fbpx

Várzea Grande

Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 10 em Várzea Grande

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande dará início na próxima quarta-feira (10), à campanha de vacinação nacional contra a gripe. Todas as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande estarão aplicando as doses nos integrantes dos grupos prioritários. 

Fazem parte desse grupo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, pacientes com comorbidades (portadores de doenças crônicas), população indígena, pessoas privadas de liberdade (reeducando e adolescentes internados em medidas socioeducativas), funcionários do sistema penitenciário, além de profissionais da saúde e professores das redes pública e privada. 

O Dia de D de mobilização da campanha será realizado no dia 4 de maio, e a data prevista para encerramento da campanha será no dia 31 do mesmo mês. A previsão é vacinar cerca de 61.000 pessoas que integram os públicos alvos da campanha.

Os profissionais de enfermagem das unidades básicas de saúde vão participar nesta sexta-feira, 05, de um curso de capacitação onde receberão as orientações técnicas acerca da campanha nacional, organização, distribuição e como se deve proceder ao ministrar as doses nos indivíduos aptos a receberem a vacina.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários poderão procurar qualquer um dos postos e centros de saúde públicos de Várzea Grande. Conforme a gerente da Vigilância Epidemiológica, Relva Cristina de Moura, a meta este ano é vacinar pelo menos 95% dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Ela explica que neste primeiro momento, para iniciar a campanha, o Município de Várzea Grande recebeu 14.000 doses da vacina. À medida que o estoque for acabando novas doses serão solicitadas à Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“Recebemos até o momento 10 % das doses para vacinação dos grupos prioritários. Todos os postos de saúde de Várzea Grande irão vacinar exceto a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA do Ipase), Pronto-Socorro Municipal e Centro de Especialidades Médicas (Postão). O dia D será no dia 04 de maio, num sábado em período integral”, enfatiza a gerente.

Relva ressalta que a vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. E afirma ainda que para atender aos professores, foi firmada uma parceria entre o Município, a Secretaria de Educação e a Assessoria Pedagógica do Estado. “Eles vão ajudar na divulgação e convocar os profissionais para participar da imunização”.

Influenza – Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar. Outra forma de transmissão do vírus é através das mãos que após tocarem em superfícies recém-contaminadas por secreções respiratória podem levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença é causada pelos vírus influenza A, B e C e pode levar ao agravamento e óbito de pessoas que apresentem fatores ou condições de risco.

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Várzea Grande

Várzea Grande libera vacina para idosos a partir de 81 anos

Profissionais de saúde que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização.

Publicados

em

Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande está cadastrando idos a partir de 81 anos para recebimento da primeira dose da vacina contra o covid-19. O município recebeu do Governo do Estado, na última terça-feira (9), 1.800 doses do imunizante e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, empregados ou autônomos, que ainda não receberam a primeira dose devem se cadastrar para a imunização. Os que já foram vacinados receberão a segunda dose até o próximo domingo (14).

Para receber as vacinas, as pessoas deve se cadastrar no site oficial da vacinação em Várzea Grande, clicando aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Metropolitano abre mais 10 leitos para pacientes com covid-19

Segundo a Secretária de Saúde, esta semana foram inaugurados 30 leitos de UTIs no Estado.

Publicados

em

Da Redação

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, abriu, nesta quarta-feira (10), 10 novos leitos de UTI para atender pacientes com covid-19. A unidade hospitalar é referência estadual no tratamento da doença. Com a ampliação, o hospital passa a contar com 80 leitos de UTI e 178 de enfermaria.

“Esta semana disponibilizamos 10 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Santa Casa e outros 10 no São Lucas, em Primavera do Leste. Hoje, entregamos mais 10 leitos no Hospital Metropolitano. São 30 novos leitos de UTI para pacientes do SUS”, declarou o secretário estadual de saúde Gilberto Figueiredo.

A Secretaria estuda a ampliação de leitos em Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Alta Floresta.

“Essas ampliações são necessárias para que possamos ficar numa situação menos desconfortável e ter leitos de UTI suficientes para caso haja o agravamento da pandemia”, disse Figueiredo.

Na última terça-feira (09.02), Mato Grosso registrou 73,6% de ocupação das UTIs públicas referenciadas para o tratamento da Covid-19. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), restam 108 leitos de Terapia Intensiva disponíveis em todo o Estado; as vagas são exclusivas para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Surto de Covid fecha Câmara de Várzea Grande

Três servidores testaram positivo para a doença.

Publicados

em

Da Redação

A Câmara Municipal de Várzea Grande suspende as atividades administrativas e parlamentares na Casa de Leis, devido  três servidores testarem positivos para a Covid 19. A publicação da medida será feita nesta quarta-feira (10) no Jornal Oficial dos Municípios (AMM).

“Suspender as atividades presenciais, incluindo o atendimento ao público por sete dias, devendo as atividades serem realizadas em home office e tele-bralho”, é destacado na publicação.

O presidente da Casa de Leis,  o vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM), relata que a medida é para proteger a saúde dos demais servidores e munícipes

“Infelizmente tivemos estes casos dentro da Câmara, porém, quero pedir para que os demais trabalhadores se cuidem, higenize as mãos, evitem aglomerações e usem máscaras. Todas as medidas preventivas foram tomadas, inclusive com desinfecção de ambiente,  mas o servidor pode se contaminar fora do Legislativo.  Por isto, estamos suspendendo os trabalhos para evitar de termos uma propagação interna”, destaca o vereador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana