fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Geral

As impressionantes fotos coloridas que o Perseverance está enviando de Marte

Publicados

em

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgou algumas imagens incríveis enviadas de Marte pela missão do robô Perseverance.

Uma das fotos mostra o veículo a caminho de pousar no planeta vermelho. O registro foi capturado pelo foguete que ajudou o Perseverance a descer de maneira controlada em direção à superfície marciana.

Após as primeiras horas, o robô já possui uma grande quantidade de dados em seus bancos de memória que estão sendo gradualmente transferidos para a Terra.

Outra das novas imagens é a enviada por um satélite na órbita de Marte, que registrou o momento em que o robô desceu com seu paraquedas.

Isso representa uma grande conquista técnica porque o satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) estava a aproximadamente 700 km do Perseverance naquele momento.

A Nasa disse que vai disponibilizar mais imagens nos próximos dias.

Estarão incluídos no material vídeos curtos, filmados durante a sequência de entrada, descida e pouso, todos com som.

O Perseverance se posicionou em uma cratera marciana quase equatorial conhecida como Jezero, na qual procurará por sinais de vida microbiana passada.

Adam Steltzer, engenheiro-chefe da Nasa responsável pela missão, disse que a foto da descida do Perseverance se tornaria uma imagem icônica na história da exploração espacial.

Foto colorida de Marte enviada pelo robô Perseverance
Legenda da foto, Esta foi uma das primeiras imagens coloridas enviadas pela Perseverance

“Você pode ver a poeira sendo levantada pelos motores. Provavelmente estava cerca de 2 metros acima da superfície de Marte”, disse ele.

“Dá para ver os fechos mecânicos que prendem o robô no estágio de descida: três linhas retas que levam ao convés superior. E depois o cordão umbilical que envia todos os sinais elétricos da descida para o computador dentro do robô”.

Tudo em ordem

Segundo os engenheiros da Nasa, o Perseverance goza de boa saúde.

Todo o hardware deve ser avaliado para verificar se não houve danos durante a descida de quinta-feira (18), na perigosa passagem da atmosfera marciana para a superfície do planeta.

As imagens mais detalhadas da cratera de Jezero chegarão na próxima semana depois que o Perseverance levantar seu mastro de navegação, que carrega as principais câmeras científicas.

Perseverança vista de um satélite em Marte
Legenda da foto, Na imagem ampliada, a Perseverance pode ser vista descendo para a cratera Jazero com a ajuda de um paraquedas.

“Assim que o mastro for implantado com sucesso, no sábado, vamos obter muitas imagens. Faremos um panorama do convés do robô. E também faremos um panorama completo da paisagem ao redor”, disse Pauline Hwang, gerente de missão estratégica de superfície do Perseverance.

As tecnologias de pouso colocam o robô bem próximo de seu alvo, cerca de 2 km a sudeste do que resta de um antigo rio que se formou na beira de um lago.

Ele fica em um terreno plano na borda de duas superfícies geológicas diferentes: uma lisa, onde o robô está agora e contendo rochas vulcânicas escuras, e uma mais íngreme, que possui rochas com grandes quantidades de olivina, um tipo de mineral.

A equipe da Nasa estava ansiosa para começar a explorar a cratera, disse Katie Stack Morgan, outra cientista envolvida no projeto.

Mesmo agora, com apenas este primeiro conjunto limitado de imagens, existem rochas fascinantes para analisar, disse ela a jornalistas.

Perseverance
Legenda da foto, Perseverance é uma tonelada de alta tecnologia: sete instrumentos, várias câmeras, microfones e uma grande furadeira

“Estamos selecionando diferentes cores, tons e texturas para tentar descobrir o que essas rochas podem representar e que processo de deposição essas rochas podem ter tido na superfície de Marte”, explicou.

“Cânion de Chelly”

O local de pouso do Perseverance fica em um espaço que a equipe da Nasa chamou informalmente de ‘Cânion de Chelly’, em homenagem ao monumento nacional de mesmo nome no Estado americano do Arizona.

Uma das rodas do Perseverance
Legenda da foto, Este registro mostra uma das rodas do Perseverance

Qualquer rocha que o robô investigar nessa área quadrada de 1,2 km por 1,2 km também receberá nomes relacionados ao parque americano.

Sua missão inicial durará um ano marciano (aproximadamente dois anos terrestres), embora seja difícil pensar que a agência se limitará a isso, se as estruturas permanecerem em boas condições.

Além de procurar por sinais de vida, outro objetivo principal do Perseverance é coletar amostras de rochas que podem ser devolvidas à Terra em missões subsequentes.

*FONTE: SITE BBC

Comentários Facebook
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mutirão de negociação e orientação financeira; última chance para devedores

Publicados

em

 

Para quem está com dívidas em atraso, esta segunda-feira (15) é o prazo final para participar da edição de 2024 do Mutirão de Negociação e de Orientação Financeira. Promovida anualmente pelo Banco Central (BC), pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelos Procons de todo o país, a iniciativa busca auxiliar na renegociação de débitos pendentes.

Débitos em atraso relacionados a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras podem ser negociados durante o mutirão, desde que não envolvam bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis. Dívidas prescritas e contratos com parcelas em dia também não são elegíveis para renegociação.

Os interessados em participar do mutirão podem solicitar a renegociação diretamente com as instituições financeiras onde possuem dívidas. A lista completa dos canais de atendimento está disponível para consulta. Além disso, é possível pedir a renegociação por meio do portal Consumidor.gov.br ou pelos Procons que aderiram à iniciativa.

Para uma renegociação bem-sucedida, o Banco Central recomenda que o devedor consulte o Registrato para entender suas dívidas em atraso, além de acessar as dicas da Febraban para planejar o orçamento doméstico e compreender como a renegociação impactará sua vida financeira. A plataforma Meu Bolso em Dia oferece orientações e capacitação para auxiliar o cidadão a melhorar sua saúde financeira.

No entanto, é importante destacar que o mutirão pode não ser a melhor opção para todos os devedores. Para aqueles que se enquadram nos requisitos da Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil, é recomendado buscar a renegociação por meio desse programa, que oferece condições mais vantajosas, como descontos médios de até 83% do total da dívida, podendo chegar a 96%.

Já os superendividados, conforme previsto na Lei 14.181/2021, têm direito à renegociação global e simultânea com todos os credores, possibilitando acordos mais adequados. Essas pessoas devem buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Com o prazo se encerrando, é hora de agir para resolver as pendências financeiras e buscar um recomeço mais equilibrado.

As pessoas em situação de superendividamento devem buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Mais orientações podem ser obtidas aqui.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Procon investiga postos de combustíveis em Cuiabá por suspeita de cartel

Publicados

em

O Procon Municipal de Cuiabá acionou a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para investigar possíveis práticas cartelizadas nos postos de combustíveis da cidade. A notificação, com prazo de 72 horas, foi enviada após suspeitas de aumento injustificado nos preços, especialmente durante o feriado do dia 8 de abril, celebrado em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense.

Além dos postos, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo) também foi notificado. O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilton Nogueira, explicou que a ação é resultado de um termo de cooperação técnica com a ANP, que possui informações detalhadas sobre os postos de combustíveis da cidade desde a sua abertura.

Nogueira ressaltou que o aumento dos preços não é proibido, mas a formação de cartel é ilegal. Os postos devem apresentar relatórios detalhados das aquisições de combustível dos últimos 15 dias, os preços praticados na venda ao consumidor, cópias de documentos fiscais e esclarecimentos sobre os motivos do aumento significativo nos preços recentemente observados.

A investigação busca garantir a transparência e a legalidade nas práticas comerciais dos postos de combustíveis, assegurando os direitos dos consumidores e evitando abusos por parte dos fornecedores.

Comentários Facebook
Continue lendo

Geral

Balanço da Operação Lei Seca em Cáceres

Publicados

em

Durante a operação Lei Seca realizada em Cáceres, foram notificados 152 autos de infração. Um total de 63 veículos foram removidos, incluindo 42 motos e 21 carros, de um total de 333 veículos fiscalizados, entre motos (157) e carros (176).

Além disso, foram realizados 333 testes de alcoolemia, resultando em nove prisões em flagrante, principalmente por dirigir sob influência de álcool (Art. 306 CTB). Outras infrações notificadas incluíram dirigir sob influência de álcool (Art. 165), recusar-se ao teste do etilômetro (Art. 165-A), veículo não licenciado (Art. 230 V), entre outras.

As blitzes da Lei Seca, em vigor no Estado, têm alcançado todos os municípios, sendo uma iniciativa do Governo do Estado. A fiscalização é uma das prioridades da atual gestão estadual, visando não apenas reduzir os acidentes de trânsito, mas também regularizar a frota de veículos em circulação e promover uma mudança de comportamento dos motoristas em relação à segurança viária.

“A Lei Seca tem sido uma medida muito importante para a segurança de todos nós. É uma iniciativa que faz a diferença e nos protege no trânsito”, disse Carlito dos Santos, morador de Cáceres.

Dona Zélia Araújo, outra moradora, complementou que “é fundamental que continuem com essas operações. Prevenir acidentes é essencial, e a Lei Seca é uma ferramenta poderosa nesse sentido”.

A prefeita de Cáceres, Eliene, ressaltou que essas ações vão além da fiscalização, atuando de forma preventiva para melhorar a segurança viária e reduzir os acidentes. A Operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com a participação de diversas entidades, visando não apenas a aplicação da lei, mas também a conscientização e educação dos motoristas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana