fbpx
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Criação de escola em tempo integral na Capital avança e tem aprovação na Câmara

Publicados

em

O projeto para a criação da escola em tempo integral em Cuiabá avançou mais um passo e teve parecer aprovado na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (18). A proposta do prefeito, Emanuel Pinheiro, é que a Escola Municipal de Ensino Básico Professora Francisca Figueiredo Arruda Martins, no Bairro Jardim Eldorado, seja a primeira contemplada.  

“Estamos falando de um das regiões mais perigosos da Capital. Esse fator é o que justifica nossa escolha, uma vez que só por meio da educação é que poderemos reduzir os índices de criminalidade e criar uma sociedade mais segura e justa” explica o prefeito. 

A mensagem  06/2019  chegou à Câmara em janeiro deste ano e agora segue para a discussão do mérito da matéria pelos parlamentares. 

É importante destacar que a execução do projeto vai adequar Cuiabá à meta 6 do Plano Nacional de Educação, de levar ensino em tempo integral aos estudantes da educação básica até 2024. O objetivo também inclui a redução nos índices de evasão escolar e a elevação da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Caminhamos para fortalecer a Educação no município, pensando nos benefícios para as comunidades e também no servidor. Ainda há muito o que ser feito, mas trabalhamos com a certeza da transformação. Os resultados disso poderão ser constatados em breve, quando essas crianças saírem das salas de aulas como jovens preparados para a sociedade”, finaliza. 

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Teatro, fé e cidadania: Semana Santa tem programação especial em Cuiabá

Publicados

em

 

A Arena Pantanal será palco de um dos maiores espetáculos da Semana Santa em Mato Grosso. De 15 a 20 de abril, o público poderá assistir gratuitamente ao Auto da Paixão de Cristo 2025, no Setor Oeste do estádio, sempre às 19h. Na Sexta-Feira Santa (18), haverá duas sessões: às 18h30 e às 21h.

O ator Kayky Brito interpreta Jesus Cristo nesta superprodução ao ar livre, que reúne mais de 130 artistas em cena. A peça revive os últimos momentos de vida de Cristo na Terra, unindo fé, emoção e cultura em uma experiência voltada para toda a família.

Após um período de recuperação, Kayky Brito celebra seu retorno aos palcos com uma mensagem ao público:
“Convido todos vocês a vir ver a Paixão de Cristo. Deus é bom o tempo todo.”

Espetáculo para renovar a fé e fortalecer laços

Promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o evento tem como objetivo proporcionar momentos de espiritualidade e reflexão.

“Celebrar a Paixão de Cristo fortalece nossa fé e nos faz pensar mais sobre nossas atitudes. É um evento para todos, que busca também reforçar os laços familiares”, destacou Virginia.

Além do teatro: serviços de cidadania

Durante todos os dias do espetáculo, das 14h às 18h, o público poderá participar do Mutirão da Cidadania, com atendimentos gratuitos como:

  • Emissão e 2ª via de documentos

  • Atendimento psicológico

  • Informações sobre o programa SER Família

  • Orientações sobre direitos e vínculos familiares

A iniciativa reforça o caráter social do projeto, que une cultura, fé e cidadania em um único espaço.


Programação completa:

📍 Local: Arena Pantanal – Setor Oeste
🎟 Entrada: Gratuita

Terça (15): 19h
Quarta (16): 19h
Quinta (17): 19h
Sexta (18): 18h30 e 21h
Sábado (19): 19h
Domingo (20): 19h

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Feira Cultural valoriza artesanato e transforma a vida de mulheres

Evento fomenta cultura regional, gera renda e fortalece autoestima de artesãs que encontraram no ofício um novo começo

Publicados

em

 

Mais uma edição da Feira Cultural Artesanato na Praça foi realizada na última quinta-feira (10.04), na Praça Alencastro, em Cuiabá, com uma programação que se estendeu das 8h às 16h e contou com diversas atrações artísticas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o artesanato como instrumento de integração social, valorização da cultura local e geração de renda para dezenas de artesãs que veem na atividade uma forma digna de sustento e reconstrução pessoal.

Idealizado pela professora e ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, o projeto tem se destacado por impactar positivamente a vida de muitas mulheres, especialmente àquelas que enfrentaram situações de vulnerabilidade social e violência doméstica.

“Por meio do projeto, muitas mulheres conseguiram obter independência financeira, aumentaram a autoestima e passaram a conhecer melhor as expressões culturais da nossa cidade. Tornaram-se empreendedoras. É um projeto que muda vidas”, destacou Jacy.

A programação artística da feira incluiu uma diversidade de estilos e talentos regionais. A abertura ficou por conta dos cantores gospel Thom & Dama, seguida pelas apresentações do trompetista Tony Maia e do violonista Marinho 7 Cordas. A cantora Leny Nobre se apresentou ao lado do pianista Allan Ferreira, e também marcaram presença no palco o grupo Siriri Elétrico, Tomaz do Rasqueado, Alex Plácido, Semites, Manoel 7 Cordas, o humorista Weber Fraga com sua personagem Comadre do Brasil e o mestre da viola de cocho Alcides Ribeiro.

A Feira Cultural já se consolidou como um espaço de valorização da arte popular cuiabana e de incentivo ao empreendedorismo feminino, reunindo cultura, arte e superação em um mesmo cenário.

Além da professora Jacy Proença o projeto é coordenado pela ERP Company e a Central Única das Favelas (CUFA) e a realização é da Unemat e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Também conta com o apoio institucional da professora Rosa Neide.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia preparativos para os 48º Jogos Estudantis Cuiabanos

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, deu início à organização da 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JEC’s). O evento, que integra o calendário oficial da cidade, é considerado uma das maiores competições esportivas escolares da capital e visa fomentar o esporte, a cidadania e o espírito de equipe entre os jovens estudantes da rede pública e privada.

Regulamentado pela Portaria nº 009/SMEsp/2025, o JEC’s 2025 contará com um Comitê Dirigente e uma Comissão Organizadora já nomeados, que têm a missão de estruturar todas as etapas da competição, desde o planejamento geral até a execução dos jogos. As atividades envolvem desde a contratação de serviços e pessoal, até a definição dos locais e cronogramas das disputas.

“O objetivo do JEC’s é fortalecer o desporto escolar, promovendo o desenvolvimento físico, social e educacional dos nossos jovens. A cada edição, reafirmamos o nosso compromisso com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão e transformação”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

As competições serão divididas em modalidades individuais e coletivas, atendendo às categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). A fase municipal dos jogos também serve como seletiva para as etapas estaduais dos Jogos Escolares Mato-grossenses e dos Jogos de Seleções, ampliando as oportunidades dos atletas cuiabanos em competições de alto nível.

Além da equipe técnica, coordenadores e arbitragem, o evento mobilizará centenas de profissionais e voluntários para garantir a segurança, a infraestrutura e o bom andamento das atividades. A Secretaria também planeja visitas técnicas às unidades esportivas para adequações e manutenção dos espaços que receberão os jogos.

Entre as modalidades esportivas ofertadas para a edição de 2025, estão:

Modalidades Coletivas:

– Basquetebol

– Futsal

– Handebol

– Voleibol

Modalidades Individuais:

– Atletismo

– Badminton

– Ciclismo

– Ginástica Rítmica

– Judô

– Luta Olímpica

– Natação

– Tênis de Mesa

– Xadrez

As delegações contarão com suporte completo, incluindo transporte, alimentação e acompanhamento de profissionais da saúde e da educação física. A previsão é que o número total de participantes ultrapasse duas mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e demais envolvidos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana