Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sem categoria

Conselho de Ética abre processos contra dois deputados

Publicados

em

Reprodução Internet

Conselho de Ética abriu, nesta quarta-feira (4), processos contra dois deputados: Nelson Meurer (PP-PR), condenado pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, num caso ligado à Operação Lava Jato; e Laerte Bessa (PR-DF), acusado de agredir e ameaçar um dirigente do PSB durante reunião de uma comissão do Congresso que discutia recursos para a segurança.

O processo contra Meurer foi aberto a partir de pedido da Rede e do Psol, que defendem a cassação do mandato do deputado. Já a punição a Laerte Bessa é pedida pelo PSB.

Nesta quarta-feira, o Conselho de Ética sorteou a lista tríplice para a escolha dos relatores dos dois processos. A decisão será do presidente do colegiado, Elmar Nascimento (DEM-BA), que prometeu anunciar os indicados até a próxima quarta-feira.

O presidente do conselho disse, ainda, que outros dois processos devem ser julgados antes do recesso parlamentar de julho.

“A gente está querendo fechar este primeiro semestre concluindo os processos que já se encontram instruídos na fase de parecer do relator: os dos deputados Celso Jacob e João Rodrigues.”

Celso Jacob (MDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC) foram condenados por fraudes quando prefeitos e estão presos, mas continuam no exercício do mandato. No Conselho de Ética, eles são alvo de processos de cassação de mandato propostos pela Rede.

A Rede também pede a cassação do mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP), condenado pelo STF por lavagem de dinheiro. Nesse caso, o parecer do processo ficou para o segundo semestre. O plano de trabalho foi lido na reunião desta semana, com prazo de 40 dias úteis contados da apresentação da defesa, feita no dia 11 de junho.

Reportagem – Cláudia Lemos
Edição – Ana Chalub
Fonte: Agência Câmara Notícias

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Padre Enzo Gabrieli vem da Itália a Mato Grosso para celebrar missa e falar sobre beatificação do Padre Nazareno

Publicados

em

 

A Diocese de São Luiz de Cáceres anuncia a vinda ao Brasil do Padre Enzo Gabrieli a Mato Grosso, nos dias 20 e 21 de novembro. A presença do postulador tem o objetivo de preparar a celebração de beatificação do padre Nazareno Lanciotti, missionário italiano que morreu em 2001 em Jauru (MT).

image-168-1024x724

O religioso desembarca diretamente da Itália para participar de dois importantes encontros de fé, memória e devoção, que acontecem em Cuiabá e Várzea Grande. A visita do postulador marca um momento histórico para a Igreja em Mato Grosso e reforça a importância do processo de beatificação do Padre Nazareno, que dedicou quase três décadas à evangelização no interior do estado. Mesmo sem falar português, Padre Enzo irá celebrar com os fiéis, dialogar com a imprensa e compartilhar detalhes do andamento da causa no Vaticano.

image-169-1024x689

No dia 20 de novembro, às 18h30, será celebrada uma Missa na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, precedida pelo Cenáculo Mariano, às 17h. A celebração será presidida pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antonio, e contará com a presença do Padre Enzo Gabrieli. A imprensa local está convidada a acompanhar a cerimônia e registrar esse momento de fé, comunhão e memória do missionário que marcou a história da Igreja em Mato Grosso.

image-170-1024x815

Palestra em Várzea Grande
A programação continua no dia 21 de novembro, às 10h, no auditório da UNIFACC, em Várzea Grande, onde o Padre Enzo ministrará uma palestra sobre o processo de beatificação e o legado espiritual de Padre Nazareno. O evento é aberto à imprensa, aos alunos e ao público em geral.

image-171-1024x722

A presença do postulador é um gesto de reconhecimento internacional à vida e ao martírio de Lanciotti, assassinado dentro de sua residência em 11 de fevereiro de 2001. Conhecido por sua dedicação aos pobres, enfermos e comunidades carentes, o missionário construiu escolas, hospital e asilo em Jauru, tornando-se símbolo de fé e serviço ao próximo.

image-176-783x1024

A Diocese reforça o convite à população e aos veículos de comunicação para participarem da cobertura e celebrarem juntos a memória de um homem cuja vida inspira fé, caridade e amor à Igreja.

Serviço à Imprensa
Missa: 20 de novembro – Cenáculo Mariano às 17h | Missa às 18h30
Local: Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
Celebração: Dom Mário Antonio (Arcebispo de Cuiabá)
Presença: Padre Enzo Gabrieli – Postulador da causa de beatificação, vindo da Itália

Palestra: 21 de novembro – às 10h
Local: Auditório da UNIFACC – Avenida Dom Orlando, 105, Várzea Grande
Aberta a: imprensa, alunos e público em geral

Assessoria de Comunicação – Diocese de São Luiz de Cáceres
Equipe: Padre Celso Ferreira de Jesus, Dalmi F. Defanti Jr., Janaína P. Defanti, Cleyton Elecio da Silva, Matheus O. Caetano e Ana Paula A. Camargo

image-172-721x1024
image-173-1024x692
image-174-1024x669
image-175-819x1024

Comentários Facebook
Continue lendo

Politica

Moretto mostra três áreas para construção do Hospital Regional de Pontes e Lacerda e pede agilidade na escolha

Publicados

em

 

Na manhã desta quarta-feira (12), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) solicitou o convite ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, para definição da área destinada à construção do Hospital Regional de Pontes e Lacerda. Uma das obras mais aguardadas pela população da região Oeste.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar reforçou que a indefinição do terreno tem atrasado o início efetivo do projeto e que o momento agora exige decisões concretas por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

“Quero aqui primeiramente parabenizar o prefeito Jakson Francisco, por entender que o terreno indicado anteriormente pela prefeitura não era adequado para aquela finalidade que era a construção do hospital. Foi atrás, buscou novas pessoas e essas pessoas doaram um novo terreno, que por sinal, muito bem colocado. O meu objetivo aqui não é discutir terreno A, B ou C. O que eu estou discutindo é localidade, condições e viabilidade. O que precisamos agora é que o secretário defina o local”, afirmou Moretto.

O deputado mostrou três áreas atualmente em análise para receber a unidade hospitalar e lembrou que destinou R$ 10 milhões em emenda parlamentar para a aquisição do terreno. Segundo ele, o chamamento público realizado pelo Governo do Estado garantiu transparência e participação de proprietários interessados, mas a definição final precisa acontecer com urgência.

“Estamos falando de uma área que vai atender os próximos 30 ou 40 anos da nossa região. O hospital precisa estar em um local estratégico, acessível e adequado. Já temos excelentes opções, mas o que falta é a decisão do secretário”, reforçou o parlamentar.

Por fim, Valmir Moretto reafirmou seu compromisso com a saúde pública e a transparência na aplicação dos recursos públicos: Esse não é um assunto apenas do deputado Moretto, mas de toda esta Casa e de toda a população do Oeste de Mato Grosso. A saúde precisa avançar, e o hospital regional é uma urgência que não pode mais esperar.”

Moretto solicitou que o secretário Gilberto Figueiredo compareça à Assembleia Legislativa no dia 19 de novembro, às as 9h, na reunião do colégio de líderes da Casa, para esclarecer qual área será escolhida.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Denúncia contra presidente da câmara vai pra votação nesta terça em Rosário Oeste

Publicados

em

A Câmara Municipal de Rosário Oeste tá pegando fogo antes mesmo da sessão de terça-feira (dia 11) começar! Uma denúncia político-administrativa contra o presidente da Casa, vereador Amilson Cláudio Neponoceno, vai pra leitura e votação no plenário — e o clima promete ferver!

Se a maioria simples (pelo menos 6 dos 11 vereadores) votar a favor, será aberta uma Comissão Processante, uma espécie de CPI turbinada, pra investigar tudinho e, quem sabe, colocar o chefão contra a parede.

O pivô da denúncia

A papelada foi protocolada no dia 6 de novembro, e o autor, Francisco Rejânio Gomes de Carvalho, um morador de Rosário Oeste que usou o direito garantido pelo Decreto-Lei 201/67, exigindo que a denúncia fosse incluída na pauta da próxima sessão ordinária. No pedido, ele cobra transparência total, notificação dos vereadores e alerta: “Nada de arquivamento maroto!”

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana