fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Av. Dante Martins de Oliveira: equipes atuam na construção de pista de caminhada e estacionamento

Publicados

em

Localizada em uma das regiões mais movimentadas da capital, a Norte, as obras de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, a dos Trabalhadores, que está sendo executada pela gestão Emanuel Pinheiro, recebe os serviços de construção da pista de caminhada, estacionamento, ciclovias e calçadas. 

O ritmo de trabalho no local segue a todo vapor, compreendendo o trecho que tem início nas proximidades do Residencial Santa Inês até a o bairro Novo Horizonte. As atividades são coordenadas pela Secretaria de Obras Públicas (SMOP). A expectativa é que sejam finalizadas em 2023. 

O vice-prefeito e secretário, José Roberto Stopa, pontuou que as equipes atuam na estruturação do canteiro central. “Estamos colocando o concreto, fazendo as pistas e demarcando os espaços, Posteriormente vamos entrar com a parte da sinalização, dando uma cara a avenida, primando pela modernidade e excelência na prestação dos serviços públicos “, declarou o gestor. A via que abrange um percurso de três quilômetros, será beneficiada com iluminação LED, recapeamento e mais de 600 vagas de estacionamento. 

 A obra de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, popularmente conhecida como Avenida dos Trabalhadores, foi encontrada paralisada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, ao assumir a Prefeitura de Cuiabá, em 2017. Durante um longo período, o gestor precisou fazer um grande trabalho de articulação para garantir o recurso, a realização de uma nova licitação e as adequações necessárias no projeto básico. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Parque das Águas será palco do concerto da Orquestra Sinfônica da UFMT e Guilherme Arantes

Publicados

em

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, convida a população para o concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que contará com a participação especial do cantor e compositor da Música Popular Brasileira, Guilherme Arantes. O espetáculo faz parte da programação de aniversário de 305 anos da capital e ocorrerá neste domingo (21), a partir das 18h, no Parque das Águas. Um café da manhã foi preparado para apresentar o evento à imprensa na manhã desta quarta-feira (17), no Sesc Arsenal.

O evento é organizado em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (SESC-MT).

Com um repertório variado que abrange diversos estilos musicais, culturais e populares, o público que comparecer terá a oportunidade de ouvir grandes sucessos renomados de artistas da Música Popular Brasileira (MPB). Guilherme Arantes possui uma trajetória artística repleta de sucessos, colaborações memoráveis e uma habilidade excepcional no piano.

O idealizador do projeto, o ex-secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, expressou sua gratidão pela parceria que, pelo segundo ano consecutivo, proporciona à população cuiabana um evento de grande magnitude. “A música possui uma importância significativa na vida das pessoas, que merecem ser valorizadas. Essa é uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro, que trabalha incansavelmente na valorização da população cuiabana, proporcionando mais lazer, alegria, qualidade de vida e bem-estar social. Todos estão convidados”, destacou o secretário Aluízio Leite.

O presidente da Fecomércio, Marcos Pessoa, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em realizar eventos de grande porte e importância cultural. “Este será o segundo espetáculo que realizamos em parceria com a Prefeitura. Tenho certeza de que repetiremos o mesmo sucesso, atraindo um grande público para o Parque das Águas. Além do entretenimento, o evento tem um aspecto social, pois os alimentos arrecadados serão doados para as famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no projeto Sesc Mesa Brasil”, afirmou o presidente.

“A Sinfônica da UFMT valoriza a música nacional, dedicando concertos inteiros para a obra de artistas relevantes do cenário, possibilitando à plateia uma experiência única. Guilherme Arantes é um artista completo, com mais de cinquenta anos de carreira, um dos mais talentosos da música brasileira. Preparar este espetáculo é um grande prazer, uma energia que, a cada ensaio, se mostra diferenciada. Podemos ouvir uma canção várias vezes, e ela sempre revelará algo novo, que não havíamos percebido antes”, explica o maestro da Orquestra Sinfônica, Fabrício Carvalho.

Justino Astrevo, secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, ressaltou a importância do evento e descreveu o concerto como uma oportunidade única de ver a Orquestra na UFMT junto com Guilherme Arantes, um ícone da música popular brasileira das décadas de 80, 90 e 2000, e um presente para a cidade em meio às celebrações dos 305 anos de Cuiabá. “É importante ressaltar isso que tem não somente a oferta de entretenimento, mas também tem essa questão de trabalhar social para arrecadar alimento e de estimar a entidades que trabalham com beneficência”, concluiu Justino.

A entrada para o espetáculo será a entrega de um 01 kg de alimento não perecível a ser entregue no local.

“Planeta Água”, “Cheia de Charme” e “Meu Mundo e Nada Mais” são algumas das músicas que serão apresentadas ao público presente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito vistoria obra de rotatória e elenca melhorias para o trânsito com entrega de dois viadutos, do Contorno Leste e Plano de Mobilidade

Publicados

em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou os avanços para garantir a fluidez do trânsito promovidos pela gestão durante vistoria às obras da nova rotatória da Avenida República do Líbano, na capital. A inspeção contou com a participação do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, e com a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

“Entendo que às vezes é difícil ter paciência, mas saibam que estamos trabalhando muito para resolver isso. Estamos realizando desapropriações no local. Vamos construir um novo acesso para quem vem da região de Nossa Senhora da Guia e quer ir para a região da Assembleia Legislativa, passando pelo Complexo Lino Rossi”, esclareceu, ao acrescentar “se você quiser voltar para a Chapada dos Guimarães, fecharemos o acesso no trevo que leva para lá, para que você possa contornar e retornar facilmente. Isso vai acabar com os engarrafamentos que estão atrapalhando no horário de pico”, concluiu. Emanuel ainda afirmou que está sendo providenciado o recapeamento da via, nos dois sentidos.

A secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, disse que o local era uma zona de conflito e que a Semob criou o projeto da rotatória visando, principalmente, diminuir o fluxo nas proximidades do posto Bom Clima, facilitando acesso direto ao Centro Político Administrativo.

Obras por toda a cidade

Durante a vistoria, o prefeito de Cuiabá citou ações já implementadas, como a construção de dois viadutos (Murilo Domingos e José Maria Barbosa – Jucá do Guaraná), respectivamente construídos na Avenida Beira Rio e das Torres. Tendo como respaldo a necessidade do planejamento da cidade, ele também elencou a formatação e entrega do Plano de Mobilidade Urbana, que visa desenvolver todos os modais de transportes da cidade até 2030.

“A maior obra estruturante da cidade, que é construída pela Prefeitura de Cuiabá e será entregue por nossa gestão, o Contorno Leste, é um exemplo desse pensamento, da projeção de crescimento da cidade. A via, que ligará a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro, além da mobilidade, garante o desenvolvimento a mais de 50 bairros, beneficiando diretamente a mais de 250 mil pessoas”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro. Nesse ritmo de progresso e desenvolvimento, a entrega da primeira etapa, com seis quilômetros de pista já construída, está prevista para ocorrer até o fim deste mês de abril.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá, vai entregar por meio da Semob, mais 17 quilômetros de ciclofaixa na Avenida Contorno Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), vai entregar 17 quilômetros de ciclofaixa na maior via estruturante da cidade, a Avenida Contorno Leste, que ligará a região do Distrito Industrial até a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), interligando mais de 50 bairros e conectando mais de 250 mil pessoas ao desenvolvimento urbano.  A primeira parte da via, 13 km (em dois sentidos), será entregue pela gestão Emanuel Pinheiro ainda no mês de abri e a sinalização já começou a ser realizada.

A secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, ressalta que as ciclovias desempenham um papel fundamental na promoção de uma mobilidade urbana sustentável e segura.  “O uso da bicicleta traz melhorias para a saúde das pessoas, inclusão e, consequentemente, melhora o fluxo de tráfego, além de promover segurança no trânsito”, afirma, ao destacar que a expansão da Capital está andando de mãos dadas com o planejamento urbano. “O programa contínuo de revitalização de ciclovias e ciclofaixas é mais uma ação implementada pela Gestão Humanizada”, completa.

 A capital  possui  7 ciclovias e 7 ciclofaixas, totalizando 37,70 quilômetros e outros  22,70 quilômetros de ciclofaixas, totalizando 60,40 km destinados à circulação de ciclistas.

Uma ciclofaixa que já foi entregue este ano foi a da Avenida Dante Martins de Oliveira, conhecida como Av. dos Trabalhadores, que está proporcionando um modo de transporte alternativo para aqueles que buscam uma forma mais saudável e sustentável, principalmente para os moradores da região.

Veja as ciclofaixas e ciclovias implantadas em Cuiabá:

1-   Ciclofaixa – Av. Dr. Vicente Emilio Vuolo e Rua Um Tancredo Neves – CPAIII –  (2,10 Km)

2-   Ciclofaixa – Av. das Torres – 12,00 Km

3-   Ciclofaixa – Av. Tatsumi Koga (2,60 Km)

4-   Ciclofaixa – Rod. Emanuel Pinheiro (12,20 Km)

5-   Ciclofaixa – Rod. Palmiro Paes de Barros (2,85 Km)

6-   Ciclofaixa – Av. Érico Preza – Jardim Itália (4,60 Km)

7-   Ciclofaixa – Av. Rui Barbosa – Jardim Imperial (1,35 Km)

8-   Ciclovia    – Av. Manoel José de Arruda – Orla do Porto (0,87 Km)

9-   Ciclovia    – Av. Parque do Barbado (3,15 Km)

10-   Ciclovia    – Av. Arquimedes Pereira Lima (6,60 Km)

11- Ciclovia    – Rod. Elder Cândia – MT010 (4,30 Km)

12- Ciclovia    – Parque da Águas (2,20 Km)

13- Ciclovia    – Rod. Emanuel Pinheiro (3,50 Km)

14- Ciclovia    – Av. Dante de Oliveira (2,15 Km)

Total:  Ciclofaixas – 37,70 Km,  Ciclovias – 22,70 Km   |   Total: 60,40 km

Diferença entre Ciclovia e Ciclofaixa:

Ciclovia: pista de uso exclusivo de bicicletas e outros ciclos, com segregação física do tráfego comum. Ciclofaixa: parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana