Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Crianças e adolescentes criam painéis decorativos para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Publicados

em

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data muito importante no calendário mundial. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. A data, como nos anos anteriores, também será comemorada pelas crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que estão preparando painéis coloridos que estarão anexados nas unidades sociais durante o mês inteiro.

Os participantes do polo Jardim Alá – inspirados pela orientadora Carina Soares de Jesus – deram início à pintura e colagem de desenho, e o resultado do trabalho estará exposto na unidade social. Além dessa atividade, as crianças e adolescentes também estão sendo orientados sobre os cuidados no combate à dengue.

A coordenadora de Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda disse que neste mês as unidades sociais estarão trabalhando com vários temas transversais e com certeza o Dia Internacional da Mulher será abordado em todos os pólos de atuação. “É uma data importante e precisa ser discutida, independente, da idade, ou sexo. Nós precisamos orientar as meninas e educar os meninos para que não reproduzam a sociedade machista na qual nossos avós e mães foram criados. Embora o tema seja tratado de forma lúdica, a mensagem reforça o respeito com as mulheres”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância da data, que simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. “É importante que as crianças e adolescentes tenham consciência desta data e do que ela representa para todos nós. É nas brincadeiras e momentos de integração que abordamos esses temas mais complexos”, destacou.

A secretária disse ainda que o trabalho realizado pelas orientadoras sociais não se restringe somente ao auxílio de crianças e adolescentes, mas, também à família como um todo. “Trabalhamos com grupos de crianças e adolescentes, grupos de pais e idosos com ações preventivas e proativas. As nossas orientadoras realizam também a busca ativa das famílias para a inclusão de novos beneficiários nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sinjusmat promete endurecer mobilização após novo adiamento de projeto

Publicados

em

Representantes dos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso voltaram a ocupar a Assembleia Legislativa (ALMT) na manhã desta terça-feira (5) para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 1398/2025, que cria o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) e prevê um reajuste de 6,8% para todos os servidores ativos, de todas as classes e níveis.

A sessão, porém, terminou em nova frustração. O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) pediu vista do projeto — desta vez de forma remota, já que está em viagem à Espanha — o que adiou novamente a votação. Diante da manobra, os representantes sindicais anunciaram uma paralisação geral para esta quarta-feira (6).

“Nós vamos começar hoje, como fizemos na semana passada. Um dia de paralisação na quarta-feira, enquanto não resolver. Amanhã volta ao normal”, afirmou Rosenwal Rodrigues, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat).

Visivelmente irritado, Rosenwal acusou o governador Mauro Mendes (União Brasil) de interferir no andamento da pauta e de exercer influência sobre os três poderes. “Hoje, quarta-feira, se a Justiça mato-grossense está começando a parar, é por conta do ‘Brucutu’ Mauro Mendes. Vamos parar todas as atividades do Judiciário”, disparou.

O projeto, de autoria do próprio Poder Judiciário, está na pauta da ALMT desde o início de setembro. Após um pedido de vista feito pelo deputado Beto Dois a Um (PSB) em 15 de outubro, a proposta foi aprovada em primeira votação no dia 22. Agora, depende apenas da segunda votação para seguir à sanção.

Rosenwal também alertou que, caso o impasse continue, a categoria pode endurecer a mobilização. “Se na semana que vem, de fato, os deputados pedirem vista novamente, e se a bancada do governador estiver sendo usada para impedir, na outra quarta-feira nós vamos deliberar uma paralisação geral dos servidores do Poder Judiciário”, avisou.

O sindicalista reforçou ainda que não aceita redução no percentual de reajuste e garante que o valor cabe no orçamento do Tribunal de Justiça.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

PGR rejeita pedido de prisão de Eduardo Bolsonaro e diz que deputados não têm legitimidade para acionar STF

Publicados

em

Em meio ao acirramento das disputas políticas entre aliados e opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, voltou a se posicionar sobre um dos casos mais delicados em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta terça-feira (14), Gonet encaminhou um parecer ao Supremo no qual rejeita o pedido de prisão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), feito pelos parlamentares Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ).

Segundo o chefe do Ministério Público Federal, os autores da solicitação não têm legitimidade processual para requerer a prisão do parlamentar, já que não fazem parte do processo em nenhuma condição jurídica.

A manifestação da PGR ocorre em meio ao crescente clima de tensão política no Congresso Nacional, onde a atuação de Eduardo Bolsonaro tem sido alvo de críticas por declarações polêmicas e pela aproximação com setores considerados radicais.

O parecer de Gonet representa um freio às tentativas de judicialização entre parlamentares de campos opostos e reforça os limites legais para a atuação de terceiros em processos penais. O caso agora segue sob avaliação do Supremo Tribunal Federal.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Expominério 2025 apresenta tecnologias que substituem o mercúrio na mineração

Publicados

em

A mineração brasileira vive um processo de transformação silenciosa e profunda, e Mato Grosso está entre os protagonistas dessa mudança. A Expominério 2025, o maior evento de mineração do Centro-Oeste, terá lançamento oficial na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro, às 19h, no Aeroporto Santo Antônio, no município de Santo Antônio de Leverger.

Este ano, a feira contará com um embaixador especial: o minerador Valdinei Mauro de Souza, que representa a força e a tradição da mineração em Mato Grosso. Durante o lançamento, será realizada também a assinatura do Protocolo Ouro sem Mercúrio – uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), em parceria com o Sebrae e mineradoras da Baixada Cuiabana. Um marco histórico para a mineração mato-grossense, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis no setor.

Novos métodos como mesas vibratórias, lixiviação e calhas concentradoras têm ganhado espaço e permitindo ganhos de eficiência, segurança e qualidade no processo de beneficiamento mineral. “Essa modernização não é apenas um discurso. Em Mato Grosso, mineradoras e cooperativas vêm testando e implementando práticas que reduzem os impactos ambientais, garantem maior controle técnico e, sobretudo, demonstram que a mineração pode gerar riqueza sem comprometer a saúde dos ecossistemas. Áreas mineradas e de garimpo, antes consideradas improdutivas, têm sido recuperadas e convertidas em novas oportunidades econômicas, como agropecuária e piscicultura. Há ainda experiências inovadoras, como o reaproveitamento de rejeitos da Baixada Cuiabana na produção de vasos decorativos, agregando valor a um subproduto da atividade”, explica a advogada especialista em direito minerário, Pamela Alegria, que é uma das organizadoras da Expominério.

O avanço da mineração sustentável ganha ainda mais relevância quando associado à demanda mundial por minerais críticos — como zinco, níquel, manganês e fosfato — essenciais para a produção de baterias, carros elétricos, sistemas de defesa e inovações tecnológicas.

Mato Grosso, que já é líder nacional na produção de calcário corretivo, autossuficiente em cimento e água mineral, também se firma como fornecedor desses insumos estratégicos. Hoje, 23,8% do território estadual está sob processos minerários, o equivalente a duas vezes a área de Portugal.

Expominério 2025
A Expominério 2025 será realizada em Cuiabá de 26 a 28 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e se consolida como o maior evento de mineração do Centro-Oeste. Mais do que uma feira de negócios, ela é a vitrine de uma mineração que busca se reinventar: reúne mineradoras, cooperativas, indústria, pesquisadores, governo e sociedade em torno de debates sobre responsabilidade social, inovação e preservação ambiental.

A mineração se apresenta como um vetor de estabilidade econômica, geração de divisas e oportunidades no país. Com R$270 bilhões movimentados no país em 2024 — quase metade da balança comercial —, o setor mostra que pode ser também protagonista em sustentabilidade, inovação e competitividade. A Expominério é a expressão desse movimento.

O EVENTO – A Expominério 2025 é uma realização da DPH e tem como patrocinador oficial o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-MT); patrocinadores Ródio:Ç Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso – FECOMIN, Fomentas Mining Company; patrocinadores Diamante: Nexa Resources e Keytone; patrocinadores Ouro: Salinas Gold Mineração, Rio Cabaçal Mineração e Aura Apoena. Mais informações www.expominerio.com.br

SERVIÇO:
COQUETEL DE LANÇAMENTO DA EXPOMINÉRIO
DATA: 25 de setembro de 2025 (quinta-feira)
HORA: a partir das 19h
LOCAL: aeroporto Santo Antônio, no município de Santo Antônio do Leverger
Mais informações: (65) 98129-1005

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana