A primeira edição de 2019, do projeto social da Prefeitura Municipal de Várzea Grande o mutirão ‘Prati-Cidade’ – levou para a Escola Estadual ‘Terezinha de Jesus Silva’, localizado no bairro Novo Fronteira, centenas de moradores que foram em busca de atendimento e serviços disponibilizados pela Administração Pública Municipal.
Um dos setores mais procurados foi o de saúde pública, que além da área de clínica médica e oftalmológica, equipes do setor realizaram o trabalho de aferição de pressão arterial e medição de glicemia, além de serviço de conscientização sobre a saúde da população e saúde bucal.
Dona Juliete Noeli de Bastos, moradora do Jardim Paiaguás, foi participar do mutirão de cidadania da Prefeitura, em busca de atendimento médico para ela e seu companheiro. “Vamos consultar com o clínico geral, eu e meu companheiro temos pressão alta e não estamos conseguindo pegar os remédios sem a receita, por isso estamos aqui para consultar e garantir o nosso medicamento, mesmo porque já faz tempo que não consultamos e se realmente vamos ter que continuar tomando remédio”, disse ela.
Erenil Leite Gonçalves, moradora do Jardim Paiaguás também compareceu no 'Prati-Cidade', em busca de oftalmologista. “Estou com a visão comprometida, porque tenho catarata e quero ver se consigo um encaminhamento para que eu possa resolver esse problema com a cirurgia, apesar de ter medo de submeter a esse procedimento, vai ser o melhor para mim. É muito bom ter este mutirão aqui na nossa comunidade, assim ficou mais fácil para eu me consultar, e é pertinho de casa”.
Mesmo sabendo que os bairros Jardim Paiaguás e São Mateus não estavam inseridos na área de abrangência do Programa Social, os moradores devidamente cadastrados já aguardavam por consultas médicas.
O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, disse que durante todo o dia equipes da secretaria estarão realizando consultas médicas e oftalmológicas, além de medicamentos que estão sendo disponibilizados mediante receita médica. “Trouxemos para esta escola equipes capacitadas para atender os moradores que necessitam e buscam atendimento médico. Os casos mais urgentes serão encaminhados para unidades de referência, porém todos os que estão aqui hoje serão bem atendidos. Aqueles que não necessitarem de serem regulados já saem com a receita e remédio em mãos”, garantiu o secretário.
A jovem Vitória Natali da Silva, 20 anos, moradora do bairro Jardim Marajoara, participou do mutirão de cidadania em busca de encaminhamento de trabalho. “Aproveitei esse evento para me cadastrar no Sine (Sistema Nacional de Emprego). Tenho o segundo grau incompleto, mas tenho experiência como babá e também posso ser cuidadora de idosos. Me cadastro e tenho certeza que vai aparecer uma oportunidade de emprego”.
Todas as secretarias do Poder Público Municipal estão participando durante todo o dia do programa Social 'Prati-Cidade', disponibilizando serviços e ações de suas pastas.
Nesta edição do 'Prati-Cidade', o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e a Defensoria Pública estão presentes na ação como parceiros.
O 'Prati-Cidade' também reservou espaço kids, com atividades infantis, culturais e exposição de artesanatos e trabalhos feitos a partir de produtos reutilizados que são reciclados. O dia também será dedicado às crianças com a realização de jogos, brincadeiras e atrações musicais.
Por: Kátia Passos – Secom/VG