fbpx

Várzea Grande

Dezenas de pessoas compareceram no período da manhã no Prati-Cidade em busca de serviços gratuitos

Publicados

em

A primeira edição de 2019, do projeto social da Prefeitura Municipal de Várzea Grande o mutirão ‘Prati-Cidade’ – levou para a Escola Estadual ‘Terezinha de Jesus Silva’, localizado no bairro Novo Fronteira, centenas de moradores que foram em busca de atendimento e serviços disponibilizados pela Administração Pública Municipal.

Um dos setores mais procurados foi o de saúde pública, que além da área de clínica médica e oftalmológica, equipes do setor realizaram o trabalho de aferição de pressão arterial e medição de glicemia, além de serviço de conscientização sobre a saúde da população e saúde bucal.

Dona Juliete Noeli de Bastos, moradora do Jardim Paiaguás, foi participar do mutirão de cidadania da Prefeitura, em busca de atendimento médico para ela e seu companheiro. “Vamos consultar com o clínico geral, eu e meu companheiro temos pressão alta e não estamos conseguindo pegar os remédios sem a receita, por isso estamos aqui para consultar e garantir o nosso medicamento, mesmo porque já faz tempo que não consultamos e se realmente vamos  ter que continuar tomando remédio”, disse ela.

Erenil Leite Gonçalves, moradora do Jardim Paiaguás também compareceu no 'Prati-Cidade', em busca de oftalmologista. “Estou com a visão comprometida, porque tenho catarata e quero ver se consigo um encaminhamento para que eu possa resolver esse problema com a cirurgia, apesar de ter medo de submeter a esse procedimento, vai ser o melhor para mim. É muito bom ter este mutirão aqui na nossa comunidade, assim ficou mais fácil para eu me consultar, e é pertinho de casa”.

Mesmo sabendo que os bairros Jardim Paiaguás e São Mateus não estavam inseridos na área de abrangência do Programa Social, os moradores devidamente cadastrados já aguardavam por consultas médicas.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, disse que durante todo o dia equipes da secretaria estarão realizando consultas médicas e oftalmológicas, além de medicamentos que estão sendo disponibilizados mediante receita médica. “Trouxemos para esta escola equipes capacitadas para atender os moradores que necessitam e buscam atendimento médico. Os casos mais urgentes serão encaminhados para unidades de referência, porém todos os que estão aqui hoje serão bem atendidos. Aqueles que não necessitarem de serem regulados já saem com a receita e remédio em mãos”, garantiu o secretário.

A jovem Vitória Natali da Silva, 20 anos, moradora do bairro Jardim Marajoara, participou do mutirão de cidadania em busca de encaminhamento de trabalho. “Aproveitei esse evento para me cadastrar no Sine (Sistema Nacional de Emprego). Tenho o segundo grau incompleto, mas tenho experiência como babá e também posso ser cuidadora de idosos. Me cadastro e tenho certeza que vai aparecer uma oportunidade de emprego”.

Todas as secretarias do Poder Público Municipal estão participando durante todo o dia do programa Social 'Prati-Cidade', disponibilizando serviços e ações de suas pastas.  

Nesta edição do 'Prati-Cidade', o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e a Defensoria Pública estão presentes na ação como parceiros.

O 'Prati-Cidade' também reservou espaço kids, com atividades infantis, culturais e exposição de artesanatos e trabalhos feitos a partir de produtos reutilizados que são reciclados. O dia também será dedicado às crianças com a realização de jogos, brincadeiras e atrações musicais.

Por: Kátia Passos – Secom/VG

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Várzea Grande

Várzea Grande libera vacina para idosos a partir de 81 anos

Profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização.

Publicados

em

Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande está cadastrando idos a partir de 81 anos para recebimento da primeira dose da vacina contra o covid-19. O município recebeu do Governo do Estado, na última terça-feira (9), 1.800 doses do imunizante e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, empregados ou autônomos, que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização. Os que já foram vacinados receberão a segunda dose até o próximo domingo (14).

Para receber as vacinas, as pessoas deve se cadastrar no site oficial da vacinação em Várzea Grande, clicando aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Metropolitano abre mais 10 leitos para pacientes com covid-19

Segundo a Secretária de Saúde, esta semana foram inaugurados 30 leitos de UTIs no Estado.

Publicados

em

Da Redação

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, abriu, nesta quarta-feira (10), 10 novos leitos de UTI para atender pacientes com covid-19. A unidade hospitalar é referência estadual no tratamento da doença. Com a ampliação, o hospital passa a contar com 80 leitos de UTI e 178 de enfermaria.

“Esta semana disponibilizamos 10 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa e outros 10 no São Lucas, em Primavera do Leste. Hoje, entregamos mais 10 leitos no Hospital Metropolitano. São 30 novos leitos de UTI para pacientes do SUS”, declarou o secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo.

A Secretaria estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, disse Figueiredo.

Na última terça-feira (09.02), Mato Grosso registrou 73,6% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 108 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o Estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Surto de Covid fecha Câmara de Várzea Grande

Três servidores testaram positivo para a doença.

Publicados

em

Da Redação

A Câmara Municipal de Várzea Grande suspende as atividades administrativas e parlamentares na Casa de Leis, devido  três servidores testarem positivos para a Covid 19. A publicação da medida será feita nesta quarta-feira (10) no Jornal Oficial dos Municípios (AMM).

“Suspender as atividades presenciais, incluindo o atendimento ao público por sete dias, devendo as atividades serem realizadas em home office e tele-bralho”, é destacado na publicação.

O presidente da Casa de Leis,  o vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM), relata que a medida é para proteger a saúde dos demais servidores e munícipes

“Infelizmente tivemos estes casos dentro da Câmara, porém, quero pedir para que os demais trabalhadores se cuidem, higenize as mãos, evitem aglomerações e usem máscaras. Todas as medidas preventivas foram tomadas, inclusive com desinfecção de ambiente,  mas o servidor pode se contaminar fora do Legislativo.  Por isto, estamos suspendendo os trabalhos para evitar de termos uma propagação interna”, destaca o vereador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana