Sem categoria

Crea-MT adere campanha “Junho Vermelho” de incentivo à doação de sangue

Avatar

Publicados

em

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), aderiu à campanha “junho Vermelho” ao iluminar a fachada do órgão com a cor alusiva a data. O principal objetivo é o incentivo à  doação de sangue.  O mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias, além da temporada de provas em universidades, escolas e do início das férias escolares. Por isso é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue.

A campanha iluminará com a cor vermelha, durante todo o mês de junho, instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos em diferentes localidades do país. Serão feitas ações especiais durante a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 14 de junho.

Como doar

Entre as pessoas que precisam da doação de sangue, estão vítimas de acidentes que causam hemorragias, pessoas em tratamento de câncer, com anemias crônicas, que passaram por cirurgias e com complicações decorrentes da dengue e de febre amarela.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, nem estar de jejum. É exigida a apresentação do documento de identidade com foto.

Pessoas entre 60 e 69 anos, podem doar se já o tiverem feito antes dos 60 anos. A doação para menores de 18 anos é permitida com o consentimento dos pais.

A orientação para indivíduos com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 é aguardar 30 dias após a recuperação completa para doar.

Perfil do doador

Atualmente no Brasil, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso não impede que esse percentual seja ampliado. O Ministério da Saúde ressalta a necessidade de fortalecer ações que estimulam a doação voluntária para manutenção dos estoques de sangue.

Assessoria

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Garcia: nem Bolsonaro, nem Lula, nem Ciro; DEM quer Mandetta

Avatar

Publicados

em

O presidente do DEM em Mato Grosso, ex-deputado federal Fábio Garcia, afirmou que a executiva nacional do partido vem trabalhando o nome do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, como pré-candidato à presidência da República.

Dessa forma, o partido fugiria de associação com os nomes já colocados à mesa, até o momento, para a disputa de 2022: o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-presidente Lula (PT) e o eterno candidato Ciro Gomes (PDT).

“Hoje o Democratas trabalha a pré-candidatura do ex-ministro Mandetta”, afirmou.

“No momento adequado o Democratas tomará sua posição, se vai firmar essa candidatura, se vai apoiar alguma outra candidatura alternativa a essa, mas é muito cedo“, completou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Amigos de longa data criam associação para compartilhar momentos juntos

Avatar

Publicados

em

À medida que crescemos e nos tornamos adultos, é comum nos afastarmos de velhos e bons amigos da infância e da adolescência. Cada um vai para um lado, todos seguem caminhos diferentes e o que fica é a lembrança de como é bom ter amigos.  E foi para manter essa amizades que um grupo de amigos, desses melhores (e verdadeiros) amigos provaram que é possível sim manter a amizade. Juntos há duas décadas, eles decidiram fundar uma associação, em meio ao bairro onde se conheceram e juntos compartilharem momentos agradáveis em família, entre amigos e ainda praticarem solidariedade.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas

Momentos compartilhados com associados e familiares em uma época que não tinha pandemia.

 

 

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas a sorrir

De amarelo Paizinho e amigos da AAG

Um dos fundadores, conhecido como paizinho, disse que eles queriam uma maneira de viver mais próximo uns dos outros em um lugar tranquilo e, para isso, organizaram o espaço em uma calçada no bairro CPA III, setor 5 em Cuiabá. O lugar é simples, não tem muito conforto, mas é bem agradável, tem fogão a lenha, onde em outras épocas, sem pandemia, os amigos se reuniam para jogar conversa fora, beber cerveja, jogar conversa fora e preparar almoço para todos, inclusive os moradores de rua também se beneficiam do espaço, pois ali encontram alimento.

 

O espaço recebeu o nome de Associação “A Gurizada”, e já contabilizada 20 anos de fundação, sendo que no próximo dia 31 de julho estará completando mais um ano de fundação.

Devido a pandemia, não haverá grandes comemorações, em respeito as famílias e também aos amigos que partiram vítimas da Covid 19. Paizinho relata que desde o inicio da pandemia, três companheiros se foram, sendo eles, Justino da Silva, José Ferreira Moura Neto (Zé da Brahma) ambos em 2020 e mais recentemente, no dia 13 de maio. José Fernandes dos Santos.

Homenagem

A Associação, em nome de todos os associados, presta essa homenagem aos irmãos que partiram e que muito representaram para a familia A Gurizada, cada um tem a sua história e contribuição e merecem todo carinho e respeito pelo que representaram e em nome deles, relata um dos associados que os que ficaram pretendem manter viva a tradição, a alegria e harmonia da associação.

“Cada qual tem sua história, todos foram responsáveis pela criação da nossa associação, sempre presente nos eventos, nos jogos de bola e nas confraternizações, por isso merecem serem lembrados. A alegria era visivel e hoje só nos resta saudades dos que partiram e falta, muita falta”, relata Paizinho.

José Ferreira, Conhecido como Zé da Brahma.

O primeiro partir, em 06 de agosto de 2020, foi o José Ferreira, Conhecido como Zé da Brahma, entusiasta, foi fundador da AAG, participou da primeira diretoria, como vice-presidente, sempre presente nas confraternizações com sua família, sempre a frente dos eventos organizando os eventos.

Após, logo em seguida, em 31 de fevereiro de 2021, Justino também faleceu, ele foi um dos fundadores da associação e sempre muito dedicado, como relata o presidente da associação.
E bem recente, em maio, a AAG, perde mais um Diretor. José Fernandes dos Santos, também foi fundador da AAG. Sempre junto e também apoiava todos os eventos realizado pela associação. Fernando, como era chamado por todos, tinha um comércio e era comum no fim da tarde, os amigos  se encontravam para  tomar uma gelada e jogar conversa fora.

Em maio, a AAG, perde mais um Diretor. José Fernandes dos Santos, também foi fundador da AAG.

 

Júlio Domingos de Campos, mantém foto de Fernando no bar. 

O amigo de longa data, Júlio Domingos de Campos, a pedido de Fernando, assim que foi internado passou a ficar responsável pelo estabelecimento, e relembra com muito carinho e saudades do amigo, disse que recebeu o pedido por meio da esposa e que assumiu como uma missão, acreditando que ele voltaria para assumir o espaço, porém as coisas não aconteceram conforme planejada e hoje Júlio arrendou o espaço dos familiares para que o comércio não feche as portas e que a tradição continue a existir. Dentro do barzinho, a foto do Fernando está presente, Júlio conta que é como se ele ali estivesse a cuidar como sempre de todos.

 

Ensopadão dos amigos

E para manter viva a tradição, no último sábado, os amigos de forma responsável, sem aglomerações, organizaram um almoço para confraternizar, poucas pessoas presentes, mas a alegria esteve por lá, quem não esteve presente, deu um jeitinho de buscar a sua marmita de ensopadão, que foi confeccionada ali mesmo, no fogão de lenha, com direito a todo tipo de legumes e temperos, quem esteve por lá disse que estava muito bom e as imagens não negam.

Conforme ainda os diretores, logo passe essa fase de pandemia, novos eventos tradicionais da associação, como festa junina, dia das crianças serão marcados para celebrar uma nova fase e como sempre falam, manter viva a tradição de mais de 20 anos.
O espaço está localizado bem no coração do CPA 3 – setor 5 , entre os predinhos e a tradicional praça.

Quer conhecer um pouco mais dessa história, acesse o perfil no facebook- https://www.facebook.com/aagurizada

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Sem categoria

Veja vídeo dos suspeitos mortos em confronto na mata com o BOPE

Avatar

Publicados

em

Um vídeo mostra o momento em que policiais militares chegam a um hospital de Nova Monte Verde com dois dos supostos integrantes do Novo Cangaço que morreram em confronto com o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e a Força Tática.

As imagens foram gravadas na manhã desta segunda-feira (21) durante o confronto.

O vídeo mostra Diego de Almeida Costa e Adailton Santos da Silva sendo retirados de duas viaturas, colocados em macas e encaminhados para dentro da unidade de saúde.

 

As imagens  mostra a movimentação de viaturas da Polícia Militar. Em seguida, policiais entram no hospital e saem com macas, que são posicionadas na parte traseira das viaturas, onde estão os dois homens.

 

Eles são suspeitos de integrar a quadrilha que invadiu duas cooperativas de Nova Bandeirantes (a 997 km de Cuiabá).

Veja o vídeo

Reprodução- Mídia News

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana