Politica

Deputado discute com secretário obras para o batalhão da PM

Avatar

Publicados

em


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) se reuniu na tarde desta quinta-feira (10) com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e o comandante-geral da Polícia Militar, Jonildo Assis, para discutir o projeto de reforma e ampliação do Batalhão da Polícia Militar no município de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá).

Todos entenderam como essencial a obra para garantir a devida estrutura de trabalho aos PMs, principalmente pelo aumento populacional de Chapada dos Guimarães nos últimos anos, comprovado pela chegada do Distrito de Água Fria.

“Esta é uma demanda importante e tem apoio da segurança pública para ser concretizada”, declarou o secretário Alexandre Bustamante.

O deputado Wilson Santos reforçou que emendas parlamentares ou até mesmo dinheiro de origem do Executivo poderão ser destinados para a obra de reforma e ampliação do Batalhão da Polícia Militar em Chapada dos Guimarães.

“Têm muitos deputados que são atuantes na segurança pública e outros que mantêm vínculo com Chapada dos Guimarães. Pessoalmente, estou muito empenhado para auxiliar os chapadenses. É um pedido constante de policiais militares que ali atuam”, disse. 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica

Deputado Claudinei comemora a convocação de 17 aprovados do concurso público da Politec

Avatar

Publicados

em


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Depois de quase quatro anos na espera pela convocação do último concurso público da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec), realizado em 2017, 14 aprovados ao cargo de papiloscopista e três de técnico de necropsia tiveram os seus nomes divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia ira (16), com o Ato nº 3.415/2021, pelo Poder Executivo. O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) comemorou o chamamento dos novos servidores da instituição vão atender as unidades dos polos regionais de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop e Cáceres.

“Imagino a felicidade de cada um destes aprovados e a esperança acesa dentro daqueles que ainda aguardam ser chamados neste concurso da Politec. Sei bem o que é aguardar tantos anos para ser nomeado. Fiquei dois anos na espera para ser nomeado a delegado na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. A sensação é de alívio! Agora vamos aguardar o chamamento de mais aprovados, pois este número ainda não é o ideal para atender as unidades do interior”, declara o deputado.

Sandra Francisca Marçal, que vai ocupar o cargo de papiloscopista no Polo Regional de Cáceres, em Pontes e Lacerda, comemora a convocação e fala sobre a luta para que ela tenha ocorrido. “Por trás desta felicidade tem muita luta, meu pai aguardava essa nomeação e, infelizmente, ele faleceu em janeiro de 2019. Eu dedico este momento para ele. Fomos perseverando e acreditando que as coisas iam melhorar”, diz.

Neste período de espera, ela conta que, atualmente, exerce a função de professora contratada pelo governo do estado, em Cuiabá, com formação em biologia seguida de mestrado e doutorado. “Eu só tenho que agradecer ao deputado Claudinei. Ele sempre foi muito receptivo com a gente, sempre nos atendeu. Ele faz bem o papel dele, em trabalhar para as pessoas e compreender o lado de todo mundo. Que Deus abençoe a vida dele e que ele continue representando a sociedade”, afirma Marçal.

Já Josilaine Duarte Gonzaga que ocupará o mesmo cargo no Polo Regional de Cuiabá, diz que a sensação de ser convocada é maravilhosa. “Foram muitos anos esperando. Depois de tanta luta que a gente teve, correndo atrás de deputados, governador, assessores, a gente teve muita luta para conseguir essa nomeação. Estou muito feliz”, salienta.

Neste período, ela atuou na área da advocacia, assessorando uma magistrada. “O deputado Claudinei sempre esteve com a gente desde o início, desde as primeiras e poucas nomeações. Procuramos ele, fomos atrás, ele sempre foi solicito em nos ajudar, sempre falando na Assembleia. Ele foi peça fundamental para a nossa nomeação. Espero que nomeie outros aprovados, pois a Politec está precisando de mais profissionais”, conclui.

 Concurso – O concurso público da Politec que foi realizado em 2017 foi suspenso por 10 meses em 2020, sendo que no dia 8 de junho foi homologado no prazo de seis meses para a devida nomeação dos aprovados. O parecer final do TJMT apontou que há anos a instituição sofre com o déficit na quantidade de servidores públicos.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Politica

Trabalhadores rurais buscam apoio para ampliar produção da bacia leiteira

Avatar

Publicados

em


Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Com 140 famílias, o assentamento Nossa Senhora Aparecida, Sadia I, de Várzea Grande, recebeu a visita do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), no sábado (19), para debater ações que fomentem a produção dos pequenos produtores da região, que tem forte potencial à bacia leiteira.  

No local foi implantado um projeto modelo, através da CoopergrandeLac, que recebe leite in natura dos produtores de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Barra do Bugres e Rosário Oeste, coletando em média 80 mil litros de leite por mês, de 21 produtores, sendo nove oriundos da agricultura familiar, para o preparo de diversos tipos de queijos e bebidas lácteas.  

Botelho, que é o presidente da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária da ALMT, recebeu ofício 08/2021 da CoopergrandeLac mostrando a necessidade de novos investimentos para fomento do setor com a aquisição de caminhão com tanque resfriador e veículo com refrigeração para entrega dos produtos, promovendo a ampliação da capacidade de beneficiamento para 120 mil litros de leite mensais, conforme explicou o diretor-presidente da cooperativa, João Wanderley Vilela Garcia.  

“A implementação irá nos proporcionar a oportunidade de gerarmos emprego e renda, direta e indiretamente”, afirmou Garcia.

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa assistência e Extensão Rural – Empaer também se manifestou, através do Ofício 015/2021, agradecendo empenho de Botelho em manter defesa da assistência pública e gratuita a serviço do agricultor familiar através da Empaer, que tem mais de 55 anos de história e serviços prestados. Também reforçou a importância de investimentos em equipamentos e máquinas para melhorar a produtividade.

Durante a visita, o parlamentar ouviu relatos de que a cooperativa padece diante às dificuldades e falta de apoio. Hoje, anseiam pela criação de um fundo dentro das cadeias produtivas. “Não tenho dúvidas de que com deputado presidente da comissão agropecuária vamos virar essa história, começar um grande projeto de valorizar a agricultura familiar que tem cem mil famílias e envolve diretamente 600 mil trabalhadores”, disse Gilmar Bruneto, o Gauchinho.  

Eliete Rosa Luiz, 53 anos, está há 20 anos no assentamento, questionou a falta de investimentos. “É um projeto que deveria ser modelo. Mas, não estamos recebendo os benefícios. Com a visita do deputado espero que melhore bastante para o laticínio”, afirmou.  

Botelho reforçou a importância do projeto, que pode servir de referência para outras regiões. Onde ele constatou o cultivo e processamento da ração do gado. Mas, que é preciso muito mais apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).  

“É isso que queríamos que a Seaf fizesse, que trabalhasse esse parque de produção. Aqui é uma região que precisa de apoio, plantam o capim anapiê, fazem a ração, a irrigação, mas precisa da ajuda do governo. A Seaf precisa entender que ela tem que criar áreas produtivas e autossustentáveis. É isso que estamos defendendo, assim como a regularização dos títulos das propriedades”, destacou Botelho.

“A Empaer é muito importante, pois dá assistência aos pequenos produtores para ampliar e melhorar toda a produção. Senão, vai ficar somente os grandes produtores. Queremos que os pequenos tenham condições de alavancar e fortalecer a agricultura familiar”, finalizou o parlamentar.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Politica

ALMT aprova projeto que determina que prestadores de serviços forneçam dados prévios de funcionários aos clientes

Avatar

Publicados

em


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O Projeto de Lei de n.º 175/2019 que obriga as empresas prestadoras de serviços a encaminhar previamente aos consumidores informações sobre os funcionários que executarão os serviços demandados, foi aprovado em segunda votação, na quarta-feira (16), na sessão plenária da Assembleia Legislativa. A matéria é de autoria do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) e será encaminhada para ser sancionada pelo Poder Executivo.

e acordo com o parlamentar, a população corre um sério risco ao acionar um serviço para atender a sua residência ou estabelecimento comercial. Ele explica que existem quadrilhas organizadas e assaltantes que se passam por funcionários de empresas prestadoras de serviços. “Isso acontece em todo país. Eles simulam que são atendentes de empresas até, às vezes, usam uniformes e conseguem enganar os clientes, se passando por empregados. Com essa proposta, em caso de qualquer dúvida, o consumidor vai poder verificar o documento do funcionário ou até ligar para a empresa e confirmar a identificação, evitando um possível roubo”, esclarece o parlamentar.

De acordo com a matéria, prestadores ficarão obrigados a comunicar os clientes, no mínimo uma hora antes do horário agendado, com o nome e número da matrícula ou registro de identidade dos funcionários que executarão o serviço solicitado. Caso não seja cumprido o que é imposto, poderá ser penalizado com multas, sendo que uma delas poderá ser revertida para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Fundecon).

Os tipos de prestação ao consumidor citados no Projeto de Lei são referentes aos serviços de telefonia, Internet, televisão a cabo, satélite ou digital, especializados em reparos elétricos e eletrônicos, autorizados para conserto de equipamentos de utilidades domésticas, concessionárias de energia elétrica, gás encanado e empresas de seguro.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana