fbpx

Cuiabá

Dia inesquecível: Família relata emoção após a vacinação de Miguel aos nove anos em Cuiabá

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Uma data que vai entrar para a história: 20 de janeiro de 2022, ocasião em que se completa um ano desde que a primeira pessoa foi vacinada contra a Covid-19 em Cuiabá, celebrou outro importante avanço na batalha contra a doença nesta manhã. Agora, com a primeira criança imunizada, o pequeno Miguel Vieira Monteiro, de 9 anos. Ele tem neuropatia crônica e se enquadra no grupo de comorbidades. A aplicação ocorreu no polo da UNIC Beira Rio, descrito pela família como um momento marcante.

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que a vacina salva vidas e fez um apelo aos responsáveis sobre a importância do cadastro. “Para acabarmos com esse vírus e esse momento terrível em que o mundo vive, só vacinando para conseguirmos sair dessa e voltarmos à nossa rotina. Peço aos pais ou responsáveis por essas crianças que cadastrem-as para que elas sejam imunizadas. Pelo amor de Deus, pai, mãe, avó ou tia que cuidam das nossas crianças, eu faço um apelo, vacinem as nossas crianças”, destacou o gestor.  

Corajoso, Miguel disse que não sentiu medo da agulha ao tomar a vacina. Contente, ele não esconde que seu maior desejo é rever os amigos e fazer o que mais gosta: brincar.  

Para a mãe do garoto, Alice Vieira da Silva, os cuidados com a saúde do filho foram redobrados em razão da pandemia, tendo em vista que era o único membro da família que não havia sido vacinado, deixando um alerta para os pais sobre a importância do bem estar coletivo. 

“Ele teve a retirada de um dos ruins e sempre cuidamos muito dele e aumentamos por causa do vírus. Tivemos que nos reinventar, mudando o cotidiano dele totalmente. Eu peguei covid, ele era o único que não havia sido vacinado. Agora estamos mais calmos em relação à doença, pois ele está protegido. Digo aos pais que tragam seus filhos, protegendo não somente eles, mas uma outra criança, família e profissional também na área de educação, com o começo do ano letivo. Vou estar mais tranquila com ele na escola já que ele tomou a primeira dose. É uma sensação de alívio, vida voltando ao normal”, expressou.

O cronograma de imunização para o público de 5 a 11 anos, que começou hoje até o dia 22, ficará centralizado apenas na Unic Beira Rio, devido ao baixo quantitativo de doses recebidas, exclusivas para crianças, de 3.580, priorizando aquelas que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência, seguida pelas quilombolas. 

Na sequência, é a vez das crianças que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave do coronavírus, como por exemplo, lares com pacientes soropositivo, oncológicos que realizam hemodiálise rotineiramente e imunossuprimidos. Conforme estimativa do Ministério da Saúde, 60.659 crianças desta faixa etária residem na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, salientou a eficácia dos imunizantes no organismo, contribuindo para não evolução de casos graves de contágio, somada com outros surtos síndromes gripais como a Influenza. 

“Estamos indo in loco verificar os problemas, ouvindo a população como um todo. Houve uma melhora positiva por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. O nosso recado aos pais é que tragam as crianças, vacinas salvam vidas sim e é segura. Tivemos momentos muito difíceis, mas os casos foram diminuindo e óbitos também. A vacina já demonstrou eficácia, não evoluindo para casos mais graves, o índice é muito menor”, pontuou. 

Acompanhada pela irmã, Sophia Teles, de 11 anos, não possui comorbidades e declarou que após tomar a primeira dose se sente segura em retornar às salas de aulas.

Emanuel ratificou que na semana que vem, de acordo com a chegada de novas remessas, outros polos atenderão o grupo nas quatro regiões da cidade, bem como na zona rural. São eles: Unic Beira Rio (região Leste), USF Paiaguás (região Norte),  USF Quilombo (região Oeste), USF do Pedra 90  I e II  e ainda USF Parque Cuiabá (região Sul)  e a USF Guia, o Programa Amor I e II.  Mais de 42 mil adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose, o que corresponde a 70% desse público imunizado.

Empenhada, a coordenação da campanha organizou uma para crianças uma recepção divertida, do jeito que eles gostam, com decoração de balões, vacinadoras fantasiadas de personagens infantis e muitas guloseimas como pipoca, bolo, sorvete, com todo amor e carinho que merecem.

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Primeira edição da Batalha da Central ocorre neste sábado (28) no Espaço Silva Freire

Publicados

em

Assessoria Batalha de Rima

Clique para ampliar

A batalha de rima e poesia vai tomar conta do Espaço Silva Freire neste sábado (28), com a ‘Batalha da Central’ que será realizada a partir das 18h, no Teatro Arena, com entrada franca. O evento conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Regional Sul. 

A Central das Ruas é um projeto que se caracteriza pela expansão artística do movimento Hip Hop em Cuiabá. Por meio da Batalha da Central, os amantes e curiosos da cultura underground poderão prestigiar as apresentações de rimas, poesias e outras atrações.

Os MC’s que chegarem à final serão premiados com valor em dinheiro, trança unissex e tatuagem, em parceria com apoiadores. O evento é organizado pelos rappers Gabriella Maciel e Max William.

“Será um belíssimo evento para valorizar a arte de rua, por isso, convidamos aos jovens, adultos, adolescentes e todos aqueles que queiram prestigiar a Batalha da Central aqui no Espaço Silva Freire, um espaço de lazer e cultura”, convida o coordenador do Espaço Silva Freire, Varley Rocha.

Serviço:

Assunto: Batalha da Central

Data: Sábado (28)

Onde: Espaço Silva Freire, Av. Palmiro Paes Barros (ao lado da policlínica do Coxipó)

Horas: 18h

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito visita EMEB Joana Dark da Silva e CMEI Engenheiro Oscar Amélito

Publicados

em

Integrando uma série de ações na região do Real Parque, o prefeito Emanuel Pinheiro realizou uma visita à Escola Municipal de Educação Básica  – EMEB Profª Joana Dark da Silva na quinta-feira (26).  Na ocasião, o gestor foi calorosamente recebido pelos alunos da unidade de ensino, que fizeram apresentações, entregaram cartinhas e até pediram autógrafos ao chefe do Executivo Municipal.  

“Nossa escola atende desde o pré-um até o quinto ano e temos uma parceria muito grande com a Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Emanuel Pinheiro tem nos dado uma força muito grande. Nós já conseguimos climatizar todas as salas de aula, colocar forros nos pátios e estamos correndo atrás de mais melhorias para nossa escola. Porque a partir do momento em que um aluno está bem assistido dentro da sala de aula, ele vai sentir mais prazer e motivação para vir estudar, tudo isso contribui para que ele tenha um processo de aprendizagem muito melhor”, disse o diretor da EMEB Joana Dark, Valdir Xavier.

Em seguida, Pinheiro se dirigiu ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Engenheiro Oscar Amélito, uma unidade referência pela implantação do programa Hora Estendida. Por meio dele, famílias com jornada de trabalho incompatíveis com o encerramento das atividades educacionais puderam deixar seus filhos a por mais tempo na escola.

“É com grande orgulho que recebemos a visita do prefeito na nossa unidade, pelo fato de ser um gestor que está sempre preocupado com a nossa educação e com as crianças do município de Cuiabá. A preparação dos espaços de educação infantil de Cuiabá é pensada com muito carinho, temos projetos como o Hora Estendida e a Semana do Brincar. Então, é com muito orgulho que trabalhamos e agradecemos também a secretária de Educação que está sempre junto com a gente apoiando em todos os projetos para fazer uma educação cuiabana de qualidade”, pontuou a diretora do CMEI Oscar Amélito, Denis Moraes.

O prefeito aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento tanto da EMEB quanto do CMEI e também para ouvir as reivindicações das coordenações das unidades.  “Estou muito feliz porque aproveitei essa tarde de muito trabalho para visitar a Escola Municipal Joana Dark para ver as melhorias que precisamos fazer na unidade e também poder abraçar todos os professores e profissionais da educação, além daqueles que são muito especiais que são as nossas crianças. Foi uma euforia, o amor desse encontro com o prefeito e as nossas crianças estudantes da rede pública municipal de ensino”, destacou o prefeito.

“Em seguida, aproveitamos para fazer uma visita ao CMEI Oscar Amélito, que é referência por ter sido o projeto-piloto para aquele que foi o compromisso no meu primeiro mandato, que foi implantar a Hora Estendida na rede pública municipal de ensino, que depois se expandiu para toda a rede. É muito bonito e bacana ver o amor e carinho ao qual os profissionais da educação se dedicam a essas crianças. Então, foi uma tarde muito maravilhosa de contato corpo a corpo com a população e que mostra cada vez mais como é o ritmo da minha gestão, e que o maior interessado em vistoriar as minhas obras, sou eu mesmo”, acrescentou Pinheiro.

Também participaram da visita o vice-prefeito, José Roberto Stopa, a secretária de Educação, Edilene Machado, a secretária-adjunta, Débora Vilar e o vereador por Cuiabá, Marcrean Santos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Ação integrada leva orientações, serviços e atendimento de saúde à profissionais do sexo

Publicados

em

Uma ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá,  coordenada pela Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos, cerca de 40 (quarenta) profissionais do sexo e pessoas trans que trabalham na região do Distrito Industrial, foram atendidas com diversos serviços como vacinação da gripe, consultas médicas e odontológicas, bem como orientações básicas sobre os cuidados e as formas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis- IFST’s e outros agravos. Essa foi a quarta ação realizada no local.

“Realizar essa ação demonstra a preocupação e atenção da gestão Emanuel Pinheiro quanto ao atendimento desse público tão vulnerável, que mesmo com o passar dos anos, o preconceito permanece. Por isso que sempre realizamos ações dessa natureza para que os serviços ofertados pela rede pública de saúde cheguem até elas. Isso é uma gestão humanizada”, disse a secretária- adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O trabalho foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.  com os projetos Consultório de Rua e o Projeto Amor, para conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. 

“Somos esquecidas em razão da forma do nosso trabalho e ainda mais, sofremos muito com a discriminação. Então quando a gente recebe eventos com uma grande oferta de serviços, a gente aproveita. Eu mesma, sempre que a equipe vem, eu consulto com o psicólogo. É muito gratificante e recompensador”, afirmou a profissional do sexo, Dayane.

“Estamos muito satisfeitas com todo esse cuidado da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Direitos Humanos. Aproximar os serviços, principalmente os de saúde é fundamental, uma vez que, a maioria dessas profissionais não têm tempo para se deslocar a uma unidade de atendimento. Sem falar do preconceito, que ainda prevalece entre a sociedade. As meninas pertencem a um grupo extremamente marginalizado e discriminado pela população. A nossa eterna gratidão”, declarou a ex-profissional do sexo e colaboradora do projeto Incluiabá, Xica da Silva.

Além do atendimento em saúde, a equipe da Assistência Social esteve no local para o cadastramento dessas profissionais para recebimento dos benefícios sociais do Governo Federal.

A Câmara de Vereadores por meio da Sala da Mulher, também se fez presente com a entrega de cestas básicas. “Ações pontuais como essa devem ser mantidas. A Câmara Municipal de Cuiabá é e sempre será parceira da Prefeitura e de projetos como esse. Mesmo em meio a tantas dificuldades, medos, procurem seus direitos. A Câmara de Cuiabá está de portas abertas”, ressaltou a secretária de Comunicação da Câmara, Elizângela Tenório. 

“Há cada edição conseguimos mais parceiros para que essas pessoas marginalizadas pela sociedade tenham acesso a dignidade com mais qualidade de vida e a saúde em dia”, destacou a secretária-adjunta.

O respeito a todos e todas é uma marca da Gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, que inclusive, vem empoderando esse grupo social dentro do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá com o projeto Incluiabá, finalizou.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana