fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Ciclo de palestras acolhe e orienta servidores do Hospital São Benedito sobre depressão

Publicados

em

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. Nos últimos dez anos, esse número cresceu 18,4%. Dentre os países da América Latina, o Brasil possui o maior número de pessoas em depressão, com 5,8% da população, ou seja, um total de 11,5 milhões de brasileiros.  De acordo com o órgão, os números tentem a ser ainda mais alarmantes devido às subnotifcações (pessoas que não procuram os serviços de saúde) – isso porque, em sua maioria, os pacientes ‘mascaram sua dor’ e os sintomas da depressão raramente são perceptíveis às pessoas que os rodeiam.

Em Cuiabá, na busca de diminuir esse índice, membros da diretoria da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) iniciaram o ciclo de palestras ‘Falando das Emoções’. A iniciativa vem, desde o fim do mês passado, realizando acolhimentos e orientações humanizados aos servidores do Hospital Municipal São Benedito.

As ações, que estão sendo conduzidas pelo coordenador administrativo, Willian Dias vêm trabalhando abordagens sobre os sintomas e as principais formas de depressão e ansiedade, visando sobretudo, identificar a ideação e prevenir o ato suicída. Segundo ele, entre todas as técnicas aplicáveis, o diálogo e a atenção ofertada à pessoa que está doente são considerados um dos melhores remédios.     “Precisamos estar com os olhos voltados para nossos pacientes, e ao mesmo tempo para os servidores que estão cada vez mais adoecidos. Quando a boca fala, o corpo sara. A prevenção acontece quando temos um olhar atento para os outros. Então, que saibamos acolher e ouvir, assim o nosso ambiente tornará cada vez mais humanizado”, explicou o coordenador.

Psicóloga há 26 anos, Larissa Slhessarenko que discorreu sobre a temática na última semana, confirmou que o ‘falar sobre o assunto’ é a saída para se curar das doenças citadas. “Falar sobre o assunto ajuda a pessoa a organizar melhor suas ideias e compreender o que pode estar acontecendo com ela ou com as pessoas ao seu lado. Esse encontro é uma pausa tão necessária, especialmente nos dias atuais, pois estamos vivendo tão acelerados. Precisamos ter esse tempo para olhar para nós e nos reencontrarmos. É um olhar para dentro de si e ressignificar. Ou seja, dar um novo sentido para sua vida. E o diálogo é o primeiro passo para esse novo começo”, enfatizou a profissional.

Para a recepcionista da unidade hospitalar, Mailla Cristina Damasio, o amparo demonstrou a preocupação e respeito da gestão com os servidores. “Nós cuidamos de outras pessoas, mas nem sempre conseguimos cuidar de nós. Nessa linha, esse amparo que mais uma vez foi ofertado pela gestão é essencial para acolhermos e sermos acolhidos de forma humanizada. Sempre lembrando que todo ser humano tem capacidade de crescer nas adversidades, basta que tenha condições para que encontre o caminho. Por isso, a escuta e o acolhimento são tão fundamentais na prevenção ao ato suicida”, ressaltou a servidora.

 

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Presidente do TCE alerta para “caos total” na Saúde de Cuiabá

Ele reforçou que a prioridade da nova gestão municipal, sob o comando de Abílio Brunini a partir de janeiro, deve ser enfrentar a crise na Saúde.

Publicados

em

 

A Saúde de Cuiabá enfrenta um cenário crítico, descrito como “caos total” pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo.

 

Em um pronunciamento contundente feito durante uma reunião com deputados estaduais nesta semana, ele revelou uma crise alarmante, marcada por falta de atendimento, profissionais insuficientes e falhas graves na prestação de serviços.

 

Sérgio Ricardo denunciou a situação preocupante de hospitais lotados, com 600 leitos ocupados e filas crescentes de pacientes aguardando tratamento.

 

Ele relatou que vidas estão sendo perdidas pela ausência de medicamentos e especialistas.

 

“Estamos vivendo um caos há muitos meses, e agora chegamos ao caos total. Pessoas estão morrendo porque não conseguem atendimento adequado. Isso é inadmissível”, enfatizou.

 

A proposta apresentada pelo presidente do TCE inclui a liberação imediata de recursos estaduais para a Prefeitura de Cuiabá, acompanhada de fiscalização rigorosa para evitar desvios ou má gestão.

 

Ele reforçou que a prioridade da nova gestão municipal, sob o comando de Abílio Brunini a partir de janeiro, deve ser enfrentar a crise na Saúde.

 

“Ninguém morre porque uma obra não termina ou porque as aulas atrasam, mas estamos perdendo vidas todos os dias nos hospitais”, alertou.

 

O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça, foi destacado como mediador para facilitar o diálogo entre o Governo do Estado e os parlamentares. Ele assumirá a tarefa de viabilizar os recursos com total transparência.

 

“Com boa vontade e fiscalização, podemos salvar vidas e reorganizar o sistema de Saúde”, concluiu Sérgio Ricardo.

 

A urgência do tema exige ações imediatas, sob o risco de um colapso irreversível nos próximos meses. O apelo às autoridades é claro: é hora de priorizar a vida.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Abílio Brunini realiza visita técnica ao Hospital Municipal de Cuiabá nesta quinta (12)

Após a visitação na parte externa do HMC, o prefeito eleito e a Dra. Lúcia Helena concederão entrevistas à imprensa, onde devem detalhar os planos para o setor de saúde na futura gestão.

Publicados

em

 

O prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), realizará uma visita técnica ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) nesta quinta-feira (12), às 15 horas. Acompanhado pela futura secretária de Saúde, Dra. Lúcia Helena, Abílio estará no local para fazer uma verificação in loco das condições do hospital e do Pronto Socorro de Cuiabá.

A visita tem como objetivo avaliar a estrutura e os serviços prestados pela unidade, visando possíveis melhorias na área da saúde. Após a visitação na parte externa do HMC, o prefeito eleito e a Dra. Lúcia Helena concederão entrevistas à imprensa, onde devem detalhar os planos para o setor de saúde na futura gestão.

A visita ocorrerá no endereço:

  • Data: Quinta-feira (12)
  • Horário: 15h
  • Local: Hospital Municipal de Cuiabá (Rua Orivaldo de Souza, s/n – Bairro Ribeirão do Lipa)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

TCE-MT aprova contas de 2023 da Prefeitura de Cuiabá por cinco votos a dois

Agora, o parecer será enviado à Câmara Municipal de Cuiabá, que terá a prerrogativa de aprovar ou rejeitar as contas do Executivo.

Publicados

em

Por cinco votos a dois, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiram parecer pela aprovação das contas de governo do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), referentes ao exercício de 2023. A votação ocorreu nesta terça-feira (10), analisando um orçamento anual de R$ 4,8 bilhões.

O conselheiro relator José Carlos Novelli destacou avanços significativos em relação ao ano anterior e votou pela aprovação das contas, sendo acompanhado pelos conselheiros Valter Albano, Campos Neto, Guilherme Maluf e pelo presidente do TCE, Sérgio Ricardo. Também foi destacado que o município obteve parecer favorável em relação às contas de 2022.

No entanto, os conselheiros Waldir Teis e Antônio Joaquim votaram contra o parecer. Durante a sessão, Teis expressou preocupação com o endividamento crescente da capital mato-grossense, que, segundo ele, atingiu 700% desde janeiro de 2017 até o final de 2023. “A situação vem se agravando ano a ano e não é só a Saúde que traz problemas para Cuiabá. Está difícil dizer que Cuiabá tem saúde financeira. Está muito longe”, afirmou o conselheiro.

Agora, o parecer será enviado à Câmara Municipal de Cuiabá, que terá a prerrogativa de aprovar ou rejeitar as contas do Executivo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana