoRogério França (PV) diz que menção a Cuiabá como destino é enganosa — Foto: Divulgação

Rogério França (PV) diz que menção a Cuiabá como destino é enganosa — Foto: Divulgação

O projeto, de autoria do vereador Rogério França Martins (PV), já havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores em novembro de 2019.

O objetivo, conforme o projeto, “é manter a identidade do município de Várzea Grande aos que aqui chegam ou passam”. Além disso, ressalta que a citação da forma como é feita hoje é enganosa.

A justificativa apresentada pelo autor do projeto cita que há vários anos existe uma discussão no município sobre o motivo pelo qual, quando uma aeronave comercial de passageiros pousa no Aeroporto Marechal Rondon, o comandante anuncia que o destino é a cidade de Cuiabá.

Fonte: G1

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