Geral

As impressionantes fotos coloridas que o Perseverance está enviando de Marte

Publicados

em

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgou algumas imagens incríveis enviadas de Marte pela missão do robô Perseverance.

Uma das fotos mostra o veículo a caminho de pousar no planeta vermelho. O registro foi capturado pelo foguete que ajudou o Perseverance a descer de maneira controlada em direção à superfície marciana.

Após as primeiras horas, o robô já possui uma grande quantidade de dados em seus bancos de memória que estão sendo gradualmente transferidos para a Terra.

Outra das novas imagens é a enviada por um satélite na órbita de Marte, que registrou o momento em que o robô desceu com seu paraquedas.

Isso representa uma grande conquista técnica porque o satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) estava a aproximadamente 700 km do Perseverance naquele momento.

A Nasa disse que vai disponibilizar mais imagens nos próximos dias.

Estarão incluídos no material vídeos curtos, filmados durante a sequência de entrada, descida e pouso, todos com som.

O Perseverance se posicionou em uma cratera marciana quase equatorial conhecida como Jezero, na qual procurará por sinais de vida microbiana passada.

Adam Steltzer, engenheiro-chefe da Nasa responsável pela missão, disse que a foto da descida do Perseverance se tornaria uma imagem icônica na história da exploração espacial.

Foto colorida de Marte enviada pelo robô Perseverance
Legenda da foto, Esta foi uma das primeiras imagens coloridas enviadas pela Perseverance

“Você pode ver a poeira sendo levantada pelos motores. Provavelmente estava cerca de 2 metros acima da superfície de Marte”, disse ele.

“Dá para ver os fechos mecânicos que prendem o robô no estágio de descida: três linhas retas que levam ao convés superior. E depois o cordão umbilical que envia todos os sinais elétricos da descida para o computador dentro do robô”.

Tudo em ordem

Segundo os engenheiros da Nasa, o Perseverance goza de boa saúde.

Todo o hardware deve ser avaliado para verificar se não houve danos durante a descida de quinta-feira (18), na perigosa passagem da atmosfera marciana para a superfície do planeta.

As imagens mais detalhadas da cratera de Jezero chegarão na próxima semana depois que o Perseverance levantar seu mastro de navegação, que carrega as principais câmeras científicas.

Perseverança vista de um satélite em Marte
Legenda da foto, Na imagem ampliada, a Perseverance pode ser vista descendo para a cratera Jazero com a ajuda de um paraquedas.

“Assim que o mastro for implantado com sucesso, no sábado, vamos obter muitas imagens. Faremos um panorama do convés do robô. E também faremos um panorama completo da paisagem ao redor”, disse Pauline Hwang, gerente de missão estratégica de superfície do Perseverance.

As tecnologias de pouso colocam o robô bem próximo de seu alvo, cerca de 2 km a sudeste do que resta de um antigo rio que se formou na beira de um lago.

Ele fica em um terreno plano na borda de duas superfícies geológicas diferentes: uma lisa, onde o robô está agora e contendo rochas vulcânicas escuras, e uma mais íngreme, que possui rochas com grandes quantidades de olivina, um tipo de mineral.

A equipe da Nasa estava ansiosa para começar a explorar a cratera, disse Katie Stack Morgan, outra cientista envolvida no projeto.

Mesmo agora, com apenas este primeiro conjunto limitado de imagens, existem rochas fascinantes para analisar, disse ela a jornalistas.

Perseverance
Legenda da foto, Perseverance é uma tonelada de alta tecnologia: sete instrumentos, várias câmeras, microfones e uma grande furadeira

“Estamos selecionando diferentes cores, tons e texturas para tentar descobrir o que essas rochas podem representar e que processo de deposição essas rochas podem ter tido na superfície de Marte”, explicou.

“Cânion de Chelly”

O local de pouso do Perseverance fica em um espaço que a equipe da Nasa chamou informalmente de ‘Cânion de Chelly’, em homenagem ao monumento nacional de mesmo nome no Estado americano do Arizona.

Uma das rodas do Perseverance
Legenda da foto, Este registro mostra uma das rodas do Perseverance

Qualquer rocha que o robô investigar nessa área quadrada de 1,2 km por 1,2 km também receberá nomes relacionados ao parque americano.

Sua missão inicial durará um ano marciano (aproximadamente dois anos terrestres), embora seja difícil pensar que a agência se limitará a isso, se as estruturas permanecerem em boas condições.

Além de procurar por sinais de vida, outro objetivo principal do Perseverance é coletar amostras de rochas que podem ser devolvidas à Terra em missões subsequentes.

*FONTE: SITE BBC

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gestão Emanuel Pinheiro vai deixar legado de obras conceituais para o futuro de Cuiabá

Publicados

em

O urbanista e prefeito Rafael Greca Macedo, de Curitiba, costuma definir “obras conceito” como aquelas que marcam um mandato e beneficiam a cidade durante décadas ou séculos. Pela definição de Greca, o prefeito  Emanuel Pinheiro (MDB), de Cuiabá, já tem sua administração marcada, para sempre, na memória do povo de Mato Grosso.

Somente em mobilidade urbana, Emanuel está constuindo a maior avenida de Mato Grosso: o Contorno Leste vai ligar a região Norte de Cuiabá (Grande CPA) com o Distrito Industrial, na região Sul, tendo 17,5 quilômetros de extensão.

Ele também construiuiu os viadutos Murilo Domngos, na Avenida Prefeito Manoel José de Arruda (Beira Rio), Verador Juca do Guaraná, na Avenda das Torres Edna Affi.

 

Para o urbanista e arquiteto Zito Adrien, secetário de Planejamento de Cuiabá, no futuro será impossível falar da Região Metropolitana de Cuaibá, sem lembrar da gestão Emanuel Pinheiro.

 

Jesus Lange  Adrien Neto recordou que o então prefeito Dante Martins de Oliveira (in memorian) duplicou a avnida Miguel Sutili (Perimetral), Rodrigues Palma e Mauro Mendes fizeram o maior volume de asfalto; Roberto França duplicou o viaduto da Rodoviária e as Avenidas Oátomo Canavarros, Gilson de Barros e Vicente Vuolo; w Wilson Santos construiu a Avenida Professora Edna Maria Albuquerque Affi (das Torres).

 

Num contexto amplo, Zito Adrien argumentou que a Avenida Contorno Leste será útil para a mobilidade urbana de Cuiabá por mais de 100 anos.  “É que o pega desde o Barreiro Branco, no final da região Norte de Cuiabá, até o Distrito Industrial, no fim da Região Sul, com extensão para mudar o perfil sócio-econômico de dezenas de bairros de mais de 250 mil pessoas”, complementou Zito Adrien Neto.

 

JOSÉ PAULO CONDE – Da Redação

Continue lendo

Geral

Juca do Guaraná Filho recebe prêmio como vereador destaque do GW100

Publicados

em

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho, recebeu nesta quinta-feira (04.03), o prêmio na categoria como vereador destaque do ano, do Grupo GW100.

Claudio Cordeiro, um dos representantes do GW100, foi quem entregou o troféu ao vereador e destacou os indicativos que levaram a escolha do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá.

“Estou aqui para entregar o prêmio GW100 pelo reconhecimento do seu trabalho, hoje esta é a maior premiação que temos em Mato Grosso. Esta escolha para o destaque na política vem para reforçar tudo que já vem ocorrendo e o reconhecimento que o vereador tem galgado”, pontua.

Juca do Guaraná Filho ficou muito feliz com o prêmio recebido. “Quero agradecer ao Grupo GW100 pela grata homenagem e quero dividi-lo com a população cuiabana”, destacou.

O GW100 é um grupo formado por jornalistas, políticos, empresários, advogados, magistrados e personalidades. O grupo surgiu de forma natural a partir do desejo comum de reunir pessoas que gostam e valorizam o debate relacionado a temas relevantes para a sociedade. Entre eles estão conjuntura financeira nacional e estadual, reforma política e agronegócio.

Continue lendo

Geral

Câmara adota novas medidas de biossegurança

Publicados

em

Devido à situação epidemiológica da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), baixou, na quarta-feira (03.03), portarias que instituem protocolos de biossegurança que devem ser adotados no âmbito do Parlamento Municipal.

 
Na Portaria n° 76/2021, estabelece adoção de conjuntos de medidas não-farmacológicas de acordo com a classificação epidemiológica emitida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Conforme classificação divulgada no Boletim Informativo da SES na última segunda-feira (1°), Cuiabá está entre os18 municípios que registraram alta classificação de risco para o coronavírus.
 
Por isso, o presidente baixou a Portaria n° 77/2021 que permite o desempenho das atividades presenciais na Câmara Municipal de Cuiabá desde que sejam cumpridas recomendações de biossegurança emitida pela Comissão de Enfrentamento ao novo coronavírus da Casa.&nbsp
 
De acordo com a publicação, fica permitida a presença de no máximo de três pessoas por gabinete. Os servidores deverão desempenhar suas atividades obrigatoriamente em regime de escala e nos dias que não forem convocados para o trabalho presencial deverão permanecer em regime de teletrabalho, com exceção dos servidores do grupo de risco que continuam desempenhando suas atividades deforma remota.
 
As sessões virtuais e extraordinárias, as reuniões permanentes e de inquérito serão realizadas de formas remotas. O uso de máscara de proteção, distanciamento social entre os servidores de no mínimo 1,5 metro, higienização das mãos com álcool em gel 70% ou água e sabão continuam sendo obrigatórios.&nbsp
 
Visando preservar a saúde dos munícipes, servidores e parlamentares, não será permitida a entrada do público externo. O horário de funcionamento também foi alterado.
 
O protocolo físico estará fechado, sendo utilizado oprotocolo online no endereço de e-mail: [email protected]

Secom Câmara Municipal de Cuiabá

*FONTE: O documento

Continue lendo

Política

Polícia

GERAL

Mais Lidas da Semana